Controle dos sonhos X Sonhos Lúcidos

Controle dos sonhos
Controle dos sonhos

Controle de Sonhos:
.
É mais comum do que se imagina a gente manipular um sonho. O que afinal é controlar um sonho? É conseguir interferir, manipular ou transformar as coisas que acontecem naquela narrativa.
.
Para fazer isso não é necessário estar consciente de que tudo não passa de um sonho. Simplesmente, baseado em nossos desejos, passamos a exercer interferências ou manipulações sobre o ambiente e as coisas nos sonhos. Podemos atravessar paredes; quando não conseguimos correr, saímos voando!  Os piores pesadelos podem ser destruídos com raios flamejantes ou ainda transformar nossos terríveis algozes em aliados… e por aí vai!
.
.
X
.
.
.
Sonhos Lúcidos:
.
Sonhar lucidamente ou atingir a consciencia de que tudo por ali não passa de mero sonho. Nesse estado somos capazes de vivenciar nossas criações mentais ou nossas representações oníricas, mas não necessariamente conseguindo controlar ou interferir manipulando o que está presente.
.
São coisas diferentes, mas que podem acontecer em conjunto ou não. Exemplo comum é obter um sonho lúcido e ficar tentando voar sem conseguir sair do chão. Desejar ter uma experiência sexual, mas não conseguir criar a personagem! Pode ser bem frustrante.
.

 

Se você gostou desse conteúdo, ajude a divulgar compartilhando em suas redes sociais

POSTAGENS RELACIONADAS

14 respostas

  1. Eu tenho sonhos lucidos desde uns 9 anos de idade, porém nunca contei a ninguem que eu conseguia saber que estava sonhando e conseguia controlar tudo que ia acontecer. sinceramente eu sempre fui muito criativa e por isso pensei que eu era tipo tipo uma medium, sei lá, mas um dia meu irmão chegou e falou pr amin que ele fazia coisas incriveis no sonho e que tinha vez que ele até construia seu proprio sonho. Quando ele me disse isso eu percebi que não era a unica e que podia ter mais gente alem de meu irmão e eu.
    Eu contei pra ele que eu também tinha esta abilidade, meus pais não acreditava na gente, mas eu adorava contar pra eles o que eu fiz nos sonhos. Eu e meu irmão trocamos muitas experiencias em nossos sonhos lucidos. Agora eu tenho 16 anos e contei pra uma amiga de minha "capacidade mental". Ela não acreditou muito e foi pesquisar, ele se surpreendeu com as coisas que achou e me falou que varias pessoas conseguem fazer isto, porém tem gente que precisa de muito esforço, ela me pedio pra min ensinar ela a ter sonhos lucidos, mas nem eu sei como eu condigo ter,rsrs.
    Eu quero lhe parabenizar pelo o blog e agradecer, voce me ajudou a entender e conhecer essa minha abilidade, agora eu dou mais valor a cada sonho, cada experiencia.

  2. Oi Dihomara!
    Seja bem-vinda onironauta! Bacana que teu irmão também conseguia manipular o sonho dele e assim vcs se divertirem contando um pro outro! Pq o mais comum é ter um na família todo entusiasmado ou entusiasmada e os demais acharem entediante o q essa maluquinha tá querendo dizer!… o_O
    .
    Sobre a tua amiga, recomende para ela esse texto(link abaixo):
    http://www.sonhoslucidos.com/2011/01/como-ter-sonhos-lucidos-regras-basicas.html
    .
    "Regras básicas em 5 passos" e como Método, recomendo o WBTB.
    .
    Qualquer dúvida, diga para ela nos visitar. Sempre tem onironauta de plantão por aki ;))

  3. Bom desde muito cedo tive experiência de controlar meus sonhos, hoje penso se é possível visitar o sonho de outras pessoas, me baseio pela teoria do pensamento coletivo ou telepatia, visto que o nosso cérebro ainda tem muitas fronteiras para ser descobertas

    1. Eu sempre tive sonhos estranhos com pessoas e lugares, meus sonhos sempre me mostra algo que pode acontecer na vida real e as vezes realmente acontece. Não sei pq mas sonho com pessoas mortas conversamos e tudo mas sempre que eu tento ter controle sobre o sonho eu acordo. Mas hj eu consegui e perguntei há um rapaz, no momento em que consegui perguntar ele balanço a cabeça como se não pudesse falar e uma moça que estava comigo colocou a mão em minha cintura tipo me puxando para um lado como se eu não pudesse te feito aquilo. Na hora que ela colocou a mão em mim eu pude sentir o toque dela de verdade foi aí que acordei.

      28/04/2020

  4. Oi pessoal, oi Márlon! 😀

    Tô gostando de ver, blog e fórum bombando. Com certeza você já é referência no cenário nacional Jatahy Man!

    Lá no fórum eu li em algum lugar onde você dizia acreditar que alguém pode manipular a narrativa de um sonho sem necessariamente estar consciente. Tenho dúvidas sobre isso ainda. Pelo que entendo, tanto no estado lúcido quanto no não lúcido as coisas que modificamos e/ou interferimos acontecem quando simplesmente DESEJAMOS que aconteçam, não é? E para isso não é necessário que estejamos conscientes? Porque como desejar alterar uma narrativa onírica se nem estamos sabendo que é um sonho? Desejos podem se manifestar num SNL? Como se daria isso?

    Forte abraço!

    1. Oi Elisete!

      Brigadão pela força! Mas o blog não seria coisa alguma se onironautas super-legais como vc não estivessem contribuindo. Relatos, troca de idéias, dúvidas, sugestões, pesquisas, experimentos… tem muitos posts que surgiram a partir dessas contribuições. 😉

      Sobre a diferença entre controle de sonhos x consciência nos sonhos.

      Vou começar pelo mais simples. Está pacífico que é perfeitamente possível estar consciente num sonho, mas não conseguir controlar coisa alguma nele, concorda? Pelo menos já tive experiência assim e tem um bocado de relatos de onironautas que se sentem frustrados tentando voar, atravessar objetos, fazer aparecer alguém ou objeto, etc..

      Sobre o teu argumento, o qual parece ser o mesmo da esmagadora maioria dos pesquisadores: é possível controlar ou manipular um sonho sem estar consciente de que é apenas um sonho? Beverly D'Urso, LaBerge, entre outros defendem que realmente esse maior controle seria um nível de consciência mais elevado até.

      Meu argumento vai no sentido inverso. De que podemos ser verdadeiros zumbis que conseguem comandar tudo e a todos, mas ainda assim sem a presença da consciência típica do estado desperto, capaz de lembrar de experimentos que havia planejado fazer nos sonhos… agindo de maneira paradoxal com personagens ou pela narrativa dos sonho.

      Ex: percebi que estou num sonho e resolvi voar. Voando encontrei um avião caindo e parti desesperado para salvá-lo… anh?! Outra: percebi estar sonhando e desejei uma porta para o paraíso, adentrei e lá encontrei um ladrão que apontou uma arma para mim. Fiquei aterrorizado e fugi…

      Parece-me que é perfeitamente possível apenas uma percepção de estar sonhando, o suficiente para realizar certos feitos de controle ou manipulação nos sonhos, porém que não comprovam a presença da consciência em si.

      Penso que a comprovação da existência da lucidez ou do estado consciente, precisaria de elementos como capacidade de raciocínio(compreendendo e agindo de acordo que tudo ali é criação mental) e memória(principalmente de planos realizados no estado desperto).

      Mas são argumentos que estou construindo ainda. O que tu acha?

  5. Oi Márlon,

    Acho que entendo sim o que quer dizer. Eu mesma já tive sonhos assim, onde, por não ter sentido a consciência de que estava num sonho e que nada era real, eu acabei meio que classificando-os como SNL. Mas eu de fato tive a impressão de ter tido realmente algum tipo de controle sobre eles.

    Refletindo sobre sua resposta, tenho uma hipótese. Não sou estudiosa nem aprofundada no assunto, o que eu vou falar é pura e simplesmente especulação de alguém leiga no assunto. Pensei o seguinte…

    O sono possui fases, certo? Será que de repente este tipo de sonho poderia ter tipo uma "semi-consciência" por ter havido algum problema no processamento na fase em que estava? Não sei se dá pra comparar, mas talvez tipo quando o corpo desperta e ainda sentimos a paralisia do sono enquanto acordados. No caso entendo que houve um retardo na sincronia entre os eventos. Será que poderíamos pensar dessa forma ao invés de achar que seja um estágio avançado de conscência como diz a D'Urso e o Laberge que você mencionou?

    No aguardo e muito obrigada.

  6. Oi Elisete,

    Tbém tô longe da bagagem de conhecimento de caras como o LaBerge e a Beverly D'Urso… mas somos sonhadores lúcidos e vivenciamos as experiências, testemunhando ao vivo o que acontece com nossas mentes… então acho q podemos sim construir uma idéia do que afinal presenciamos por lá 😉

    Sobre a hipótese que tu citou, pela tua descrição, parece-me um bocado com a mesma defendida por Ursula Voss e Allan Hobson. Para esses pesquisadores, o sonho lúcido talvez seja um "Estado Dissociado", como tu bem lembrou sobre a paralisia do sono. ;))

    Stephen LaBerge porém discorda e argumenta que todos os registros de atividade cerebral, nos laboratórios do sono, apresentam os sonhos lúcidos acontecendo de modo claro, durante as fases REM do sono. Tratando-se portanto de um estado do sono específico e não qualquer meio-termo, sono leve ou "estado dissociado".

  7. Olá Marlon, gostaria de saber se com essa habilidade, o sonho lúcido, é possivel algo de telepatia ou algo assim para visitar o sonho de outra pessoa. Tenho sonhos lúcidos desde bem pequena.

    1. Olá sonhadora, olha, apesar da inexistência de provas da possibilidade de compartilhamento de Sonhos, tbem não há comprovação de que isso é impossível de um dia se realizar. As fronteiras das pesquisas sobre os sonhos e sonhos lúcidos mas começaram a ser exploradas.

  8. Eu sonho praticamente toda noite, as vezes são sonhos lúcidos, mas muitas vezes são sonhos premonitórios, em 1 ou 2 dias os avisos acontecem no mundo real.

    Daí fui pesquisar e achei um livro muito bom que chama “Despertar no sonho e Ioga dos sonhos!”

    Agora já consigo controlar meus sonhos e com muito treino pretendo controlar os sonhos premonitórios também para atrair para o mundo físico o que construí no sonho lucido.

    A realidade como percebemos aqui, nada mais é do que um sonho também, um grande reflexo de nosso inconsciente coletivo interligado e atemporal, então acredito que posso modificá-la imprimindo minhas montagens internas nela.

    Isso já acontece de forma espontânea nos sonhos premonitórios, mas percebi que não são previsões são situações sintonias internas que depois materializam no dia a dia, então é possível sintonizar o que quero primeiro em sonho e depois no grande sonho chamado realidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Recent Posts

Como ter sonhos Lúcidos

plugins premium WordPress