Como fazer Paralisa do Sono virar Sonho Lúcido?

    Baseado em dúvidas recorrentes de onironautas e interessados por sonhos lúcidos e paralisia do sono, resolvi fazer um pequeno texto, exclusivo sobre como fazer uma Paralisia do Sono virar um Sonho Lúcido.

A sensação de imobilidade pode ser bem ruim, especialmente para quem desconhece a paralisia do sono.  Nessa situação, estamos conscientes, mas incapazes de movimentar o corpo. Na imagem, mais um duelo entre o cabeça-de-teia e o Homem-Areia(personagens da Marvel).

    A paralisia do sono, é aquele momento, no início ou ao final dos ciclos do sono, em que a pessoa sente o corpo em total rigidez, ao mesmo tempo em que se sente desperta. Essa imobilidade do corpo é um mecanismo natural que ocorre normalmente nas fases REM, enquanto estamos dormindo. É conhecida tecnicamente por “atonia muscular da fase REM”. Sem isso, durante nossos sonhos, poderíamos executar perigosamente os movimentos. Imagine a situação de estar sonhando que vai voar de um prédio, quando na verdade teu corpo está mesmo na sacada do seu apartamento!…

   Vale ressaltar que sonambulismo não se trata da situação descrita acima, pois o distúrbio não acontece na fase REM. Porém tenho minhas dúvidas se a pessoa, nesse caso, de fato não está sonhando com algo. Já presenciei sonambulismo e o que vi era alguém interagindo com um cenário! rsrsrsrs

Arte de Ivan Kramskoy: the Sleepwalker. Sonambulismo não é paralisia do sono.  

    No caso da paralisia do sono, são sintomas típicos a sensação de estar paralisada(o) e sufocamento. Podem acontecer sintomas como alucinações visuais e/ou auditivas. Pode-se sentir essa paralisia, além da total incapacidade de se mexer, como também uma forte pressão sobre o peito, cabeça, pernas etc..

     Quando a paralisia está acontecendo com muita frequência, pode se tratar mesmo do distúrbio(da paralisia do sono). Caso não seja possível converter isso em sonho lúcido e continue a incomodar, o recomendável é procurar um médico da área do sono. Provavelmente poderá resultar na ida num laboratório de sono para analisar melhor o caso.

      A Conversão:

Procure imaginar, algumas vezes durante o dia, um cenário que seja agradável pra ti. Imagine-se estar sonhando com tudo aquilo. Teu sonho e interagindo com tudo, explorando serenamente, com muita paz, amor e tranquilidade.

No próximo evento de paralisia do sono, resgate esse cenário que você imaginou bastante no estado desperto. Lembre-se dele! Inunde tua mente com o que tu exercitou.

Ainda durante a paralisia, já visualizando o cenário, sinta-se interagindo com ele, fazendo coisas simples, seja caminhando por ele, observando e sentindo o que exercitou quando estava acordada(o).

Finalmente atingirá o sonho lúcido. Teu sonho, com tuas criações mentais. Só na paz, amor e toda experiência e muito prazer, possível e imaginável… sem limites!

Adentrando teu sonho, tua exclusiva criação mental… teus construtos e vontade. Na imagem, Mr. Anderson, totalmente transformado em Neo, atingindo sua superconsciência, no filme Matrix.

Em último caso, caso não consiga bons resultados, é recomendável procurar um médico da área do sono. Existem muitos medicamentos e hormônios sintéticos.

      Muitos onironautas que esporadicamente ou com mais frequência, acometidos pela paralisia, optam pelos métodos WILD e VILD.

      Para outras informações sobre paralisia do sono, como interromper um episódio ou como evitar, recomendo outro post:
http://www.sonhoslucidos.com/2011/01/o-que-e-paralisia-do-sono.html

Você pode gostar...

41 Resultados

  1. Anônimo disse:

    Um fato muito interessante é que a paralisia de sono, enquanto fenónemo relativamente desconhecido ao sujeito comum, é relegada para acontecimentos de "pesadelo noturno", e de uma forma muito curiosa, várias culturas possuem figuras específicas para caracterizar a chamada "presença maléfica" que muitas vezes acompanha a pseudo-asfixia sentida na paralisia do sono.

    Outra coisa que gostaria de partilhar é que as transições para a fase REM podem ser muito variadas. Já senti "convulsões" em que entrei no sonho sendo literalmente puxado pelo peito, e outras transições em que suavemente o cenário se foi formando perante os meus olhos. O engraçado é a nossa própria percepção do fenónemo, acho que é fascinante sentir o nosso eu a "deslizar" para o plano onírico 🙂

    zoth

  2. bem,
    eu sou novo no blog e procuro dicas de como ter sonhos lucidos, eu acabei descobrindo eles por 2 amigos que tentam ter sonhos lucidos tambem,(mas cheguei ao blog com meus proprios pés), eu tentei o metodo WILD no meu primeiro dia em que eu era iniciante, porem na hora em que estou relachado meus olhos começam a pular e tremer, parecem querer sair de mim, e logo em seguida vem uma sensação de como tudo em volta de mim desaparece-se e uma "sensação" que não sei explicar, e essa "sensação" que da em mim despara meu coração feito um louco e eu me desconcentro e caio na realidade e fico meio feliz, e meio triste.

    ja estou começando a procurar alternativas de tecnicas, estou fazendo varios check – points e adotei meu caderno de sonhos que está sendo eficaz!
    eu acho que rapidamente chegarei a meu sonho lucido, hahaha eu sinto isso!

    • Eita! Bem q faz Evandro. O WILD pode ser um bocado agressivo. Ficar jogando a gente de uma alucinação pra outra, sentir a paralisia do sono, alucinações auditivas, etc..

      Claro, poooode acontecer. Não que necessariamente vá passar por isso. Mas os passos do MILD, WBTB e Tholey são bem mais simples e de grande eficiência.

      Já tais anotando teus sonhos? Não deixe de visitar nosso Fórum.

      Abs e bons sonhos onironauta!

  3. Anônimo disse:

    Há alguns dias atras eu comecei a me interessar por sonhos lúcidos , tenho 14 anos, tento quase todas as noites mas sem resultado algum(já fikei lucido uma vez por alguns minutos mas nada de mais).Alguem poderiam me dar algumas dicas de como fica lucido , que metodos usar e etc ?

    • Olá

      Primeiro de tudo. Tens que começar a se preocupar com tua qualidade de sono. Caso não o faça, o negócio é aprender a dormir bem, sem cortar o sono.

      Por segundo, passe a anotar religiosamente seus sonhos. Comece pelos pequenos fragmentos ou vagas lembranças. Em alguns dias até no máximo uma semana, tua capacidade de recordação vai estar bombando!

      Terceiro lugar: escolha um Método. Pode ser o WBTB, MILD, Tholey, VILD, DEILD… leia sobre eles e escolha o q mais te agradar. Mantenha o método por até um mês e analise os resultados. Se não conseguiu bons frutos, mude o método.

      Quarto, faça testes de realidade ou reality checks. Pode ser olhar para as mãos, acionar interruptor, observar um relógio digital ou de ponteiros(todos com segundos)… aproveite e se questione "estou sonhando ou não?"

      Quinto: planeje fazer algo nos teus sonhos. Qualquer coisa. Encontrar alguém, voar, transformar-se num supersayajim nível 3 rsrsrsrs isso é importante para não se perder na empolgação, no momento em que ficar lúcido(a).

      E leia o blog 😉

      Abs e bons sonhos!

      PS: no fórum tbém tem mta troca de experiência entre os onironautas. Seja bem-vindo(a)!

  4. Virgínia disse:

    Às vezes parece que eu estou caindo mesmo, afundando na cama, mas se eu presto atenção acabo acordando! Como você consegue ficar concentrado? rsrs

    • bem,
      acho que a pergunta foi para mim, então, eu apenas relacho e as coisas vão se formando as veses eu vejo eu andando, vejo pessoas, e varias outras coisas, o negosio e deixar tudo isso fluir e não prestar atenção em nada, ou manter o foco em algo, tipo um bixinho verde que voce mesmo criou na sua mente, ai voce só presta atenção no bixinho verde e derrepente as coisas vão surgindo, porem no meu caso a sensação que tenho é tão forte que meu coração acelera e então eu acabo perdendo este foco, acho um metodo dificil, e ja estou testando o tholey, misturado com outros metodos, e hj eu conseguiu ter lucidez no sonho, eu sonhei que estava andando de bike(fiz muitos reality-checks nela) e quando eu percebi que estava num sonho acabei acordando, fiquei feliz por ter me percebido no sonho e frustrado por não ter feito nada legal.

  5. Camila disse:

    Hey! Olha eu aqui! Esse post foi simplesmente perfeito, ja até mostrei pra minha mãe q teve um espisódio de paralisia e ela acho interessantíssimo. Ah, adotei meu caderninho =). Mas até agora só lembrei de um sonho =(. Sério, tenho sonhado mas quando acordo e pego o caderno é como se minha mente engolice meu sonho… Ei, uma pergunta! A criação de personagens, vc faz durante o sonho ou acordado? Obrigadinha =) bons sonhos pra td mundo!

    • Oi Camila

      Que legal que tua mãe gostou ;D A minha curte bastante tbém e quando nos encontramos, conversamos sobre nossos sonhos também. Ela já conseguiu induzir um sonho lúcido e visitou uma casa da infância dela.

      Tem alguns macetes pra gente conseguir melhorar nossa capacidade de recordação.

      Quando acordar, procure evitar movimentos. Antes de se mexer, até mesmo abrir os olhos, comece a relembrar o que estava sonhando.

      Após recordar, mesmo que pequenos fragmentos, comece anotar. É MTO importante manter o Diário bem próximo. Eu costumo deixar ao alcance do meu braço.

      Experimente, programar o despertador para te acordar pela 6a hora. Anote o q lembrar, tome uma água e continue a dormir, desejando serenamente ficar consciente no teu próximo sonho.

      Sobre os personagens eu tanto sonhava de maneira espontânea e criava eles nos sonhos. Como induzia o sonho com personagens dos quadrinhos(Hulk, Surfista prateado, Super-Homem etc..). ;D

      Abs e bons sonhos pra todos nós!!

  6. Eu sempre tentei induzir a paralisia pelo wild mas nunca consegui, mas umas duas vezes que tentei outra tecnica acordei com essa paralisia,uma vez só que tive uma alucinação leve só escutei uns ruidos estranhos como se tivesse um monstro no meu quarto, e uma pergunta, as vezes eu acordo meio paralisado, não é bem uma paralisia,tipo eu acordo vejo que acabei de acordar e não me mecho mas se eu quiser consigo me mecher,como se minha mente acordasse primeiro que o corpo, isso é algum tipo de paralisia?tem como eu induzir o sonho lucido assim?

    • Oi Jean

      Tem sim. Recomendo pra ti o método DEILD que se enquadra perfeitamente a essas tuas percepções. Provavelmente tu vai conseguir entrar em algum sonho praticamente já lúcido ou no mínimo em seguida.

      Estou especulando em afirmar que não chega a ser a paralisia propriamente, mas talvez uma zona intermediária entre ela e o estado desperto. Um estado dissociado, dentro de um estado dissociado!… rsrsrsrs

    • Ah sim interessante esse método márlon acho que serviria bem pra mim mesmo, hj eu acordei e vi que tinha acordado e não mechi ainda sentia meu corpo dormente,fiquei imaginando o sonho que tava tendo mas eu não resisti e acabei me mechendo rsrs ,talvez pq eu tava em uma posição meio desconfortável, mas pelo que percebi tenho uma facilidade pra acordar assim sem me mecher, vou tentar mais vezes esse método, preciso tentar outros pois o mild não tem funcionado pra mim,ta dificil eu ter mais um sonho lucido mas to tentando ;D

    • Normal Jean. O melhor é nunca encarar a possibilidade de ficar consciente nos sonhos como algo sério ou que possa deixar ansioso. Mantenha o Diário ativo, seguindo um método, boa qualidade de sono e fazendo reality checks que invariavelmente a gente chega lá. Muitas vezes quando a gente menos espera!… ;D

  7. Júlio C. disse:

    Ei, Marlon, tudo bom? Visito seu site há alguns dias quando comecei a pesquisar sobre sonhos lúcidos e me interessar pelo assunto. Só tenho a agradecer pela quantidade e qualidade de conteúdo presente no site, meus parabéns. Ao entrar hoje, me deparei com esse post e queria saber mais sobre paralisia do sono. Li algumas pessoas falando sobre suas experiências (alguns disseram que só não conseguiam se mexer, outros que sentiram uma presença no quarto escuro) e queria saber quais foram as suas experiências com isso. Mais uma vez, parabéns pelo blog.

  8. Camila disse:

    Hehe =)
    gostei das dicas, mas vai levar um tempinho pra conseguir adotar. Ando tendo insonia. Cochilo, sonho, acordo e esqueço… Mas eu vou conseguir! O RC eu to acostumando a fazer e o caderno fica do lado do travesseiro. To pensando em criar um personagem pra me "levar" pros sonhos, será q funciona?
    Obrigada pelas dicas!

  9. ola amigo venho seguindo o blog a algum meses ,e tentei fazer todos os metodos aqui mencionado,porem nao obtive exito ,faço o check test reality,todos os dia,quase consegui ter sonho lucido,mas nada ,mas acontece algo estranho comigo,JOGOS DE LOTERIA,quando vou durmi eu mentalizo por alguns minuto,EU VOU SONHAR COM O RESULTADO DA QUINA,e fico repetindo essa frase,e o que acontece,acordo ,me lembro bem do sonho por que eu estou fazendo o diario de sonho ,e isso me ajudou muito agora me lembro de muito detalheeees ,e por consequencia ,vejo os numero mais nitidamente,no ultimo sabado ganhei o terno(86,91$)na quina,e descobri um jeito mais facil pra isso,lembrei do sonho ao amanhecer e la estava(01 04 27 36 (57)esse ultimo numero nao estava claro ) joguei resultado ( 02 04 27 36 51) coincidencia ou resposta do sonh?o,essa foi a terceira vez que aconteceu isso da primeira nao joguei e acertei os 5 numero dos 7 que apareceu no meu sonho,descobri um metodo que funciona comigo e melhor,é a meditaçao,sento na cama faço as tecnicas de respiraçao relaxo o corpo,busco me focar num objeto de um sonho que tive ,e a surpresa volto ao sonho totalmente conciente(sinto odores das coisa sensaçoes muito forte acontecem,li num livro de metidaçao fiz e esta dando certo,quando faço.realmente é muito bom.nao me pergunte como esses numeros aparecem ja foi a terceira vez que sonhei com eles e vieram quase todos certo,uma vez acertei os 5 numero mais nao joguei,outra acertei 3 numeros e joguei ,agora quase acerto os 5 numeros novamente e estava ficando cada vez mais claro,a um terno pra isso que acontece comigo?abraços,vamos fazer um teste da proxima vez que sonhar com os numero irei cometnatr eles aqui no blog pra que junto nos confira,bleza.

    • Boa Gilberto

      Já tenho uns números que consegui e relatei faz algum tempo no blog. Mas não contei quais números eram!rsrrrsrs

      Acho que uma idéia bacana é visualizar os formatos dos números na cartela. No site da loteria.com acho que eles mostram desse jeito. Visualizar o máximo possível dos formatos de números que já saíram(em formato de X, uma cruz um x esticado…) e na medida que memorizamos no subconsciente essas sequencias quem sabe nosso cérebro, durante o sono não acerta?!

      Se alguém conseguir levar adiante essas idéias, estou aceitando um percentual módico do prêmio ok? kkkkkk

      Abs Gilberto e onironautas!

  10. Eae marlon blz? hj pela primeira vez consegui induzir a paralisia pelo VILD, porem não consegui entrar no sonho, senti meu corpo vibrar e um zumbido muito forte no ouvido que me incomodou um pouco ai me sentia leve e parecia que eu me movimentava sozinho uma hora senti como se tivesse mudado de posição na cama, ai meu corpo começou a ser chacoalhado , ai não sabia se pensava em OBE ou no sonho lucido, fiquei imaginando eu dentro de um sonho porem não consegui ficar lucido, não lembro se me mexi intencionalmente ,mas eu acordei depois, mas foi boa a experiencia,oque sera que fiz de errado pra não entrar no sonho?

    • Talvez seja mais interessante quando tu chegar novamente naquele ponto, imaginar-se deslizando pra fora da cama.

      Normalmente nessa fase do sono, de fato a sensação produzida pelo cérebro será a de estar flutuando e assim continue a explorar, mesmo no escuro o ambiente. Tens que desejar ir conseguindo se movimentar cada vez mais e melhor, aos poucos, devagar e sempre. Até atingir uma porta e abrí-la para um cenário vívido.

  11. Afonso disse:

    Eu tbm tenho uma duvida sobre a paralisia, na minha próxima paralisia eu quero fazer uma OBE, mas eu tenho uma dúvida, agente tem que imaginar outro corpo em primeira pessoa ?

  12. Anônimo disse:

    Olá Márlon!

    Demorei pra vim aqui por causa da reforma que fiz na minha casa essa semana. Ainda estou organizando minha vida aqui em casa. Limpando a casa e colocando os móveis no lugar… A casa está uma bagunça. rsrsrs…

    Eu estava lendo esse artigo aqui e vou dizer uma coisa… Eu já perdi a conta de quantas vezes já tive essa paralisia do sono. Ao longo da minha vida já experimentei a paralisia do sono de modo inesperado varias e varias vezes. Eu tinha muito medo e achava que era pesadelo. Então eu parei de dormi de barriga pra cima e passei a dormi de lado e a paralisia desapareceu. Mas se eu pegar no sono de barriga pra cima aí é quase certo de que a paralisia vai aparecer. Vou tentar esse lance de me imaginar deslizando pra fora da cama na hora da paralisia pra ver se eu consigo.

    Valeu pela dica e bom sonhos lúcidos pra todos.

    Um abraço!
    Ramon

    • Oi Ramon

      Brigadão e seja bem-vindo onironauta! Não deixe de relatar pra gente teus progressos. O WILD e VILD podem servir bem pra ti.

      Abraço e bons sonhos!

    • Anônimo disse:

      Olá Márlon!

      Valeu pela dica. Vou praticar o WILD e o VILD que você me ensinou e assim que eu tiver algum progresso com esses exercícios venho correndo relatar aqui.

      Um abraço e bons sonhos pra você também!
      Ramon

  13. Olá! Pesquisei recentemente sobre sonhos lúcidos e descobri que antes mesmo de eu saber o que era isso eu já os tinha. Sempre que eu sonho eu posso fazer todo o que eu quero neles, se um sonho está ruim eu mudo de sonho ou faço com que a coisa ruim desapareça é super legal isso! Nem sabia isto tinha nome, até então! Não posso dar nenhuma dica que isso aconteceu sozinho comigo, mas parabéns pela iniciativa do blog em fazer tal divulgação!

    • Oi Paula, seja sempre bem-vinda sonhadora lúcida 🙂

      Brigadão pela força viu!

      Fique à vontade pra compartilhar o que achar interessante, desde relato de algum sonho lúcido interessante, experimento ou técnica particular ou rotina que tem usado ;D

      Abs e bons sonhos!

  14. Sam disse:

    Nossa, hoje me senti realmente tentada a escrever aqui!
    Visito faz um bom tempo o blog, sempre acumulando infos 😀
    Só que hoje foi diferente, digamos especial para mim. Vou descrever a história, espero que leia:
    Estava bem cansada desde manhã, então deitei na cama e dormi bem profundamente a tarde toda. Não lembrei de sonho nenhum, mas até aí eu nem liguei. Saí da cama por no máximo 10 minutos e voltei para ver no celular uns vídeos de jogos. Deitada, coloquei uma playlist do YouTube que achei muito boa. Extremamente relaxada, ouvindo a música (de olhos abertos ainda), comecei a dar aquelas "piscadas" de sono. Deixei-me levar, afinal não tinha compromissos. Até que comecei a ter sensações estranhas. Meu coração acelerava, mas era de empolgação. Tive a impressão de sentir o corpo movimentar-se MUITO rápido entre algo como abas da internet, sabe? Aqui eu já estava de olhos fechados e essa rapidez me fez querer acordar.Não abri os olhos por medo de ver alucinações, que já havia lido que podem ocorrer. Tentei mexer o braço direito para cima, mas estava uma junção de pesado com preso por alguma coisa. Consegui lembrar do blog e disse para mim mesma que era uma paralisia do sono, então desisti de me mover e consegui relaxar para então acordar. O bom é que não vi nada , nem ouvi. Inclusive a música, que depois de acordar ainda estava tocando (a playlist tinha 2 horas), quando estava paralisada não consegui ouvi-la. Logo ao acordar fiz 2 RCs diferentes. Afinal, o que aconteceu e como devo ter feito isso? Apesar de tudo achei a experiência interessante! 😀

  15. Reizen Endler disse:

    Muito interessante Sam você estava com medo? rsrsrs então pareceu-me mesmo uma paralisia do sono e só faltou fazer a separação da consciência, digo tentar uma manobra com seu corpo de sonho para deslocar-se em seu plano de sonho. Da próxima vez tente movimentos fantasmas mais completos, um levantamento forçado por exemplo ou se não der certo use a visualização de cenários e objetos de olhos fechados como ferramenta de construção, outros sentidos poderão ser aplicados também tudo dependerá de sua afinidade, boa sorte e bons sonhos! 😀

  16. robert disse:

    tive um sonho dentro de outro sonho, isso é normal? sou novato faz pouco tempo que estou tendo Sonhos Lúcidos suas postagens são ótimas .

  17. pussy pump disse:

    Really informative article.Thanks Again. Much obliged.

  18. web site disse:

    I really like and appreciate your blog article.Really looking forward to read more. Really Great.

  19. I loved your blog.Thanks Again. Cool.

  20. purificadoras disse:

    Appreciate you sharing, great article.Much thanks again.

  21. seo disse:

    I really enjoy the blog post.Really thank you! Want more.

  22. I truly appreciate this blog.Much thanks again. Want more.

  23. Good website! I truly love how it is simple on my eyes and the data are well written. I’m wondering how I might be notified when a new post has been made. I have subscribed to your RSS feed which must do the trick! Have a nice day!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *