Comprovação da eficiência do Método de Tholey

 Numa fascinante pesquisa conduzida por Erlarcher, Schredl, Stumbrys e Schadlich, buscando mensurar a eficiência de diversas técnicas de indução de sonhos lúcidos, foi identificado o aumento de ocorrências de sonhos conscientes, com a aplicação do Método de Tholey.

O Método de Tholey reúne passos que podem ser determinantes na infução de sonhos lúcidos.
Na imagem, cena do ótimo filme Imensidão Azul.

    Sonhadores lúcidos experientes obtiveram aumento de frequência de lucidez nos sonhos, enquanto pessoas que ainda não haviam experimentado a consciência nos sonhos, também registraram seus primeiros sonhos lúcidos. Essa eficiência se manifestou quando esse grupo foi exposto ao Método de Tholey e obteve suas primeiras experiências, diferente do “grupo de controle” que não foi apresentado a técnica e não teve resultados.

    Esse método, apontado pelos cientistas(e amplamente divulgado aqui no blog), envolve ferramentas como reflexão, intenção e autossugestão.

    Requer o desenvolvimento de uma estrutura mental(reflexão). Imaginar-se no sonho e reconhecer que está sonhando(intenção/propósito/idéia), assim como se tornar consciente quando perceber que está sonhando(autossugestão).

Reflexão, intenção e autossugestão são elementos que formam a base do Método de Tholey. Na imagem cena do excelente filme do Jornada nas Estrela – Star Trek: Além da Escuridão que estréia agora dia 14/06/2013. Vi a pré-estréia e o filme é apaixonante ;D

    A pesquisa atingiu score equivalente a eficiência de 15 pontos/requisitos, classificando-a como de eficiência “moderada”, sendo que essa pontuação, reunia uma série de 27 pontos/requisitos. Métodos como MILD, WBTB e Reality Checks variaram entre 5 e 8 pontos apenas e foram considerados de baixa eficiência.

    Pessoalmente, desde meu primeiro contato com esse método, através do livro All About Dreams(O Livro de Ouro dos Sonhos), da psicóloga Gayle Delaney, em que ela faz um comparativo entre Tholey X MILD, comecei a direcionar bem mais minha atenção ao Tholey. De fato, pela vasta experiência do psicoterapeuta, no tratamento direto com pacientes, sua técnica se revelou bem mais apurada que a de LaBerge(MILD). No entanto, sempre que possível, aplico certos passos do MILD, como por exemplo aquela despertada pela 6a hora de sono, para continuidade do sono em seguida.

Fonte:

STUMBRYS, Tadas e outros. Induction of lucid dreams: A systematic review of evidence. 2012. Conciouness and Cognition 21.

Agradecimento especial ao Zé Felipe de Sá pelo fornecimento da pesquisa. Ele é formado em psicologia(Universidade Salvador) e tem pós-graduação pelo Instituto Junguiano da Bahia.

Você pode gostar...

12 Resultados

  1. Anônimo disse:

    muito bom!!
    mas eu gostaria mto de saber o ranking dos metodos mais eficientes
    se alguem souber

    • O texto é complexo. Cheio de fatores e variantes. Vou elencar uma a um, identificando o resultado dos pesquisadores e como ficou no ranking. Futuramente posso reunir tudo junto rs

    • E brigadão pelo elogio 🙂

    • Anônimo disse:

      pra mim o melhor é o SSILD, já tentei por 45 días, e tenho tido sonhos lúcidos em 3 de cada 5 intentos, além disso quando nao consigo ficar lúcido no sonho de qualquer jeito lembro muito dos sonhos. Antes tentei o MILD e o WILD, com pouco sucesso uns 4 sonhos lúcidos por mes.
      Acho boa ideia fazer um ranking dos melhores metodos com os leitores do blog!
      até mais!

  2. Anônimo disse:

    Passarei a usar esse metodo entao 🙂
    Comecei a estudar sobre sobre sonhos lucidos ha pouco mais d 1 mes(sou nOOb ainda kk)e só consegui uns 3 sonhos , q eu me lembre,bem curtos com um certo grau de lucidez. Final de semana passado eu tinha conseguido ficar lucido mas ai logo no começo minha mãe entrou no meu quarto e me acordou (fuuu).Fiquei bravo mas nem falei nada, ela nao iria entender nada xD.

  3. Lucas Mendes disse:

    Boa noite Marlon! Você tem alguma dica pra gente não perder o sono quando a gente fizer o MILD e acordar lá pela 6° Hora de sono? Parabéns pelo blog, abraços!

    • E aí Lucas!

      Infelizmente isso pode mesmo acontecer. Especialmente qdo estamos com algumas preocupações em mente. Minha recomendação então é evitar aplicar a despertada pela 6a hora quando estiver em uma época com mtos compromissos ou preocupações 🙂

  4. Anônimo disse:

    Olá Márlon, eu andei pensando em uma coisa nos ultimos dias e gostaria de saber oq vc pensa a respeito: Todo e qualquer sonho que temos pode se tornar um sonho lúcido ou apenas os que realmente se tornam é que de fato poderiam, pois são diferentes em algum aspecto?

    • É uma pergunta que ainda não vi ser feita rsrsrs vamos pensar um pouquinho…

      Se existe um perfil especifico de sonho que somente, necessariamente esse tipo, poderia se tornar um sonho lúcido…

      A resposta me parece avançar no sentido de que não é o tipo de sonho que vai determinar a possibilidade do acesso da nossa consciência.

      De fato, certos tipos de sonhos, como os pesadelos, podem facilitar. Bem como aqueles sonhos com temas recorrentes, com o uso do Método de Tholey, também podem ajudar a induzir um sonho lúcido.

      Porém, a lucidez em casos como esses irá acontecer não em função do "tipo de sonho", mas sim por causa das técnicas utilizadas na indução, associadas é claro a esses sonhos em especial. Mas é um subconjunto de tipos de sonhos apenas. Sem as técnicas e as pesquisas do Paul Tholey, essas espécies de sonhos, por si só, não favoreceriam a indução.

      Bela pergunta! Abração e bons sonhos para todos nós ;D

  5. Jean disse:

    Ola Marlon,
    A pouco tempo, mais ou menos 3 dias estou tentando alguns métodos e venho também anotando meu sonhos e fazendo testes de realidades, esta noite usei um método que encontrei na internet onde você relaxa seu corpo pouco a pouco e também havia visto o vídeo do Pete Casale tanto um onde da as instruções quanto o com as mensagens subliminares,em um momento quando estava tentando dormir, quando já havia relaxo meu corpo completamente, comecei a focar na escuridão dos meu olhos, de repente eles começaram a mexer muito rápido, e meu coração a bater muito rápido, comecei a achar que estava na fase do sono REM, mas não tenho certeza.Decidi então abrir meus olhos, pois estava assutado com aquilo, eu estava deitado ainda na minha cama e sentia ainda meu coração bater muito rápido.
    Gostaria de saber se isso e normal? E se estou no caminho certo para ter sonhos lúcidos? E também queria saber se eu estava quase tendo um sonho lucido nesse dia?
    Espero que você tenha entendido meu relato,e espero ansioso sua resposta.

    • Oi Jean, seja bem-vindo onironauta!

      É possível que tu estivesse em alguma fase intermediária entre o sono e a vigília. Nesses períodos podem acontecer alucinações visuais ou auditivas. As batidas do coração podem ser escutadas(de maneira psicodélica tbém)… ou uma alucinação dessas batidas 🙂

      O vídeo do Pete Casale, como tu bem mencionou é uma boa pedida. Vale a pena dar uma olhada nele de vez em quando. De vez em quando também estou assistindo ele.

      Sobre o caminho que tais seguindo. Recomendo continuar firme nas anotações. É importante não ficar alternando as técnicas ou métodos muito rapidamente. Experimente manter um por algumas semanas até 1 mês. E só depois analise os resultados. Caso não esteja satisfeito, passe para outro método 🙂

  6. пользуюсь такой водой, так как постоянно нахожусь у компьютера то по работе то дома. кожа стала тусклой и неприятной на ощупь. а когда стала пользоваться термальной водой для лица, стала намного лучше и мягче. днем пользуюсь ей перед нанесением дневного крема, а вечером после очищения кожи. у меня термальная вода la roshe posay мне очень нравится
    cartier tortue copie http://www.luxemontre.com/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *