Aumente a recordação dos seus sonhos

       Uma autora renomada na área de interpretação dos sonhos, Ann Faraday, Ph.D, com seus livros Dream Power e The Dream Game, possui uma bagagem considerável de estudo, para dar dicas bem interessantes para melhorar a recordação dos nossos sonhos:
Livro de muito sucesso da Dra. Ann Faraday com suas pesquisas sobre os sonhos, técnicas para interpretá-los, um pouco de história e as teorias dos sonhos.
1) Tenha sempre papel e caneta ou um gravador perto da cama(talvez um netbook, não importa, mas algo que ajude a anotar rápido os sonhos).
2) Conserve uma lâmpada ou uma lanterna próxima da cama, para que você não precise levantar.
3) Auto-sugestione várias vezes antes de adormecer, pensando, “Quero despertar, logo após um sonho”; ou “Esta noite vou agarrar um sonho” ou qualquer coisa semelhante.
4) Pessoas cronicamente incapazes de despertar ou de recordar um sonho, podem recorrer ao auxílio de um despertador, não muito estridente, que deverá ser ajustado para aproximadamente duas horas depois da hora normal de adormecer e, subsequentemente, a cada duas horas durante toda a noite. Dessa forma, existe a probabilidade de que a pessoa desperte uma ou mesmo duas vezes durante um período REM. Se não lhe agradar a ideía de acordar diversas vezes durante a noite, ajuste o despertar para uma hora bem tardia de seu sono, pois como os períodos REM se tornam cada vez mais longos à medida que a manhã se aproxima, há uma grande possibilidadede despertar durante um deles, com a esperança de ter um sonho na mente.
Anotar é fundamental(passos abaixo incluem dicas para interpretar os sonhos)
Outro livro de sucesso de Ann Faraday, mais focado na interpretação dos sonhos e o uso deles como ferramentas.
5) Se você despertar durante a noite e tiver um sonho na cabeça, sente-se na cama com tranquilidade e acenda a lâmpada. É muito importante não se mover bruscamente, pois isto tende a apagar a lembrança do sonho(algumas pessoas consideram útil sentar-se na cama e repassar mentalmente os sonho, com os olhos fechados, antes de acender a luz).
6) Escreva ou grave imediatamente o sonho, com a maior quantidade possível de detalhes. Esforce-se ao máximo para não cochilar enquanto o fizer; caso contrário o sonho desaparecerá.
7) Acrescente todas as associações que puder. Por exemplo: o que você julga que o sonho significa à primeira vista; acontecimentos do dia anterior que possam ter contribuído para provocá-lo; suas sensações durante e imediatamente após o sonho; e quaisquer outras coisas que você ache primordiais. É surpreende quão importantes serão essas informações quando você for trabalhar com o sonho no dia seguinte.
8) Se você despertar pela manhã tendo um sonho em mente, não salte da cama em seguida, tencionando refletir sobre o sonho enquanto se apronta para o trabalho. Para não o perder, escreva ou grave o sonho enquanto ainda estiver na cama e acrescente quaisquer associações livres relevantes.
9) Trabalhe sobre o sonho o mais cedo possível, de preferência no dia seguinte. Primeiramente examine-o em busca de fatos objetivos que possam ter escapado durante a vigília. Em seguida, trate-o como um espelho através do qual você verá a si mesmo e à sua vida. E, finalmente, procure encená-lo com o intuito de revelar e integrar aspectos conflitantes de sua personalidade.
10) Conserve o relato de seus sonhos, juntamente com as respectivas interpretações, num arquivo ou caderno, claramente datado, posi séries de sonhos podem servir para lançar luz sobre aqueles de caráter ambíguo, bem como indicar um progresso psicológico interior.

Você pode gostar...

17 Resultados

  1. Gabriel~Luppi disse:

    Essa é minha primeira vez no blog… comecei a pesquisar mais o tema graças a um episódio que me ocorreu hoje de manhã… eu sonhei que estava com uns amigos, andando de bicicleta e então.. acordei. Fui ao quarto da minha mãe contar pra ela sobre esse sonho e havia duas coisas que só percebi estarem erradas depois. Ela estava deitada no lado errado da cama e o celular dela estava com o despertador tocando no mudo e escrito "eu_mess 9h15" (Eu_Mess era um antigo nickname meu). Quando eu sentei na cama dela pra conversar com ela, saiu um cara de dentro do banheiro e me cumprimentou, então pensei "Só posso estar sonhando.." e fechei os olhos com força. Resultado: acordei pela segunda vez e fui contar pra ela o ocorrido de novo. A mesma coisa aconteceu até que eu despertei uma terceira vez, essa real. Anotei tudinho.. Deu 3 páginas de anotações sobre esse sonho e realmente, lembro dele vividamente até agora, acho que graças às anotações. Acho que o fato de ter acordado umas 2 horas antes (por volta de 7h15) e voltado a dormir tenha ajudado. O interessante é que não foi propriamente lúcido pois eu jurava estar na realidade, mas no momento que eu percebi não estar, eu fugi. 🙁 Queria ter a oportunidade de não fugir. Conto com seus textos para isso!
    Obrigado!
    Gabriel Luppi

  2. interessante as técnicas 😀
    vou tentar colocar em prática hoje mesmo 😀
    hoje eu perdi aula me compensação tive meu primeiro SUPER Sonho Lúcido 😀
    bem acordei 7h22min, já era perdi a aula. Quando minha mãe me acordar puta da vida eu falo que eu tava doente. ai voltei a dormir e minha mãe me acorda chamando pra lanchar. hã? e a briga? HÁ só em sanho manolo kkkkkk mão no naris, bem forte e respira fundo xD comecei a flutuar e logo fui la pra fora. "voar, voar, eu quero voar." e dei um pulão, fui alto e comecei a cair e cai no telhado da minha casa. "ah, DE NOVO NÃO", acordei. mão no nariz, HÁ! falso acordar xD e fui no quintal de novo "calma Túlio, sem afobação. Vamos começar pulando de um lugar para o outro" eu estava de baixo do varal (ele é grandão, imagina um corredor formado por 4 quartos. Familia grande kkkkkk) e ai tentei pular em cima do muro que ensima tinha telha que quebrou, vermelho vinho, nunca vi um vermelho tão vermelho. mas fiquei agarrado no varal e comecei a brigar pra sair dali eu era fraco, quer dizer, normal kkkkkk fiz o RC do nariz de novo e então a parei pra olhar "caramba olha pra tudo isso" (parede, chão e planta) kkkkkkk "meu Deus, é tudo tão… tão real. nunca tive um sonho tão vívido" pra ser sincero mais real do que a realidade em si. consegui me livrar do varal e pulei em cima do muro, e comecei a pula de uma casa pra outra e os telhados sempre ameaçando quebrar, ai cai num daqueles cinza, quebra fácil. acordei. mão no nariz, HÁ! falso acordar! e la vai tulinho no quintal pular. pulei o muro mas dessa vez eu escalei a grade da janela e pulei no muro, enquanto eu escalava eu ouvia baralho de isocronico e vozes de algum hiólogo, não gostei, durmi sem fone desta vez e depois começou a tocar uma musiquinha de entretenimento. me senti sendo programado, involuntariamente. Mas como saber se estou sendo programado ou aquilo foi gerado pelo meu sonho?! :/ fui em outra casa, tinha um telhado de pano mas cai no lugar firme, fiquei questionando enquanto isso o que forma o sonho… pulei em outra, tinha uma garota comendo, olhei em volta. "eu to na praia" "hey! eu lembro que eu queria pegar alguém pra ver como que é no sonho" e vi na frente algumas mulheres e uns cara e pulei lah. os cara foram abrindo caminho, as garotas sorrido e comecei a beijar a primeira que tava na minha frente kkkk tinha outra até mais gatinha (idiota!) e MANO IMPRESSIONANTE É A MESMA COISA, é a terceira vez que beijo uma garota em sonho a primeira foi inclusive antes deu perder o BV (meu cérebro foi capaz de deduzir e gerar a sensação?! incrível.) mas desta vez enquanto a mina devorava a minha boca (hehe) eu fiquei sem reação pq tava preocupa "ahh será que fecho os olhos? e se eu acordar quando eu abrir os olhos (eu li que isso é comum)" beijei ela alguns segundos e acabei abrindo os olhos. acordei. Mão no naris. DROGA! acordei de verdade. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
    interessante também que meu primeiro beijo no sonho eu beijei bem, mas no segundo parecia que eu não sabia mais fazer direito e nesse terceiro eu fiquei preocupado em acordar!
    o loko habilidades deveriam melhorar com o tempo KKKKKKKK
    nossa mano acordei tão feliz hoje.
    é tão bom quando vc acorda e ao invez de "nuss perdi 8 horas da minha vida" para "WOW nunca me divertir tanto em 8 horas"

    textinho piqueno hein KKKKKKKK
    posta mais sonho seu véi! é mei raro ter gente interessado em compartilhar experiências oníricas. eu até deixo de contar pra minha familia pq eu conto tão empolgo e quando as pessoas não reagem compátivel com seu estado de animação é decepcionante 🙁
    tem algum forum brasileiro sobre sonhos?!

    hey gabriel conta o sonho véi 😀 não importa o tamanho e sim ser interessante de ler 🙂
    se vc for que nem eu add no msn xD tulioatelio@hotmail.com falando nisso Marlon vc era mto raro! teve ta cheio de coisa pra fazer tb né?! eu q tenho q parar com a vagabundagem e estudar KKKKKKKKK

  3. algumas correção e observações:
    ensima => em cima
    isocronico => isocrônico (mais informações aqui e aqui (google tradutor é ruim ainda mas talvez dê para entender))

    hiólogo => hipnólogo (aquele que hipnotiza). lembrando que hipnose é uma ferramenta, e como todas existentes, pode ser usada para o bem ou para o mal.

    musiquinha de entretenimento => uma faixa de áudio com toque isocrônicos para entreter o cerébro

    tava preocupa => estava preocupado

  4. Hehe, gostei, gostei! Gabriel, o fato de tu ter acordado às 7 horas e depois voltar a dormir ajudou bastante. Há um método parecido com o que tu fizesse. Tá aí o link : http://www.sonhoslucidos.com/2011/02/metodo-wake-back-to-bed.html

    Túlio, cara! Demais esse sonho! kkkk Já tivesse quantos sonhos lúcidos no total?
    Aqui em casa já tão me chamando de louco kkkk. Tentar o WBTB às 3 da manhã é complicado. 😛

    Adiciona esse chat sobre sonhos lúcidos aí : group268789@groupsim.com

    É um chat bem interessante, com a galera sempre ajudando, tirando dúvidas, conversando sobre sonhos.

    Rapaz, lendo esses sonhos aí deu vontade de escrever um livro de sonhos. hauahau Talvez eu escreva anos mais tarde(anos).

    Mas e aê Márlon, novidades? Sonhos mais longos? Personagens novos?

    Abraços galera!

  5. Túlio!
    Esse RC da mão no nariz foi vc quem criou? Conta aí, qual é a ideia? :]
    Como funciona esse negócio do chat groupsim do Victor, gostaria de participar tb! Onde adiciona-se isto?
    Valeu!

  6. o RC do nariz eu vi em uma lista de testes de realidade, não sei se foi daqui do blog…
    ele se baseai em tampar o nariz e tentar respirar, se conseguir, você esta sonhando. Baseado na mesma idéia também tem o de respirar debaixo d'água, mas bem, se vc respirar água de verdade isso significa que você vai afogar kkkkkk então melhor deixar esse pra lá…

    o chat vc adiciona como um contato qualquer.

  7. Hehe, WBTB hoje perfect! Faz tempo que não tenho um SL, mas tive hoje. O mais longo que já tive. HEHE
    Pena que de primeira não consegui fazer o que eu queria(encontrar um personagem de jogos antigos pra ser meu "mestre dos sonhos) mas consegui voar, escalar paredes, atravessar telhados hehe. 😛

    Uma dica que dou é ficar tentando o WBTB sempre que puder. Fazia tempo que eu não tinha SL,pq fazia tempo que não tentava o WBTB. 😀

    Aniely, agora mesmo, pare de respirar e tape seu nariz também. Agora faça força pra respirar por seu nariz. A lógica é que você morra tentando . 😛 Mas no sonho você conseguirá respirar no mesmo instante. Fique fazendo isso várias vezes no dia, e quando conseguir a oportunidade de fazer num sonho, vai perceber a diferença. Até pq às vezes outros RC's falham, mesmo!

    E o chat é como o Túlio falou, só adicionar esse e-mail no MSN e conversar.

    Abraços!

  8. é vero!
    o da mão já falhou uma vez comigo, mas o do nariz nunca.
    eu quero testar também o do texto…

    hoje eu não animei de tentar o método, porém fiz a autosugestão de acordar depois de um sonho, eu acordei algumas vezes durante a noite mas não consegui concentrar e tals…
    eu vou tentar isso novamente e tentar me manter acordado e concentrado na recordação…

  9. Daniel Perera disse:

    Marlon,

    Eu comecei a ter sonhos lucidos desde pequeno, mas realmente não sabia do que se tratava, (uma leitora do blog também relatou sobre ter sonhos lucidos ainda crianca)
    então eu tive muitas aventuras com monstros, lugares improvaveis, passagens secretas, personagens indescritiveis. Quando cresci essa incidencia diminuiu (buscando alguns motivos encontrei a resposta no sono REM que é mais intenso nas crianças) na adolescencia eu tive alguns sonhos mais elaborados (mas não lucidos) de lugares e até cidades inteiras criadas e quando esses sonhos recorriam lá estava novamente toda aquela física e aspecto dos lugares da qual havia sonhado. Há alguns meses, no final do ano de 2010 precisamente, eu assisti o filme "A Origem" eu tinha pego 2 filmes para ver, A Ilha do Medo (Scorcese) que julguei mais importante do que "A Origem" hehehe. Mal sabia eu que "A Origem" seria mais util pra mim depois…

    SPOILERS
    Então eu assisti o filme e vendo todos aqueles eventos de sonhos dentro de outros sonhos, totens, fisica alterada em cidades, quebra de paradigmas, paradoxo… pensei… Isso tem um fundamento então eu assisti novamente e novamente e depois esqueci daquela euforia que o filme tinha me proporcionado.
    FIM DOS SPOILERS

    Agora quero chegar ao ponto:
    Quando eu comecei a fazer uns freelances de magrugada, (designer) optei por dormir as 22 para acordar um pouco mais cedo as 5 e fazer os trabalhos e ja ficar pronto para o novo dia de trabalho na empresa. E eu não consegui fazer esse "esquema", pelo contrário… Algo aconteceu em uma noite dessas, da qual o despertador me acordou e eu o desliguei voltando a um sonho da qual eu estava ainda ligado:
    Era um beco de cidade grande e havia muitas portas de comércio e estava ao entardecer quando eu percebi que não havia nenhum carro na rua e o silencio da cidade era incomum, então eu olhei ao redor e percebi que a propria atmosfera estava diferente, e nesse momento eu olhei para o beco, (eu não sei se essas percepções que tive sobre o tempo e as condições atmosfericas do ambiente eram uma espécie de teste de realidade) e então do beco surgiu uma brisa visivel brilhante ai eu tive a certeza de estar sonhando. Ai eu comecei a deixar de ser refém daquele ambiente e fui buscar independencia em racionar o que estava acontecendo. entrando em portas, andando de um lado a outro buscando diferenças, ou seja, brincando com o ambiente… eis que surgiu então uma "viva alma" nesse ambiente desde então inabitado. na verdade 3 projeções da minha mente: Então eu comecei a interagir com elas e elas me apresentaram alguns lugares daquele ambiente, portas que me levaram a outro lugar e isso durou no sonho cerca de 2 horas, (em tempo real acho que somente 1 hora ou um pouco mais). Foi minha primeira experiencia de sonho lucido. Depois disso fiz uma pesquisa no Google sobre controle dos sonhos e só ai então eu conheci a expressão "Sonho Lucido" que me trouxe a esse site. Pra esquentar meu interesse um pouco mais eu vi os filmes "Vanilla Sky" e "Waking Life".

    Tenho lido sobre as condições do sono e também sobre os métodos. Vou estudar os metodos e ver os videos. Mas Marlon, eu tenho uma dificuldade. IMAGINAR! levitações, mãos, totens, luzes, mudança de atmosfera e outras modificações. existem exercícios?

  10. eu tb tenho dificuldade para imaginar e visualizar.
    eu to fazendo curso de memorização, o que se significa que tenho que estar constantemente imaginando. não sou capaz de formar imagens, mas as vezes em estado de hipnose pequenos flashes acontecem, acredito que tudo isso pode estar me ajudando aos poucos.

    mas a questão de imaginação para ter sonhos lúcidos não acho q seja preciso tanto, tudo isso é simplesmente para que se torne parte de você e sua personalidade questionar a realidade. Assim será mais provável que você questione a realidade dentro de um sonho com os testes de realidade.
    você não precisa de um toten, aquilo foi pra criar drama no filme, e além do mais os testes de realidade como tampar o naris são muito mais práticos e eficientes.

    todos os outros métodos se baseiam em transpor a sua consciência de quando esta acordado para o sonho, escolha um e pratique. A grande maioria recomenda WBTB, eu dou idem. os meus melhores sonhos lucidos, inclusive ao que coloquei ali em cima foram um WBTB acidentais.

    muito legal seu sonho, 1 hora de soonho deve ser realmente incrível 😀

  11. Uau!Tantos eventos aí dos onironautas q narraram numa paulada só! Impressionante! Cs combinaram isso?rsrsrs
    .
    Deixa eu relatar meu último sonho lúcido também:
    "(…)Num consultorio eu tropecei e cai na entrada da sala do medico. Ao me levantar chutei a bola pro lado que me derrubou e vi q tava sonhando. Passei a questionar o médico q já estava parecendo um robô, com a cabeça d televisão. .
    Fiz uma série de perguntas e o médico-robô, respondia seu laconicamente SIM.
    .
    O sonho começava a se apagar e eu queria fazer algum questionamento interessante que o fizesse sair do SIM. Esfreguei freneticamente as mãos desejando um pouco mais de lucidez e mandei:
    .
    Diga-me, eu posso prolongar minha vida com os sonhos lúcidos … SIM.
    – Eu posso …
    – NÃO ME PROVOQUE… use o redemoinho para conseguir…"

    .
    .
    Gabriel,
    Bravo companheiro! Sequencias de falsos despertar como no filme Waking Life!
    Chegou a assistir? Certeza q tu deve se identificar com o protagonista em situação parecida com a tua. rsrsrs
    .
    O Método de Tholey é bem adequado para quem tem situações repetidas nos sonhos… qual é o teu Método? Talvez seja interessante pra ti.
    .
    Túlio,,
    Espetacular Supersonho Lúcido!! Li aqui e vi q impostou tbém na nossa comunidade lá do Orkut.
    Fiquei inspirado para ter sonhos lúcidos mais longos e com mais frequencia. Que é um dos nossos propósitos 😉
    .
    .
    Victor,
    Sempre bom te ver na área! Relatei um dos últimos como tu pode ler. Tô numa sequencia boa, mas quero alongar o tempo q por enquanto não está como gosto ;P
    E tu como anda teu diário???
    .
    Aniely e Daniel eu volto na madruga pra trocar umas idéias ;P
    Trampo agora.
    Abraço e bons sonhos a todos!

  12. Hehe, tô vendo que o Márlon tá realmente atolado no trabalho e estudo. 😛 Então pra não te atrapalhar mais, só vim pra responder tua pergunta. ^^
    Meu diário tá chegando no fim hauahaua. Escrevendo sonhos de manhã – com poucos detalhes por causa da escola-, de tarde, quando eu tiro um soneca, não lembro dos sonhos. :X Mas tenho certeza que nesse final de semana terei outro sonho lúcido e vai compensar a falta de detalhe no diário. ^^

    Ah! Eu tô sempre por aqui. Entro todo santo dia no blog pra ver os comentários e tals. Sempre aprendendo mais contigo! 😉

  13. Há! Tô achando produtivas essas conversas todas. Eu comecei a estudar sobre sonhos lúcidos há uns 3, 4 meses atrás e tive dois logo no início. Depois, não sei, perdi a concentração, perdi a frequência no diário… acho q me manter mais ativa no blog e na comunidade vai ajudar na motivação. ;]

    De qualquer forma, meus sonhos são criativos. Nos dois lúcidos que tive, consegui usar a RC da mão: olhava uma vez para a mão e não via nada de diferente, me convencia de que precisava observar melhor uma segunda vez, e aí identificava as diferenças…

    Na primeira vez minhas mãos estavam completamente coloridas em traços muito finos. Isso me fez esquecer a angústia do pesadelo em q eu estava e lembrar da técnica da porta (só pra constar, pq foi divertido, rs! Estava em um quarto sem portas, tateei atrás de mim procurando uma maçaneta e encontrei um interruptor. Cliquei nele e o quarto girou de ângulo, que me fez encontrar uma brecha no teto e por fim eu saí dela com a ajuda de um cão gigante).

    O segundo sonho eu gostaria de contar inteiro, resumidamente: eu estava conversando com um cara sobre sonhos lúcidos (!) e fui demonstrar o processo (!!!). Me deitei em uma maca e senti o corpo relaxando… nesta hora entendi que estava entrando em paralisia (será? Poderia ser!). Aí senti que dormi, mas me vi exatamente no mesmo local, em pé, uma biblioteca de universidade. Mas o rapaz não estava mais ali, e nem a maca. Comecei a achar que nada havia funcionado. Olhei para as mãos e vi as costumeiras linhas. Não acreditei. Olhei novamente e percebi não existir mais as células e linhas mais finas… aí entrei em sonho não-consciente de novo e fim.

    Isso foi um "pseudo-sonho lúcido"?
    Um falso despertar?

  14. Daniel,
    Tô me arrastando aki, mas não poderia me furtar de compartilhar tuas façanhas.
    Foi um sonho lúcido e tanto heim! Não importa qto tempo durou. E sim os eventos e experimentos que conseguimos realizar. No teu caso achei sensacional tu já ir mergulhando na técnica das portas.
    .
    Muito mais do que precisar trabalhar com a imaginação, recomendo(seguindo LaBerge), manipular de pouquinho o sonho ou exercer um controle sutil, sem correr grandes riscos de provocar a desestruturação dele.
    .
    A gente precisa é não se afobar em querer controlar o sonho. Basta desejar certas coisas ao pegar na maçaneta de uma porta. Coisas simples como por exemplo encontrar alguém ali do outro lado. Talvez a solução de um problema, ver uma pintura ou alguma criação artística… por aí vai 😉

  15. Aniely,
    Foram falsos despertar e pelo que entendi tu chegou a tomar consciência que estava sonhando sim! E isso é o que caracteriza um sonho lúcido.
    .
    Agora, como tu pode sentir na pele… ou melhor, nos sonhos… rsrsrs é mto fácil a gente ter um falso despertar e seguir no automático.
    .
    Pode acontecer até de controlarmos um sonho e continuarmos verdadeiros zumbis sem voltar a consciência.
    Daí a importância crucial dos reality checks, como esses das mãos q tu vem executando mto bem!
    .
    Meus prediletos são as mãos e espelhos 😉
    .
    Por esse último sonho lúcido q tive, entendi q é para mim botar em prática o Rodopio do LaBerge. No seu livro ele relata ser de uma eficiência enorme do prolongamento dos sonhos. Até hoje não consegui. Mas vou botar pra quebrar usando isso na próxima vez. Pelo menos foi o que meu "Médico-Robô" recomendou! kkkkkk
    .
    E cs acertaram, meu tempo tá curto msmo. MSN, fora esse findi agora, no outro vou entrar. Quem topar, sábado as 19h estarei on-line pra gente fazer um Superchat onírico!
    .
    Mandem email para marlonjatahy@sonhoslucidos q eu adiciono.
    Abraço e bons sonhos!

  16. Free-Lipe disse:

    Sempre com bons posts hein Marlon !! Meu tempo tá corrido mais do que nunca, mas sempre que posso venho aqui pra ver as novidades. Já que estou numa época de seca dos SLs vou aproveitar pra prestar mais atenção nos meus sonhos 'normais'…abraço !!

  17. Anônimo disse:

    eu comecei com as tecnicas a uns 5 dias e minha memoria foi aumentando a cada dia no primeiro dia me lembrei de 1 sonho normal. no segundo 2 e no treceiro tres

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *