Dicas para lembrar mais dos sonhos.

      Durante minha adolescência nerdística um dos meus passatempos prediletos(além de quadrinhos, jogar war na madrugada…) era descobrir em quais horários do meu sono eu poderia acordar e flagrar meus períodos REM do sono. Meus amigos da pensão(e da Escola Técnica Tupy de Joinville) perguntavam no dia seguinte se alguém havia ouvido um despertador tocar na madrugada… bom… incomodei um pouquinho até que me descobrissem, mas nesse ponto eu já tinha descoberto uma hora chave para acordar e anotar meus sonhos.
…tic-tac-tic-tac-tic-tac… descobrir o timing para despetar no momento de um sonho não é algo difícil.
     Acabei encontrando para mim, o horário ideal de calcular 5 horas e 18 minutos de sono… considerando, dependendo do dia( 10 min, 15min..  o tempo que iria levar para me desligar e dormir).
      Acionava meu radio-relógio para despertar após 5:18h de sono. E assim fui anotando minhas experiências durante um bom tempo.
      Uma das maiores dificuldades dos interessados em sonhos lúcidos é sobre a dificuldade de lembrar dos sonhos. Normalmente isso acontece porque não foi estabelecido ainda o hábito de anotar os sonhos num diário(recomendado pelos especialistas na área).
O Diário dos sonhos, sempre como primeira pedra fundamental para construir uma boa memória dos sonhos. Anotar pelo menos um sonho, uns 4 a 5 dias por semana já é suficiente.
      Além dessa orientação, é fundamental que o onironauta(nós, exploradores dos sonhos) esteja atento para os seus períodos de despertar. A chance de lembrar de um sonho sempre será maior caso consiga despertar dentro de uma fase do ciclo do sono conhecida como REM. Essa fase do sono já foi explicada por aqui, mas saber uma maneira e como é simples conseguir acordar durante ela inevitavelmente vai ajudar a reforçar a memória dos sonhos.
    
Resumo para lembrar mais dos sonhos:
Passo 1: o diário dos sonhos deve sempre estar próximo da cama.
Passo 2: experimente acordar em horários diferentes. Após 4 horas de sono, 5 horas de sono… faça isso apenas algumas vezes e vá anotando os sonhos que conseguir lembrar.
Alerta: deve-se tomar o cuidado para não fazer essas experiências em demasiado e prejudicar a qualidade do sono. O ideal é num final-de-semana, sem grandes compromissos no dia seguinte.
Passo 3: nada de alarmes estridentes. Programe um alarme suficiente apenas para lhe acordar e assim, não morrer de susto! Fica difícil manter na memória um sonhos com um despertador surtado. Um alarme suave demais também pode não acordar direito e assim o sono se esvanecer ou desaparecer.
Passo 4: evite dormir cansado demais. Na medida que seu corpo pedir descanso não insista em ficar acordado, pois é o chamado natural para realizar os ciclos do sono e bombar os hormônios que o corpo tanto precisa.
Passo 5: experimente desejar sonhar com algo que lhe seja especial ou seja fascinante. De preferência que instigue seus desejos. Anote isso no seu diário dos sonhos.
.
.
Passo a sugerir então algumas experiências com base num interessante gráfico dos ciclos das fases do sono. Esse gráfico em especial, sugere o 4º ao 6º ciclo como os mais longos em termos de fases REM ou intervalos com os sonhos mais intensos e vívidos.
As partes em amarelo representam os períodos REM de sonhos intensos, em que mais temos sonhos lúcidos.

Experiências sugeridas(necessário o cálculo pessoal do tempo para cair no sono):

Os tempos abaixo significam tempo total de sono! No exemplo 1, deve-se calcular que se dormiu muito próximo disso.
1- Pelas 5:30h se iniciaria a 4º fase REM, durando até qse 30 min. Minha sugestão de experiência é programar para despertar 6h após ir pra cama.
.
Pelas 6:45h se iniciaria a 5ª fase REM, durando até qse 45 min. Talvez programar pra despertar 7:30h após ir dormir.
.
Pelas 8h chega a tal 6ª fase REM que é a mais rechonchuda, durando talvez até 60 min?! Quem sabe programar para despertar umas 8:50h após dormir(e haja sono heim!)?

.
   São apenas sugestões de experimentos. Há vários fatores envolvidos que implicam na necessidade de cada um conhecer bem quanto tempo em média leva pra pegar no sono. Despencar mesmo. E claro, o gráfico sugere uma média. Há variações de pessoa pra pessoa na duração do ciclo e distribuição deles. Especialmente, caso esteja com o sono atrasado, caso em que a fase REM chega mais rápido(ricocheteio de REM), mas normalmente ficamos mentalmente mais fracos.
Fontes:
DELANEY, Gayle. O Livro de Ouro dos Sonhos – All about Dreams, Rio de Janeiro: Ediouro, 2001

Você pode gostar...

24 Resultados

  1. Brunno disse:

    eu vi um filme faz pouco tempo "A origem"…gostei muito e me interessei sobre o assunto…e andei dando uma pesquisada…achei diversas coisas das quais ja aconteceu comigo muitas vezes..como essa tal da paralisia do sono…só que entro em pânico na maioria das vezes…sempre achei isso muito estranho….mas naum sabia oq era…ja tive varios sonhos em que sei que estou sonhando e no sonho faço oq quero…muito loko…

  2. ART disse:

    Olá Márlon, gosto muitos dos seus posts tanto que sua página é minha inicial, toda vez que abro o browser espero uma nova postagem sua. Mas achei este muito legal mesmo, pois algo interessante ocorre comigo. Pois tudo que vc sugere já fiz e faço sempre, porém tá demorando um bocadinho para chegar um sonho lúcido por menor que seja, o último acho que já faz mais de 1 ano. Ou seja mantenho meu diário dos sonhos, não em papel mas no celular quando acordo no meio da noite anoto na hora, mas na maioria das vezes anoto pela manhã para depois repassar para um diário no google docs à tarde que é quando tenho tempo, já que não tenho dificuldade de lembrar dos sonhos. Não ponho alarme para acordar pois já costumo acordar pelo menos uma vez na noite para um pipizinho rsrsrsr, não costumo dormir cansado e durmo sempre muito bem, também não costumo incubar sonhos, pesadelos são raríssimos por isso gosto do que sonho e por isso deixo que eles venham por eles mesmos. Leio muito sobre SL quase todos os dias mesmo. Ou seja tenho tudo para que tivesse pelo menos um sonho lúcido ao mês, mas não é isso que acontece. Já tentei muitas técnicas, a que mais costumo usar é a de reality checking diariamente, não costumo usar as técnicas de acordar no meio da noite e ainda mais com alarme, para não incomodar a esposa, certo?rsrsr. A última vez que consegui ficar lúcido por pouco tempo, mas mesmo assim foi super legal, foi ao ler "A arte de sonhar – Castaneda" estou até pensando em reler para ver se consigo um SL de novo. Ou seja será que justamente por toda essa naturalidade com os sonhos e tudo relacionado eu esteja com dificuldades para conseguir ficar lúcido?
    Abçs Junim

  3. Oi Brunno! Inception-A Origem é um espetáculo de filme mesmo! Vi 3x no cinema ;P Há outras recomendações aqui no blog viu! Sobre a paralisia, caso persista, aqui no blog há um texto sobre o tema.
    .
    Olá Art! Obrigado pelos elogios! Enquanto eu puder contribuir para gente descobrir coisas novas na exploração da consciência nos sonhos, pode contar comigo! Teu caso parece ser de método. A Dra. Gelaney descreve situação parecida com a tua no livro dela, quando persistimos por um tempo com uma técnica ou metodologia e não obtemos frutos(ela sugere algo próximo de 1 mês), então é hora de partir para outro!
    Experimente o WBTB – Wake Back to Bed..
    Abç e bons sonhos Art e Brunno!

  4. ART disse:

    Olá Márlon, valeu. Vou tentar me ajustar a esta técnica mesmo não sendo muito fácil para mim. Já até programei para este final de semana um alarmezinho básico como vc recomenda.
    O engraçado é que já passei inclusive várias vezes pelos processos de paralisia que o amigo citou acima, tinha muito quando era mais adepto da projeção astral e engraçado que essas coisas nunca me causaram nem causam medo, pelo contrário adoro quando eu entro em estado de paralisia, estado vibracional etc. Quanto a Origem é realmente um filmaço já vi 2x no cinema e até comprei o filme original.
    Abçs e bons sonhos amigos!!!

  5. Filmaço mesmo! O Waking Life é outro, na verdade, sobre sonhos lúcidos, é o melhor ou pelo menos mais objetivo sobre consciência nos sonhos.
    Acredito que a mudança de método deve desencadear belos resultados ART.
    Como o método descreve(o MILD trabalha no mesmo princípio de fórmula), levantar após a 6a hora de sono, fazer alguma atividade relacionada e voltar a dormir para mergulhar nas fases REM finais(chamo de rechonchudas!) ou nos períodos mais intensos dos sonhos… é ver pra crer!
    Ah! Mude o reality check(olhar as mãos, interruptor, espelhos…) tbém! Bons sonhos brother!

  6. ART disse:

    Pois é Márlon, o Waking Life até tenho mas ainda não vi. Quanto aos reality checks olha que engraçado, aquele SL que tive o primeiro RC foi o das mãos, tenho feito o das mãos, interruptores e até o da porta como vc recomenda, e acredite vejo tudo isso em meus sonhos porém mesmo assim a lucidez não vem é mole? rsrsrr
    Dia desses fiquei rodando a chave na fechadura de uma porta que nunca fechava e a lucidez que era bom nada, ligo luzes e vejo até as mãos mas não passa disso. Mas muito obrigado pelas dicas, se mudar alguma coisa dou sinal.
    Abçs e bons sonhos!!!

  7. Como filme de entretenimento e história, não dá pra comparar Waking Life com o Inception. Este último é um filme monumental. O Chris Nolan botou pra quebrar.
    Agora, em termos de tecnicidade, arte e profundidade no tema dos sonhos lúcidos em si, o Waking Life reina soberano. Inception não está preocupado com certos fatos dos sonhos e sim com seu próprio enredo.
    .
    ART, pelo que tu conta, não tem stress companheiro! Já vi relatos de outros onironautas com boa frequencia de sonhos lúcidos acontecer a mesma coisa. Eu tbém volta e meia estou conversando sobre sonhos lúcidos nos sonhos, mas não chego a ficar consciente.
    .
    O lance é se agarrar em primeiro lugar num método mais compatível(Seja o WBTB q te recomendei ou o Tholey – eu pratico os dois juntos – MILD, WILD, etc..).
    .
    Depois a "religiosidade" com as anotações, levando na buena os reality cheks mais impactantes.
    .
    Uma hora vai rolar de novo e forte! hehehehe

  8. ART disse:

    Pois é Márlon, eu vi só o começo do Waking Life e vi que ele é realmente mais profundo e por isso, deixei para poder ver um dia com mais calma para prestar toda a atenção, mas realmente o Inception é encantador mesmo, pelo menos para mim.
    É verdade, volta e meia o assunto dos sonhos rola dentro dos próprios sonhos e sigo em frente sei que vai voltar a rolar, não tenho dúvida. O lance mesmo é pegar o "click" na hora certa dentro do sonho, aí sim amigo o bicho vai pegar, Morpheus que se cuide comigo por lá,rsrsrs.
    Abçs…

  9. Oi primeira vez que apareço por aqui, voltei a tentar ter SL, antes eu já me interessava pelo assunto, mas achava que não iria acontecer então deixei de lado, até que há 3 semanas tive uma paralisia do sono e comecei a ler esse blog e a comunidade do orkut. Eis que hoje tive meu 1º sonho lúcido, estou bem animada agora,não foi nada demais, depois se quiser saber como foi…
    Enfim, quero te dar parabéns pelo blog, muito bom, me ajudou muito, estou louca para ter o proximo sonho lucido *-*

  10. Oi Tayná! Seja bem-vinda onironauta!
    Navegando pelos tópicos relacionados, tu deve ter notado que outros onironautas também tiveram ou tem paralisia do sono… pessoalmente tive e achei mesmo desagradável. Mas com a leitura sobre o assunto a gente percebe que não há com o que se preocupar.
    .
    Por favor, não deixe de compartilhar o teu primeiro sonho lúcido com a gente! Sempre é divertido quando fazemos isso. ;P
    Não deixe de ler as regras básicas em 5 passos para dar uma ajudinha!

  11. Olá marlon! Bacana o post inclusive me fez lembrar que preciso começar meu diario que ainda n consegui =/ Queria só fazer um relato pro pessoal que le o blog; Esse fds eu durmi na casa do meu irmão de sabado pra domingo, tive alguns sonhos preditivos comuns, acordei pela manha com minha cunhada me chamando mais nem levantei e voltei a dormir, nisso eu tive um sonho do qual não me lembro o inicio, mas o que me lembro era que eu estava preso e uma arena de batalha junto a uma menina que eu conheço. Eu peguei a mão dela e corri pra fora da arena pois tinham uns dragões nos perseguindo, e quando eles tavam quase saindo de la tbm eu usei um super poder e barrei eles la dentro. No mesmo momento eu percebo que estou sonhando e começo a falar pra menina que estava comigo oq estava acontecendo, falei;"Nunca se sabe quando se está sonhando e bla blá" isso provavelmente pq eu fiquei um bom tempo conversando com minha cunhada sobre SL antes de dormir. A menina no sonho não parecia contente com o que eu falava e ficava me olhando sem falar nada. Quando me virei novamente tinha um dragão enorme perseguindo agente e este dragao possuia um domador. Logo eu sabia que tanto o domador e o dragão poderiam ser controlados por mim, eu me esquivava facilmente dos ataques do bixo, e logo pensei em colocar o domador contra o dragão "psicologicamente", então implantei na mente dele uma ideia de que o dragão tinha traido ele, então ele matou o dragão (lol) Depois uma fenda se fez na parede e vi que eu estava no quarto andar de um prédio, olhando para o outro lado da rua eu vi um carro num barranco e umas pessoas em volta e pensei; Vou ver o que acontece. Pensei em pular de la de cima, quando pulei eu me concentrava pra voar eu conseguia voar mas bem devagar e com uns trancos que me impulsionavam para o chão. Chegando no local desejado eu vi algo n muito agradavel, era o corpo do motorista morto ¬¬ Enfim voltei voando e segurei a garota em meus braços e voei com ela.

  12. Depois disso eu tive um falso despertar, mais o engraçado eh q eu n tenho certeza se foi um sonho lucido, apesar de eu estar consciente de que estava sonhando eu não agia deliberadamente, ou até agia , mas os acontecimentos ao meu redor me mantiam ocupado de mais pra pensar em fazer outra coisa. Ainda estou tentando processar algumas informações mais até então cheguei a conclusão de que o sonho se deu por incubação, disso n tenho duvidas!

  13. Bem interessante Breno! Parece que foi mesmo induzido pela conversa com a tua cunhada. Tais conseguindo controlar fácil teus sonhos heim! Meus parabéns onironauta!
    Esse lance de um tema incubado para ajudar na indução de sonhos lúcidos é bem interessante. Há um texto no bloh e recomendo muito para quem ainda não leu.

  14. FUCK YEAH BABY! 10º SL E FINALMENTE CONSEGUI VOAR 😀
    aahhhhh muitooo lookoooooo
    [texto grande, mas é bom. inclusive observações.]
    eu tava na cozinha aqui de casa com minha vó e ela começou a falar de sexo ou alguma coisa assim ai fiz o RC e BAN!!! ahhhh dei uma corridinha pra fora e dei um pulãooo uuu mto loko acima de qualquer prédio e ai fiquei com medo de cair (essa foi a 4º ou 5º tentativa de voar, em todas as outras eu cai) mas mano eu começei a voar automaticamente U.U q lindo cara mas uma surpresa: lá em cima minha casa de novo (ué) ai eu voei por cima de dela e minha casa de novo ( O.O )ai eu decidir simplesmente voar em direção ao horizonte e passei por algumas nuvem e BAMM lah estava eu sobrevoando uma cidade muito linda, cheia de arranha céus e eu mergulhava e subia tangente aos edifícios 😀 nosssa sentia o vento passando por todo o meu corpo, em especial na face ( nossa até tesão de tão bom) e cabelo e ouvido [parei de escrever um pouco enquanto relembrava a melhor sensação da minha vida].
    Interessante que quando comecei a perder um pouco o controle e então parei no ar pra ver de reito como que funciona essa parada, ai o interessante é quando eu tentei forçar a perna pra cima para assim então mergulhar para perto do chão alguma coisa errada acontecia, as vezes eu ia pra tráz ou começava a cair simplesmente. Porém quanto simplesmente pensava em faze-lo este era feito com perfeição 😀
    Certo momento algo, uma mulher, ja nela de um prédio me chamou atenção e então voltei e me pendurei na base da janela (de madeira e vidro) e tentei quebra-la com soco mas eu era muito fraco, então olhei para o musculo do meu braço direito e fiz força pra crescer o musco e assim foi feito ele triplicou de tamanho, ficou maior que do chuck norriz xD era possível também perceber o peso aumento e então man dei um socão na janela – pedaços de madeira e vidro caindo detalhadamente em direção ao chão – e entrei. Era uma prima minha, lembrei que eu queria mulher e lembrei da minha prima gostosa. Comecei a perguntar: cadê a flavinha? cadê? – e ela respondia como que se não pudesse compreender direito o que eu queria. Mas ai eu fiquei tipo a voar tava tão bom, foda-se vou voltar pra lá 😀 e fiquei voando mais. Obs.: certo momento tudo ficou preto, porém era possível sentir o vento pelo meu corpo. Não sei se estava de olhos fechados, talves para apreciar mais a sensação, porém acho que não. Quando eu foquei toda minha atenção a sensação logo as imagens voltaram.
    Outro momento eu estava no térrio, no lado de fora, estava ficando preocupado que o sonho que o sonho tava muito longo e eu tinha aula (ASUDHSUHASDHASUDHASUDHAUSD, IDIOTA ) (eu sabia que eu estava no ultimo REM, eu acordei durante a noite). Não tinha perdido complemente a lucidez, mas ela estava bem baixa. Eu decidi pegar meu celular, eu acreditava que talvez minha mente pudesse sincronizar o horário ou fosse capaz de estipula-lo aushasuhsaduadh mas enfim nem consigir ver as horas ai eu decidi quebrar ele e joguei no chão com força mas o vadio saiu lisinho, sem nem um arranhão. Peguei e joguei de novo e saiu lisinho. A qual é mano olhei pro braço de novo e fiz força pra ele crescer, peguei o celular de volta e joguei no chão mas o vagabundo saiu lisinhooo e então alguém me falou "mas celular é resistente mesmo" ai respondi "a mas isto é um sonho" e então peguei ele e comecei a dobrar e consegui tirar um pedacin da casquinha auhdUASDHUasd

    [continua]

  15. Vencido por um celular, no meu sonho *facepalm*
    nesse meio tempo outros sonhos aleatórios começara a povoar minha cabeça mas resisti, até que então ambos se desfizeram e acordei. Fiquei acordado um tempo e de repende eu falei comigo mesmo "MEU DEUS, EU VOEI" – I FUCKING DID IT! I REALLY DID IT!
    Deixar este sonho evaporar da minha memória seria como perder o melhor dia da minha vida, agradeço a Deus, a todos e ao meu subconsciente por ter me provido este momento de felicidade, realização e diverção. E cláro, agradeço a você Márlon, pois o seu blog sempre foi de grande ajuda e inspiração.
    Obervações relevantes:
    Modifiquei minhas mensagens subliminares baseando em algumas dicas que vi em um forum, agora elas possuem conteudo emotivo e de gratidão.
    Inspirado em dicas de um blog sobre como ter sonhos mais vívidos (sl ou não) eu fiz o seguinte lanchinho antes de dormir:
    1 copo de leite puro (apenas algumas gotas de adoçante)
    1 pão com queijo, bastante queijo. (adoro queijo – mineiro uai kkkkkkkk)
    2 bananas
    2 laranjas
    1 maçã
    8 horas de sono com uma interrupção involuntária no início (barulho), outras após 4h30min e 90 minutos seguintes sendo que nestes eu não consegui recordar sonho algum, apenas alguns flashes inconsistentes. 90 min depois eu tive o melhor dia da minha vida.
    Nenhum isocrônico foi usado, em qualquer momento. Enquanto acordado apenas fui faze um pipi, nada mais. Neste último ciclo eu demorei mais pra dormir, inclusive esta um pouco sem esperanças.
    O relaxamento rápido antes de dormir do Lucidology definitivamente pode te prover uma noite bem mais melhor de bão elavado ao quadrado kkkkkk
    Acredito que este video foi essêncial para o meu sucesso pois me chamou muita a atenção e foi bastante inspirador

  16. HAHA o sonho do tulio dispensa comentarios! ;D
    Então Marlon eu começei a incubar sonhos exatamente após ler esse post daqui do blog ! Vlw pelo apoio! ;D

  17. André disse:

    Nossa ontem eu tava pensando em fazer um diário dos sonhos, e de ver aquele caderno desenhado ali, lembrei que sonhei em estar pegando uma agendinha, mas ver que já estava toda rabiscada ou escrita nela

  18. Ranieri Costa disse:

    Márlon, há como obter uma forma de recordar sem escrever no diário? Tenho bastante preguiça de escrever todos os detalhes que lembro, fora que enquanto vou escrevendo, vou esquecendo o sonho ao mesmo tempo. Será que desenhar algum cenário do sonho tem a mesma eficiência que escrevê-los? Provavelmente não, né?

    • E aí Ranieri!

      A função do Diário dos Sonhos é fortalecer nossa capacidade de reconhecimento da estrutura do sonho. Na medida que a gente vai anotando o que lembra, vamos nos familiarizando cada vez mais com o estado mental dos sonhos.

      Pode ser que reproduzir na forma de desenhos produza o mesmo efeito, assim como contar pra alguém ou gravar 😉

  19. Na noite do dia 13 para 14 desse mês eu tive um sonho em que houve experiências com sensações muito reais, como o gosto de um bolo de chocolate e a sensação de cabelo molhado e gosto de sal na boca depois de um mergulho na praia. Essas sensações quase reais nos sonhos podem ajudar a ficar lúcido? (Detalhe que esse é o primeiro sonho que eu lembrei depois de quase 2 meses).

    • Olá Daniel,

      Conseguir recordar bem dos sonhos, em detalhes, como tu comentou ajuda sim ou favorece a conseguir ficar consciente nos sonhos. Na medida que vamos exercitando a recordação dos sonhos, especialmente quando anotamos num Diário e com boa frequencia, vamos aprimorando a habilidade de reconhecer a estrutura da realidade do sonho.

  20. Amanda Montanhini disse:

    Ola,Estou lendo um livro que fala sobre estes assuntos e quis pesquisar mais para tentar,creio que eu já tive um sonho lucido,mas não me recordo bem,lembro de ter sentido a agua em que toquei mas log em seguida acordei,estou gostando bastante deste assunto: )

  21. What’s up, just wanted to say, I enjoyed this post. It was inspiring. Keep on posting!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *