As maiores dificuldades dos onironautas

As maiores dificuldades dos onironautas
        Fiz uma pequena pesquisa de 02 meses, através de uma enquete, procurando reunir informações sobre quais eram as maiores dificuldades, dos onironautas interessados em sonhos lúcidos. A dificuldade mais votada foi a de conseguir lembrar dos sonhos. Dos 183 votos computados, 53(28%) foram para a maior dificuldade: a recordação dos sonhos.
       É interessante essa informação porque parece revelar que isso ainda pode ser mais frustrante do que conseguir se manter consciente ou prolongar a lucidez num sonho(34 votos – 18%). Pelas conversas com os onironautas, fica bem claro ser a maior queixa, a dificuldade de ficar lembrando e anotando os sonhos. Seja pelo pouco tempo que se dorme, pelo stress e  correria do dia-a-dia.  E isso é o primeiro passo para conseguir ter consciência nos sonhos:

 

As maiores dificuldades dos onironautas
O reconhecimento do estado do sonho, pode depender fundamentalmente dos pequenos exercícios de anotações dos sonhos.
“O mecanismo(anotar) ainda não está bem claro, com relação a interferência do modo como isso ajuda a conseguir ficar consciente nos sonhos. Mas uma hipótese interessante é que vamos exercitando o reconhecimento daquela realidade que pertence a nossa mente. E para exercitar o reconhecimento daquela realidade, precisamos pelo menos, lembrar dela.”

 

         Assim como a maioria, também tenho problemas com uma rotina agitada que me dificultam um pouco, criar o tempo para lembrar dos sonhos e fazer as anotações. Assim, como sugestão imediata e eficiente, segue o link com as orientações da Dra. Delaney, na parte mais embaixo do texto, há descrição minuciosa em 8 passos para fazer bombar a recordação dos sonhos.:

http://www.sonhoslucidos.com/2010/12/como-lembrar-dos-sonhos.html

         Outra informação interessante foi que 48 votos ou 26% se manifestaram sem paciência para usar um método de indução de sonho lúcido. Vale informar aqui, os métodos que considero mais simples e de prática eficaz:
As maiores dificuldades dos onironautas
Adotar pelo menos 01 método de indução de sonho lúcido e seguir ele por algumas semanas, é uma boa  estratégia para descobrir qual método é mais compatível para o sonhador.

WBTB (Método Wake Back To Bed)
http://www.sonhoslucidos.com/2011/02/metodo-wake-back-to-bed.html

MILD (Mnemonic Induce Lucid Dream):
http://www.sonhoslucidos.com/2010/09/metodos-mais-conhecidos-para-conseguir.html

e  o
Tholey:
http://www.sonhoslucidos.com/2008/03/mtodo-para-aumentar-suas-percepes-num.html

Prolongar a lucidez veio em 3º lugar com 34 votos ou 18%. Interessante que essa é a dificuldade que achava ser a que viriam em primeiro lugar. Terei que fazer uma nova enquete, dessa vez colocando o item “Ficar lúcido”. Pode ser que seja considerado mais difícil do que qualquer outro.

Dormir o suficiente veio em 4º lugar, com 26 votos ou 14%. Nesse caso, pode-se deduzir, estar diretamente relacionado com a dificuldade de lembrar dos sonhos, pois fica difícil lembrar dos sonhos quando não se dorme o suficiente.

No próximo post, comentarei sobre o Método da Contagem, do Stephen LaBerge e como ele fez eu ter sonhos lúcidos em 2 noites seguidas.

Se você gostou desse conteúdo, ajude a divulgar compartilhando em suas redes sociais

POSTAGENS RELACIONADAS

25 respostas

  1. Mais um excelente post, Marlon!

    No meu caso, realmente não estou anotando meus sonhos, a não ser os lúcidos…mas sigo outras orientações, como acordar naturalmente, sem ser assutado por um despertador; pensar bastante sobre os sonhos que tive, antes de levantar, para 'gravá-los' na mente; e quando posso, acordo na sexta hora de sono, penso sobre o assunto 'sonho lúcido' e volto a durmir…tenho tido bons resultados assim 🙂

  2. Márlon talvez eu realmente não esteja dormindo o suficiente 🙁
    pois veja a maioria dos sonhos que eu lembro e a maioria dos meus sonhos lúcidos são quando eu tiro uma boa soneca à tarde e acordo naturalmente… e costumam ser vários sonhos, 2 ou 3 bastante relevantes…
    mas não entendo, eu durmo no mínimo 6,7 horas… isso deveria ser o suficiente para considerar uma boa noite de sono não!?
    o principal problema com a técnica aqui do blog é que ela recomenda acordar naturalmente… veja bem, durante a semana, não posso dar o luxo de correr o risco de ficar faltando aulas esperando que eu acorde naturalmente, ainda mais que sou bolsista…

  3. Valeu Free-Lipe!
    Teu jeito lembra bem o WBTB e o MILD. E os bons resultados vem dessa estrutura crítico-reflexiva que tu já formou na tua mente.
    .
    Um belo exemplo de mente condicionada! hehehehe
    Meu caso é parecido com o do Túlio.
    .
    Eu ainda preciso acordar com o despertador… pelo menos boa parte da semana.
    O diário dos sonhos, de acordo com LaBerge, Delaney e outros pesquisadores servem exatamente para ajudar a calibrar essa estrutura crítico-reflexiva ou a capacidade de reconhecer a realidade mental dos sonhos.
    .
    Para quem possui limitação no tempo do sono, recomendo aproveitar as oportunidades, dos dias em que for dormir mais de 7 horas e programar para despertar 1 hora e 30 min antes.
    Ao voltar a dormir, claro, programar para despertar(por causa dos compromissos).
    .
    Já para os dias sem compromissos, banir o despertador, do segundo despertar. Programe é claro para acordar a 1a. vez na 6a. hora, fique de 20 min até 1h fazendo alguma atividade relacionada(anotando os sonhos por exemplo, se lembrar ou lendo algum texto) e volte a dormir sem programar o despertador para acordar.

  4. Métodos… ainda não encontrei o meu! Até então vinha utilizando o MILD. Reality Check com as mãos e o vídeo das mensagens subliminares.
    O que vocês sugerem? Ah! Eu tenho anotado alguns sonhos por semana, numa agenda que virou diário…

  5. Desculpe a demora Ivone!
    O primeiro passo já fizesse que é a anotação dos teus sonhos.
    O próximo passo é adotar um método. Pode ser o MILD como tu disse que já faz. Caso passe cerca de um mês e tu não tenha conseguido um sonho lúcido, é recomendável mudar o Método.
    Abraço e bons sonhos!
    PS: e não deixe de compartilhar com a gente qdo tiver êxito!

  6. Sou onironauta por necessidade, pois sofro de paralisia do sono desde de criança. Então comecei a controlar esse desconforto direcionando para o sonho lúcido. Faço isso de dos sete anos tb. Já tive vários orgasmos. Isso é muito comum em onironautas do sexo feminino. Mas a experiência mais emocionante foi ter saído da Terra por duas vezes.
    Sei que não era real, mas a sensação e o que eu vi foi impressionante.

    Tenho muitas experiências, mas ainda sofro de paralisia e as vezes quando acontece à noite é muito desagradável

  7. Olá Super! Que carga de experiência que traz contigo heim!
    .
    Sei que o distúrbio da paralisia do sono(PS) não é nem um pouco agradável.Por coincidência acrescentei hoje mesmo um blog nos "recomendados" sobre a paralisia do sono.
    .
    Já me aventurei duas vezes, involuntariamente em PS, tentando o WILD e é bem impressionante. Cheguei a fazer um texto sobre o assunto, pois sonhos lúcidos e PS estão bem relacionados.
    .
    Seja sempre bem-vinda!
    PS: certeza q o lance dos orgasmos deixou uma pá de gente com inveja! rsrsrsrs

  8. Márlon, muito manero seu blog. Comecei a tentar sonhos lúcidos a alguns dias só, com o método WILD. Na vedade nem sei se estou fazendo tudo certo. Mas a minha dúvida mesmo é sobre a anotação dos sonhos. É que eu costumo me lembrar quase sempre deles, eu preciso anotar mesmo assim? E nos métodos, quando dizem "diga para si mesmo" tal coisa, tem que ser em voz alta?

    1. Oi Lucas,

      Brigadão pelo elogio!

      Sobre a necessidade de anotar, para quem possui facilidade de recordação, sem sequer ter começado a utilizar um Diário de Sonhos, fica dispensado sim. Quer dizer, pelo meno no que se refere a importância das anotações para melhorar a recordação.

      Por outro lado, manter um Diário de Sonhos pode ser bem importante para ir investigando um padrão, modelos ou temas que são recorrentes nos teus sonhos. A médio e longo prazo isso pode ser bem importante. O Método de Tholey aposta na utilização desses padrões como ferramentas de indução(passos 5 e 6).

      Fica a teu critério. Uns 4 ou 5 dias por semana, um sonho por dia anotado,parece-me de bom tamanho pra ti.

      "Diga a si mesmo" eu costumo dizer mentalmente mesmo ou só em pensamento. Como numa oração. 😉

    2. Aata, valeu. Eu tenho outas dúvidas, mas acho melhor postar as que são em relação á experiências no fórum né? Porque eu tive um sonho muito curioso em que o personagem em 3 pessoa percebia que estava sonhando e não eu. Mas depois vou botar em detalhes. Valeu ai Márlon.

    3. Eae Márlon, blz? Então, eu fiquei um tempo sem praticar muito as tecnicas de sonhos lucidos porque me interessei por viajem astral( logo depois de tentar a tecnica MILD que é parecida com uma de projeção, senti aquele balanço e coração batendo muito rapido ai, me interessei pelo assunto e pratiquei menos sonhos lucidos). E agora com as ferias fiquei meio vagabundo nas praticas dos dois assuntos. Só que um dia desses eu mesmo sem fazer tecnica nenhuma( tinha so falado rapidinho com uma pessoa sobre isso no dia) tive um SL. So que eu fiquei com a mesma duvida que tive algumas vezes quando sonhei com o tema: fiquei lucido de verdade ou sonhei que estava? Porque ele nao foi mais real como disse um pesquisador que voce citou aqui no blog: "nunca estive tao acordado", foi bem apagado e confuso. Eu nem sei como terminou porque eu lembrei de mais de um sonho naquela noite mas esqueci a ordem dos acontecimentos, entao pra mim tiveram 2 finais possiveis pro SL que foi o inicial. Foi assim: começou comigo num telhado ja dizendo que estava lucido ( isso tambem me fez desconfiar, quando eu acordei, que so sonhei com o tema), tentei voar , subi mas nao tinha controle. Depois tentei soltar bastante fogo pela mao ( eu ja assisti bastante avatar,um desenho em que os caras controlam os elementos) so que saiu um foquinho de nada. Depois imaginei uma garota e ela apareceu, ai eu fui falando com ela e a partir dai o sonho continuou como todos os outros, sem controle nenhum e terminou ( eu tive outro depois que se passava em um lugar parecido, por isso nao sei em qual terminou). Entao, voce tem alguma dica pra saber se ficou lucido de verdade ou nao? Valeeu ai abraço.

    4. Oi Lucas

      Pode ser falta de capacidade de recordação. O uso do Diário de Sonhos ajuda MUITO a dar um belo upgrade nisso. Sem uma boa capacidade de recordação podemos até esquecer que ficamos conscientes num sonhos 🙁

      Abs e bons sonhos brother!

    5. Mas eu acho que o problema nao foi bem lembrar (tirando a ordem das coisas). Nessa noite por exemplo eu me lembrei de uns 3 ou 4 sonhos e me lembrei bem do momento que fiquei (talvez) lucido. O problema mesmo é que mesmo conseguindo controlar um pouco, eu nao sei se fui eu mesmo ou se isso so fazia parte da "historinha do sonho" ,de um sonho normal.

    6. Ah! Esse é um ponto bem interessante e que fiz alguns pequenos textos sobre o tema.

      Pode acontecer sim de controlarmos o sonhos, mas sem manter a consciência. Quando a gente está consciente ou lúcido não temos mais dúvida de que é apenas um sonho, não nos constrangemos com coisa alguma ou outros construtos mentais dos sonhos. A bagaça é nossa e pronto.

      A tentativa de manipulação ou controle é que pode falhar. Isso(o controle) é irrelevante com relação a capacidade de se manter consciente de que tudo é apenas um sonho.

  9. Olha eu com certeza sou um anironauta… eu cabei de descobri oque isso significa, é dez que que meu me lembro meus sonhos sempre foram assim, eu consigo controlar o meu sonho como se eu estivesse contando a historia, o que eu falo acontece, eu nunca ultilizei nem uma técnica, eu só dormo cedo, mais ou menos as 22h e acordo de 6h a 7h é tenho 17 anos

  10. Eu nunca tinha ouvido falar sobre onironauta.Descobri q sou onironauta natural. Lembro d ter sonhos lucidos desde a infancia com detalhes. Adoro qdo voo nos sonhos e tb tenho orgasmos incriveis em situacoes inusitadas enqto sonho. Mas nem td sonho lucido e bom. Q bom poder falar com outras pessoas isso td. Vlw

  11. E quando o sonhos lúcidos acontecem justamente quando se está estressado ou ansioso, de maneiras geral? No meu caso, os sonhos são mais comuns quando estou apresentando as características citadas no texto. Na real já estou cansado dos sonhos lúcidos, é sempre um sono pesado! Prefiro uma noite mais tranquila pra descansar MESMO. Somho Lúcido não é toda essa maravilha ai… sem falar nas paralisias temporárias, que não deixam acordar. Abram o olho rapaziada, o cérebro não é brinquedo

  12. Tenho uma poderosíssima tecnica:
    Coloque o despertador 5:00 da manhã acorde e fique acordado durante 30 a 40 minutos pode ficar mechendo no celular mesmo ate da os 30 minutos
    Volte a dormir 5:30 e pense na palavra “sonho lúcido” varias vez ate adormecer
    95% das vez que fizer isso voce vai ter sonho lúcido depois das 5:30
    é só sair voando por air e controlando
    o sonho.

  13. Eu não tenho dificuldade em lembrar dos sonhos! Também não uso nenhum método pra me ajudar nisso apenas penso no sonho que quero antes de dormir e pronto! Já consegui me ver no espelho e até mesmo acordar levantar da cama e depois que deitei novamente o sonho continuou!

  14. Não tenho dificuldades em controlar ou me lembrar dos sonhos lucidos que eu tenho, e oia q eu tenho muitos, eu me lembro até do sonhos normais mesmo fico esperando anoitecer só pra eu voltar pra la usar meus poderes, visistar aqueles lugares muito lindos rever aqueles seres e pessoas. Gosto de mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Recent Posts

Como ter sonhos Lúcidos

plugins premium WordPress