Ausência e fragmentação dos sonhos e voltando a ter sonhos lúcidos

       Nesse último mês, minhas experiências com sonhos lúcidos estiveram em baixa. Acometido de uma faringite horrível, uma gripe febril e mais alguns outros eventos pessoais ruins, minha recordação dos sonhos tinha ido pro espaço. Porém, assim que que me recuperei, imediatamente voltei a treinar pesado na academia e a fazer minhas anotações no diário dos sonhos. 
      

Mesmo quando os sonhos parecem ter sumido, ao voltarmos a tentar anotar os sonhos, aplicando os reality checks e seguindo um método(Tholey, MILD, WBTB, WILD…), a recordação dos sonhos volta rapidamente.

       Foi interessante perceber a melhora rápida da capacidade de recordação. No primeiro dia minhas anotações não passaram de fragmentos. Mal e mal uma e outra linha com imagens do que eu havia sonhado. Não formavam sequer uma narrativa.

       Ao segundo dia tentando anotar os sonhos, os sonhos já começaram a aparecer mais fortes, formando pequenas narrativas. Cheguei a sentir a velocidade num carro de Fórmula 1!

Sonhando que pilotava um F1.

       Por fim, a partir do terceiro dia os sonhos já estavam praticamente enchendo uma página inteira. E no 5º  dia anotando religiosamente, consegui ter mais um sonho lúcido. Não vou relatar ele, pois foi um bocado pessoal. O importante pra relatar aqui é a maneira como foi recuperada a habilidade de sonhar consciente.

       Vinha fazendo o reality check das mãos, com a aplicação do Método de Tholey. Tem funcionado melhor para mim aplicar o Tholey e acordar após a 6a hora de sono, voltando a dormir em seguida. Os sonhos lúcidos estão acontecendo nessa segunda dormida, pois as fases REM são mais longas e perfeitas para ocorrência da consciência nos sonhos.

O reality check das mãos, aliado ao Método de Tholey e acordando após a sexta hora de sono, para voltar a dormir em seguida é o que tem funcionado melhor para mim.

        Tenho caprichado nos meus exercícios e alimentação balanceada, caprichando no triptofano das bananas e vitamina B6. Já fiz um texto sobre alimentação e como a reunião dessas duas substâncias(triptofano e vitamina B6) resulta em seretonina da boa para o cérebro.

Você pode gostar...

20 Resultados

  1. Gabriel Silva disse:

    Consegui ter um sonho lúcido nessa última noite!E melhor ainda,fiz o que estava desejando a muito tempo,que era me encontrar com o meu personagem que inventei.Foi uma experiência muito legal que quero repetir em breve o/

  2. Kaio disse:

    Márlon, ultimamente eu nao estou tendo tempo para dormir muito, no máximo oito horas, mas se por exemplo eu acordar por mais ou menos 15 minutos para anotar meus sonhos, mesmo com a escassez de tempo, prejudicaria muito o resto do meu dia?
    Estou com medo de fazer isso e me arrepender, mas ao mesmo tempo quero voltar a ter sonhos lúcidos.
    O que vc acha?
    Valeu!!!

  3. Gabriel,
    Parabéns companheiro! Existe um método conhecido com o nome CALD que é bem como tu descreveu, em que se utiliza um personagem nos sonhos para ajudar a induzir sonhos lúcidos.
    .
    Kaio,
    Tens toda razão em priorizar a qualidade do sono. Anote o que puder. O método de Tholey ficaria mais adequado pra ti. Nos fins-de-semana, feriados e férias, experimente dar uma acordada após a 6a hora de sono e voltar a dormir.
    .
    Abç e bons sonhos pra ti!

  4. basicamente o que eu faço, quer dizer, procuro fazer pq costuma faltar rigorosidade e um pouco de hábito mas hoje eu lembrei dos meus sonhos de uma maneira diferente pq hoje eu consegui fazer o que venho tentando a 3 semanas +-
    a intenção é muito simples, ter um sonho lúcido e aproveitar aquele estado mental, de "profundo contato consigo mesmo" e fazer algumas afirmações do tipo "eu lembro dos meus sonhos ao acordar" – você sabe que eu era de ter muita dificuldade em lembrar dos sonhos – e então manolo fiz apenas 3 afirmações e pouco depois os sl se desfez em um sonho comum. hoje eu acordei assutado com minha mãe berrando, acordei e como costumava acontecer eu não havia conseguido lembrar dos sonhos mas poucos segundos depois as imagens brotaram com narrativa e tudo 😀
    fico muito empolgado que o meu experimento tenha dado tanto resultado imediato, literalmente da noite pro dia e com relativo pouco esforço 🙂

    ahh voltando ao tópico meu método se resume a:
    TR + Tholey + WBTB + Ciclos do LaBerge + Timer (os últimos 2 costuma ser as vezes, quando é mais propício)

  5. Kaio, dizem que 20 minutos de REM equivale a 4 horas de sono…
    mas sei lá baseado em que é isso, mas o REM é absolutamente importante, incluive tem aplicativo pra iphone (o app é barato, o celular, bem você sabe) e outros gadgets que acordam a pessoa depois do REM, durante um período de sono leve e a pessoa certamente acorda com muito mais energia 😀
    se eu não tenho um desses manolo, é porque eu não to com dinheiro sobrando e apenas sobrevivendo por aqui kkkkk

  6. E aí Tulião!
    Bem interessante tua experiência. O mais próximo disso lembro que em especial nos supersonhos lúcidos eu tinha uma preocupação de fundo em lembrar de tudo o que acontecia.
    Não vejo a hora de voltar a ter um.
    Em termos de método e técnicas estamos fazendo coisas parecidas. Só o WBTB eu larguei. Não aguento mais ficar uma hora fora da cama srsrsr

  7. vc nao disse que acorda depois da 6h? eu meio q considero um WBTB…

  8. Emanuel disse:

    Aproveitando que você citou o CALD, que tal postar o método aqui no blog? 😀

  9. É que a principal característica do WBTB é sair da cama. E o intervalo de tempo é se não me engano ficar vinte minutos fora dela…
    No meu caso eu apenas acordo, tomo uma água ou vou ao banheiro e já volto para cama. Caso eu lembre de algum sonho anoto e deitado louco pra dormir de novo rsrsrsrs
    ,
    O CALD será o próximo método sim. Considero o mais surtado de todos. Perigoso para quem tem propensões esquizofrênicas! bwhahhhahahahaha

  10. kkkkkkkkkkkk mas marlon vc traduzi aquele tantoo de páginaa?

  11. Ainda não. Mas a linguagem é bem coloquial e se não me engano o criador do método é um onironauta(desconheço se ele atualmente está internado em alguma clínica psiquiatrica).
    Comparando com os textos em inglês de filosofia da linguagem q estou estudando aquilo ali é fichinha rsrsrs

  12. "desconheço se ele atualmente está internado em alguma clínica psiquiatrica"?
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK como assim manolo achas que ele ficou louco? UASHDUASHDUASHDUAHSDUASHDUHASUHAUSD

  13. Math Rous disse:

    Agora que vc falou sobre esse método CALD, to ansioso, pois to tentando faz um tempão encontrar uma pessoa que eu criei nos sonhos, até mencionei isso em comentários passados, eu queria saber a nota de 1 a 10 para a eficiencia deste método, Márlon.

    Sem mais,
    Math Rous.

  14. Oi Math!
    É um método bem extenso e por isso só vou trazer ele no fim-de-semana que vem. Quando vou ter tempo para traduzir com calma.
    .
    Sobre a eficiência, não há estudos comparativos entre os métodos.
    .
    O que é incontestável é a questão da compatibilidade. Deve-se procurar aquele método que seja mais compatível com cada um.
    .
    Particularmente sou mais compatível com o Tholey e o MILD.

  15. Anônimo disse:

    Oii, eu tive um sonho lúcido eu acho. Depois de uns 3 dias tentando eu tive consciencia no sonho mas dps tive um falso despertar. Ai no outro dia eu não tive. Ai depois tive. Eu costumo ter coonsciencia e no outro dia não, um dia não e outro sim. Sendo, que quando tive sonho lúcido, ontem acho, eu sonhei que eu tava tomando impulso ai eu comecei a voar, ai depois eu vi que tava sonhando pq olhei pra minha mão, , sei que eu ficava girando e olhando pra mão e eu sentia que eu ficava mais consciente, ai eu me imaginei com uma pessoa só que ela não apareceu mas eu imaginei eu abraçando ela sendo que não sentiiii muuuita coisa e logo depois tive um falso despertar.
    Os sonhos lúcidos vão ficando mais intenços depois? Esse tecnicamente foi o meu primeiro. Aliais, um dia antes desses sonhos lúcidos eu sonhei que eu tava abraçada com um menino longa hist mas eu nem conhecia ele e eu senti como se NUNCA jamais quissese soltar ele tipo um sentimento inimaginavel. Sonho lúcido e viagem astral tem alguma ligação, é parecido, vc sabe sobre isso?
    É isso, desculpa a bagunça espero que tenha entendido

  16. Sonhos lúcidos podem ficar mais reais com algumas técnicas simples como simplesmente pedir que isos aconteça ou então esfregar as mãos, tentar ver detalhes, tentar usar sentidos variados e etc tem mais detalhes aqui

    é difícil definir relações entre sonhos lúcidos e viagem astral. LaBerge defente que viagem astral é um sonho lúcidos mas é um assunto complicado. Parece existam tecnicas de transformar sl em v.a. e vice-versa mas nunca tentei…
    Veja bem sonho lúcido continua sendo apenas um sonho, uma criação da sua cabeça… viagem astral defende a existência da alma e claro da possibilidade dela sair do corpo, isso sairia bastante da vertente dos sonhos…

    algumas pesquisas com pessoas que dizem ter v.a. foram capazes de identificar objetos em salas isoladas, mas é um fenômeno difícil de se compreender e definir… a possibilidade de converter sl em v.a. não exclui a possibilidade de realmente existir v.a. pois inclusive sl são conhecidos pela sua capacidade de ser um simulador 😀

    lembro de uma reportagem dizer que o v.a. também ocorre durante o REM..

    enfin é complexo…

  17. Kaio disse:

    Valeu Márlon!
    É vou fazer o que der 😀

  18. Isso aí Kaio!
    .
    Anônima,
    Pelo teu relato foi sonho lúcido, pois tu olhou para tua mão percebeu que era sonho e fez uma experiência. Mesmo que tenha tido um falso despertar em seguida. Aliás isso é uma característica típica de quem está nessa praia. 😉
    .
    Sobre a relação com viagens astrais, deixo isso para aqueles que curtem o assunto. Aqui procuramos tratar da exploração da consciência no estado mental dos sonhos e convenhamos que é um território fascinante!…

  19. Samdder disse:

    Uma vez ate lembrei de um filme que diziam que se sentisse dor num sonho a gente acordava, fui la liguei o fogao e coloquei minha mao no fogo e adivinha?
    Eu achei que eu tava louca
    um dia voltei em si branca gelada desesperada e com a pressao 4 por 6 por ai.
    isso tem me perturbado faz tempo.Ps. se voce souber um metodo de evitar sonhos lucidos, ou conseguir voltar pra minha carne de verdade quando isso acontece me ajude.

  20. Samdder,
    Os sonhos lúcidos em si ou ficar consciente nos sonhos não trazem efeito colateral algum.
    .
    Pode ser um tipo de distúrbio. Em casos assim, recomenda-se consulta com profissionais da área psíquica ou psicólogos.
    Caso seja algum distúrbio ainda mais sério, de natureza química o psicólogo encaminha para outro profissional.
    Abç e Melhoras!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *