Criando um “Totem” para ajudar nos Sonhos

       Inception – A Origem é o que vem a mente quando mencionamos Totem. Para nós, interessados em desbravar o uso da consciência nos sonhos, o uso de uma ferramenta como essa não pode ser desprezado. Ele funciona baseado no mesmo princípio dos Testes de Realidade ou Reality Checks.

 
       Sabemos que olhar para as mãos, acionar um interruptor ou observar-se no espelho, num sonho, irá com muita frequência, dependendo da sua afinidade com a técnica, produzir resultados diferentes da vigília(quando acordado). A lógica cede espaço nos sonhos para a dominância da imaginação ou criatividade. É o nosso universo psicodélico particular. Salvador Dali que o diga!

       Baseado nessa idéia, a partir de hoje, vou passar a ser adepto dessa técnica já bastante difundida entre os onironautas(antes mesmo do filme). Pelo que percebi há Totens bem variados: moedas, dados, peões, celular, relógio, bolinhas etc..

Meu velho relógio vai ser meu Totem, para me auxiliar em levar minha consciência nos sonhos.

      No meu caso, escolhi meu velho e bom relógio digital. É um Cásio das antigas que está fora da linha de produção faz muuuuuuuito tempo! Ganhei ele décadas atrás do meu paizão. Nem dou muita bola pro meu celular e como esse reloginho me acompanha faz uma época, nada melhor que ele pra servir de cobaia das minhas experimentações com a técnica do Totem!
      E você? Já usa ou pensou em escolher algum?

Você pode gostar...

28 Resultados

  1. ART disse:

    Fala Marlon, blza? Quanto tempo né? Olha cara uma das coisas que mais achei interessante em "Inception" é justamente essa idéia do totem. Sei que as técnicas que já usamos tb podem ser consideradas totens, mas é realmente especial ter um objeto bem pessoal para nos lembrar disso, eu ainda não achei o meu e não faço a menor ideia mas já tô pensando sério nisso mesmo. Quando conseguir arrumar um e der certo aviso. Abçs e bons sonhos galeras!!!

    • joao paulo disse:

      eu arrumei um relogio de bolso que nao funciona pera ser meu totem e estou pegando o habito de olhar para ele de vez em quando mas como eu em sonho eu vou lembra de pegar o meu totem e verificar se e real ou nao ?

  2. Eu ja consegui incubar um totem uma vez. Era um chaveiro artesanal de madeira (realmente era um totem maia asuhah) ele ficava na minha chave de casa. Foi durante um falso despertar que tive antes mesmo de começar a cultivar meus sonhos; Eu acordava e ia até minha mochila e pegava o totem mais estava sem a chave e então sabia que estava sonhando, como eu estava despreparado não consegui prosseguir em sonho com minha lucidez =/

    • Gleyce disse:

      Isto aconteceu comigo, mas eu não tinha um totem nem nada foi só porque eu pegava a minha chave no bolso do meu xort que na realidade não tem bolso, ai eu sabia que estava sonhando mas acordei rapido.

  3. ADM_G@drIeL disse:

    Eu nunca tentei a ideia do totem
    Mas a ideia do peão que nunca para de girar que é mostrada no filme É MUITO BOA kkkkkkkkk
    Não, sério, é muito legal algumas ideias do filme
    (Como aquela parte do espelho)
    Um amigo meu fez um IDENTICO ao do filme usando aquela massa Durepox, ficou igualzinho…
    Acho que vou tentar incubar algum objeto pessoal nos sonhos ehehehee
    Abraços ^^

  4. Art, concordo contigo. O diretor do filme, o Christopher Nolan, fez umas entrevistas com alguns pesquisadores na área dos sonhos. Lembro que saiu no omelete e está no youtube. Ele realmente pesquisou sobre sonhos lúcidos(mesmo com as licenças poéticas do filme).
    .
    Breno, era um totem não planejado? rsrsrs mas interessante que o fato de não ter a chave pode dar margem para um bocado de representações! 😉
    .
    Gadriel, a idéia é porrada mesmo! O filme inteiro tem um clima de sonho rsrsrsrs nese fim-de-semana vou assistir de volta 😉

  5. So que… acredito que um toten deva ser usado exclusivamente para sonhos lucido. Pois isso faz com que ele entre mais facil no sub conciente. Usar o relogio, celular, etc. Objetos que você ja usava no dia dia. Ai não adianta! Nem conta como toten, vai ser só um rc comum.

  6. Na verdade os totens são uma retransfiguração dos RC's para a ideia mais comercial do filme. Se bem que no filme seu uso muda muito, eles o utilizam somente para ter certeza de não estar sonhando pois enquanto estão em sonhos compartilhados sempre se encontram em estado LUCIDO. Isso deixa o filme ainda mais fictício e se eles conseguiram essa lucidez instantânea por treinamento, então eles treinaram MUITO MESMO! auhhuass

  7. Marlon, o totem foi meio improvisado, eu tinha comprado esse chaverinho num daqueles maninho do reagge que vendo essas paradas ai eu olhei e falei nossa mano é um totem!! carai!!! uahsauhs foi ai que lembrei do filme e comprei. Acho que foi sem querer mesmo que incubei essa ideia, isso foi antes de saber o que era "sonhos lúcidos" e depois ter assistido INCEPTION.

  8. os imbativeis disse:

    Eu estava pensando em enviar para vcs um Email sobre o totem semana passada mas viagei e agora voltei e chequei o blogue e vcs fizeram o post poupou meu trabalho.

  9. Arthur Lima disse:

    Eu tive a ideia de comprar um dado de 20 lados pra usar como totem, pq eh bem complicado e acho q num sonho os números e lados ficariam embaralhados, ou coisa do tipo.

    • Palladinno disse:

      hehehehehe eu tambem uso um D20 que foi da epoca de guri, quando eu jogava RPG. E em uma das face na qual nao tem nenhum numero eu gravei a 1° letra do meu nome… ate que uma das vezes que tives um sonho lucido eu tirei o dado do meu bolso e nao achei a letra, dai percebi que estava sonhado, mas nao conseguia mudar o cenário que era o da avenida de onde eu moro, porem podia fazer o que quisesse, então tirei a roupa e comecei a gritar bem alto e euforico: "eu sei que estou sonhando"(kkkkkkkkkkkkkk) inumeras vezes, então as pesssoas ao meu redor começaram a me encarar e me perseguir. dai eu começei a escalar o portão do predio ate que alguem me derrubou. E eu acordo me tremendo do susto da queda.
      E realmente os n° ficam embraraçado e as vezes marcando n° que extrapolam os vintes lados. hehehehhee

    • Belo Toten Paladinno. Num próximo sonho vou usar meu relógio como toten 😉

      Os números nos sonhos ou qualquer escrita ficam bem doidos rsrsrsrs

  10. Arthur,
    Eu vi um vídeo no youtube, de um cara que mostrava alguns totens e um deles era um dado "viciado". Talvez eu traga o vídeo pra cá uma hora dessas, mas é interessante porque realmente o dado parece que só vai funcionar se trabalhar "condicionado" aqui fora, para entrar em colapso no sonho 😉

  11. greendog disse:

    o totem tem que ser algo que a gente costuma sonhar com? pq se não como vou consultá-lo no sonho, se eu não o vejo no sonho? como no soho vou pensar em pegá-lo? se não sei que estou sonhando?

  12. Olá Green!
    .
    O totem é uma espécie de reality check. Essa é a desvantagem dele, pois como não é uma parte do seu corpo(relógio, peão, dado etc..), ele terá que ser carregado para o sonho.
    .
    Particularmente uso meu relógio de pulso, mas na maioria das vezes acabo usando as mãos mesmo. 😉

  13. greendog disse:

    uhum, tem que ser então um objeto com o qual a pessoa tenha muita afinidade né, eu nunca sonho com objetos, e não tenho relógio ou celular e é mais fácil olhar as mãos do que incorporar um objeto no meu dia a dia, eu vou acabar perdendo, vlw.

  14. Anônimo disse:

    olá galera,uma dica: se vc for careca passe a mão na cabeça quando estiver sonhando se tiver cabelo é sonho na certa, kkkkkkk, comigo funciona, todos meus sonhos eu tenho uma vasta cabeleira.

  15. Eu uso um fone de ouvido conectado a um conector de rede, que nos sonhos toca músicas mesmo sem ser um real mp3 ou aparelho eletronico. Bem, como em quase todos os sonhos eu imagino que estou sonhando eu o uso apenas como confirmação, mas na maioria dos sonhos ele não está pendurado em meu ouvido, então como eu acho que estou em sonho, apenas coloco a mão no bolso da calça e imagino tirando ele de lá, é então que ele aparece, essa tecnica já era bastante usada por mim, sendo que eu tirava grana infinita do bolso da calça. Só uso o totem para ter certeza, pois não quero sair batendo no povo e depois descobrir que estou na realidade hauhauhauhauha

  16. pirates disse:

    Very neat article. Will read on…

  17. Im obliged for the article.Really looking forward to read more. Really Great.

  18. I cannot thank you enough for the article.Really looking forward to read more. Much obliged.

  19. Very neat post.Thanks Again. Fantastic.

  20. Hey, thanks for the blog article. Want more.

  21. Hey, thanks for the article post. Want more.

  22. Hard cunt… Wish I was as cool as you. Should I hit a Good Samaritan who is helping somebody who is broken down on the side of the road with my car to be as cool as you?
    imitation bracelets cartier love http://www.thislovebangle.cn/

  23. I simply want to mention I am beginner to blogging and honestly savored your web-site. Probably I’m going to bookmark your blog . You actually have wonderful articles and reviews. Thanks for sharing with us your web-site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *