Como enfrentar pesadelos?

Sonhos ruins ou pesadelos definitivamente não são a melhor companhia numa noite de sono. Quando são recorrentes então, tornam-se muitas vezes aterrorizantes. 
Os sonhos lúcidos são a melhor alternativa para enfrentar pesadelos. Uma vez que se consiga atingir a consciência ou lucidez dentro dos sonhos, a habilidade de desenvolver o controle dos sonhos fica iminente.
.
Antes de qualquer tentativa de buscar se livrar deles é importante considerar que de alguma maneira eles podem estar relacionados ou diretamente relacionados com a vida do sonhador. E eliminar eles pode ser apenas atacar os sintomas de algo mais enraizado na esfera psíquica ou psicológica. Simplificando, pode ser que tua mente esteja procurando te mostrar que algo não vai bem e que um mergulho introspectivo na caça da solução desse(s) problema(s) seria bem-vindo.

Assim como há  histórias marcantes na ciência, do quanto os sonhos podem contribuir na soluções de grandes problemas científicos, invenções espetaculares ou criações artísticas, é inegável o valor de contribuição que apresentam face a identificação de problemas ou crises pessoais que atravessamos. A psicóloga PHD Gayle Delaney, no seu livro “O Livro de Ouro dos Sonhos”, ao mesmo tempo que ensina técnicas de enfrentamento dos pesadelos, deixa bem claro sua posição quanto ao valor desses sonhos ou pesadelos e a necessidade de buscar entender o que se passa na realidade com o sonhador.

Em suas palavras:

Muitos autores sugerem que sempre que você tem um sonho ruim deve tentar ficar lúcido e transformá-lo em um sonho bom. Com muito poucas exceções, eu discordo dessa atitude(Poliana) de controle do sonho lúcido. Em geral, quando você tem um sonho ruim, é porque algo ruim está acontecendo em seu íntimo e em sua vida. Na maioria das vezes nossos sonhos ruins nos oferecem as melhores, mais diretas e exatas informações sobre sentimentos atitudes e situações que estão nos causando problemas. Despertos, freqüentemente fechamos nossos olhos a essas coisas  e nossos sonhos são como um alarme de incêndio que não deveríamos desarmar. Veja o exemplo simples do pesadelo de um fumante que sonha que está recebendo o diagnóstico de que tem um câncer de pulmão inoperável. Esse tipo de sonho pode assustar o bastante as pessoas para que parem imediatamente de fumar. Se esse sonhador mudar essa trama para uma em que está passando um dia na praia, poderá acordar assustado o bastante para largar o vício? Duvido. O mesmo é verdadeiro para sonhos ruins mais complexos que lhe mostram comportamentos, atitudes e relacionamentos emocionalmente autodestrutivos. Se você tem esses sonhos e não está clinicamente deprimido ou sofre de estresse pós-traumático, que pode fazer com que você e seu processo de sonho entre em uma rotina, sinta-se grato por esses sonhos. Tentar compreendê-los pode salvar sua vida, ou aumentar muito sua felicidade.”



Método Tholey para adquirir a consciência nos sonhos ou pesadelos:
http://sonhoslucidos.com/uncategorized/mtodo-para-aumentar-suas-percepes-nu/
Os sonhos lúcidos são 
Posteriormente adicionarei outros métodos para controle de sonhos ou pesadelos.

Você pode gostar...

17 Resultados

  1. Supermery disse:

    Amor,
    Que dádiva poder dividir minha vida com vc.
    Como é bom te amar e ser sua outra metade.
    Quero estar eternamente ao seu lado, aqui e em qualquer outro lugar desse universo infinito.
    Te amo!
    Sua

  2. Marlon_Jatahy disse:

    Minha guerreira ruiva que nem os mais poderosos sonhos podem reproduzir igual.
    Tbém te amo muito meu pedaço do céu!

  3. Draygom disse:

    Eu já vi dizer que quem joga videogame tem mais facilidade de enfrentar seus pesadelos, então quer dizer que de certa forma tem mais chances de ter sonhos lúcidos??!

  4. Olá Draygom!
    Na verdade a pesquisa aponta que gamers parecem desenvolver maior facilidade para o reconhecimento da estrutura do sonho ou seja possuem sim maior predisposição que a média da população em geral para conseguir ter sonhos lúcidos:
    http://www.sonhoslucidos.com/2010/12/jogadores-de-video-game-e-pessoas-que.html

  5. Gabriel Hadad disse:

    Olá Márlon
    Comecei a ler o blog hoje, pois há alguns dias tive um sonho lucido acidentalmente (quando tive, nem sabia que existia um nome pra isso xD) e gostaria de repetir a experiencia.
    O problema é que sou jovem ainda, e tenho medo de que, se eu adquirir lucidez completa, eu sem querer transforme, com o meu pensamento, o sonho em um pesadelo (com a Samara do chamado e ET's ='[). Isso é possivel?

    Obrigado

  6. Olá Gabriel,
    Sem problema algum. Sonhos lúcidos servem também para enfrentar pesadelos. Aliás é o que normalmente grande parte das pessoas aprende a fazer primeiro: controlar pesadelos.
    Uma vez consciente no sonho, o bacana nem chega a ser fazer as coisas ruins desaparecerem, mas procurar entender porque estão ali. E o melhor é que é tudo criação mental tua.
    Abs e bons sonhos!

  7. luulopes disse:

    olá marlon,tenho pesadelos com frequencia e quando acordo exatamente,as partes do meu corpo onde foram presas ou sufocadas permanecem doendo por algum tempo,e as imagens de seres estranhos que vejo quando acordo tenho a sensação de ta vendo andar atrás de mim,agora mesmo acabei de ter um e to com muito medo,tenho medo de tentar controla,pois ja não consigo nem me controlar acordada.sonho com demônios sempre.oque eu faço ja não aguento mais tenho quase todos os dias,estou ficando cada dia pior,to muito mal ,pois tenho medo de me deita.
    obrigada

    • Oi Luulopes

      Pelo teu relato, está com todo jeito de ser paralisia do sono. Sensação de estar paralisada e sufocamento se enquadram perfeitamente.

      Como isso está acontecendo com muita frequência, parece se tratar mesmo do distúrbio(da paralisia do sono). Caso tu não consiga converter isso em sonho lúcido e continue te perturbando, o recomendável é procurar um médico da área do sono. Provavelmente poderá até ir num laboratório de sono para analisar melhor teu caso.

      Vamos começar pelo mais fácil que seria tu conseguindo resolver sozinha o problema, convertendo a paralisia em sonho lúcido:

      Procure imaginar, algumas vezes durante o dia, um cenário que seja agradável pra ti. Imagine-se estar sonhando com tudo aquilo. Teu sonho e interagindo com tudo aquilo, explorando serenamente, com muita paz, amor e tranquilidade.

      No próximo evento de paralisia do sono, resgate esse cenário que você tenha imaginado bastante no estado desperto. Lembre-se dele! Inunde tua mente com o que tu exercitou.

      Ainda durante a paralisia, já visualizando o cenário, sinta-se interagindo com ele, fazendo coisas simples, seja caminhando por ele, observando e sentindo o que exercitou quando estava acordada.

      Finalmente atingirá o sonho lúcido. Teu sonho, com tuas criações mentais. Só na paz, amor e todo prazer possível e imaginável.

      Em último caso, caso não consiga bons frutos. É recomendável procurar um médico da área do sono. Existem muitos medicamentos e hormônios sintéticos.

      Tenho fé que tu vai superar.
      Abs e belos sonhos pra ti!

      Fiz um post sobre o tema:
      http://www.sonhoslucidos.com/search/label/A%20Paralisa%20do%20Sono

  8. Anônimo disse:

    Ola, a noite passada eu tive um pesadelo esquisito, eu sonhei que estava sendo puxado por uma pessoa parecia ser real, minha família disse que eu sai correndo do meu quarto mais eu não consigo me lembrar de nada, se vocês puderem me ajudar eu ficarei agradecido.

  9. Reizen Endler disse:

    Sua família onírica ou sua família real? Você é sonambulo? Já teve alguma experiência assim antes dessa? Se possível pode relatar a experiência em nosso fórum, obrigado.

  10. Mariana disse:

    Isso é bizarro! Eu nao sei se eu gosto ou nao de ter sonhos lucidos, porque assim, eu tenho pesadelos desde criança e eu consigo lembrar deles sempre, porem os sonhos bons nunca consigo lembrar, e com o passar do tempo fui percebendo que eu podia controlar meus pesadelos, com isso comecei a acordar rapidamente quando tivesse um pesadelo e comecava a pensar em coisas que eu gosto pra poder voltar a dormir. E meus pesadelos estao quase sempre relacionados a morte, alguem morrendo, alguem que morreu, alguem vai morrer, eu matando alguem, mas nunca eu morrendo, e eu sempre consigo controlar esses pesadelos e em poucos minutos me dou conta e acordo. Nao sei o que fazer pra nao ter pesadelos, pois desde pequena sempre tive, hoje, com 22 anos eu tive o conhecimento de sonho lucido, eu ja tinha percebido anos atras que podia controlar meus pesadelos, mas nao sabia que isso era algo que nem todos sao capazes, os sonhos bons eu nao consigo controlar e nunca me lembro como foram. Eu tenho pesadelos assim toda a semana, as vezes mais de uma vez por semana, as vezes mais de uma vez por noite

    • Mariana estou igual a você. Tenho 27 anos tenho pesadelos todas as noites não aguento mais! Sempre relacionado a morte e violência também. Como você faz para contornar essa situação? Parece que eu sempre acordo cansada 🙁

  11. tera patrick disse:

    Thanks a lot for the post.Thanks Again. Really Cool.

  12. purificadoras disse:

    Very neat blog article.Really thank you! Awesome.

  13. seo disse:

    Im thankful for the blog post.Much thanks again. Much obliged.

  14. Very neat blog.Really looking forward to read more. Really Cool.

  15. Olá , fui no Rio Scenarium no 1º dia do ano (domingo) e gostei muito , mas fiquei sabendo que não é todo domingo que abre. Acho que eu e muita gente gostaria muito de repetir a dose. #taiadica

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *