All about Dreams – O Livro de Ouro dos Sonhos

     Com o título nacional “O Livro de Ouro dos Sonhos” ou no original All about dreams, podemos mergulhar em um grande livro sobre sonhos. Mencionei esse livro inúmeras vezes por aqui. Trata-se de leitura indispensável para todo aquele que se interessa pelo tema dos sonhos, seus significados, a parte histórica, interpretação, controle, pesadelos e claro, sonhos lúcidos.
Um dos melhores livros sobre sonhos que já li.
     A primeira vez que me deparei com o livro, eu estava sedento por alguma bibliografia que fizesse exposição sobre o tema da consciência nos sonhos. Aqui no Brasil infelizmente, a esmagadora maioria dos livros(ou “livretos”), trata o assunto de maneira esotérica. Felizmente, para quem não domina o inglês, existe a internet.
      Esse é o terceiro livro que estou apresentando. Os anteriores foram: Sonhos Lúcidos, de Stephen LaBerge e Sonhos Lúcidos em 30 dias. A qualidade literarária do livro de LaBerge é para mim até agora imbatível, em termos de especificidade sobre o tema, referência bibliográfica e confiabilidade das pesquisas, estatísticas e comprovações apresentadas.
       O livro de Gayle Delaney não é específico sobre sonhos lúcidos. É num capítulo pequeno que se faz a exposição. Trata-se do capítulo 7: “Controlando seus Sonhos”. Encontra-se ali a incubação dos sonhos, suas técnicas e aplicações práticas. Os Sonhos lúcidos aparecem em seguida:
“Quando você percebe que está sonhando, enquanto está sonhando, está tendo um sonho lúcido. Essa pode ser uma experiência vívida, maravilhosa e libertadora.”
Dra. Gayle Delaney, Ph.D, uma das maiores autoridades sobre o estudo dos sonhos, no atendimento de seus pacientes.
        Há referência sobre pesquisadores renomados na área dos sonhos, como Sheila Purcell, Alan Moffitt e Robert Hoffmann. Verificaram através de experiências no Laboratório do Sono da Universidade de Ottawa que os sonhadores que apresentaram as maiores taxas de lembrança dos sonhos(durante a experiência), foram aqueles que haviam ficado conscientes nos sonhos.
        Delaney apresenta no seu livro as considerações dos sonhos lúcidos como sonhos normais ou comuns, os quais, apenas possuem o diferencial de apresentarem um continum auto-reflexivo no estado do sonho. Acrescenta que os pesquisadores dos sonhos, não consideram os sonhos lúcidos como algo muito diferente dos sonhos normais, mas uma forma de sonho no qual o sonhador possui maior capacidade de reflexão sobre o próprio sonho.
        Cita um exemplo muito bacana de sonho lúcido, extraído do livro de outra gigante da área dos sonhos, Dra. Gackenback, no livro Control your Dreams:
Sonhos lúcidos podem comprovadamente serem utilizados para contribuir na solução de problemas.
 O técnico em eletrônica e projetista de exposições Bob Rosegren, de Seatle, Washington, teve o seguinte sonho lúcido quando estava enfrentando problemas com o projeto eletrônico para uma exposição em um museu.
  Eu estava trabalhando com um prazo muito apertado antes de a exposição ser inaugurada, no dia 26 de dezembro, quando me deparei com um problema no projeto de um circuito. Não conseguia resolvê-lo, e o tempo estava se esgotando.  Cerca de uma semana antes da inauguração, tive um sonho lúcido no qual estava com meus sócios em minha pequena cidade, em um restaurante de frente para uma paisagem aquática. Falei sobre o meu problema e eles pereberam que eu estava aflito. Deisseram-me para “ir com calma” e fizeram algumas observações a respeito de certas coisas nãoe estarem prontas enquanto outras estavam. Nada daquilo fez muito sentido para mim, mas suas palavras não saiam da minha cabeça, naquela manhã, no trabalho. Seguindo um palpite, decidi examinar os livros que continham dados de alguns circuitos integrados com os quais estava trabalhando, e subitamente percebi que em meu projeto tinha deixado de levar em conta um tempo de ajuste de 22 nanossegundos. Depois de incluir um pequeno atraso, meu projeto funcionou perfeitamente.
        
       A Dra. Delaney além desse exemplo muito interessante de aplicação prática de um sonho lúcido, faz reflexões que merecem serem citadas. Dizem respeito ao perfil dos sonhadores lúcidos. Que ela provavelmente é uma das profissionais que mais trabalhou com os sonhos em seus pacientes(no livro ela apresenta o Método de Auto-Entrevista) e por isso se sente a vontade para explanar que sonhos lúcidos não têm nada a ver com superioridade espiritual ou psicológica. Exemplifica que tem trabalhado “com os sonhos e as vidas de gurus e outras pessoas que tem regularmente sonhos lúcidos e algumas tem pouca matridade psicológica, pouco amor ou pouca generosidade em seus corações. Outras de fato são muito evoluídas. Algumas pessoas que se esforçam para ter o máximo possível de sonhos lúcidos fazem isso porque têm uma necessidade doentia de controlar todas as suas experiências e sabem pouco que realmente são. Elas evitam um exame sério de seus sentimentos profundos através do trabalho com os sonhos ou da psicoterapia. Eu garanto aos que buscam a lucidez que seus sonhos espontâneos são mais ricos do que imaginam e que aprender a compreender seus sonhos normais ajudará no que precisam saber. Se depois disso tiverem sonhos lúcidos, ótimo. Mas não deveriam deixar de ver Paris decidindo em vez disso fazer uma árdua escalada do monte Everest.”
Fontes:
DELANEY, Gayle. O Livro de Ouro dos Sonhos – All about Dreams, Rio de Janeiro: Ediouro, 2001.

Você pode gostar...

11 Resultados

  1. Luiz disse:

    seu blog está de parabéns muito bom, eu estava interessado sobre o assunto e o encontre.
    No primeiro dia q eu li um post com umas técnicas para obter sonhos lúcidos no mesmo, eu ja tive um resultado , por um momento dentro do meu sonho eu sabia q estava sonhando e fiz algumas alterações, porem após isso uma espécie de clarão branco aconteceu onde não conseguia ver nada só sentir reações ao redor se interagindo com meu corpo, e acordei dentro do sonho ainda mas avia perdido a consiencia, e acordei após alguns minutos, quando acordei estava com uma dor de cabeça insuportável, o sonho teve em média 10 minutos mas tive no máximo 7 horas de sono. queria saber se a dor de cabeça está relacionada ao esforço q eu fiz, por nunca ter uma experiência deste tipo antes. eu usei o método de contagem da … não me lembro o nome dela agr mas vc deve saber de quem estou falando. valeu ^^ abraços

  2. Olá Luiz,
    Seja sempre bem-vindo!
    O Método da Contagem do LaBerge vem do livro Sonhos Lúcidos, mas ele nem chega a chamar isso de método rsrsrs eu q dei a roupagem no pequeno texto, citando a experiência dele em laboratório.
    .
    Sobre a dor de cabeça, não existe qualquer cogitação ou sequer especulação de possíveis enxaquecas ou dores de cabeça causados por sonhos lúcidos.
    .
    Quando coincide de alguém experimentar a consciência nos sonhos e despertar com dor, invariavelmente é porque já estava com algum problema fisiológico.
    Mesmo que não tivesse o sonho lúcido, iria acordar com a dor de cabeça.
    Abraço!

  3. Aninha disse:

    O livro parece mesmo ser bom, mas até agora não consegui encontra-lo.

  4. Anônimo disse:

    Vistei quase todo o site e não vi nenhuma menção ao livro A Arte de Sonhar de Carlos Castañeda, (tenho em formato pdf para quem quiser)que por sinal é muito bom. Alguma coisa contra?

  5. mandingo xxx disse:

    A round of applause for your article.Thanks Again. Great.

  6. home page disse:

    A big thank you for your blog article.Much thanks again. Really Great.

  7. This is one awesome post.Thanks Again. Want more.

  8. purificadoras disse:

    Thanks again for the article post.Much thanks again. Really Cool.

  9. I抦 impressed, I have to say. Really hardly ever do I encounter a blog that抯 both educative and entertaining, and let me let you know, you’ve hit the nail on the head. Your concept is outstanding; the issue is something that not enough people are talking intelligently about. I’m very completely satisfied that I stumbled throughout this in my search for something relating to this.

  10. yeezy shoes disse:

    I used to be more than happy to find this web-site.I wanted to thanks for your time for this wonderful learn!! I definitely having fun with every little little bit of it and I have you bookmarked to take a look at new stuff you weblog post.

  11. yeezy shoes disse:

    There are definitely a variety of details like that to take into consideration. That may be a nice point to bring up. I offer the thoughts above as basic inspiration but clearly there are questions just like the one you deliver up where crucial factor will likely be working in sincere good faith. I don?t know if greatest practices have emerged round issues like that, but I’m certain that your job is clearly identified as a fair game. Each girls and boys really feel the impression of only a moment抯 pleasure, for the remainder of their lives.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *