Dicas indispensáveis para ter Sonhos Lúcidos

    É interessante notar nessa área de estudo que apesar de ela ter ganho respaldo perante a comunidade científica, apenas a partir da década de 80, existe um crescimento vertiginoso de uns anos para cá. Algumas grandes universidades e institutos estão direcionando atenções e é divertido saber que cada onironauta, de alguma maneira, pode contribuir na exploração disso tudo.

O que é Real? Não seria a realidade do sonho uma manifestação peculiar da nossa própria realidade mental? Na imagem, poster promocional do filme Total Recall – O Vingador do Futuro, baseado em um conto do espetacular Philip K. Dick.

    Métodos como o MILD, criado por LaBerge ou o Tholey, criado por Paul Tholey, são ferramentas muito preciosas e que devem ser exploradas por todo aquele que deseja se aprofundar nos sonhos lúcidos ou no mínimo aperfeiçoar suas experiências.

    Particularmente eu subestimava o uso desses métodos. Assim como muitas pessoas, com experiências desde a infância, achava que não tinha necessidade de seguir alguma rotina em especial… até que após um longo período sem conseguir ficar consciente nos sonhos, resolvi experimentar o MILD. Daí pra diante foi só alegria e culminou na empolgação dos meus estudos, da filosofia e claro, também desse blog que procuro cuidar com carinho.

Preste atenção em temas recorrentes nos seus sonhos: casas, gatos ou cachorros, mar, montanhas ou fogo… eles podem servir como ferramentas na indução de sonhos lúcidos, como deixa bem claro o método do psicoterapeuta alemão Paul Tholey, no seu método de Tholey.

     O Diário de Sonhos deve fazer parte da sua rotina. Vai fortificar tua capacidade de reconhecer a estrutura da realidade do sonho. É indispensável experimentar. Pelo menos 1 sonho por dia, uns 5 dias da semana, mesmo que comece por curtos fragmentos. Esses fragmentos, invariavelmente vão crescer e em poucos dias se transformarão em grandes narrativas, epopéias com uma grandiloquência surpreendente.

     Os reality checks servem como ótimos suplementos. Por si só não são de grande valia, mas são capazes de dar um empurrãozinho especial quando já estamos fazendo uso de um método e do Diário.

     Por fim, planeje experimentos. Dos mais simples como voar mundo afora, atravessar paredes ou lançar raios… até experiências com memória, criatividade, solução de problemas, aprimoramento de habilidades motoras e quem sabe a própria consciência. Estabeleça um plano e anote ele no Diário. A sensação de ficar consciente no sonho, tentar lembrar o que tinha planejado e resgatar essa memória é fabulosa. Compõe um despertar monumental da consciência, durante o estado mental dos sonhos.

     Mas lembre-se, quanto mais familiarizado com a estrutura da realidade dos sonhos, melhores serão as chances de perceber que está sonhando…! Por isso anote 😉

Você pode gostar...

9 Resultados

  1. carlos andré disse:

    grande Márlon, parabéns pelo excelente trabalho, eu não tenho duvidas que o seu blog é o melhor do mundo a respeito de sonhos lucidos. aqui temos um verdadeiro bombardeio de informações sobre o tema. continue sempre assim. são dicas e informações preciosas.

  2. Munhoz disse:

    O que é Real? Não seria a realidade do sonho uma manifestação peculiar da nossa própria realidade mental?…
    Marlon, Não sei se conhece algo sobre a filosofia Hermética, tradicionalmente atribuída a Hermes Trismegistro (toth), me parece ter sido a mais antiga das filosofias, de onde se originaram todas as religiões, sendo adotada pelos Cavaleiros Templários, Maçônicos e Rosacrucianos.
    Suas leis são em numero de 7, sendo que a primeira é a "Lei do Mentalismo", ou "Princípio do mentalismo"
    "O TODO É MENTE", o universo é Mental"
    Este Princípio contém a verdade que Tudo é Mente. Explica que O TODO (que,é a Realidade substancial que se oculta em todas as manifestações e aparências que conhecemos sob o nome de Universo Material,Fenômenos da Vida, Matéria, Energia, numa palavra, sob tudo o que tem aparência aos nossos sentidos materiais) é ESPÍRITO, é INCOGNOSCíVEL e INDÈFINFVEL em si mesmo, mas pode ser considerado como uma MENTE VIVENTE INFINITA e UNIVERSAL. Ensina também que todo o mundo fenomenal ou universo é simplesmente uma Criação Mental do TODO, sujeita às Leis das Coisas criadas, e que o universo, como um todo, em suas partes ou unidades, tem sua existência na mente do TODO, em cuja Mente vivemos, movemos e temos a nossa existência. Este Princípio, estabelecendo a Natureza Mental do Universo, explica todos os 5 fenômenos mentais e psíquicos que ocupam grande parte da atenção pública, e que, sem tal explicação,seriam ininteligíveis e desafiariam o exame científico.

    Desculpe fugir da ideologia do blog, mas quando lí não pude deixar de lembrar dos princípios herméticos.

    Marlon comprei dois frascos de "galantamina" pelo Ebay, eles me enviaram um email aconselhando tomar melatonina pra evitar o efeito colateral da insônia, como a melatonina é proibida no Brasil(???), tive que importar também, acredito que chegue tudo essa semana, já estou caprichando nos RC´s, espero ter um Super sonho lúcido como os seus….
    Abraço.

    • Oi Munhoz,

      Muito show teu comentário brother. Certeza que assim como eu, várias pessoas irão dar uma pesquisada sobre o que tu comentou.

      Independente do modo de pensar, é sempre bom explorarmos e questionarmos tanto o que está convencionado, como novas hipóteses e teorias que se apresentam.

      Gosto mesmo de pensar nos sonhos, como a exploração do universo mental. Também é a realidade. Apenas tem a diferença de estar numa perspectiva nova e que por isso talvez possamos chamar de realidade da mente.

      Nosso cérebro é um milagre da natureza. Poder fazer brotar nossa consciência enquanto ele funciona de maneira tão peculiar, é uma oportunidade fabulosa pra explorar novas possibilidades da mente.

      Sobre a melatonina e a galantamina, mande um email pra mim que quero trocar umas idéias contigo. ;D

      Abração e bons sonhos companheiro!

  3. Anônimo disse:

    Desculpe Márlon, mas vou ser sincero (peço desculpa se pareço demasiado assertivo, vc já sabe que é tudo numa boa onda!). Mas acho curioso como vc denomina o MILD e o método de Tholey de técnicas, quando no fundo, elas são meras representações da memória prospetiva. O LaBerge sabe disso, e penso que o sucesso que ele depositou no MILD foi todo devido à memória prospectiva. Acho a memória prospectiva está acima de qualquer conceito em sls, pk está presente em basicamente todo o lado: reality checks, dream signs, MILD, tholey. Não sei se já leu estudos sobre memória prospectiva (eu li mas mt superficiais) e é considerada a memória do futuro, o que vai de perfeito ao encontro da lacuna do cérebro quando sonhamos: o critical state thinking afectado por memória. Se vc acha MILD e Tholey as técnicas de eleição, definitivamente lhe recomendo estudar memória prospectiva. E aí você vai perceber uma (das poucas) grandes chaves que o ser humano possui para aceder a sonhos lúcidos. Gostei do post como sempre 🙂 zoth00

    • Grande Zoth00,

      Seja sempre bem-vindo companheiro! O espaço é de todos nós pra tentarmos trocar o máximo de experiências possíveis e de alguma maneira, quem sabe, conseguirmos contribuir pro desenvolvimento das nossas habilidades e até mesmo pra essa fascinante área de estudo. ;D

      Já comecei a dar uma pesquisada, assim como eu fiz com os comentários do Munhoz. Brigadão pelas sugestões e comentários Zoth00.

      Abraços e bons sonhos brother!

  4. Luis_Carlos_Corgan disse:

    Ei Marlon e o anonimo que mostraram isto, da memoria prospectiva brigadao pelo informaçao do forum tava muito bom, e eu keria realçar que nós ou pelo menos algumas das pessoas, já treinaram esta memoria sem kerer, em kerer ou tentar ter sonhos lucidos tal como eu, e uma das praticas, é que eu kuando nao tinha despertador eu dixia a mim proprio para acordar 6 horas depois ou acordar as 8 porque havia algo de importante no dia a seguir, e depois de treinar algum dias isso vai resultando e agora pedir para fazer reality checks com esta tecnica e tal, penso ke vai haver melhoras no sonhos lucidos……..

    Bons sonhos para todos……. E Mais uma vez excelente topico este Marlon

    • Opa! E aí onironauta 😉

      É interessante esse mecanismo que tu comentou, de poder se condicionar a despertar num dado momento. Como tu mesmo ressaltou, o LaBerge faz uso da memória prospectiva pra criar esse condicionamento de despertar no momento certo.

      Valeu pelas visitas no fórum. Lá é um local mais dinâmico pra troca de experiências entre os mais diversos onironautas.

      Brigadão pelo elogio brother 🙂

      Abs e bons sonhos!

      PS:certeza q tu vai gostar do último post sobre memória q publiquei agora há pouco.

  5. EU INVENTEI UM MODO DE TER SONHOS LUCIDOS
    O MÉTODO É ASSIM COLOQUE UM RELOGIO DE PULSO
    QUE APITA EM HORA EM HORA E SEMPRE QUE O RELOGIO
    APITAR PERGUNTE PARA SI MESMO ESTOU CONSIENTE
    ATÉ ISSO VIRAR UMA ROTINA E VOCÊ SE PERGUTARA ISSO
    NO SONHO MESMO QUE VOCÊ NÃO SE LEMBRE DE DIZER
    ISSO NO SEU SONHO. QUANDO O SEU RELOGIO APITAR ELE
    ESTARA LEMBRANDO VOCE DE SE PERGUNTAR ESTOU CONCIENTE.
    QUANDO O RELOGIO APITAR EM HORA EM HORA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *