Método VILD de Indução de Sonhos Lúcidos

     O método VILD(Indução Visual de Sonhos Lúcidos), para indução de sonhos lúcidos, é um parente próximo do WILD. Foi criado por um onironauta conhecido como Peter Harrison ou simplesmente de Pedro.

VILD – Visually Incubated Lucid Dream
ou Sonho Lúcido Visualmente Incubado é uma interessante técnica de indução em que treinamos, imaginando estar num sonho minuciosametne planejado e fazendo reality check.

     Primeiro passo, ao ir para cama, deve-se relaxar. Pode-se utilizar técnicas próprias ou alguma utilizada no método WILD. Outra sugestão é imaginar a mente se descarregando e sentindo o sono chegar. Caso tenha dificuldade em adormecer rápido, talvez ajude ler sobre sonhos lúcidos antes de dormir, pelo menos até se sentir sonolento.

     Uma vez que a sonolência chegue, visualize um sonho que você tenha planejado. Vou dar um exemplo:

Estou no meu quarto. Uma amiga pergunta o que é um reality check ou teste de realidade. Eu olho para minhas mãos(que mostram dezenas de dedos rsrsrs).

Que tal planejar um sonho  em que você está explicando para um(a) amigo(a) o que é  um  reality check ou teste de realidade? Você olha para suas mãos… e se depara com dezenas de dedos de todos os tipos!…

      Tenha certeza que você sabe exatamente como gostaria que o sonho fosse. Sua amiga, as palavras ditas, o reality check realizado. Recomenda-se reality checks simples ou que funcionem bem pra você. Visualize o sonho planejado, serenamente, durante três vezes, para ter certeza que você sabe cada detalhe dele. Depois comece a visualizar esse sonhos uma vez atrás da outra.

      Lembre-se de visualizar ele na primeira pessoa, através de seus próprios olhos. É você olhando para suas mãos ou seu reality check e não para outra pessoa fazendo isso. “Você olhando para suas mãos!”.

      Caso sinta seus pensamentos confusos, ignore isso e siga insistindo na visualização do sonho planejado. Será preciso um pouquinho de paciência e persistência nisso.

      Quando você finalmente estiver sonhando com o que arquitetou, será bem possível que não perceba que já está sonhando… pelo menos até o momento em que fizer o reality check! Daí para diante é aproveitar o seu sonho enquanto está consciente!… ;D

Fonte:

http://en.wikibooks.org/wiki/Lucid_Dreaming/Induction_Techniques#VILD

http://ld4all.com/forum/viewtopic.php?t=4789&start=0&postdays=0&postorder=asc&highlight=

Você pode gostar...

72 Resultados

  1. Edson S disse:

    Legal esse método… Lembra muito também o MILD, como na parte em que temos de ensaiar o sonho.
    Márlon, sobre anotações no diário, pesadelos também devem ser anotados? Pois tive um essa noite e estou pensando em não anota-lo.
    Valeu, e até mais.

  2. Se o propósito das tuas anotações é a apenas melhorar a capacidade de recordação e tu prefere "nem lembrar" desse pesadelo, pode deixar de anotar sim 😉

  3. Virgínia disse:

    Não consegui sonhar lúcido 🙁 mas foi só a primeira tentativa haha

  4. Virgínia disse:

    problema é que eu não consigo lembrar do danado rsrsrs

  5. Comece com os pequenos fragmentos Virgínia, é sempre assim. Na medida em que vamos insistindo nas anotações, a capacidade de recordação vai aumentando naturalmente.

  6. Afonso disse:

    Sou novo aqui, e achei o blog muito bom.
    Eu sonhei lúcido duas vezes, foi ai que eu resolvi procurar na internet se tinha algo sobre isso.
    Eu li varias coisas sobre sonhos lúcidos, ai ontem eu tentei sonhar lucido mas não consegui, mas eu consegui lembrar dos 4 sonhos que eu tive, sera se vai demorar pra vim o próximo sonho lúcido ? ?

  7. Unknown disse:

    Eaêê Marlon
    gostei muito do blog
    e quero pedir ajuda por qee recentemente eatou tendo problemas para me recordar dos sonhos da noite passada e quado e um sonho lúcido ñn consigo manter por mto tempo e desperto ou ñn consigo me manter lucido e acabo sendo envolvido pelo sonho me anjuda aêê vlw

    • E aí onironauta!
      Sem problemas. Basta insistir nas anotações. Por menos que tu consiga se lembrar, comece com os pequenos fragmentos e vá insistindo. Em menos de uma semana nem vai conseguir anotar tudo o que lembra dos sonhos rsrsrsrs
      Abs e bons sonhos!

  8. Afonso disse:

    Os meus dois sonhos lúcidos foram antes de saber oque era sonho lúcido.
    Mas o estranho é que quando eu percebia que tava sonhando, eu podia ficar o tempo que eu quisesse.
    To fazendo Realitys Checks toda hora.
    Depois vou tentar o metodo CAT que parece ser o mais eficiente.
    Tenho uma dúvida Marlon, anotar num diario os sonhos ajuda a lembrar dos sonhos mais facilmente, mas isso ajuda em que para os sonhos lúcidos ?

    • Olá Afonso

      Ajuda no sentido que é perfeitamente possível ter sonhos lúcidos e não conseguir se lembrar deles. Com a capacidade de recordação treinada, vai ser mais difícil acontecer.

      Sobre a escolha de um método, sugiro seguir rigorosamente as orientações por pelo menos até um mês. Caso não consiga bons resultados, mude para outro.

      Abraços e bons sonhos onironauta!

  9. Afonso disse:

    Vlw pelas respostas July e Marlon.
    Onde eu posso tirar dúvidas sobre o metodo CAT ?

  10. Afonso disse:

    Me atrapalhei, o CAT não, o WILD ^^

  11. Joao Lucas disse:

    marlon, entrei aqui no site agr so pra compartilhar uma conclusão q fiz do filme Inception. Estava olhando umas conclusões sobre por causo do final aberto e entao resolvi baixar e assistir o filme novamente. entao percebi que quando o saito contraca o cobb para o trabalho e o cobb esta montando a equipe, depois que ele conversa Eames, o Falsificador e acontece a perseguição ele vai falar com o Yusuf, entao ele entra numa sala cheia de pessoas dormindo e pede pra testar aquele negocio tipo um soro que faz eles dormirem, ai ele sonha com a Mal e acorda nervoso, vai lavar o rosto e quando vai fazer o reality check o pião cai no chao, e acho q ele nao tenta o reality check ate o final do filme quando ele ta na casa dele e encontra os filhos, e o filme acaba sem mostra se o pião caiu. se estiver certo ele estava dormindo desde aquela hora e msm quando reencontrou os filhos ainda poderia estar no limbo. talvez foi isso ou talvez eu perdi alguma parte do filme msm depois de ver tantas vezes, qual sua conclusao sobre aquele final intrigante?

    • Oi João

      É mesmo um filme adorável o Inception. Foi o filme que mais vezes fui assistir no cinema! rsrsrsrs esse e o Cavaleiro das Trevas ;D

      Sobre a margem que o Nolan deixou no filme, para ficarmos questionando, pensando… minha conclusão foi desde a primeira assistida que de fato ele conseguira voltar para casa.

      Apesar da cena que tu citou, especialmente ainda quanto a cena final do peão, repare como o filme não poderia ter funcionado dentro de toda a teoria criada para o filme. As camadas funcionam rigorosamente de acordo com a teoria vigente e os próprios personagens discutem as situações.

      Quando o filme está no estado mental dos sonhos, apesar da necessidade de parecer o mais real possível, ainda assim presenciamos as leis que valem nos sonhos(para o filme – pois há muita fantasia).

      Quando o filme está no estado mental desperto, as coisas funcionam mais mecanicamente.

      O final intrigante foi apenas um gesto da alta qualidade do diretor em não entregar um desfecho simples, mas provocar troca de idéias e fazer as pessoas assistirem mais vezes ;))

  12. Joao Lucas disse:

    acabei de mudar minha opiniao sobre o filme e vo resumir pq eu escrevi tudinho e deu um bug e perdi tudo que tinha escrito. acho que o final foi so pra confundir as pessoas, pq acabei de perceber uma coisa no elenco que passa no final do filme, tem uma parte que esta escrito:

    Phillipa (3 years) CLAIRE GEARE
    James (20 months) MAGNUS NOLAN
    Phillipa (5 years) TAYLOR GEARE
    James (3 years) JOHNNATHAN GEARE

    ou seja eles colocaram atores diferentes para idades diferentes dos personagens, oque significa que o Cobb voltou sim por que ele viu os filhos ja um pouco crescidos, diferente da ultima lembrança que ele tinha que sempre quando sonhava ele os via agachados e depois correndo para fora da visao dele, se tudo tivesse sido um sonho ele veria eles com 3 anos e 20 meses ainda.

  13. Edson S... disse:

    Boa Márlon… Tudo certo?
    Tentarei resumir o maximo que puder para não preencher muito o espaço dos coments 🙂
    Enquanto lia alguns relatos, percebi que alguns onironautas tem dificuldade em ver números em sonhos lúcidos. Me lembrei de um sonho que tive, mas era não lucido. Eu estava jogando um jogo de cartas, e via os números com clareza. Porque isso acontece?
    E quanto ao fórum, ele está de parabéns… Li alguns relatos simplesmente fascinantes…
    Valeu e até mais.

    • E aí Edson!

      É possível ver números sim. Mas experimente olhar para eles duas vezes!

      Um simples relógio digital Casio que tenho, informando os segundos… torna impossível para a mente reconstruir toda a mecânica ou lógica do mundo do estado desperto.

      Quem sabe um relógio com ponteiro de segundos ou ler algum texto!… rsrsrsrs nossa mente no estado mental dos sonhos, especialmente os sonhos das fases REM, tem sua natureza incompatível para com a lógica ou funcionamento mecanicista. Daí a eficiência dos reality checks.

      Nas fases REM do sono existirá sim é o Império da Criatividade e das Emoções. Como no texto que vou procurar detalhar daqui há pouquinho no blog.

      Abs e bons sonhos!

  14. Afonso disse:

    Ae gente consegui ter o meu terceiro sonho lúcido.
    No outro comentario vou falar sobre como foi esse meu sonho.

  15. Afonso disse:

    No meu sonho eu tava no banheiro da minha casa e nem tinha muita coisa de anormal, mesmo assim me veio na cabeça me perguntar se era um sonho, e depois eu fiz um Reality Check e vi que cada mão minha tinha 6 dedos, fiquei mto alegre por saber que era um sonho, ai eu imaginei, se isso é um sonho eu faço oque eu quiser, ai eu sair atravessando as paredes do meu apartamento depois consegui sair voando, mas eu não consigo voar rapido, só consigo voar alto.
    Depois eu cheguei num baile e tinha umas amigas minhas feias me chamando pra dançar, ai eu pensei, pra que eu vou aceitar ? eu posso escolher qualquer uma que tem aki mesmo, mas eu fiquei mais tempo voando.

  16. Afonso disse:

    Eu ja tive dois sonhos lúcidos, foi ai que resolvi saber mais sobre isso.
    Marlon vc acha que foi bom o tempo que consegui ter o meu terceiro sonho lúcido ? Consegui no quarto dia de insistencia hehe

    • Grande Afonso!

      Parabéns onironauta! Viu só como não tem segredo ou mistério algum? E como tu acordou? Bem animado e alegre com as sensações? Eufórico?!

      Normalmente quem já teve alguma experiência de consciência nos sonhos e passa aplicar algum método e/ou anotar os sonhos pra dar aquele upgrade na capacidade de recordação, resulta em ocorrências mais frequentes sim.

      Pelo jeito tu possui uma excelente tendência Afonso. Não deixe de relatar tuas experiências, seja aqui ou no Fórum. Essas trocas de figurinhas, sobre que método estamos usando, quais nossas rotinas, tudo isso contribui para que consigamos aprimorar os conhecimentos na área, e claro, todo mundo sai ganhando com o desenvolvimento mútuo da habilidade ;D

  17. Afonso disse:

    Eu acordei alegre e bem animado mesmo hehe
    Vou comprar um caderninho pra anotar os sonhos, só não sei onde colocar, pq o povo aki em casa é muito curioso e abre logo pra ler kkkkkkk

  18. Afonso disse:

    Tomara que eu tenha tendência pra isso mesmo.
    Mas eu ainda não sei um metodo pra seguir fielmente, por enquanto eu só faço reality checks e fico me questionando se estou sonhando.

  19. luiza couto disse:

    Oi, adorei muuuito esse blog, estou super interessada em ter sonhos lúcidos, estou tentando com esse método VILD, a primeira vez q eu tentei deu certo, eu sonhei q eu estava no quarto e olhei para a minha mão para demonstrar para uma amiga, minha mão estava estrãnha e não tive uma imagem nitida, então eu pensei que era pq eu tava sem óculos,rsrs eu sou muito burra rs e não tive um sonho lúcido, na próxima vez vou ver se não cometo esse erro bobo

    • heheheheh divertido heim Luiza!

      Mas não subestime a importância de anotar religiosamente. Quando fizer o reality check sempre questionar: "Estou sonhando ou não?"

      O VILD é um método menos conhecido mas bem objetivo e parece ter eficiência incrível para alguns onironautas.

  20. luiza couto disse:

    Quanto mais interessada em sonhos lúcidos eu estou, estou cada vez dormindo pior, tive alguns pesadelos, acho que tive alucinações e eu só consegui dormir por 4 horas.
    por que será? 🙁

    • Pode acontecer Luiza. Quando ficamos muito interessados por algo, podemos ficar naquela expectativa mais forte e… acabar gerando uma certa ansiedade. Outros onironautas já se queixaram disso também.

      Uma boa alternativa é seguir as recomendações de Higiene do Sono:
      http://www.sonhoslucidos.com/2012/06/aprendendo-dormir-mais-cedo-quando.html

      Coisas básicas como não ficar protelando a hora de dormir. Não comer alimentos pesados de noite, nem praticar atividades fisicas mais intensas…

      Se achar que a visualização do VILD está interferindo na vinda do sono, passe para o MILD. 🙂

  21. Mayza disse:

    Bom, eu nunca acreditei muito em coisas relacionadas a sonhos, até que um dia, um amigo meu me contou que estava invadindo meus sonhos, e falou de sonhos lúcidos e tudo, no começo confesso que não acreditei e pedir provas, ele terminou muitos sonhos meus que eu tinha tido com ele, bom, e desde então estamos nos encontrando através de sonhos, alguns eu lembro outros não,e os que eu lembro são alguns detalhes, mais quando ele me conta como foi, me lembro quase tudo.! Gostaria que você explicasse invasão de sonhos, sem cair na ficção do filme a "Origem". Agradeço muito mesmo se você poder responder e me explicar mais sobre isso. E aproposito o blog é muito bom, e funciona muito bem, ja tive dois sonhos lúcidos com a tecnica do Fild.

    • Olá Mayza, seja bem-vinda!
      Brigadão pelo elogio.

      Sobre a possibilidade de sonhos compartilhados, por enquanto o que existe é apenas a ficção científica do filme A Origem.

      Mas a ausência de evidência, não é evidência da ausência. No teu lugar eu buscaria fazer mais testes e experimentos com o teu amigo, até conseguir provas concretas dessa fabulosa experiência.

  22. Mayza Lanna disse:

    Bom, eu nunca acreditei muito em coisas relacionadas a sonhos, até que um dia, um amigo meu me contou que estava invadindo meus sonhos, e falou de sonhos lúcidos e tudo, no começo confesso que não acreditei e pedir provas, ele terminou muitos sonhos meus que eu tinha tido com ele, bom, e desde então estamos nos encontrando através de sonhos, alguns eu lembro outros não,e os que eu lembro são alguns detalhes, mais quando ele me conta como foi, me lembro quase tudo.! Gostaria que você explicasse invasão de sonhos, sem cair na ficção do filme a "Origem". Agradeço muito mesmo se você poder responder e me explicar mais sobre isso. E aproposito o blog é muito bom, e funciona muito bem, ja tive dois sonhos lúcidos com a tecnica do Fild.

  23. Anônimo disse:

    Adoro esse blog! Gente eu resolvi tentar o método VILD mas preciso da ajuda de quem ja conseguiu ter sonhos lúcido com ele.Algumas dúvidas: Qual a melhor hora para tentar o VILD? Devo dormir algumas horas antes, depois acordar e tentar?

    • Olá! Seja sempre bem-vindo 🙂

      O VILD pode ser aplicado tanto para sonecas numa tarde, como após o despertar pela 6a hora e o retorno na continuação do sono ou até mesmo ao ir dormir normalmente.

      Não existe "o melhor horário", vai ficar de acordo com a adaptação de cada um.

      Um elemento que não pode faltar de jeito algum é um soninho bom chegando. Forçar o sono não rola de jeito algum.

    • Anônimo disse:

      Obrigada pela dica! Já estou colocando em ordem meu diário de sonho…e agora vou tentar aplicar o método VILD, quando eu conseguir volto aqui para relatar minha experiência.

  24. Anônimo disse:

    Olá, primeiramente gostaria de dizer que sou novo nisso, estou anotando os sonhos, ainda não consegui ter sonho lúcido, achei o metodo VILD mais eficás, por tenho facilidade para projetar as coisas na minha mente, só que tenho 2 medos;
    1° Como vou acordar de um sonho lúcido? posso usar um despertador para acordar em uma determinada hora?

    2° Sobre a paralisia do sono, se ela ocorrer, como que me "livro" dela? e tem algum metodo para ela não acontecer? Obg.

    • Olá, seja bem-vindo!

      1- Sim, pode usar. Até hoje eu ainda programo, mesmo acordando quase sempre sozinho(especialmente por causa do MILD).

      2- Sobre a paralisia, tem um tópico especial elencando como sair dela, caso ela venha a acontecer, pois nem é tão comum assim não. Evitar não existe como, mesmo porque elas não são tão comuns ou prejudiciais.

      Abs e bons sonhos! 🙂

  25. Wylker Kenedy disse:

    Olá marlon, ótimo blog ^^
    qria saber se o método vild causa a tal da hipnagógica com frequencia, pois eu já tenho alucinação hipnagógica toda noite, é raro eu não ter. Queria também relatar um fato curioso q me acontece na hipnagógica, eu consigo ás vezes controlar os sons q escuto em vez de ser só gritos e chiados, as vezes eu faço o barulho virar uma bela voz só de pensar em uma voz e qrer q seja essa voz q eu escute, e tbm ja senti impactos, sopros e até pressões na hipnagógica.
    Queria saber tbm se ela ajuda em ter sonhos lucidos.
    Eu ja tive um sonho lucido em q estava sendo perseguido por uma cabra q comia pessoas e do nd pensei : é só um sonho e comecei a dar saltos mortais em um morro pq na éppca eu era pequeno e smp quiz saber dar saltos mortais.
    desculpe pelo comentario ter ficado grande, e se tiver erros ortograficos é pq estou no celular e fica mto ruim pra escrever.
    abaçpos, espero ansioso por respostas.

    • Olá Wylker, seja bem-vindo onironauta!

      Brigadão pelo elogio 🙂

      Caso essas alucinações sejam crônicas e te incomodem, é recomendável procurar um médico especializado em Medicina do Sono.

      Pode ser um bom indício porque tais familiarizado com uma fase híbrida entre o sono e vigília que é bem impressionante. Isso pode te tornar mais sereno, menos ansioso pra se aplicar em algum método(MILD, WILD, Tholey…). Não deixe de fazer teu Diário de Sonhos e suplementar com um bom reality check pra ti ;D

      Sobre o VILD E WILD não necessariamente eles vão causas ou intensificar as experiências. Pra cada um é de uma maneira. Vai pela experimentação, do que é mais conveniente ou compatível.

      Abs e bons sonhos!

    • Wylker Kenedy disse:

      Olá novamente Márlon,
      Fiz o wbtb hj e tive um sonho lucido em que eu andava numa cidade cheia de predios coloridos, animais deformados flutuando musicas animadas, mas aí eu me deixei levar pelo sonho e nao fiz muita coisa a nao ser tentar pegar algum animal flutuante.
      Foi a experiencia mais legal de toda minha vida ^^
      Bons Sonhos

    • E aí Parabéns Wylker! Bom demais heim onironauta ;D

      Seja bem-vindo então para a "Liga dos Onironautas"!

      Não deixe de relatar teus progressos, aplicação das técnicas, rotinas etc.. essa troca de experiência é muito importante para todos nós. O Fórum também é uma ótima ferramenta.

      Abração e mais bons sonhos!

  26. Oi Márlon, essa noite foi um tanto incomum, pois eu comecei a usar o WBTB e o VILD nessa noite e fui dormir meia noite, mas aí do nada eu senti meu corpo ainda na cama, mas eu estava sentindo meu corpo meio dormente (eu não estava paralisado, mas estava tudo formigando)e diminuindo, fiquei um bom tempo parado naquela posição e meu corpo encolhendo cada vez mais, mas aí eu acabei me mexendo e acabou a sensação, mas quando eu fui mexer os braços depois que eu acordei, eu conseguia mexê-los, senti-los, mas parecia que os meus dois braços estava desconectados do corpo, porque eles pareciam muito leves, tanto que até fiz RC pra ver se estava sonhando, mas meus dedos estavam normais, e quando olhei o relógio já tinham se passado quase 5 horas, é normal acontecer isso quando a pessoa começa a se dedicar à indução de sonhos lúcidos?
    Abração aê e teu blog é bom demais

    • Anônimo disse:

      Já aconteceu isso comigo. Quando comecei a ler sobre dualidade…Não consegui entrar no sonho mais também não fiquei desperto. Eu sentia o corpo formigando e de vez em quando eu escutava minha respiração..e pensava "cara, eu to dormindo!" Mais não sei o que houve…que levantei um tempo depois, já se tinham passado 3,4 horas e pra mim eu se quer dormi

  27. Anônimo disse:

    O vild da para mistura com wild?

  28. Anônimo disse:

    Vocês não tem noção de quantos radoukens eu já soltei nos meus sonhos durante Reality Checks u.u

  29. oi, como posso fazer um reality check sem perceber que estou sonhando (alguma programação ? )

  30. Marlon muito bom o seu blog esclarece muita coisa sobre os sonhos, mas o meu medo ao tentar usar alguns desses métodos é acabar tendo uma paralisia do sono, é inevitável que aconteça com essas tentativas?

    • Olá Harrison,

      É bem tranquilo viu. Sem o q se preocupar. Paralisia do sono não é fácil acontecer. Vai mto mais da predisposição de cada um. E mesmo se um dia vier a ter já vai saber do q se trata e pode relaxar, quem sabe até aproveitando o evento p tentar voltar para um sonho lúcido 🙂

  31. lucas Costa disse:

    tenho o diario a dois dias e na primeira tentativa do MILD tive um sonho lucido. Estava caminhando no céu e foi incrivel, mas senti uma vibração forte e acordei depois de pouquissimo tempo…

  32. marlon disse:

    eae Marlon eu queria saber se eu posso ter sonhos lúcidos de bariga para baixo ?

    • É uma questão em aberto, descobrir se existe alguma posição mais ou menos favorável para ficar consciente no sonho. Posso te adiantar que os relatos que mais encontro são de pessoas que coincidentemente estavam dormindo de barriga para cima.

  33. marlon gomes disse:

    já tive dois sonhos lúcidos um deles foi eu andando com uma Ferrari , eu não sabia disso , eu no sonho e derrepente me deparei que eu estava sonhando ai eu pensei em uma Ferrari e fui pra garage quando eu fui la , uma Ferrari muito loka ai eu abri o portao e sai com ela (eu tava conseguindo controla meu sonho) mais quando eu dei uma esticada o carro passo ne uma lombada o "o carro quase voo" ai fiquei muito emocionado e acordei 🙁 #nossameta #evirar #orionautas

  34. Anônimo disse:

    a paralisia do sono so é causada quando se dorme de barriga pra cima,respirando calmamente,sem dormir, apenascom os olhos fechados por 20 minutos.

  35. Cafe Expresso disse:

    Eu posso ter um "talismã" para fazer um teste de realidade?

    Por exemplo eu pegar esse "talismã" e olhar pra ele,ver se ele estica eu esta mais pesado que o normal.

  36. nba 2k17 disse:

    Cool content you have there

  37. cs:go disse:

    Great looking internet site. Presume you did a great deal of your very ownyour very own coding

  38. cs:go disse:

    You’ve got one of the best online sites

  39. You’ve gotten great info in this article

  40. buy csgo disse:

    Passion the site– extremely individual friendly and lots to see!

  41. game tips disse:

    I treasure the info on your web sites. Thank you!.

  42. It’s hard to find experienced people for this subject, but you sound like you know what you’re talking about! Thanks

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *