Indução de Sonhos Lúcidos em Laboratório

    Pesquisar o estado mental dos sonhos, com a presença da consciência do sonhador é uma oportunidade estimulante para o avanço nos estudos sobre a natureza da consciência.

Imagem do excelente filme Source Code – Contra o Tempo.

     Cientes de alguns mecanismos e atividades cerebrais, envolvidos no
evento da consciência durante os sonhos lúcidos, Ursula Voss e outros neurocientistas da Universidade de Frankfurt realizaram experimentos para induzir sonhos lúcidos em laboratório.

    O experimento envolveu o recrutamento de 27
voluntários que nunca tinham tido um sonho lúcido(ou que pelo menos não
se recordavam), para receberem o estímulo craniano nas regiões dos lobos frontal e temporal. Quando os estímulos eram de 40 Hz – ondas gamas, o cérebro reproduzia a mesma frequência e em 77% das vezes resultou em lucidez.

     Segue o relato de um voluntário:
 
    “Eu estava sonhando com torta de limão. Parecia translúcida, mas, ao mesmo tempo, não eram. Lembrava um pouco um desenho animado, como os Simpsons. Então eu comecei a cair e o cenário mudou e então eu estava falando com Matthias Schweighöfer [um ator alemão] e mais dois estudantes estrangeiros de intercâmbio. Eu estava pensando sobre o ator e eles me disseram ‘sim, você encontrou ele antes’, e então eu percebi ‘ops, você está sonhando’. Quer dizer, enquanto eu estava sonhando! Tão estranho”.

  

  Fonte:
http://www.nature.com/neuro/journal/v17/n6/full/nn.3719.html

Você pode gostar...

10 Resultados

  1. Anônimo disse:

    Olá Marlon, como vai?
    Sou uma grande fã do seu blog, e tenho algumas perguntas a esclarecer, mas nunca tive coragem rs.
    Bom, eu venho tentando ter sonhos lúcidos a um bom tempo, já fiz MILD, Tholey faço reality checks todos os dias (e o tempo todo) e sempre que sonho, tenho a consciência que estou sonhando, mas não consigo controlar meu corpo no sonho, assim como não consigo controlar nada ao meu redor.
    Se eu tenho a consciência que estou num sonho, por que eu não consigo ao menos me controlar?
    Abraço.

  2. Anônimo disse:

    Márlon, Já ouviu falar sobre a Tecnica CAMWILD? É tipo WILD, Mas onde você pula o "relaxamento" necessário.
    É feito com o auxilio de um alarme que toque por cerca de 3 seg e se desligue sozinho, você bota pra tocar após 6 Horas, quando tocar vc não se move (tipo WILD) Teu corpo acha q vc n acordou e te manda quase q instantaneamente pra Paralisia e Depois SL.
    Não pude testar ainda devido a um ciclo de sono completamente ferrado, mas achei bastante interessante.

  3. Reizen Endler disse:

    nônimo 1 de setembro

    Passando por aqui li seu comentário e não pude deixar de responder, alias consciência e controle é um assunto que gosto de destacar em minhas anotações e discutir com os membros do fórum.

    O sonho lúcido em si nem sempre está relacionado a controle absoluto, as vezes pode ser parcial ou apenas consciência do sonho como o próprio nome já diz: sonho lúcido=sonho consciente, mas não necessariamente controlável. Esse controle moderado que destacamos requer tempo e pratica dos exercícios, conforme for progredindo com o diário dos sonhos e as experiências em si irá notar que também há fatores físicos e psicológicos que podem bloquear nosso libre arbítrio nos respectivos sonhos lúcidos.

    Há vários outros fatores que podem nos influenciar dentro do campo onírico, seja a própria influencia do subconsciente ou os nosso sentimentos e emoções também podem alterar o enredo de um sonho sem necessariamente estar controlando o mesmo.

    O Tholey pode ajudar se fizer com mais frequência e algumas técnicas como MILD ou até mesmo incubação de sonho pode reforçar na hora de alcançar a lucidez e plano de ação onírico.

    Anônimo 2 de setembro
    Acho que o nome me soa familiar, mas a técnica em si não deixa de ser uma derivação do WILD/Indução direta no caso aí como mencionou sobre o alarme e seu retorno fica fácil identificar que o autor refere-se a o método de DEILD ou indução indireta que é o mesmo termo. No caso você faz o retorno consciente ao sonho sem necessariamente passar pelo WILD oo paralisia do sono.

    Você pode fazer DEILD sem estresse ou a necessidade de despertador, basta incubar a técnica junto do plano de ação no dia anterior que ficará bem mais fácil sua aplicação.

    Mais informações visite o nosso fórum, abraços!

  4. Anônimo disse:

    Olá Marlon, como está?
    Ultimamente estou tendo um certo problema em relação ao diário de sonhos. Assim que eu acordo fico deitado na cama lembrando o que aconteceu e como me senti mas no momento em que me levanto para escrever acabo esquecendo de quase tudo que e escrevo apenas uma parte bem pequena do sonho. Há algo para eu fazer? Ou preciso apenas continuar escrevendo essas pequenas partes?

  5. Anônimo disse:

    Eu gostaria de ser estudado, meus sonhos lucidos vao bem alem do que eu ja vi ate agora, tenho total controle sobre tudo o que acontece nele. Minha conciencia no sonho tambem é muito forte, consigo pensar como se estivesse acordado, tambem posso acordar a hora que eu quero, se eu estiver dormindo e no sonho eu decidir que quero acordar eu acordo. Nao utilizo nenhuma "tecnica" para ter meus sonhos lucidos, tenho eles des de que eu era crinça, pode se se dizer que foi um dom que adiquiri naturalmente kkkk. Muito obrigado pelo sait, tem me ajudado muito a enteder sobre meus sonhos lucidos.

  6. Pergunta se usar binaural 40 hz gama pode ficar lucido ?

  7. Anônimo disse:

    Eu rescentemente tive um sonho muito comprido, e realmente fascinante….
    ele nao foi lucido, mas queria compartilhar, afinal, todo sonho é incrivel!
    (como ele foi extremamente comprido, acabei tendo lapsos de memória e perdendo enquanto escrevia no meu diario, mas no sonho eu era uma especie de soldado, ou agente, de uma instituição, fui acordado pela minha professora de biologia, que era uma especie de secretaria, com prancheta entre os braços. Estava em um quarto branco com uma cama de madeira…
    Reclamei com ela sobre "Dois drones que haviam me atacado no dia anterior.''
    eu nao me recordo de ter sido atacado por drones, mas no sonho eu disse isso….
    resumindo outras coisas que aconteceram, que foram bastante longas, estava em um local cheio de outros agente, em computadores, andando de um lado para outro com pranchetas, e de repente uma lula vermelha gigante!]
    ela entrou com seus tentáculos destruindo tudo, todos começaram a correr, eu fui para tras de uma mesinha, (nao tinha minha propria fisionomia, eu era musculoso e tinha um corte militar…) vi alguns homens vestindo roupas amarelas contra radiação saindo por duas portas na parte dos fundos, sai por essas portas e comecei a correr pelo estacionamento em direçao a um Riozinho que tinha a frente…
    A lula vinha atrás destruindo tudo, e eu corria rapidamente ( pela primeira vez nao fiquei lento) consegui chegar ao lago sao e salvo, mergulhei e tinha uma lula menorzinha, do tamanho de um homem lá. ela disse " que bom que voltou"
    entao a lula vermelha chegou e entrou no lago, e fomos nadando junto com a corrente…..

    Looouco demais….

  8. Anônimo disse:

    Eu não pratico nada tipos testes outras coisas, mas tenho sonho lúcido e consigo controlar, é uma coisa muito estranha… eu nem sabia que tinha isso

  9. Ju disse:

    Olá, eu tenho paralisia do sono e já tive vários sonhos lúcidos, mas depois que comecei a entender do assunto eles pararam!

    Na última noite sonhei com um ancião, ele estava apontando para mim, acordei e ele estava ao lado da minha cama, como uma estátua, demorou uns 5 segundos para sumir!
    Foi assustador… Enfim, só um relato!
    Adoro o blog!!!

  10. Its like you read my mind! You appear to know a lot about this, like you wrote the book in it or something. I think that you can do with some pics to drive the message home a bit, but other than that, this is wonderful blog. A fantastic read. I’ll certainly be back.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *