Benefícios dos Sonhos Lúcidos

     Em alguns tópicos já foram abordados alguns benefícios que podemos extrair do estado mental dos sonhos. Esse é um dos temas mais fascinantes dentro das pesquisas na área. Ainda não se possui sequer, uma Teoria definitiva a respeito da finalidade dos sonhos em si, consequentemente ainda mais distante está o alcance de uma compreensão das fronteiras que podem ser derrubadas com o uso da consciência nos sonhos. Nos últimos anos porém, diversas pesquisas começaram a ser desenvolvidas. Existem estudos relacionando o desenvolvimento de habilidades motoras, possibilidade de auxílio no tratamento de certas psicoses, o próprio estudo da mente e da consciência e muito mais.
As fronteiras acerca dos benefícios que podemos obter com a exploração da consciência nos sonhos ainda estão sendo explorados.
    Tendo em mente essas considerações, resolvi elencar de memória algumas experiências marcantes que podem servir de exemplo de coisas para se provar com o uso do estado mental consciente nos sonhos:
      Voar:  para quem recém começou a conseguir ficar consciente dentro de um sonho, talvez naturalmente já tenha ocorrido essa incontrolável vontade de sair voando. De fato, pelos relatos nas comunidades, grande parte das vezes é o que se procura de início fazer. E é uma das melhores sensações nos sonhos.
     Ouvir música: uma das melhores experiências que tive. Não faço idéia de onde veio aquela música maravilhosa que eu mesmo toquei uma vez, a partir de uma guitarra muito louca que me fez ficar embevecido com tamanha arte. Arte pura e sublime.
Ouvir música ou se transformar num músico nos sonhos pode ser uma das melhores experiências com sonhos lúcidos.
    Fazer sexo: fazer sexo com quem amamos é um presente dos céus. E usar os sonhos como playground para brincarmos com isso é alucinante… chega a dar medo de ter alguma hemorragia cerebral! rsrsrsrsrs
    Explorar a memória: visitar alguma casa da infância! Até hoje tento visitar a primeira casa que tenho lembrança. Tinha 3 anos na época. Cheguei muito próximo algumas vezes. Conversar com familiares, amigos ou pessoas que já se foram… 
    Outra experiência que ainda tento fazer é a de voltar para uma sala de aula e fazer uma revisão de coisas importantes!…

     Superação de traumas: Beverly D’Urso usou isso pra superar o forte trauma da perda da mãe. Pessoas com estresse pós-traumático, muitas vezes acometidas de fortes pesadelos, podem encontrar nos sonhos lúcidos uma ferramenta poderosa na amenização dos problemas ou na busca da sua solução.

    Virar um super-herói: minha especialidade. Aliás, meus primeiros sonhos na infância, como já relatei por aqui, foram criando todo um micro-universo particular de personagens. Super-heróis, vilões, civilizações, planetas, entidades cósmicas e dimensionais… são exercícios mentais simples que fortalecem nossa imaginação e criatividade.
Se divertir com sexo ou virar um super-herói, criar ou imaginar uma obra, um personagem, uma música ou resolver um problema… parece ser grande o número de benefícios que podemos extrair do estado mental dos sonhos.
    Mergulho no Inconsciente: os sonhos comuns propiciam isso. A psicanálise usa os sonhos como grande ferramenta. Quando ficamos conscientes nos sonhos, temos a oportunidade de ir ao encontro direto desse nosso interior. Explorar as raízes dos nossos medos, inseguranças e com possibilidades de romper com condicionamentos impostos.

     Solução de problemas: perdi a conta das vezes que mencionei como o cérebro funciona de maneira diferente durante os sonhos em geral. Trata-se de um estado alterado de consciência em que nos livramos de certas amarras. Vide como gigantes de diversas áreas, a partir de sonhos comuns, obtiveram benefícios inestimáveis. Exemplos como a química(Mendelev e Kekulé), invenção(Elias Howe), literatura com o Frakenstein de Mary Shelley, Kublai Khan de Samuel Coleridge e os relatos de Stephen King. Na filosofia encontramos depoimentos de Bertrand Russell e Kant…

    Exercitar habilidades: provavelmente esse seja um dos maiores potenciais a serem explorados na aplicação prática dos sonhos lúcidos. Alguém aqui lembra do “Mini-simulador da Matrix” que usaram para treinar o Neo? Em que o Mouse tinha criado uma linda mulher de vermelho?… Lá o Morpheus ensina Mr. Anderson a compreender como ele poderia não apenas exercitar suas novas habilidades, como romper com os limites impostos pela pseudo-realidade.

O estado mental de consciência nos sonhos pode servir como uma surpreendente ferramenta para o desenvolvimento de habilidades.

    Está cada vez mais claro que possuímos um monumental simulador de realidade no nosso cérebro e todos podemos aprender a desenvolver o seu uso de maneira lúdica e experimental.
    A maneira mais eficiente e rápida de descobrirmos formas de aprimorar a utilização da consciência nos sonhos é pela troca de experiências. O que indubitavelmente estamos fazendo por aqui e nas demais comunidades. 😉
   

Você pode gostar...

57 Resultados

    • Anônimo disse:

      bem, eu tenho sonhos lucidos ha alguns anos, mas sempre de forma incontrolada, ou seja, nao sei qdo eles ocorrerão, mas qdo ocorrem, tenho controle total sobre tudo q está no sonho, todas as pessoas, objetos e cenas, mas uma pergunta sempre me faço antes de sonhar e nunca tive a resposta. "para que serve o sonho lúcido?"

  1. Texto motivador! ²!

    essas são basicamente as primeiras coisas q quero experimentar nos sonhos 😀

  2. Marlon otimo post! você só esqueçeu de testar os super poderes em geral, tipo aqueles de criar coisas ou fazer terremotos como o que eu testei! xD

    Enfim, acho que os que mais chamam atenção é descobrir o inconsciente e o de escutar musica. Até então só me lembro de um sonho (normal) onde eu escutava uma musica de uma banda que eu gostava mais o som não saía Oo
    Eu ainda estou procurando encontrar uma personagem dentro de um sonho lucido pra conversar com ela. Até então nos meus unicos 2 sonhos lucidos eu me encontrava num sonho completamente sozinho! ^^

  3. Valeu Túlio! E teu diário de sonhos tá firme?
    .
    Nessa correria de final de semestre eu tô é dançando o "samba do crioulo doido"! Sono tudo quebrado ;(
    .
    .
    .
    Brigadão Breno!
    Imagino como tu se divertiu no teu! Acordou mto eufórico? rsrsrs
    Mas acho que testar super-poderes se enquadra naquele intem "Virar um super-herói" em que comentei sobre personagens que eu criei nos sonhos lembra?
    Vou elencar alguns super-poderes também:
    – criar portais e buracos negros
    – atravessar paredes
    – raios "destructor"
    – amuleto do poder(tipo uma medalha)
    – voar pelo espaço
    – respirar dentro d'água
    – rajadas elétricas
    – armaduras estilo homem-de-ferro
    – ficar de tamanho gigante…
    (…)
    Sacanagem que tô elencando não apenas de sonhos lúcidos, mas de sonhos com temas incubados e sonhos comuns rsrsrs
    .
    O mais assombroso que criei num sonho foi o Abismo Negro. É um dos personagens prediletos desses que criei. Imagine criar vórtices dimensionais!… Ele usava uma gema ou pedra cósmica na testa. o_O

    Ele foi fotografado recentemente:
    Abismo Negro

  4. prankstare disse:

    Muito bom Marlon 🙂

  5. Meu diário tá parado Marlon.
    Eu preciso lembrar deles antes de poder escreve-los.
    Essa dificuldade minha de lembrar dos sonhos já tá me dando medo, alguma coisa tem que estar profundamente errada.

  6. Ah! Não pense assim Túlio. A Dra. Delaney criou aquele método de recordação dos sonhos justamente por causa do alto índice de pacientes dela q tinham dificuldade de lembrar.
    .
    Esse mês agora está horrível para mim recordar dos sonhos. Apenas fragmentos e com o sono curto, prazos, horas-extras no trabalho, até uma reforma no prédio pra acabar de vez com a qualidade do sono d qualquer um ;(
    .
    Vou me comprometer em fazer uma pesquisa sobre fatorees para intensificar a qualidade do sono.
    .
    .
    Valew Prankstare!

  7. vlw Marlon 😀
    talvez seja isso que esteja faltando..

  8. Estava lendo hoje um artigo de Galan Taboada, diz que os sonhos são como narrativas contadas ao sonhador que se encontra em outro estado de percepção alterado no espaço onírico. Isso resulta que a unica percepção que temos dos sonhos enquanto acordados é uma mera lembrança, logo precisamos exercitar a memória longa. Agora como fazer isso ele não diz HAHA sacanagem neh? xD

  9. Ultimamente eu tenho me deparado com fronteiras semelhantes a algumas mais antigas; É (desculpem o termo) foda aguentar algumas pessoas que são pseudo-entendidas de qualquer assunto, que podem simplesmente pegar todo o conceito de sonhos lucidos embrulhar e colocar no bolso enquanto nós nos estimulamos arduamente, estudamos de maneira esfomeada tudo sobre o mundo onirico para obtermos resultado. Sim, acredito que pessoas ja tiveram sonhos lucidos sem antes mesmo saber o que é, mas quais critérios exatamente essa pessoa está usando para classificá-lo? será que foi realmente lucido? como ela associou a vigilia? qual a importancia que ela dedicou a esse fenomeno? e ainda se regaliar de ja ter tido o que para nós é considerado um privilégio? Infelizmente, não é a primeira vez que sofro isso ja pelo fato de ser cristão sincretista e bla bla bla. Ja fui chamado de louco e satanista nessa história toda. A verdade é que tal ciencia que se está sendo estudada aqui merece um tratamento exclusivo e muita reflexão, é algo realmente complexo da qual eu não me atrevo afirmar; "EU SEI."

  10. Oliveira, a séculos os sonhos lúcidos são praticados por exemplo pelos budistas. Sonho Lúcido é uma nomenclatura, conveniência, para a definição de quando se está ciente de que estar sonhando enquando está sonhando.
    Sonhos são uma faculdade humana, sonho lúcido é um sonho com um nível alterado de consciência, não há nada de capeta, demônio e muito menos loucura. É um fato cientificamente comprovado.
    Você nunca irá falar ou conhecer Deus ou o Demônio, todos os seres em seus sonhos são personagens, uma criação da sua cabeça.
    Mas se o Diabo aparecer pra você mano aproveita, essa sera uma das poucas oportunidade de você manda ele toma nu cú e matar ele, então aproveite. Você pode perguntar pra Deus se você vai pro céu ou qual o sentido da vida. Mas cuidado: "nem tudo que reluz é ouro" se Deus ou Jesus te mantar mata os outros ou fazer qualquer coisa fora do bom senso, não acredite 😀

    Você pode não se atrever mas deveria, leia mais e chegue a sua conclusão.

    Não tenha medo e nem ligue para o que os outros dizem.
    É o seu mundo, sua cabeça, porra.
    Deus que te deu, como isso pode ser errado?

  11. ps.:
    "Cabeça vazia é oficina do diabo."

    alias não consegui achar o autor dessa frase, alguém tem ideia?

  12. Thulio na verdade a imagem que quis passar foi outra haha talvez não me expressei bem; acontece que calhou de eu contar minhas experiencias para um amigo "proximo", e o cara que nunca ouviu falar disso se fez de entendido como se manjasse tudo entende? Sim é algo natural do ser humano essa ciencia por isso mesmo disse que apesar disso algumas pessoas não entendem por isso fui taxado como "louco" ou "satanista". De contra partida estou realmente firmando ainda mais minhas crenças diante das descobertas incriveis da mente humana (no caso da minha xD). Algumas outras pessoas proximas a mim quando expostas a esse assunto me vêm como louca tbm entende? Claro que AINDA BEM eu tenho uma pessoa com quem eu converso isso com facilidade no caso minha cunhada, e não é pra menos ela é formada em teologia já quase doutora até então a unica capaz de entender exatamente o que nós estamos cultivando aqui. Mais o que me deixou pasmo ou revoltado foi o fato de somente 1 PESSOA ser capaz de entender algo tão próximo da gente que é a nossa mente. Aliás a frase que vc citou é só mais um estilete da igreja moderna para que os "crentes" não caiam no "pecado" minha opinião sobre ela é: AFF!
    UASHUASA

    alias me add no msn depois : raposa.vertical@windowslive.com

    abs!

  13. ausdhausdhUASDHU
    adicionei lá 😀

    é interpretei errado, eu achei que você era um daqueles que acham que a gente é louco e fica falando merd4 kkkkkkk

    É realmente revoltante cara, ninguém me entende também, eu achava que quando eu falasse : "[…]ai uma vez que você percebe que está sonhando você pode fazer o que quiser"
    ai eu ouveria:
    "que locoooo manooo conta mais, como faz pra perceber que é um sonho?"

    mas agente ouve:
    "uhm…"; "acredito não"; "vai, meche com essas coisa pro cê vê"; "aham"

    a que se fodam se querem continuar perdendo 1/3 de suas vidam que continuem eu quero aproveitar 😀

  14. Acordei e já tenho q correr pro trabalho… li bem rápido o debate de vcs.
    .
    Sobre encontrar pessoas próximas para conversar sobre o tema da consciência nos sonhos… não é comum mesmo!
    .
    Semanas atrás tive o privilégio de ser convidado por um onironauta e nos encontramos pessoalmente. Foi muito divertido poder conversar finalmente bem à vontade com alguém que curta e tenha experiências na área.
    .
    É um tema muito especifico e realmente não dá pra querer sair conversando por aí como vcs bem observaram ;P

  15. Carlos disse:

    Muito bacana galera. Tb já passei por diversas experiências como vcs. Estou no blog pela 1ª vez. Vou ler primeiro todos os posts e dps. Divido com vcs algumas das minhas experiências. Abc

  16. Luiz disse:

    O Marlon adoro quando tem post novo ^^ , interessante este que vc fez, a segunda coisa que eu fiz foi voar em meu segundo sonho lucido rsrs, mas agora to sem fazer as anotações comecei a ter sonhos psicodélicos e é muito cansativo de explicar eles, então dei uma parada, volto com as anotações nas ferias ^^

  17. Já fiz até uma lista do que fazer em sonhos lúcidos. 😛 Explorar Hyrule junto com Link(The Legend of Zelda – jogo), assaltar um banco, ser um super herói e salvar pessoas, fazer o gol do título mundial do Sport em plena Ilha do Retiro lotada, encontrar uma pessoa esquecida por muito tempo, entre outros… Quero ter o prazer de cumprir cada "quest". 😛

    Breno, Túlio, vocês sabiam que eu quase paro num psiquiatra? É! Fui tentar o WBTB e minha família acho super estranho levantar e ir dormir de novo. "Esse menino tá ficando doido!" kkkkkkk "Vou marcar um psiquiatra!" É engraçado contar a pessoas que sabem o que é, mas revoltante ver pessoas que não entendem nada do assunto e ainda acham que e loucura. Meus sonhos lúcidos eu nem conto mais a meus familiares. É muito chato isso! :@
    Bem, eu acho que é por isso que há tantos blogs por aí, já que não é um assunto tão discutido pessoalmente.

    Bons sonhos galera! 😀

  18. Seja bem-vindo Carlos!
    Reunimos uma quantidade considerável de onironautas por aqui e o blog possui boas ferramentas, métodos e técnicas para ajudar a induzir sonhos lúcidos.
    Compartilhe com a gente tuas experiências e vamos aprimorando juntos essa fascinante habilidade.
    .
    .
    Grande Luiz!
    Brigadão pelo elogio companheiro!
    Eu voltei a anotar hoje depois de uma parada de 1 semana ou mais. Com a rotina de estudo e trabalho, sono quebrado em alguns dias da semana… fica difícil sem anotar.
    .
    .
    A idéia da lista é boa Victor! Focando um objetivo de cada vez… e "decidir fazer algo" nos sonhos é o 9o. passo do Método de Tholey 😉.

  19. Sobre o psiquiatra… espero que tenha esclarecido as coisas com a família Victor. É importante deixar claro que tais acordando apenas após a 6a hora d sono sem interrupção e q volta a dormir em seguida, para não os deixar preocupados. ;P

  20. Victor me lembrou de algo importante:
    ter na cabeça o que você quer fazer no sonho.
    Se não na hora vc pode ficar "oq eu queria fazer?" "tanta coisa pra fazer, o que faço primeiro"
    e provavelmente vai acabar acordando 😀

  21. Carlos disse:

    Obrigado nunca estudei sobre isso. Mas já tive alguns sonhos lúcidos. Ultimamente só tive um mas fui acordado logo dps pela campainha da minha casa. O que tem ocorrido mas freqüentemente é que sempre que estou tendo um sonho estranho ou desagradável eu tomo conciência e forço para acordar rsrs. Teve uma vez que foi muito maneiro tive que fazer muita força mental para acordar porque foi logo no inicio do sonho que resolvi acordar. Agora nos sonhos lúcidos já consegui voar (muito freqüente), super habilidade em artes marciais (poucas vezes) e andar pela parede (uma vez). Não sabia que existiam técnicas para ajudar a ter e a manipular melhor os sonhos lúcidos (descobri lendo os comentários dos 2 últimos posts) vou procurar conhece-las para usufruir melhor desses sonhos e conto com a ajuda de vc's para conseguir isso. Abçs

  22. VictorR disse:

    Bom dia,
    Até pouco tempo atrás, havia esquecido-me sobre os sonhos lúcidos. Já havia procurado por eles, mas nunca com muita motivação. Antes da primeira vez que procurei, tive três sonhos com características diferentes. Quando eu tinha uns 4 para 5 anos, eu tive uma experiência engraçada. Minha vó me pôs para dormir, e eu rapidamente dormi; o "estranho" é que por poucos minutos tive a sensação de estar fora do meu corpo, algo como se estivesse flutuando no canto do quarto. O quarto era igualzinho ao que eu fora posto para dormir, até a distribuição dos ursinhos de pelúcia que estavam deitados ao meu lado estava correta(após acordar, conclui que era verdade) e ainda vi minha vó entrando no quarto, mas logo após ela entrar, o quarto escureceu, e eu tive um sonho, o qual não me recordo. Há alguns anos tive um sonho lúcido, em que parecia o Envy(Inveja) do anime FullMetal Alchemist, e tinha uma parceira que também tinha caracteristicas semelhantes ao Envy, como o cabelo e as roupas, mas sua face era diferente. No sonho, eu acordara na minha antiga casa, que na verdade era um apartamento de dois andares, e ao descer ao estacionamento, achara minha parceira, e tinha um grande buraco com lava no fundo por quase todo o estacionamento. Para sair do apartamento, tinha que passar pelo buraco. Foi nessa hora que percebi que estava num sonho, pois o apartamento já havia sido demolido na vida real para a construção de um maior. Era impossível passar pelo buraco, mas a minha parceira insistia em me fazer sair. Então pensei em lugares para segurar e rodopiar, algo como Prince of Persia, e apareceram pedaços de canos quebrados e como um exímio acrobata(no sonho) consegui sair do apartamento. Nessa hora eu acordei. Para mim, foi um sonho lúcido, e até hoje consigo lembrar dele com os mínimos detalhes(isso que eu num to conseguindo lembrar de nenhum sonho recente). E após uma semana desse sonho lúcido, tive um sonho parecido, mas não lúcido. Era igual, a diferença era que ao inves do lago de lava, tinha varios Whomp's(Aqueles inimigos do Mario, que são pedra retangulares com curativos na costas que tentam esmagar o mario) feitos de colchão. Não consigo lembrar direito, mas parece que um deles ficou me segurando e…., tinha mais alguma coisa, mas me esqueci. Vou começar a criar um diario do sonho e ler mais sobre o assunto, para que no momento que eu achar que estou preparado, tentar ter um sonho lúcido(usando as suas dicas). 🙂

  23. vem victor se você jah lembra dos sonhos quando acorda e tals ai é fácil, pra manter ele na memória basta escrever ele no diário 😀

    o fod4 mesmo é pra quem como eu que acorda, tenta lembrar mas não consegue.

    Márlon seria interessaste também se você fizesse um post de como ter sonhos bons…
    tipo tem a incubação mas talvez tenha coisas a mais pra induzir certos assuntos em sonhos…
    eu quero mete num sonho seja lúcido ou não 😀

  24. E aí Victor!
    Pela narrativa do teu sonho e mais o hábito de anotar os sonhos num diário ter sonhos lúcidos vai ser inevitável pra ti.
    Continue contribuindo e qualquer dúvida, conte com a gente.
    .
    Túlio, tem um tópico sobre Incubação de Sonhos
    .
    PS: tentem não usar linguajar chulo companheiro(a)s.

  25. Túlio, no último sonho lúcido que tive eu tentei achar o Link. Não consegui e então ignorei essa ideia. Daí passei a "acordar" meus familiares e teve uma hora que eu estava na sala, e bateu logo aquela dúvida: "E agora? Faço o que agora?" Daí, apareceram 2 pensamentos. Lembro que realmente pensei isso "dentro" do sonho. A 1ª foi a lembrança de um post em que o Márlon disse que estava extasiado pela duração do sonho. Ou algo assim. A 2ª lembrança foi de uma ideia para melhorar os sonhos lúcidos, que é sentar no chão, e olhar tudo o que está em sua volta e concentrar-se em cada objeto que ver. Pensei em fazer isso, mas logo pensei em escalar uma parede e deixei pra lá.
    Quando acordei percebi meu erro. Toda noite, assim que eu deitar, eu vou passar na cabeça o sonho lúcido que eu quero ter, pra não ficar naquela dúvida: "O que faço agora?!" Aí eu me imagino na sala e abrindo a porta e já estando em Hyrule. Me imagino fazendo um RC e dizendo: "Tô sonhando, agora vou explorar Hyrule com Link." Se toda vez eu fizer isso, vou lembrar do que eu quero fazer quando estiver lúcido.

    Bem, agora tem outro Victor participando conosco né?! Hehe Pra não confundir, podem me chamar de Mesquita se quiserem. 😉

  26. *

    Opa! Não foi o último sonho lúcido que aconteceu isso comigo. O último sonho lúcido que tive foi aquele que contei aqui. Mas, de qualquer jeito vacilei em não lembrar do que eu queria fazer.

  27. Acho que é importante essa idéia de não ficar muito estático no sonho. Pelo menos nos meus sonhos lúcidos mais longos, sempre estou querendo fazer alguma coisa e há bastante movimento.
    .
    O uso das portas é constante e quer sempre fazer alguma experiência ou brincadeira, seja asistir uma televisão com notícias do futuro, espelhos, bater papo com um alienígena, visitar uma casa da infância, virar o Capitão Marvel e dar umas bordoadas etc..

  28. André Loze disse:

    Comecei a ler seu blog hoje Márlon, parabéns cara, vou começar a testar os métodos mais simples. Já tive dois sonhos lúcidos mas duraram muito pouco. Parabéns pelo seu blog!

  29. Obrigado André e seja bem-vindo!
    Parabéns pelas tuas primeiras experiências e não deixe de compartilhar conosco teus resultados, rotinas e técnicas q vem seguindo. Os relatos tbém são importantes.
    Abs e bons sonhos para todos nós!

  30. Anônimo disse:

    Oi!Vi muitos relatos assustadores de pessoas que viram expiritos e essas coisas nos sonhos ou quando acordaram!Agora estou com medo de ter sonhos lucidos,até de dormir eu fico meio nervoso ussuasuhashasu
    Isso realmente pode acontecer?
    =/

  31. Olha eu sou espírita e não posso afirmar a coligação.
    Em questão de sonhos, na visão espírita kardecista, existem sonhos comuns e sonhos de ordem espírita (e nem isso significa que você viu algum espírito)
    Entretanto é comum e natural a ocorrência de alucinaanções ao dormir ou ao acordar, principalmente durante o REM..
    "Nem tudo que reluz é ouro" disse o sábio do desenho da baleia assassina kkkkkk

    Mas há nada a temer amigo, se algo te pode fazer mal é outro ser humano, não algum espírito.

  32. Anônimo disse:

    to tententando ter sonhos lucidos mas não consigo,por que?

  33. sem você informar um pouco sobre seus hábitos, o que está tentando, a quanto tempo está tentando fica impossível ajudar

    • Ricardo Santos disse:

      Olá pessoal minha primeria vez aqui no Blog. Gostei muito do conteúdo que encontrei e pretendo fazer muitas pesquisas a respeito mas de imediato eu me encontro com o seguinte problema… já passei por situações onde tive a percepção de estar dentro de um sonho. mas sempre que acontecia isso eu acabava acordando! Como se eu perdesse o controle do sonho ou coisa do tipo. numa segunda vez eu tive a sensação de estar com os olhos leves e sabendo que estava dormindo… tive muita dificuldade de manter o meu estado de sonho mas acabei acordando contra a minha vontade novamente! Alguém já passou por algo parecido? essa sensação de ser expulso do sonho quando o seu subconsciente percebe que você sabe que está sonhando?

      desde já obrigado.

  34. Bernardo disse:

    Fiquei com curiosidade de exprimentar Sonhos Lúcidos, e sair fazendo tudo o que me passa pela cabeça. Mas tenho medo de entrar em paralisia corporal e começar vendo alucionações e isso tudo, e não conseguir fazer nada acerca disso e ter de ficar assistindo aquilo. Até os mais bem desenvolvidos Sonhadores Lúcidos podem ter esses 'pesadelos'?

  35. Anônimo disse:

    Márlon, ainda não tive nenhum sonho lúcido, mas quando tiver posso começar logo a alterar tudo como bem me apetecer, ou faço apenas algo mais simples?. E quanto tempo dura um sonho lúcido?

    • Olá

      O ideal é não tentar forçar o controle. Caso queira encontrar alguém ou alguma coisa, experimente usar portas.

      Tentar controlar na marra um sonho resulta em despertar prematuro. É um erro bem comum entre os onironautas inexperientes.

      O grande macete nesse contexto de prolongar um sonho lúcido e conseguir exercer controle indireto sobre ele é entender que é importante deixar um fluxo natural do subconsciente mandar no sonho.

      Chega a ser como pergar uma onda… e isso me deu idéia para o próximo post rsrsrs

  36. Post velhinho u.u mais só agora tive a oportunidade de lê-lo..

    E realmente, a primeira coisa que eu quis fazer foi voar.. Da proxima talvez tentarei atravessar paredes, oy o q eu sempre quis, Ser o Homem Aranha caçando vilões.. 😀 to doido pra lembrar disso em um sonho lúcido..

  37. pokehost disse:

    Gente alguem pode me ajudar?
    Nos meus sonhos toda vez q ele se torna lúcido ele acaba no mesmo milésimo
    Então pls help

  38. Reizen Endler disse:

    Pokehost esse problema pode estar relacionado há vários fatores dentre os mais comuns a ansiedade, euforia etc. Tente acalmar-se mais em suas próximas experiências e tire essa tese de uma vez por todas de sua mente de que todo sonho seu acaba antes de começar, pois isso também é um fator que o subconsciente usa contra você de acordo com que você impõe limitações, criticas etc em suas pontos fracos, dificuldades.
    Seja positivo e tenha paciência não queria sonhar lúcido de imediato, mas aceite a oportunidade de sonhar lúcido e deleitar-se dessa experiência em breve, em um cochilo da tarde ou uma noite de sono quando menos esperar estará sonhando lúcido, seja o Sr. Calmo li isso em um livro e não esqueço até hoje, abraço! 😀

  39. João Gomes disse:

    Amigo(s) deste site, pelo amor de Deus, esse chat que entra automaticamente incomoda muito!!!

  40. Anônimo disse:

    Sobre sonhos lúcidos: As consequências boas são muito boas, mas as ruins são ainda piores. Não sei se foi só comigo que rolou, mas desde meus 15 anos sentia uma propensão ao sonho lúcido, então exercitava sempre que possível. Funcionou bem, por um tempo, porque o treino induz o seu cérebro a tratar o sonho lúcido como o normal, e não mais o R.E.M, e hoje em dia eu tenho paralisia do sono com uma frequência absurda. Talvez seja hipocondria, mas poderia afirmar veementemente que isso é consequência direta destes, que por mais que fossem divertidos, hoje me dão espasmos durante o sono, etc. etc. É um alerta que também é válido, não é ''divertido'' e só, é brincar com a própria mente, que depois pode vir a brincar com você também. Até pra isso a moderação deve ser objetivada.

  41. Sempre tive sonhos lúcidos, ou seja, sabia que estava sonhando e me guiava entre eles. Mas de uns tempos pra cá os sonhos lúcidos estao muitos reais, cores dimensao, meu corpo, cheiros, formatos, como se fossem reais. Mais jovem eu sabia que tava sonhando mas nao era tão real assim nao. Quando acontece fico impressionado com a riqueza de detalhes dos meus sonhos, acabo que nao consigo fazer muita coisa e logo acaba a riqueza de detalhes mas continuo lúcido. Será que alguem poderia me explicar sobre isso?

  42. Reizen Endler disse:

    [Patrício Cordeiro]
    O segredo para prolongar um sonho lúcido está nos aprofundamentos e manutenções dos cinco sentidos. Algumas dessas ações podem ser realizadas da seguinte forma: Visualização minuciosa de cenário, sentir a textura de objetos, captar sons do ambiente e etc. O que não pode é ficar sem plano de ação e sem reação, pois desmancha o sonho… Sempre tenha um plano de ação, outras manutenções mais conhecidas podem ser usadas também como esfregar as mãos, abrir portas, girar em torno do eixo etc.

  43. Unknown disse:

    O que poderiam ser os sonhos compartilhados? Eu e minha esposa já tivemos duas experiências nas quais sonhamos algo muitíssimo similar. Me intriga, gostaria de saber uma opinião mais realista do assunto.

  44. Marlinha disse:

    Muito da hora esse site aqui. A situação financeira está ruim. Achei muito bom esse video novo sobre como conseguir um dinheiro a mais com videos no youtube. Espero que dê uma força para alguém por ai. https://www.youtube.com/playlist?list=PLEtEtE3JUy6-fiLp7YRidSEsN8saUQikY

  45. game news disse:

    say thanks to so a lota lot for your web site it helps a great deal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *