Alucinações Hipnagógicas & Hipnopômpicas

       Existe um período ao adormecer e outro próximo do despertar, em que podem ocorrer alucinações. Tão fortes ou mais poderosas do que qualquer sonho ou pesadelo, essas alucinações podem de fato impressionar o sonhador desavisado. Especialmente para aqueles que alguma vez praticaram o método WILD, não é incomum acontecerem em conjunto com a paralisia do sono e de “bônus”, algum zumbido, barulho, gritos e afins!… Parecem bem apetidosas essas experiências não?! Segue definição.
Assombrações, Aliens, Demônios e afins podem povoar as experiências alucinatórias do sono.

       Alucinações hipnagógicas: tipo especial de alucinações visuais que ocorrem ao adormecer. Nem sempre têm significado patológico, podendo, contudo, acontecer na narcolepsia.
 
       Alucinações hipnopômpicas: tipo especial de alucinações visuais que ocorrem ao acordar. Geralmente não têm significado patológico.

Exemplo de alucinação hipnagógica:

“Eu estava de férias na casa da minha irmã em Salvador, lendo um livro, quando dei uma bela cochilada!…  De repente visualisei meu corpo encurvado no sofá da sala, segurando um controle remoto. Simplesmente não conseguia soltar o controle da minha mão ou sequer fazer qualquer movimento. E como diabos eu poderia estar ali naquele sofá se eu estava lendo um livro no quarto?! Ah! Estou sonhando! Acordei em seguida.”

Exemplo de alucinação hipnopômpica:

“Sentia meu corpo totalmente imobilizado e ao mesmo tempo conseguindo visualizar o que estava em volta… minhas cobertas, o armário, as cortinas, mas eu continuava ali, preso no meu corpo! De repente as cobertas começaram a se mexer e se levantar sozinhas!… Era uma coisa assombrosa ver aquilo. Cada vez mais alto, as cobertas começaram a se erguer, como se um fantasma estivesse ali me aterrorizando. Minha desesperada conclusão foi: paralisia do sono e alucinação. Fui inundado com uma sensação incrível de poder e larguei uma terrível gargalhada histérica(na alucinação pois ainda estava paralisado) que fez as cobertas despencarem, para mergulhar nos sonhos novamente.”

    Corriqueiramente é possível encontrar relatos de pessoas que descrevem fantasmas, aliens, vultos e assombrações. Por vezes os zumbidos, barulhos e gritos. Quando a experiência está acompanhada de sensações de pressão sobre o corpo, incapacidade de se mexer durante a situação, invariavelmente está presenciando a rigidez do sono. Significa que está sendo capaz de manter a consciência ativa o suficiente para agregar na alucinação(ou mesmo durante o sono) a sensação fisiológica atual do corpo.

Fontes:
http://www.sonhoslucidos.com/2011/01/o-que-e-paralisia-do-sono.html
http://www2.uol.com.br/vivermente/reportagens/ataques_de_sono_imprimir.html
http://www.boehringer-ingelheim.pt/songhanight/glocario/glos1.htm

Você pode gostar...

65 Resultados

  1. não entendi o exemplo da hipnagógica, isso não seria um sonho lúcido não?!
    essas alucinações podem ser consideradas daydream?

  2. Books disse:

    Amei este,
    bem legal! Isso ja aconteceu cmg e cm meu pai cmo eu ja disse no post anterior! mt bm! 😀

  3. Malditas alucinações! 😛 Toda vez me enganam. ahauahaua

    Agora, Márlon, vi na comunidade no orkut que você nunca tentou o WILD, certo? Mas possivelmente já acordou com a paralisia, né? Bem, lembra que eu postei aqui que eu cheguei a me jogar no chão uma vez, durante a PS? Será algum tipo de alucinação? Sei lá!

    Tem vezes que eu consigo mexer um dedo, um braço. Aí acho que a paralisia já passou. 🙁 Será que eu mexi de verdade?
    Um exemplo foi sábado passado. Tentei o WBTB e quando fui dormir pela segunda vez eu acordei de um sonho e tava com a PS. Pensei: "Em muitos sites, vi conselhos que numa PS, é bom tentar permanecer acordado, não ser enganado pelas alucinações, e quando as sensações pararem, se levantar e fazer um RC. Possivelmente aquilo será um sonho." Então tudo bem. Permaneci acordado, mas aí eu vi a escada do beliche caindo do nada e então eu a agarrei. Na hora não percebi que era uma alucinação. Talvez eu já estava a dormir.

    Mas quanto aos olhos? Nós chegamos a abri-los? Tudo o que vemos é nosso pensamento, alucinações?

    Pô! Eu tenho que conseguir induzir um SL pela PS. 😛

  4. Pô! Eu tenho que conseguir induzir um SL pela PS. 😛 ²!
    xD

  5. Guilherme disse:

    Pô! Eu tenho que conseguir induzir um SL pela PS. 😛 ³!
    Dizem ser o SL mais longo! Induzido pela WILD! xD

  6. E aí Onironautas!
    Que bom que curtiram esse texto.
    Vou tentar responder rapidim porque a corrreria tá braba.
    Fundamentalmente há algumas diferenças com os sonhos.
    .
    As alucinações hipnagógicas acontecem ao adormecer, logo o cérebro está longe da fase REM de sonhos intensos e vívidos.
    .
    Também há grande frequencia de visualização do próprio corpo(alucinações autoscópicas).
    .
    Zumbidos, barulhos, gritos, sensações de rigidez(da paralisia) do sono.
    .
    Assombrações, aliens,monstros, fantasmas… são frequentes e aí faço minha especulação que isso talvez aconteça porque estamos sentindo nosso corpo de uma maneira peculiar(dentro da rigidez do sono talvez?)…
    .
    Em resumo há reunião desses elementos que são bem típicos das alucinações.
    .
    Daydream Túlio?… tenho q ler a respeito. Pode resumir o q é?
    .
    Books, obrigado pelo elogio!
    .
    Victor, tive poucas experiências pra dar orientações do WILD. Mas sobre os olhos, eles nunca precisam ser abertos. As imagens, flashes e sonhos aparecerão naturalmente. E claro, são frutos da nossa mente 😉
    http://www.sonhoslucidos.com/2011/02/metodo-wild.html
    .
    Essas duas experiências foram minhas mesmo. Daí minha recomendação vai pra experimentar através das sonecas e Peter Fenwick, um renomado neuropsiquiatra e autor de livro sobre o tema, tbém defende a idéia.
    Fiz um texto sobre o assunto:
    http://www.sonhoslucidos.com/2011/02/sonecas-para-ter-sonhos-lucidos.html
    .
    Tive mais um Supersonho Lúcido! Vou trazer em detalhes o que consegui fazer de novo ;))
    Abraço e bons sonhos a todos!

  7. Guilherme disse:

    Márlon… Aconteceu algo. Tenho anotado meus sonhos todos os dias, mas já fazem dois dias que não lembro de nada. =/
    Tenho sugerido a mim mesmo todas as noites que lembrarei dos meus sonhos pela manha e fazendo tudo certinho, mas não lembro e não vem nada a minha mente…
    Que faço numa situação dessas? D:
    Help-me…
    Abraço!

  8. Hey gulherme, gostaria de experimentar um subliminal meu?
    eu peguei umas frases de um produto q eu baixei, traduzi e adicionei umas de lembrar dos sonhos. (as frases são ditas acima de 16KHz, vc não ouve conscientemente, no máximo alguns zumbidinhos)
    se vc ou qualquer um quiser clique aqui
    não teve resultado hj mas eu vou testar até o final de semana +-, acho q não estou conseguindo entrar em sono profundo…

    Hey marlon pelo o que eu li é tipo quando vc fica "viajando", não acho que já tive isso não pq o que me deixou curioso é uma nova técnica criada. Ela foi criada pelo site lucidipedia doi chamada de LDD (lucid DayDream) e pra chegar ao ponto de formar uma técnica acho q teria q ser algo no mínimo muito mais vívido do que eu estou acostumado (clica no link acima pra materia traduzida) no meu comentário lah em cima tem o link pro wikipedia… eu coloco link camuflado pq lik é sempre grande até msm os encurtados, ai eu uso do (<)a href="link"(/>) (sem parenteses… eu percebi q vc coloca muito link puro, eu acho chato fica dando ctrl+c+v sendo q pode ser mto mais simples e prático 🙂 )

  9. Oi Guilherme,

    Há um texto específico sobre como melhorar a nossa memória dos sonhos:
    http://www.sonhoslucidos.com/search/label/Como%20lembrar%20dos%20sonhos%3F

    .
    Esse texto é fundamentado nas orientações de uma fenomenal psicóloga,Ph.D, a Gayle Delaney. Com um pouquinho de atenção invariavelmente a gente volta a lembrar fácil dos sonhos.
    .
    Outra dica é experimentar acordar dpois de 6h de sono, ficar 20min até 1h no máximo acordado e voltar a dormir. Sempre procurando anotar o que lembra.
    .
    O negócio é procurar acordar durante um período de fase REM. Depois da 6 hora de sono as fases REMs, ficam mais longas e as chances de tu acordar enquanto estiver sonhando vão ficando maiores.

  10. Grande Túlio!

    Valeu pelos links. Material precioso para a gente ir explorando! Assim q tiver um tempinho vou ler com calma.

  11. márlon isso que vc falou com guilherme não seria o WBTB (pq vc simplesmente não a citou?)?
    e talvez vc ache interessante camuflar o links, é muito mais legível, o link q vc mandou para o gabriel ficaria assim: "Há um texto específico sobre […]"
    disculpa se eu to enchendo de mais kkkk

    aki uma coisa sobre o texto de lembrar dos sonhos… ele fala em acordar naturalmente e tals… isso é pouco aplicável no dia a dia…
    existe um aplicativo para o Iphone e torna isso perfeitamente praticável e custa menos de 2 doláres mas poucos possuem os outros 500 dolares para comprar o iphone kkkkkkk
    vc recomendaria algo nessa caso?!

  12. Guilherme disse:

    Valeu Thúlio e Márlon…
    Sim acho que isso seria WBTB… rs
    Vou testar seu vídeo Túlio e ler a matéria que o Márlon postou. O problema é que parei de lembrar dos sonhos, tava lembrando normalmente e de repente… Parei de lembrar. Nenhuma lembrança. D:
    Aguardando mais dicas. 😉
    Valeu o/
    (Amando esse blog cada vez mais *-*)

  13. Túlio,

    Sobre a dica de acordar dpois de dormir 6h, optei por recomendar objetivamente a parte crítica do q fazer, em vez de citar a aplicação de todo o método. As vezes podemos pegar parte de um método apenas.
    .
    Sobre os links, ainda tenho q aprender a usar esses recursos.
    .
    Abç

  14. Guilherme disse:

    De qualquer forma Márlon…
    Seguirei suas dicas… E valeu pela dedicação cara! Seu blog só tende a subir cada vez mais. Com conteúdos assim, tão bons e uma atenção massa! Mas estarei aceitando mais dicas se houverem mais alguma pessoal!
    Valeu!
    Abraço!

  15. Valeu Guilherme! Brigadão mesmo!
    Não deixe de ler o último post sobre o uso das portas nos sonhos… bem interessante!
    E bons sonhos!

  16. July disse:

    Esse textozinho me deu calafrios… alucinações com pressões sobre o corpo… pequenos diabinhos sob as cobertas… eu heim!

  17. Ranieri disse:

    Olá Márlon.

    Ainda não tive um sonho lúcido(não que me lembre), e atualmente, é o meu desejo vivenciar essa experiência. Mas estou com medo das alucinações, que podem ocasionar enquanto se pega no sono :/. Não sei se vai ser um "choque" pra mim(hehe) e ficar transtornado depois. Você já sentiu assim antes?

    Ps: o mais próximo que cheguei a ter um sonho lúcido, é quando você por algum motivo sente que está na beirada da cama prestes a cair, e quando vai cair acorda no meio da cama.(realmente não sei se isso é algum tipo de experiência). Teve outra vez, também, durante à tarde, dei um cochilo na cama e tive a mesma sensação, só que desta vez eu acordei realmente caindo da cama e meti a cabeça na mesa-de-cabiceira, ou seja, acordei tomando pancada já hehe.

    • Oi Ranieri

      Pode ficar tranquilo. Não é tão comum assim acontecerem alucinações hipnagógicas e mesmo que coincida de acontecer contigo, tu já vai estar preparado. rs

      Diminua ainda mais as chances optando por métodos como o MILD, Tholey ou WBTB. Escolha um desses que são excelentes e de riscos de alucinações ainda bem menores.

      Por fim, se algum dia vier a acontecer e nem precisa estar querendo ter sonhos lúcidos, certeza que só vai te fazer sentir mais experiente com as fases do sono. 😀

      Abs e bons sonhos onironauta!

    • Anônimo disse:

      eheheh 🙂 estou a achar isto muito divertido!

  18. Anônimo disse:

    Não tenho nenhuma experiência com sonhos lúcidos, mas acho que posso ter tido alucinações hipnopômpicas. Resolvi enfrentar meu medo absurdo do escuro e dormir de luz apagada. Bem, depois disso comecei a acordar vendo coisas flutuando e o meu cobertor se mexendo… Ás vezes eu gritava e acendia a luz, noutras ficava paralisada, sem poder me mexer e com um pavor horrível! Já estava apavorada quando encontrei este blog. Então perguntei para minhas colegas de apartamento se elas tinham me ouvido gritar nas últimas noites; elas disseram que não, mas que viram a luz acesa. Logo conclui que estava dormindo quando vi as coisas flutuando e acordada quando levantei e acendi a luz, mas não percebi que havia acordado! como isso é possível? Estou escrevendo esse comentário para agradecer. Porque consegui superar as alucinações. Eu vi de novo as coisas flutuando, mas reparei que havia objetos que não existiam na vida real. Aí gritei que era um sonho e dormi de novo e comecei a ter outro sonho, do qual eu lembro uma parte. Enfim só queria dizer obrigada!

    • Ah! Eu que agradeço teu belo relato. Essas trocas de experiências contribuem bastante pra gente ir aprimorando nossas habidilidades e vão motivando um ao outro a explorar novos caminhos 😉

      Muito interessante tuas alucinações e a maneira como tu conseguiu fazer uma análise bem incisiva sobre o que tinha acontecido e não simplesmente se perder assustada em meio a experiência. Tenha certeza que outra(o)s onironautas também poderão se beneficiar do teu relato viu ;D

      Nosso cérebro pode mesmo provocar essas alucinações como tu bem experimentou. Penso ser mais comum quando estamos com o sono atrasado. Quanto pior o débito de sono, parece ser maior a chance de entrar nas alucinações… que podem ser facilmente convertidas em ótimos sonhos lúcidos.

      Abs e bons sonhos para todos nós!
      Brigadão pelo elogio e seja sempre bem-vinda!

  19. Acabei de ter 4 paralisias em menos de uns 20 minutos,insuportável.
    Em uma das paralisias uma aranha pulou em meu rosto, ando assustado com isso, pois além de atrapalhar meu sono,parece que espiritualmente algo não esta legal.Tenho isso a vida toda praticamente. Já tive terrores noturnos que realmente me assustaram por dias, e fiquei pensando naquilo.
    Queria ajuda,mas sei que isso não tem jeito. Ah…estou tendo isso há 2 dias consecutivos .
    Abraços
    Bem legal o site.

  20. Juan Carlos disse:

    eu tinha essas alucinações hipnagógicas constantmente ..quase todos os dias acordava na minha cama vendi coisas q nao entava ali
    realmente assusta
    ja cheguei acordar madrugada e ver aranhas minha cama,morcegos,formigas sem nem estar sonhando muito ruim

  21. to começando a ter isso todos os dias e n to gostando nem um pouco como q eu faço para para? se é q tem um jeito pra isso

  22. Eu tenho ate hoje os dois tipos de alucinações. Mas quando eu era criança tinha uns disturbios terriveis! Diversas vezes eu acordava e ouvia a televisão ou a voz da minha mae, ou qualquer coisa que estivesse acontecendo de verdade em uma altura normal, só que eu ouvia tudo extremamente alto! Eu gritava e pedia pra minha ma falar baixo e abaixar a televisão sendo que ela sussurrava de tão baixinho. Era terrível! E ainda tinha dois pesadelos/alucinações com o meu lençol que me agoniava e o outro sonhando com uma pilha de travesseiros como aquelas de areia feitas na guerra.

    • Olá Tatiane,

      Eu já tive essa alucinação com as cobertas! rsrsrs levei um senhor susto o_O mas venci elas dando minha "Gargalhada do Infinito" rsrsrs

      Caso tuas alucinações ocorram cronicamente, o mais adequado seria tu consultar algum médico(a) da área da medicina do sono.

      Abs e bons sonhos menina!

  23. Luis.Txra disse:

    A Visualização Hipnagógica dessa madrugada foi uma das melhores que já tive. Na parede logo acima de mim um desenho tipo stop motion como se fosse feito com giz branco onde um garoto corria atrás de um cão, durou tempo suficiente para eu desfrutar conscientemente da cena.

  24. Crazy Boy disse:

    Eu tenho pavor dessas alucinaçoes ja tive algumas e todas foram terriveis a pior foi com uma mulher fantasma usando um vestido verde ela tava emcima de min me encarando com a boca aberta, e eu nao podia sequer dizer uma palavra ou me mexer me caguei todo o_o espero nao ter mais essas alucinaçoes bizarras xD mais achei o topico bem interessante. ^^

  25. Há alguns meses atrás eu estive usando aquele tal de i-doser, que produz as ondas binaurais e supostamente simula o efeito de alguns hormônios e outras substâncias.

    Comecei a achar curioso que algumas vezes eu começava a ter alguns sonhos enquanto ouvia. Sonhos bastante vívidos, que me davam uma sensação muito forte de realidade, e vinham em poucos minutos, após eu apenas deitar, fechar os olhos e relaxar. Pensava que era estranho que fossem sonhos mesmo, já que o estágio REM demora bem mais para chegar. Será que eram essas alucinações hipnagógicas? Não me davam medo, nem sensações estranhas, paralisia ou qualquer outra coisa. Eram sonhos meio "esquisitos" (não me lembro bem dos conteúdos), mas nada de muito diferente das coisas com que costumo sonhar.

  26. Renata Lopes disse:

    Gente eu tenho alucinações reais tipo acordo do nada no meio da noite e vejo coisas que com o tempo some quase tds a noites isso acontece comigo o que vcs acham que é, e como combater?

  27. Zoio Rodrigo disse:

    tem como fazer alguma coisa para melhorar a Alucinações hipnopômpicas??? acabei descobrindo faz poucos dias que tenho isso, um exemplo:
    eu estou dormindo virado de frente para uma parede, ou um guarda roupa, ou qualquer outra coisa, quando acordo eu vejo perfeitamente uma aranha gigante tipo do tamanho da minha cabeça, ou entao vejo qualquer outro tipo de bicho, como baratas, bigatos…ai pisco varias vezes e olho fixamente para a suposta criatura, e ela vai sumindo (tipo ficando invissivel)

    • Hikary disse:

      Eu tenho essas alucinações também… mas elas só acontecem quando estou fraca espiritualmente…. ou seja, quando passo muito tempo sem falar com Deus.

  28. Reizen Endler disse:

    Whoa! Rodrigo as alucinações em si fazem parte de um processo natural tanto durante quanto após o adormecimento e a não ser que você esteja tendo alucinações com mais frequências do que o normal, pode ficar tranquilo.

  29. Anônimo disse:

    nunca tinha lido nada referente a sonhos , hoje por acaso encontrei esse artigo e confesso ja passei por situaçoes semelhante , serto dia me deu um mal estar eu ainda acordadto tinha acabado de deitar, dae um grito agudo e londo no meu ouvido mais muito forte mesmo fiquei paralizado nao conseguia me mexer e nao tenho duvida nao era pesadelo … uma outra noite um mes apos senti cm alguem rodeando minha cama derrepente senti cm se alguem me sufocasse ,,,, varias vezes passei por isso , uma das vezes senti uma falta de ar tentava pedir socorro a voz nao saia , dai rolei da cama e fui gatinhando pra ver se encontrava alguem na casa pra me ajudar ja que nao conseguia gritar por ajuda , desci as escadas fui ate a sala nao encontrando ninguem e quase sufocando subi as escadas voltei para o quarto olhei para cama e me vi deitado foi arrepiante dae nao sei como levantei da cama ofegante acendi a luz fui na tomar agua … me arrepio so de lembrar , marcelo …. angariadorctba ( hotmail )

  30. Anônimo disse:

    GALERA, PESQUISEM SOBRE PROJEÇÃO ASTRAL!!! Isso que vocês tem não é alucinação, é real!!

  31. Fabio disse:

    Hoje eu acordei de manhã do nada, quando eu vi uns desenhos de paisagens na parede do meu quarto q foi sumindo aos poucos. Era bem lindo.. tinha umas arvores e um chafariz com o contorno azul brilhando.. e eu conseguia movimentar o meu corpo.. foi uma alucinação sem paralisia do sono.. depois essa imagem sumiu da parede.. Isso e uma alucinação hipnopômpicas? pq eu tinha acordado do nada na hora..

  32. Anônimo disse:

    Cara essas alucinacões são do mal.A unica vez que eu tive foi quando tentei usar as binaural beats e foi brutal. Apaguei as luzes do quarto,deitei e coloquei os fones de ouvido.5 segundos
    (eu acho) depois tinha um rosto tão horrendo quanto o pico de um pesadelo.foi num flash e levantei tremendo e ofegando. foi facilmente o momento mais assustador da minha vida

  33. Sei que ninguém me conhece, mas queria deixar minha experiencia, acabei de descobrir q tenho paralisia do sono e alucinação do sono, e já tive varias experiencias ruins com isso, e hj descobri a resposta. Bom, vou relatar a minha experiencia e enfim, fico feliz se você lê: Eu estava dormindo, um sono bem conturbado, e quando dei por mim abri os olhos e uma enorme ventania varria meu quarto juntamente com uma luz q quase ofuscava minha visão, eu tentava olhar ou me mexer, até gritar, mas meu corpo estava totalmente imovel, só controlava apenas meus olhos, fiquei por uns 10 ou 15 segundos lá, sem consegui me mexer, enquanto um calafrio subia na minha espinha enquanto sentia o vento forte q batia em todo meu corpo(obs: meu quarto tem ar, ou seja, não tem como eu ter sentido vento forte de nenhum lugar, e as janelas estavam fechadas). depois de agoniantes segundos, minha vista escurece, a ventania pare bem devagar, então percebo que consigo me mexer novamente, então me viro de peito pra cima e me deparo com a visão que não esqueço até hoje, um homem alto com sobre tudo preto e um enorme cajado na mão, uma fumaça preta encobre o rosto, e da mesma fumaça ele desaparece, e é quando percebo que estou rodeado por "anjos-querubins-demoníacos", suas assas sujas de sangue, com olhos negros e dentes bem pequenos e afiados sujos, e literalmente em um piscar de olhos… eles desaparecem… fim. É, foi como ter vivido um filme de terror… se vc leu tudo isso e se identifica, vc de ter paralisia e alucinação do sono, eu não sei q medico trata isso, mas queria saber… se alguem souber me manda um e-mail, para esse endereço garm_biel@hotmail.com
    obrigado a todos que leram 🙂

    • Hikary disse:

      Muita gente não acreditaria… Mas eu acredito. O problema é que querem achar uma causa orgânica para tudo o que acontece, quando, na verdade, o problema é “espiritual”. O médico que poderia ajudar seria um psicólogo ou psiquiatra, porém eu recomendo que você busque Deus/ Jesus Cristo. Para você ter visto tal coisa, provavelmente anda sem proteção espiritual.

  34. essas paradas sao sinistras, ontem msmo tive uma paralisia do sono, acho que umas tres seguidas, é mto ruim… eu estava de boa, até qe do naxa eu apaguei, e segundos depois eu acordei, estava paralisado e ñ conseguia abrir os olhos direito, dae parecia qe eu tinha saido do meu corpo, eu gritava, tentava abrir meus olhos, batia na cama, e até levantei, mas tudo na minha cabeça….. minh mae disse qe isso acontece quando a gnt ta mto cansado…

  35. Anônimo disse:

    Tenho isso com certa frequência, as primeiras vezes em que senti era agoniante e assustador, depois vc vai pegando a prática e não se assusta tanto. Comigo sempre é com espíritos ou eu sozinha com dificuldade de voltar ao corpo. Geralmente é depois que pego no sono,como se voltasse a ter consciência mas n tivesse controle do corpo. Me lembro de estar sonhando e de repente desperto mas não estou no meu corpo, tento voltar pro corpo mas não consigo, não consigo me mexer, nesse momento tem vezes percebo que tem outra pessoa no quarto (um espirito), sinto a presença deles, ouço os passos ou até mesmo vejo o contorno deles.. Esses "espíritos" as vezes dão risadas, me assustam, me dizem coisas ou até querem me machucar… Ai de repente consigo mover os dedos e vou acordando.

    • Hikary disse:

      Isso acontece com muitas pessoas, mas não é algo normal, principalmente para quem não sabe nada sobre o assunto. Eu sugiro que você procure uma igreja, sua alma pode estar correndo perigo.

  36. Silvana Gil disse:

    DE UNS TEMPOS PARA CÁ, ANDO TENDO ESTAS ALUCINAÇÕES. SEMPRE ACONTECE QUANDO DURMO COM O BRAÇO EM CIMA DOS OLHOS. QUANDO ACORDO, VEJO MILHARES DE ARANHAS SE ESPALHANDO NA PAREDE DO QUARTO. FICO UM BOM TEMPO ACORDADA, VENDO-AS SUMIREM… JÁ ME ACONTECEU ISSO VÁRIAS VEZES…

  37. Silvana Gil disse:

    DE UNS TEMPOS PARA CÁ, ANDO TENDO ESTAS ALUCINAÇÕES. SEMPRE ACONTECE QUANDO DURMO COM O BRAÇO EM CIMA DOS OLHOS. QUANDO ACORDO, VEJO MILHARES DE ARANHAS SE ESPALHANDO NA PAREDE DO QUARTO. FICO UM BOM TEMPO ACORDADA, VENDO-AS SUMIREM… JÁ ME ACONTECEU ISSO VÁRIAS VEZES…

  38. tenho bastante alucinações ao acorda , tbm tenho sempre que venha a oite depois de meia noite , fico tendo umas alucinação , vejo vulto , ouço alquem me chama , ja passei rápido no corredor e na janela o reflexo atras de mim vi eu mesmo só que encarando

    • Hikary disse:

      Isso é um sinal de que a tua vida está sem proteção espiritual…. Sugiro que você procure ajuda de Deus/Jesus Cristo. Você pode até não acreditar… mas assim como você vê, outros veem também. E quem entende do assunto sabe que isso pode ser tratado buscando a Deus/Jesus Cristo.

  39. luiz disse:

    Tive alucinações Hipnopômpicas , Tudo começa a se mexer , Aii eh muito ruim , eh depois q passa eu fico com medo de acontecer de novo 😢

  40. Jes disse:

    Não durmo muito, então sempre estou cochilando, em qualquer lugar, quando era pra ser só um cochilo, percebo que só consigo mexer os olhos e vejo corpos mutilados, as vezes um cara sem olhos rindo para mim, mãos na porta, até mesmo meus membros sendo decepados, Nunca senti medo, me dizem que eu deveria, são só alucinações, não é?:)

    • Hikary disse:

      O mundo chama de alucinação tudo aquilo que “não existe”, porém a pessoa consegue captar por algum órgão do sentido. A alucinação pode ser tátil, olfativa, gustativa, visual, auditiva… O problema é: existe o plano espiritual, que poucos conseguem ver. Às vezes, por uma pessoa estar sem proteção de Deus/Jesus Cristo, espíritos malignos conseguem aparecer para essas pessoas para atormentá-las. Sugiro que você procure ajuda espiritual ( com Deus/ Jesus Cristo) o mais breve possível, antes que as coisas piorem.

  41. Jeff Vilaça disse:

    O post é de 2011 mas vejo comentários até 2016, isso significa que mais pessoas vêm tendo essas experiencias e retratando aqui, então retratarei às minhas.
    Venho tendo alucinações hipnopômpicas (ao acordar). Não é sempre, muito de vez em quando.
    Trabalho de madrugada num escritório e costumo tirar um cochilo de meia hora sempre durante o horário de janta. As alucinações vêm acontecendo ao acordar, sempre escuto o barulho como se tivessem pessoas chegando e eu não consigo me mover. Também costumo ver uma menina que trabalha na limpeza do escritório, ela sempre aparece pra mim nesse momento e eu demoro uns segundos a perceber que não é ela me acordando de fato.
    O espiritismo diz que no plano espiritual o que acreditamos se materializa instantaneamente ao nosso redor. Seria essa uma possível explicação para as alucinações? Será que talvez, ao invés de alucinações, não estejamos despertando a consciência no plano espiritual segundos antes de acordar e não estamos sabendo lidar com isso, deixando nossas mentes confusas criarem cenários aterrorizantes ao nosso redor? Gostaria de saber a opinião de vocês.
    Abraços!

    • admin disse:

      Olá Jeff, as explicações sobre alucinações hipnopompicas e hipnagogicas parecem bem razoáveis para mim. Existem muitos estados dissociados e esse é apenas mais um.

  42. Jeff Vilaça disse:

    O post é de 2011 mas vejo comentários até 2016, isso significa que mais pessoas vêm tendo essas experiencias e retratando aqui, então retratarei o que ocorre comigo.
    Venho tendo alucinações hipnopômpicas (ao acordar). Não é sempre, muito de vez em quando.
    Trabalho de madrugada num escritório e costumo tirar um cochilo de meia hora sempre durante o horário de janta. As alucinações vêm acontecendo ao acordar, sempre escuto o barulho como se tivessem pessoas chegando e eu não consigo me mover. Também costumo ver uma menina que trabalha na limpeza do escritório, ela sempre aparece pra mim nesse momento e eu demoro uns segundos a perceber que não é ela me acordando de fato e sim uma alucinação.
    Da primeira vez ela falou comigo, mas nao movia a boca. Daí que eu percebi que tinha algo estranho. Da ultima vez eu falava com ela e ela com os olhos fixos em mim, se distanciava sem responder, foi quando percebi que estava em outra paralisia.
    O espiritismo diz que no plano espiritual o que acreditamos se materializa instantaneamente ao nosso redor. Seria essa uma possível explicação para as alucinações? Será que talvez, ao invés de alucinações, não estejamos despertando a consciência no plano espiritual segundos antes de acordar e não estamos sabendo lidar com isso, deixando nossas mentes confusas criarem cenários aterrorizantes ao nosso redor? Gostaria de saber a opinião de vocês.
    Abraços!

  43. Neylson disse:

    Boa noite!

    Hoje, é a segunda vez que tenho esse tipo de sonho.
    Deixei a luz do estabilizador ligado e era como alguém quissesse me passar uma mensagem. Que profissional eu procuro para me orientar?

  44. andresson gomes disse:

    Hoje foi a segunda alucinação que tive. Eu dormi e alguns minutos depois acordei. Quando olho para o corredor vejo uma especia de bixo que parecia mais um bastão de espinhos pretos e estava flutuando e vindo em minha direção na cama, eu nao pensei duas vezes levantei derrepente e sai correndo eu so lembro da intensidade que foi, foi tao real, mas nao lembro bem dos detalhes, da outra vez foi um bixo vindo me morder na cama e de novo sai correndo feito louco. Mas nao por medo é como se fosse uma reação automática do corpo, eu so consigo me controlar quando ja sai correndo a casa toda.

  45. Andrey Muriel disse:

    eu tenho paralisia do sono e muita das ocorrencias que tive tenho essas alucinações, porem elas ficam se repetindo ate eu conseguir me “libertar” (falo libertar pois sempre tenho que achar uma saida ou metodo pra parar o que quer que seja), exemplo, algum ser correndo atras de min, ai ele me pega, ai a alucinação reseta porem posso fazer algo a mais do que só correr, e toda vez que eu erro reseta e reseta, e bizzaro

  46. Flávia Cristina disse:

    Olá, uma vez acordei no meio da noite e vi formigas na parede do meu quarto, que em segundo começaram a se espalhar por todo meu quarto, eu levantei minha cabeça da cama e olhei para o chão do meu quarto que também estava com formigas, quando iria gritar elas desapareceram, minha psicóloga falou que poderíamos acordar e continuar sonhando, o que seria esse episódio, mas poderia também ser uma alucinação hipnopômpica?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *