Bombardeio lúcido: Tutorial de Sonhos Lúcidos e Vídeos para Induzir Sonhos Lúcidos.

     O excelente Tutorial sobre Sonhos Lúcidos, do companheiro onironauta Sergio Mattos está de volta online. Foram muitas as queixas durante o período que estava fora do ar e agora, todos podemos desfrutar desse trabalho. Para quem ainda não viu, aproveite que os vídeos foram caprichados, apresentando ótimas dicas, orientações e alguns métodos para induzir sonhos lúcidos. É uma contribuição valiosa, na divulgação da habilidade de ficar consciente enquanto sonhamos.

   
     Aproveitando o relançamento do Tutorial, recomendo também os melhores vídeos para ajudar a induzir sonhos lúcidos. Na sequência, o vídeo elaborado por Pete Casale, com legendas.

     Sugiro que num primeiro momento sejam lidas as instruções(legendadas), com bastante atenção:

 Em seguida, quando as instruções estiverem bem compreendidas, deve-se assistir o vídeo seguinte, agora sem as legendas, focando a lembrança das instruções junto agora com as imagens:

Para completar a indução, vem o vídeo com as mensagens subliminares que bombardeiam nossa mente com todas informações e imagens especiais, na carga de 60 frames por segundo, num ritmo musical onírico fascinante. Esse vídeo só pode ser assistido no site original: World of Lucid Dreaming, da Rebecca Turner:
      Vale destacar nesse próximo vídeo, a arte de Jeremiah Morelli na pintura e a Música onírica de Pete Casale para invocar a consciência nos sonhos:

   Por fim, o ótimo vídeo com mensagens subliminares, do companheiro onironauta Ricardo Pereira, também já apresentado aqui no blog, assim como os demais e que merece sempre ser revisto:

Você pode gostar...

24 Resultados

  1. Emanuel disse:

    Falando em vídeo, encontrei um ótimo mostrando a experiência de um rapaz sonhando com vários locais diferentes em um curto período de tempo. Vale conferir!
    http://vimeo.com/24962202

  2. hehehehe mto bom Emanuel!
    Já acrescentei no post.

  3. num é querendo ser do contra é só minha opinião xD os vídeos realmente ajudam nisso temos como prova que algumas pesquisas dizem que o Homem passou a sonhar com imagens mais coloridas depois que a TV a cores foi inventada ou seja a televisão (ou computador atualmente) tem uma parcela de pelo menos 50% de culpa nos resultados oniricos. Mas e a lucidez? O ponto chave é ficar e se manter consciente de que se está sonhando e não simplesmente ser consciente do que está acontecendo no sonho em si. Essa parte exige uma grande base teórica que realmente num da pra entender nada xD, não é a toa que Waking Life nos rega com bases teóricas tão extensas quando existencialismo, teoria do caos e aí vai…

  4. Breno,
    O vídeo para indução de sonhos lúcidos, aquele que dá as instruções e depois passa para outro com mensagens subliminares, cumpre os dois papéis que tu mencionou.
    .
    O vídeo brasileiro tbém usa mensagens subliminares para indução de sonhos lúcidos
    .
    O vídeo da arte do Jeremiah e a música do Pete Casale não foi feito com o propósito de induzir sonhos lúcidos.
    Eu que trouxe ele, baseando-me nos estudos de que leitores da literatua fantástica e gamers apresentam mais facilidade para obterem a consciência nos sonhos.
    .
    Repare na presença do fantástico e do surrealismo nas artes. Ele serve perfeitamente para "inspirar" ou impressionar um pouco mais a mente e quem sabe ajudar a estimular a mente onírica, como faz a literatura fantástica e os jogos virtuais. 😉

  5. Beowulf disse:

    Márlon e demais:
    Saca só essa notícia que pode ser um alento para nós sonhadores: (coisa que eu lia nos gibis do Prof. Pardal!)

    Cientistas conseguem reproduzir imagens armazenadas no cérebro:

    http://ultimosegundo.ig.com.br/ciencia/cientistas-conseguem-reproduzir-imagens-armazenadas-no-cerebro/n1597224319758.html

  6. Aproveitando o gancho, eis mais um SL! Uhool! Esse foi um dos grandes e muito lucido mesmo só pra citar, eu dormi em um horário completamente fora do meu comum, antes de dormir fiz um RC da mão e fiquei pensando em ter um sonho consciente. Resultado; Estava em minha antiga casa com uma visita, uma mulher estranha que era de outra cidade, eu tinha um exame médico marcado para 11:30 da noite porque eu estava doente do fato anterior. Ela estava no meu quarto no computador, a luz do quarto estava apagada mais estava tudo bem nitido. Comentei com ela o horario do exame e fui me arrumar, peguei umas roupas no meu armario e fui tomar banho. Antes de ir pro banheiro eu estava mexendo nas minha coisas e eu tenho um pertence que em sonhos ele sempre é muito esquisito toma formas estranhas (só não posso falar aqui qual o pertence), e eu fiquei pensando na forma estranha do pertence e percebi que não era a primeira vez que isso acontecia, então me olhei no espelho (imagem perfeita de mim) e olhei para minha mão direita (assim como fiz antes de ir pra cama), fiquei olhando pra ela tentando perceber algo errado e via meus dedos diminuindo ficando cada vez menores, nisso fiz o RC do nariz também e funcionou. Meu coração disparou eu senti minha respiração ofegante, e nisso eu senti uma tontura e falei em voz alta pra mim mesmo “Calma Breno, se controla!” e me acalmei bastante, eu estava com um nivel de lucidez que nunca tinha tido antes fiz até alguns testes tentei movimentar minha lingua, senti ela perfeitamente ela tocava o céu da minha boca, tentei também umedecer os lábios e funcionou. Abri a porta do banheiro, que na minha antiga casa, dava de cara pra porta do meu quarto, a mulher estava la no pc entrertida, eu sai e fui andando até a sala que também estava com a luz apagada, passei pela sua porta que dá pra area de fora que estava com a luz acesa, estava tudo perfeito como era naquela casa. Era de noite. Continuei andando pensando no que ia fazer, mas não deu outra vi o corredor que fica atras da casa e saí correndo tomei um puta impulso e sai voando pegando fogo ! (lol) O fogo apagou e antes que eu caisse eu segurei num fios que passavam pela casa em cima, assim como era em vigilia…

  7. …Segurei nos cabos e fui fazendo uma especia de tirolesa nele até chegar na lagem da cozinha só que esse cabo dava na casa do vizinho e ele tava na varanda dele e me viu pendurado nos cabos dele e ficou nervoso e falou “Agora se vai ter que tirar esse aqui e colocar o seu!”, nisso eu ri por dentro me soltei do cabo e fiquei flutuando e falei “Não vou não tio, se ta me tirando?” ai ele ficou nervosão entrou na casa falando “Ah num vai não neh? Perai então!” E eu ficava ali voando despreocupado, ele me deu as costas e tinha tipo uma mesa na varanda dele com um monte de coisas em cima eu usei minha telecinesia pra jogar um daqueles estojos de metal na cabeça dele, foi uma pancada da preula, mais ele contininuou entrando na casa, eu entrei em seguida e quando ele voltou ele tava com uma arma, um revolver preto parecia uma bereta, só que bem nova e ele tava municiando e eu falei “Se ta loco meu irmão? Se é ladrão por acaso pra ta com isso dentro de casa ta loco?” Nisso eu tirei da minha cintura duas armas só que eu não conseguia vê-las, e ele viu e ficou parado ali com medo com a arma na mão. Nisso agente ja tava dentro da cozinha da casa dele, e a mulher dele estava ali vendo tudo. Num momento de distração ele pegou uma das minhas armas e falou pra eu colocar a outra no chão, eu usei minha telecinesia de novo e joguei as três no chão, e nisso a mulher dele tava la no canto falando um montão também. Pra que ele não pegasse a arma de novo eu com a telecinesia movi elas pra um canto da casa mais afastado, e nisso ele ainda muito nervoso veio pra cima de mim e eu de boa tranquilão parei ele depois começei a usar um dos poderes mais sinistros que eu inventei pro meu personagem que é o lapso de memória, ele injeta uns flashs dentro da mente da pessoa que deixam ela desnoteada. Dei umas cinco descargas na mente dele até ele cair no chão, nisso ele meio que me puxou e eu cai no chão junto com ele, mas ele já estava desacordado. Olhei pra trás e vi a mulher dele pegando uma das armas do chão, e nervosa chorando apontou pra mim, eu movi o corpo do cara e o coloquei na minha frente como escudo, e ela deu dois tiros nele. Pela distancia do disparo as balas poderiam atravessar o corpo dele e me acertar ainda, então fiz um escudo telecinetico dentro do corpo dele pra me defender dos projeteis da bala. Soltei o corpo dele no chão e a mulher meio em estado de choque ficou la olhando, eu sai voando e fui embora.

    Parece meio estranho essa narrativa, mas creio que tenha muito significado, no meu caso eu usei vários elementos incubados de cara logo se percebe que eu incubei todo o personagem que criei num livro que escrevi, entre vários outros elementos. Espero incentivar outros onironautas a terem o mesmo exito!
    Bons Sonhos!
    ;D

  8. Aé, um adendo aqui, o "fato anterior" a qual me refiro no inicio do relato é sobre um sonho comum que tive antes desse 😉

  9. Patty disse:

    Quero só agradecer à você por ter feito esse blog, faz pouco tempo que comecei a tentar ter sonhos lúcidos e já consegui três, graças as informações postadas aqui! Valeu mesmo!

  10. Ivone disse:

    Eu vou ser obrigada a voltar a anotar meus sonhos. Deve fazer mais de um mês que não lembro direito dos sonhos e muito menos consigo ficar lúcida. Longe disso!

  11. WOW
    que SL super fodástico Oliveira!
    mto mto loko o teu controle no sonho tah mto massa hein! e não sabia q vc era escritor o.o

    e hey marlon andei pensando e mudei minha opinião sobre a relação sonhos lúcidos e controle dos sonhos.
    embora você possa ter controle dos sonhos sem estar lúcidos, estar lucido levara a controle dos sonhos inevitavelmente! geralmente não temos se quer controle e consciência do nosso corpo, acho que toda ação tomada conscientemente dentro de um sonho lúcido é controle dos sonhos, nem que considera passiva…

  12. "Cientistas conseguem reproduzir imagens armazenadas no cérebro"???

    NO FUCKING WAYY AAAAAHHHHHHHHHHH

    QUE LOKOKOKOKOKOKOKOKOKOK MEU DEUS QUANTO Q É? AGORA Q TENHO Q FICAR RICO MESMO QUERO GRAVAR TODOS 😀

    VOU PRODUZIR FILMES DIRETO DA MINHA CABEÇA!

    OMG Q SUPER AMAZING

    OMG

    nunca achei q isso fosse ser possivel um dia

    *-*

    MANHEEEEEE EU QUELU! EU QUELU! EU QUELU! EU QUELU!

  13. Juliana disse:

    Sou apreciadora de dois vídeos que para mim são especiais: aquele das mensagens subliminares e o outro bem artístico da arte do Jeremiah. A música eu fui rastrear a origem e encontrei outras do gênero, do mesmo autor.
    Alguém aí está usando o Método WBTB? Pretendo nesse fim-de-semana sair do MILD. Estagnei em sonhos lúcidos curtos e que mal lembro. Alguém mais com esse problema?

  14. WBTB sempre dá ótimos resultados juliana 😉

    nunca tentei MILD… mas sl curto é um problema comum tem q tentar as tecnicas de prolongar

  15. Fala Túlio,

    eu tbm num esperava tanto xD escrito não né, lembra que eu te falei dos meus devaneios ? eu só tomei a liberdade de escrever um deles ai acabou que saiu uma histórinha legal xD mais nada oficial =P mas querendo ou não ajudou muito neh ? =)

  16. Olá companheiros onironautas!
    .
    Preciso agradecer o Beowulf que trouxe essa fantástica notícia a respeito do recente avanço científico. A gravação de imagens em movimento, partindo das atividades cerebrais é algo revolucionário. E tem relação direta com o nosso tema.
    .
    Grande Breno,
    Fantástico teu sonho Breno. Sempre leio todos os sonhos relatados por aqui, por mais simples ou longos que eles sejam. Invariavelmente aparece algo interessante ou que pode ser aproveitado pelos demais.
    .
    Só vou pedir pra ti relatar um pouco mais como tem sido a tua rotina. Tempo de sono, se acordou e voltou a dormir, etc..
    .
    Já vi que tu está conseguindo controlar fácil a narrativa do sonho. E gostaria muito q tu tentasse algum experimento.
    .
    Meus sonhos lúcidos, por exemplo, tem se voltado para os experimentos com memória. Não vou relatar o que consegui até aqui. Pelo menos não até que mais alguém relate algo de concreto.
    .
    Patty,
    Tenho mto prazer em poder contribuir. Eu q agradeço as visitas!
    Tais de parabéns pelos sonhos! Tais usando qual método e técnicas?
    .
    Ivone,
    Concordo em gênero, número e grau! Anotar sempre! Já fiz vários textos ressaltando a fundamental importância disso.
    Caso seu método esteja insatisfatório, mude logo para outro.
    Experimente outro reality check também, mas não esqueça de adicionar o questionamento do Tholey: "Estou sonhando ou não?".
    .
    Grande Túlio! Se tivesse grana, te pagaria o melhor salário dos colaboradores! rsrsrs
    Abração e bons sonhos a todos!

  17. Marlon, apesar do grande exito que tive, não conseguiria sem ajudar de vc's aqui do blog claro! E como forma de gratidão vou me comprometer a contribuir os dados técnicos dos relatos, por que até então eu só estava copiando do meu diário e colando aqui. Também vou começar um experimento ainda não sei qual vou conseguir incubar portanto quando eu tiver exito em algum eu falo aqui! No caso do relato técnico vou utilizar os horarios, datas, costumes, alimentação e etc. Espero poder contribuir com isso dando exito a outros onironautas!

    Vlw, bons sonhos!

  18. Isso aí Breno! Uma pequena descrição do ritual que fez, o que comeu, bebeu, horário q dormiu, levantou e se voltou a dormir d novo. Mas fica valendo geral. Quem relatar, aproveite e siga o exemplo.

  19. Anônimo disse:

    Oi!Tenho 13 anos, eu comecei a uns 3 dias tentar ter sonhos lúcidos, com o método Reality check tipo isso teste de realidade, n coloco pra despertar eu geralmente acordo sozinha e as vezes consigo. Pq não dá pra mim fzr isso de acordar. Aii hoje eu fiz o teste de realidade no sonho, minha mão tava cheia de listras ai eu pensei eita to sonhando ai dps eu tipo fiquei com medo e ai eu tive um falso despertar, eu não tinha acordado. Eu fui contar pra minha amiga q eu tive um sonho lucido isso no sonho só q eu tava sonhando ainda e o sonho é longo pra contar mas dps acordei. Eu tive apenas uma consciencia que tava sonhando né? Se n tivesse ficado com medo sei lá e eu tivesse verificado denovo teria tido um sonho lúcido certo? Obrigada, acho mto interresante seu blog.

  20. Olá! Seja bem-vinda!
    .
    Pelo teu relato foi bem isso. Tu chegasse a ter a percepção de que tava sonhando e teve um falso despertar.
    .
    Tais anotando teus sonhos? Fazer isso(eu anoto num diário) ajuda muito a aumentar a percepção e reconhecimento dos sonhos.
    .
    O reality check das mãos é muito bom, pelo que tu pôde perceber, mas adotando um Método, como o Tholey, MILD, WBTB, WILD podem te catapultar fácil para um sonho lúcido.
    Como não é conveniente acordar e voltar a dormir, sugiro o Tholey.
    .
    Caso escolha o Tholey, lá pelo passo 5 ou 6, imagine-se no teu sonho, conseguindo ficar lúcida e decidindo fazer tuas experiências. Certeza que isso vai te preparar para não se assustar com a experiência e se divertir pacas!
    .
    Abç e bons sonhos onironauta!
    Obrigado pelo elogio!

  21. JOÃO PEDRO disse:

    Eu queria saber ce domir com fones de ouvido escutando música, Pois quando a música é agradavel aos meus ovidos isso me da mais sono.E como eu vi alguns comentarios acima de que videos e imagens com bastantes cores vibrantes influenciam a ter sonhos lúcidos, Isso realmente é verdade?? Então esses dois sites do Artista Visual Larry Carlson podem me ajudar?? De uma olhada irei te passar o link, Pode confiar não é virus,
    -http://larrycarlson.com/supreme_om/
    Nesse site é preciso ir clicando nos quadradinhos para ir mudando a sequencia de imagens.
    -http://larrycarlson.com/flashmovies.htm
    Esse contem varios videos bem (como posso dizer LOUCOS)que parecem ser retirados de um sonho lúcido.

    Ficarei muito agradecido ce puder dar uma olhadinha e responder minhas perguntas feitas no começo do comentario, Ainda sou novo no assunto, Mas já estou me aprofundando pois axei muito interessante. OBRIGADO

  22. Anônimo disse:

    Amigo, o link do tutorial está fora….só para avisar. nao sei o que houve…abs!

  23. Felipe disse:

    Vim pesquisar sobre sonhos lúcidos por estou tendo alguns problemas quando durmo, achei muito interessante e tudo mais, mas eu gostaria mesmo era de saber se alguém tem ou já teve a mesma experiência que eu estou tendo.. Vou tentar explicar:
    Quando não estou muito cansado fisicamente, acabo cochilando ou não estou mesmo a fim de dormir, então caio no sono e sonho na maioria das vezes que percebo que estou sonhando, o que sinceramente não gosto muito, pois não tenho completo controle, começo a perceber coisas meio absurdas, os sentidos são perdidos tudo Vira um filme e fica um misto de primeira e 3° pessoa e na maioria das vezes perco minha identidade e acabo me desinteressando às vezes os sonhos vão mudando até que eu acorde, mas ai que ta o problema prq eu realmente não acordo, fico preso em um estado inerte a sensação de estar deitado e não conseguir me movimentar eh horrível e as imagens do local onde eu estou dormindo porque acredito que minhas pálpebras se abrem um pouco e as imagens do ambiente talvez por estar escuro começam a me pregar peças e a vontade de me virar, olhar para outro lugar ou acordar é intenso e o esforço para tal eh maçante como eu estivesse completamente fraco e o corpo só respondesse com tremedeiras e cansaço apos a falha coisa que hoje não eh mais tão difícil duas tentativas e eu consigo acordar. No inicio comecei a dormir somente quando eu estivesse no limite, mas parei de sonhar e agora quando sonho mesmo profundamente meu corpo esta reagindo com o sonho quando a ação requer uma atenção maior … Cansei de chutar, socar a parede acordar gritando gooolll ou filho da Puuuult…rssr e perder vario sonhos otimos . Só queria dormir descansar e ter meu sonho normal antes de ir trabalhar, se desce tempo, e parar de acordar 3h da manha xD. Vou usar as técnicas aqui mostradas para tentar prolongar meu sonho ateh a hora certa de acordar boa e se alguém passa por algo parecido gostaria de saber mais sobre seus casos.
    valeu pelo espaço

  24. Anônimo disse:

    Os sonhos fazem a gente atuar de modo engraçado. Tive 2 sonhos nesses dias. No 1º fiquei lúcido e mudava o cenário do sonho propositalmente simplesmente atravessando paredes e carros na rua. Já no 2º sonho do outro dia vi prédios e torres na minha cidade que na realidade não existem lá. Pois minha cidade é pequena e só tem um prédio de 10 andares no centro da cidade e o resto é de casa normal. E o engraçado é que quando indagado por alguém no sonho sobre aqueles prédios. Estranhamente eu acreditei que aqueles prédios eram reais e que eu já tinha visto eles antes quando na verdade nunca vi pois eles não existem na minha cidade. Agora como entender esse tipo de reação? Será que meu subconsciente tentou me mostrar que eu estava sonhando quando me mostrou aqueles prédios de mentira?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *