Fase REM do sono – Parte 1

Está bem difundido o conhecimento de que todos que possuem razoável saúde, sem grandes distúrbios hormonais e/ou psíquicos, sonham bastante durante uma boa noite de sono. Esses sonhos terão chances maiores de serem lembrados, caso o sonhador acorde durante um período conhecido como fase REM. Isso não significa de modo algum que os sonhos aconteçam apenas nessa fase. Trata-se no caso, da fase com sonhos mais intensos e pelas experimentações, com maiores chances de serem recordados.

Há diversos gráficos de laboratórios do sono, indicando as diversas fases do sono e a fase REM.
Em amarelo, destaca-se o aumento progressivo da fase REM no transcorrer do sono.
Durante essa boa noite em que estamos dormindo(melhor ainda se estiver num clima fresco, com uma garoa lá fora), nosso cérebro atravessa um ciclo constituído de cinco fases que se repetem por todo período do sono. Pode-se dividir inicialmente como o período de sono REM e não-REM(NREM).
Cada fase vai se caracterizar pela ocorrência de certas liberações hormonais e atividades fisiológicas específicas, mas a que mais interessa ao tema do nosso blog é a denominada fase REM.
Chama-se REM, devido ao fato que em determinada parte do nosso sono, nossos olhos movimentam-se rapidamente, de um lado para outro. Por isso o nome originário do inglês “REM”: Rapid Eye Moviment ou traduzido e convertido na melhor forma para o português Movimento Rápido dos Olhos”.
A fase REM do sono que é a que sonhamos mais intensamente representa cerca de 25% de uma noite de sono. Isso implica que podemos ter até 120 min de sonhos intensos numa noitada de 8 h de sono.

Pelas experiências efetuadas na área do sono, percebeu-se que nosso cérebro ao adentrar na fase REM, aciona um mecanismo denominado Atonia da fase REM, resultando na conhecida rigidez do sono, na qual, estamos protegidos dos movimentos que realizamos enquanto sonhamos.
Na fase REM são ativadas certas estruturas límbicas, como o cingulado anterior e o córtex orbifrontal e muito importante destacar, são reduzidas as atividades em áreas típicas do pensamento racional e de tomadas de decisão, conhecidas como córtex pré-frontal e dorso-lateral.
Aos experientes sonhadores que estão lendo esse texto, acredito que agora fique mais fácil compreender por quê pode acontecer com tanta freqüência de coisas absurdas e psicodélicas não acionarem a consciência nos sonhos. E ressalta ainda a importância dos reality checks, métodos, técnicas e dicas para permitir que a lucidez seja atingida.
Numa próxima oportunidade, farei um texto abordando a periodização das fases REM, efeito rebote de REM(ou richocheteio de REM) e qual a causa de algumas vezes parecer que mal fechamos os olhos e já estamos sonhando intensamente.
Fontes:

Você pode gostar...

13 Resultados

  1. Marina disse:

    Ó eu aki dnvo! To aki so pra dizer q tah dandu certu! Tive meu 1º sonho lucido! 😀
    no começo eu n havia percebido nda! tipo foi assim! no começo eu tahva na minha casa conversando cm um ator de uma serie infantil chilena (minha irma adora, jah ouviu falar d isa tk+?), ai do nda eu tahva na casa da minha tia e ele e umas amgs da minha irma estavam indo embora! ai fui levar eles no pportao! ai eu pensei: se isso fosse um sonho eu poderia fazer o q eu kisesse q meu pai n ia saber nm brigar dp! ai eu resolvi fazer um reality check, fikey pulando mas eu caia na mesma hora, entaum eu resolvi fazer outro, olha para a mao: Elas eram enormes e tinham 6 dedos cada! Eu entrei em extase! Eu tava sonhando e sabia! ai eu consegui controlar algumas coisinhas apenas (mudei d cor o chapeu do cara, foi so isso mas pra mim foi mt!! rsrs)!
    E pq eu tinha acordado as 5:41 da manha, ai eu tente voltar a dormir, so q tive a sençasao d dormir e acordar, mas eu sabia q tinha sido um flso acordar! ai teve esse sonho e dp eu acordei lah pras 6:04 da amanha, foram so uns 20 mins d sonho! srsrs + foi mt bm!
    Agora a pergunta: Cm o tmpo, eu consigo aumentar a frequencia e o tempo desses sonhos??

  2. Puxa vida parabéns Marina!!! Bem contagiante teu relato viu! Tenho olhado para as mãos também ;))
    É uma sensação bem eufórica ficar consciente no sonhos não acha? Na tua narração já deu pra sentir rsrsrs

  3. Matheus disse:

    Esse blog é excelente!! mas infelizmente ainda não consegui ter um sonho lúcido. Bom, pelo menos nos últimos anos.

    Já tive um há vários anos atrás, mas a lucidez durou pouquissimo tempo, e acho que foi porque rolou euforia, lembro que gritei bem alto e várias vezes "eu to sonhando!!" e como não sabia de nenhum desses macetes de esfregar as mãos, abrir portas, etc. acabei acordando no mesmo momento =[ mas foi bom enquanto durou.

    Nessa última semana tenho lido vários artigos na internet sobre sonhos lúcidos, e já li esse blog inteiro. Só sei que nos 2 primeiros dias de aprofundamento no assunto, senti muito mais vivência e memória dos sonhos do que já tive, mas nenhum era lúcido. Não sei, mas talvez seja influência externa. Tenho ficado com o ventilador ligado essas noites, pq aki em BH tem feito muito calor, e o ventilador parece uma britadeira, então talvez ele esteja avacalhando em alguma coisa.

    Mas Márlon, continua com o blog hein, mta gente pode nao estar comentando mas com certeza estão acompanhando. Já falei e repito: é excelente!

    Abraço

  4. Sou fã dessa terrinha aí! E agradeço muito o teu apoio Matheus.
    As condições para uma boa noite de sono são bem importantes como tu comentou. Dormir muito cansado, com perturbações externas não é ideal pra buscar sonhos lúcidos.
    Já pensou em protetores auditivos? Deve existir algum modelo específico pra dormir.
    Tu me deu idéia pra um futuro texto.
    Para voltar a ter um sonho lúcido e aquela sensação espetacular, recomendo o de sempre: adote um método(Tholey, MILD), alguns reality cheks(mãos, espelhos) e
    veja por esporte o vídeo pra induzir sonhos lúcido.
    E como tu comentou também, ir equipado com os prolongadores do sonho(girar no próprio eixo,portas, esfregar as mãos).
    Bons sonhos companheiro!

  5. Marina disse:

    Sim, é mesmo! rsrsrs

  6. Ketlen Mochi disse:

    ola, sonho todos os dias, ah uns 20 dias venho sonhando todos os dias e com muitas coisas, primeiramente eu sonhava com festas da minha família e outros lugares onde conheço as pessoas q estão la porem sempre tentava me comunicar com elas mas nunca ninguém me respondia. no começo eu dormia até as 3 h, e eu ias acordando de meia e meia hora, toda vez q dormia sonhava com algo super diferente, agora eu já consigo dormia até as 6 h da manha porém até dar umas 8h eu já acordei umas 5 ou 6 vezes . Antes eu sonhava sempre com lugares com muitas pessoas familiares e amigos mas porem nao consigo contato com elas. Agora sonho com lugares q nunca fui, onde nao tem ninguém q eu conheça e onde eu apenas observo na maioria das vezes são tragédias. mas algo interessante q eu tenho percebido é q antigamente quando eu sonhava tinha uma ou dois sonhos no máximo mas eu acordava muito cansada mas agora sonho com 6 ou 7 coisas diferente e sempre acordando entre cada sonho, quando saio da cama não estou cansada nem com sono. eu queria poder entender o q está acontecendo pq eu num sonhei muito a noite, e agora tô sonhando demais, ou se eu preciso procurar algum medico ou alguma coisa.espero respostas obrigado e adorei seu texto Parabéns

    • Obrigado Ketlen pela força!

      Caso tu esteja sentindo prejuízo na tua qualidade do sono, é recomendável suspender qualquer técnica de indução que venha realizando.

      Os sonhos lúcidos em si não causam qualquer efeito colateral, mas técnicas como essas que tu mencionou que tu vens praticando podem sim causar sérios prejuízos a saúde.

      Aqui no blog sempre cuido bastante, recomendando constantemente o maior cuidado possível com a qualidade do sono.

      Caso mesmo com a suspensão das tuas tentativas de indução, tua qualidade de sono continue prejudicada, recomendo urgente um bom médico da área de medicina do sono.

      Abs

  7. Olá, não achei uma publicação aqui que falasse sobre isto e vim te perguntar… Varias vezes quando eu acabo de deitar, ou quando vou tirar um cochilo, e logo que fecho o olho eu já começo a sonhar. Por que isto? E outra coisa, em alguns sonhos que eu tenho, eu tenho consciência de que estou sonhando! Muitas vezes também durante o sonho eu sei que estou com vontade de fazer xixi e fico falando pra minha mente para levantar e ir ao banheiro (ou fazer outra coisa), mas não levanto… Muito interessante seu blog, irei tentar sonhos lúcidos! Vlw

  8. marcos disse:

    SUPER MEGA KIT COMPLETO WHATSAPP MARKETING DIVULGAÇÃO EM MASSA

    SITE: http://bit.ly/1QgntWx

    Skype: Power-Tecnology

    Telegram: PowerEmails

    Whatsapp: 11-9586-31289

  9. brother disse:

    Very neat blog post.Much thanks again. Really Great.

  10. purificadoras disse:

    Major thanks for the blog article.Thanks Again. Really Cool.

  11. In a roundabout way James, you just said “James was skillful and tactical genius but hisvopponent just took trolls”, are you REALLY picking the post Masters tournament as a platform for highlighting the competitive nature of list building? If you’d won Masters this post wouldn’t be happening (you could have), which is worth thinking about.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *