Incursão Mental em Memórias Antigas através dos Sonhos Lúcidos

         Em 1994, sentado em um banco de escola, fiz uma pausa e refleti sobre o tempo. Pensei em como seria poder retornar para aquele momento, do futuro. O experimento a seguir, objetivou alcançar memórias de décadas atrás, aproveitando o exercício de reflexão criado na época. A brincadeira foi realizada por um sonho lúcido, no qual ao ficar consciente, fui visitar essa lembrança.
Experimento em sonho lúcido com memórias antigas. Será possível acessar memórias do inconsciente, inacessíveis pelo estado desperto? Na imagem, a brilhante obra de Jim Starlim: Dreadstar.

As técnicas que utilizei foram, o uso de Diário de Sonhos, a técnica de indução MILD, Reality Checks das mãos e o Tato.

O Sonho Lúcido:

       Quando percebi, estava num ambiente escuro, procurei manter a consciência e fui sentindo o ambiente do sonho se formar, tateando primeiro pelo chão, passei para uma parede e desejei encontrar uma porta.
       Percebi estar na casa dos meus pais, lembrava a mesma da época em que
estudara na Tupy. Olhei-me no espelho e brinquei de virar o Hulk. Meus músculos
inchavam de acordo como eu queria. Sai do quarto e estava escuro. Percebi que
ia acordar. Estava consciente, sentindo o chão e fui tateando no ambiente. ,
passei por algumas paredes e senti uma porta. Encontrei a maçaneta e abri
desejando o cenário mais claro. O ambiente lembrava mesmo a casa dos meus pais. Porém
ainda estava escuro. 
        Decidi comer alguma fruta para curtir a experiência.
Passei pela cozinha e peguei da fruteira uma pêra. Também outra fruta eu mordi
e parecia maça. Continuei a andar e o ambiente foi escurecendo. Procurei uma porta. Abri desejando o cenário de vinte anos atrás, onde fizera
minha reflexão no banco da escola. Abri, vi a grama, o dia claro e a direita o
banco o qual recordava estar sentado décadas atrás, refletindo sobre o tempo e
como seria interessante poder voltar do futuro para aquele momento. A esquerda
havia o corredor, com as salas de lado de um lado e a grama de outro.
        Caminhei e  num espelho vi meu reflexo de adolescente,
com o rosto magro. Mais uma vez achei que ia acordar, mas mantive a consciência
e  deixei o ambiente do sonho se reestruturar, tateando pelo chão,
passei para uma parede e desejei encontrar a porta. Abri e fui rapidamente para
garagem. Também escureceu rápido e achei q fosse acordar.  Fiz umas flexões no novo ambiente tateei e
despertei.

Você pode gostar...

31 Resultados

  1. Anônimo disse:

    Ótimo post, tenho uma sugestão para o próximo, que tal falar sobre a interação com alguns personagens dentro do sonho, tipo como encontra alguém especifico, os tipos de personagens pois alguns são meio burros e outros parecem mais inteligentes, e como reencontrar eles em outros sonhos.

  2. Anônimo disse:

    Márlon, porque você não compartilha lá no fórum seus sonhos?

  3. Pessoal, nunca tive sonho lúcido, estou a 4 dias a treinar e preparar me para um, já tenho o diário dos sonhos sempre ao meu lado, algumas dicas?

    • Márlon disse:

      Aplique o MILD e mantenha um plano ou experimento para realizar assim que conseguir ficar consciente no sonho. Isso vai te ajudar a manter o foco. Lembre-de ilusão a Técnica das Portas para manipular o sonho sem forçar a barra e despertar.

      Abs e bons sonhos para todos nós!

  4. Anônimo disse:

    Sou novo aqui e me interessei pelo assunto mas tenho muito medo da paralisia deve teme ou em frente?

    • Paralisia do sono acontece normalmente para quem já tem propensão e uma vez compreendida do que se trata não precisa causar medo. O mesmo para alucinações hipnagógicas ou hipnopômpicas. Basta um lida com calma sobre os temas. Saber que existe, mas ter em mente que talvez nunca venha a acontecer contigo. 😉

  5. Anônimo disse:

    Hey Márlon,
    Acompanho seu blog já faz um ano ou mais e tive meu primeiro sonho lúcido e foi mais ou menos assim:
    Há umas duas semanas me deitei pra dormir e me lembrei o quão incrível seria ter um sonho lúcido mas sem esperanças de que acontecesse. Pela madrugada acordei meio assustado com barulhos e me forcei a dormir já que não era nada. Eu estava deitado no chão e eu comecei a puxar minha consciência ou pra fora do meu corpo. E lá estava eu de pé e deitado haha foi estranho, mas eu queria explorar o cenário. Abri a porta e fui em direção ao portão só que tava bem escuro, então tentei fazer com que o sol aparecesse mas sem sucesso, e então estiquei minhas mão e projetei feixes de luz e finalmente acho o portão. Alcancei a rua muito fácil e o céu tava incrível, vi as estrelas perfeitas nunnum céu claro e eu queria aproveitar aquilo e fiz o que todo mundo faz e impulsionei em direção ao céu só que tudo ficou instável e eu me lembrei que muitos disseram que voar é excitante demais e isso pode te acordar então desci do céu como o Hulk e então apenas pulei, e foi muito louco sentir o chão rachando sob meus pés toda vez que batia asfalto. Eu tinha uma experiência programada pra quando ficasse lúcido: liberar poder igual naqueles animes e destruir tudo. Então começou a fluir poder a minha volta e tudo saia voando pra longe conforme eu andava e tudo se quebrava, vidros e casas carros. Como moro próximo a uma rodovia desci pra lá correndo e comecei a andar no meio dela com vários carros passando e eles mal podiam me acertar, era como se houvesse uma barreira, tipo a Jean do filme do Xmen quando ela pira e destrói tudo hahahaha Depois de brincar mais um pouco mergulhei no asfalto e simplesmente acordei devagar e super excitado pelo sonho. Depois quando fui escrever percebi que meu sonho lá dentro deve ter durado uns 15 minutos e eu fazia reality checks sempre que ia fazer algo perigoso então foi a melhor experiência possivel..
    Pra um primeiro sonho lúcido meio que sem querer tá incrível né? Kkkkkkk E eu só usei o método de Tholey esporadicamente já que a chance de ter paralisias com os outros é bem grande ou não?
    Abraços e valeu pelo super blog.

    • Márlon disse:

      Ei parabéns pelo sonho! Foi divertido demais heim! Seja sempre bem-vindo! Gostei muito do teu auto-controle e virar o Hulk aterrizando rsrs e principalmente recordar o experimento planejado. Abração!

      ps: não deixe de compartilhar tuas experiencias no Fórum. Há link aki no blog para lá.

  6. Rodrigo silva disse:

    Oi Marlon sou o Rodrigo de mandirituba acompanho o blogue desde o início. Tive meu primeiro sonho lúcido aos 7.que tal marcarmos um encontro de sonhadores lúcidos para trocarmos experiência

    • Márlon disse:

      Olá Rodrigo, vamos fazer sim. Bem provável no ano que vem. Só precisamos reunir uma quantidade interessante de pessoas e aí bolamos o evento que tal? Grande abraço!

  7. Anônimo disse:

    Olá… Desculpe perguntar anoniamente mais, você sabe o por quê em sonhos as mãos não ficam "normais?" Sempre estão bizarras, com dedos a mais, dedos cortados e etc… e eu nunca entendi isso…

    • Márlon disse:

      Opa! Sem problemas. Isso tem relação com o estado mental do sonho, em que nosso cérebro mantém a parte mais racional ou lógica menos ativa. Por isso a existência tão conveniente dos reality check ou testes de realidade 😉

  8. Rodrigo silva disse:

    Legal marcamos uma data.tenho certeza que o pessoal vai comparecer em peso.

  9. Anônimo disse:

    Olá Marlon, ontem tive um sonho com uma musica que ouvi pouco antes de dormir, no sonho a musica parecia muito mais linda do que a do mundo real, você já teve um sonho parecido?

  10. Anônimo disse:

    Boa noite, pessoal! Esse site tem alguma parte de chat?

  11. Igor Araujo disse:

    Tive meu primeiro sonho lucido!! Nunca consegui sempre tentei mas até que emfim tive um!! Foi bem rápido mais foi uma das melhores experiências, eu percebi que está num sonho quando olhei para minha mão (deitado na cama) e tinha um dedo no pé nela kkk, outra coisa que percebi que quando comanda algo ele não eh imediato e as vezes sai errado.

  12. Almir Hiriu disse:

    Boa tarde
    Interessante tais experiências, especialmente o fato de resgatar ou vivencia memórias antigas. O tema sonho é tão vasto, gostaria que houvesse mais documentos relacionados a práticas.
    Já criou algum artigo a respeito?

  13. Olá. Sou o Junior, moro em Santarém -Pará. Comecei a ter sonhos lúcidos a pouco tem, mas até então não sabia do que se tratava. Ainda tenho muitas dúvidas. Existe algum canal de msg instantânea para que possamos nos comunicar???

  14. Ola este site ou blog e muito antigo e eu estou comentando em 2016 espero que tenha alguem pra me responder eu sempre tive muitos sonhos quando mas novo 6 ao os 8 sonhos ruims sempre fiquei acordado com medo pq eu tinha pesadelos com serias killer de filmes de terro e agora tenho 13 e quero saber mas sobre isso porque nunca mas tiver pesadelos e hoje tive um sonho que vao vazer vcs ficarem assustados ja falei muito contarei sobre o sonho se alguem me responder para me ajuda pois procurei na net e falam uma coisa e outros falam diferentes

  15. Ola este site ou blog e muito antigo e eu estou comentando em 2016 espero que tenha alguem pra me responder eu sempre tive muitos sonhos quando mas novo 6 ao os 8 sonhos ruims sempre fiquei acordado com medo pq eu tinha pesadelos com serias killer de filmes de terro e agora tenho 13 e quero saber mas sobre isso porque nunca mas tiver pesadelos e hoje tive um sonho que vao vazer vcs ficarem assustados ja falei muito contarei sobre o sonho se alguem me responder para me ajuda pois procurei na net e falam uma coisa e outros falam diferentes

  16. Good webpage you’ve going here

  17. Howdy, well put together websites you’ve going here

  18. nba 2k16 disse:

    You’re a really useful internet site; couldn’t make it without ya!

  19. madden 17 disse:

    You have very good info right

  20. cs:go disse:

    Hey there, cool website you possess there

  21. dota 2 disse:

    Wow… this is a helpful web page

  22. I’m not sure where you’re getting your information, but great topic. I needs to spend some time learning much more or understanding more. Thanks for magnificent info I was looking for this info for my mission.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *