Método Wake Back To Bed

Esse método é o mais simples que existe, ideal para quem ainda não teve um sonho lúcido. Talvez um dos métodos menos difundidos pelos sites em português, mas vem ganhando adeptos rapidamente e já pode ser encontrado facilmente pelas comunidades ou foruns de sonhadores lúcidos. Traduzindo grosseiramente, fica algo como: Acordar e voltar para cama.

Cena do filme Atividade Paranormal. É crucial nesse método que se levante da cama na hora programada.

Wake Back To Bed ou “WBTB” é uma variante do MILD(já tratado nesse blog) e também do CAT – Cycle Adjustment Technique ou Técnica do Ajuste do Ciclo, com um diferencial: os resultados podem ser bem rápidos. Pode-se utilizar o método durante a semana ou apenas nos finais-de-semana. Fica a critério de cada um. Como em qualquer outro método, seja o Tholey, MILD, WILD etc.. o importante é que ao optar por essa técnica, haja uma persistência nela.

Passo 1: Vá para a cama normalmente e programe seu despertador para tocar após 6 horas de sono.


Passo 2: Após seis horas de sono, levante-se da cama. Encontre algo para se ocupar, mantendo-se mentalmente ativo e alerta. Experimente ler algo sobre sonho lúcido(como esse blog). Permaneça alerta no mínimo por 20 minutos e no máximo por 60 minutos. Você deve sair da cama.


Passo 3: Vá para a cama e relaxe. Caso sua mente fique muito alerta, experimente meditar, aplicar o método MILD ou ainda fique se imaginando, serenamente, como poderia ser seu próximo sonho lúcido, até cair no sono novamente.

Você pode gostar...

38 Resultados

  1. não entendi qual a diferênça entre esse e o MILD…
    Hey Marlon 2 coisas:
    A dona do site World of Lucid Dream não respondeu ainda se permite ou não traduzir o video e vc não apareceu no meu msn para aceitar… vc acha que eu:a)continuo com a tradução; b) pergunto novamente ou c) deixa pra lá ?

    E agora algo pessoal, eu venho tendo muitaaaaa dificuldade para lembrar dos meus sonhos, à duas semanas só consegui lembrar meros flashes de 4 sonhos eu to desesperado: to comendo peixe e tudo mais que dizem ser bom pra memória, eu tento lembrar do sonho ao acordar e durante o dia (eu nao consigo lembrar tb de ficar paralisado ao acordar).. Queria saber se vc conhece algumas dicas eficiente antes que eu decida apelar para médico e remédio(acho que são concentrados de vitaminas)… to jogando joguinhos que exercitam a memória e to fazendo um diário detalhado do dia..
    Ou na verdade isso é normal? pq nos livros recomendam anortar 1 sonho por dia mas eu num lembruuuuUUU… tô ficando triste por causa disso.. ja to até tentando mensagem subliminar em audio e video..

  2. Oi Túlio!
    Estou curtindo as férias da facul e viajando um bocado. Acho melhor tu deixar em suspenso as traduções. Mas tem a idéia de disponibilizar no youtube, citando o site original.
    Nesse fim-de-semana vou caprichar num email pro site e pro Peter Casale. Eles vão responder, pois estão ganhando MUITO acesso no vídeo com as mensagens subliminares.
    Sobre a dificuldade em lembrar dos sonhos, nem esquenta. É bem normal. E principalmente, nada de ansiedade ou tristeza por isso.
    .
    Experimente esse método do Wake Back To Bed. Siga por um bom tempo ele e anotando os sonhos, fazendo reality checks. Ver o vídeo d msgem subliminar no intervalo após as 6h d sono ajuda.
    Abraço e bons sonhos Túlio!

  3. E as diferenças entre o MILD e o WBTB estão nos passos. O princípio é o mesmo e aí tu tens razão. Mas eles abordam com alguns passos diferentes, como o tempo fora da cama e o período de sono antes de acordar da primeira vez.

  4. eu vi em um site e recomendava meditar na tentativa e estar mais proximo do subconciente e falar para ele que ele tem que lembrar dos sonhos… e alem do mais deve ser bom para relaxar mais fácil e ficar mais calmo uma vez que sou imperativo… alias vc jah ouviu falar por acaso de dificuldades para ter sonhos lucidos ou lembrar de sonhos por ser imperativo ou ter déficite de atencao?

  5. Matheus disse:

    Fala Márlon e povo que lê o blog!
    Ontem quase tive um sonho lúcido!

    Fui deitar por volta de meia noite, dei uma apagada bem rápida e 'acordei' alguns minutos ou poucas horas depois, abri os olhos e percebi que tava com paralisia do sono, não conseguia mexer nada exceto os olhos. Aí pensei rapidamente e lembrei do que fazer: relaxar e deixar o sonho vir. Eu estava deitado de lado, virado pra minha direita, e no mesmo instane fechei os olhos e tentei relaxar, mas aconteceu uma parada muito cabulosa, comecei a ouvir uns zunidos parecendo que tinha alguma coisa rodando muito rápido e com um som crescente, parecendo que alguma coisa ia explodir! Fiquei um pouco nervoso mas tentei relaxar. Acontece que durmo num quarto sozinho, com porta e cortinas fechadas, ou seja, breu total. Com isso, meu psicológico 'bateu' e me acordou por essa bobagem que todo mundo tem: medo. Pois é, foi pro beleléu, e não tive nada de sonho lúcido.

    Aí acordei pra valer, virei na cama de barriga pra cima, e fiquei com tensão por alguns instantes, abrindo os olhos toda hora pra ver, olha a bobagem, se não era algum espírito ou ladrão, ou qualquer outra coisa me assustando kkkkkk

    É, fiquei com medinho sim e to contando pra todo mundo, que se fuck! =]

    Da próxima vez eu tento me concentrar melhor e não pensar em nada mais além do sonho.

    É isso.

    Valeu, abraço.

  6. pedro disse:

    Fala Márlon beleza?
    Admiro muito esse blog aqui, ele aprofunda nos pontos mais importantes dos sonhos lúcidos, ajuda os onironautas de hoje 😉
    Fiquei encantado com a idéia do filme Inception toda aquela situação de controlar seus sonhos e tal, por coincidência fui procurar na internet o nome do filme quando me deparei com uma página de Sonhos lúcidos dês de então me encanto com essa possibilidade.
    Deve ter mais ou menos umas 2 semanas que tento chegar ao menos na semi-conciência, estou seguindo o guia Sonho Criativo acho que é uma espécie de tradução do livro do Stephen L.B, porém meus avanços são lentos.
    Queria saber se tinha como você me passar seu MSN cara, para compartilhar com você meus avanços e para você me propor umas dicas.

    Valeu ai Márlon por disponibilizar esse conteúdo do blog
    Abração cara.

  7. Oi Túlio,

    Sobre a meditação, até cheguei a colocar um texto sobre os benefícios da meditação para ter sonhos lúcidos. São os maiores possíveis.
    .
    Com relação a hiperatividade não tenho conhecimento algum. Sorry! Mas acredito que esteja relacionado a psique e aí talvez algum psicólogo com especialidade na área possa dar algumas dicas.
    .
    .
    E Aí Matheus!

    A paralisia do sono pode causar essas alucinações auditivas sim! É um dos “efeitos especiais” rsrsrsrs
    Eu não consigo entrar na experiência fácil. Normalmente entro em sono profundo… até hoje nunca consegui deliberadamente, mas sempre sem querer(2 ou 3x).
    .
    .
    Olá Pedro!

    Tudo jóia onironauta! Bem-vindo!
    O Inception é um filme excelente mesmo. A criatividade na história é uma obra-prima para mim. Em termos de contribuições para os sonhos lúcidos sabemos que ali é bem fantasiado pra dar um toque especial no filme.
    O msn é difícil eu usar: m_a_r_l_o_n@ig.com.br
    Dúvidas em caráter privado mande pro: marlonjatahy@sonhoslucidos.com
    .
    Abraço e bons sonhos a todos!

  8. ZeeH disse:

    Cara, To tentando ter sonhos lucidos faz tempo, vamos ver se esse método me ajuda

  9. então fique otimista porque ele aumenta as changes de sonho lúcido em uns 50%

  10. Anônimo disse:

    N tinha uma foto de outro filme pra colocar como exemplo? rrss

    Eu já sou medrosa e estou juntando coragem pra praticar o SL e me deparo com essa foto. rrss

    De qualquer forma muito obrigada pelo Blog.

    • kkkkk é um filmeco! Mas a foto representa bem o despertar e voltar pra cama não acha? rsrsrsrs

      Só consegui assistir o primeiro filme. O único nesse estilo q conseguiu me impressionar foi a Bruxa de Blair. Depois perdeu a graça ;))

  11. medo do que garota?!
    tem nada a temer kkkkk
    sonhos lúcidos oferecem nenhuma possibilidade nenhum tipo risco

  12. Anônimo disse:

    Não vou dizer que não é difícil pois como os Sonhos Lúcidos tem seu grau de dificuldade mas vale a dica, eu anoto os sonhos que tem em um caderno com a minha mão esquerda, sendo que na verdade eu só escrevia com a mão direita até ano passado quando comecei a treinar esse outro lado do meu corpo que todo mundo tem mas deixa meio de lado, então vale a dica, eu no inicio ralei mas hoje posso dizer que vale a pena 🙂

  13. Anônimo disse:

    marlon queria que me dasse uma dica de qual metodo é mais facil pra mim que nunca teve e quer er um sonho lucido, meu primo
    consegue ter sonhos lucidos, me interessei e encontrei esse belo de blog, eu sou estudante, tenho 14 anos estudo a tarde , durmo geralmente as 22 e 50 e 23 e acordo entre as 8e 30 e 9 e 30,
    me de algumas dicas pra tornar isso mais facil favor..
    QUERO MUITO CONTROLAR MEUS SONHOS,
    abraços

    • Olá

      Mais importante do que "controlar" é conseguir ficar consciente durante o sonho. Manipular ou controlar será consequência.

      Primeiro de tudo: crie um Diário de Sonhos. Vá anotando desde os pequenos fragmentos, comuns nos primeiros dias. Logo, em menos de uma semana, lembrará de tantos sonhos que será obrigado(a) a escolher pelo menos 1 sonho e anotar.

      Segundo lugar: escolha um Método. Opte pelos mais consagrados: MILD, Tholey, WBTB, VILD, DEILD, WILD, CAT ou FILD. Escolha o que mais lhe agradar e siga as orientações religiosamente.

      Terceiro: faça testes de realidade. Existem várias opções:
      olhar para a mão, acionar interruptores, observar a hora num relógio digital ou de ponteiros(com segundos), prender o nariz e tentar respirar por ele…

      Quarto: planeje fazer algo em especial quando ficar consciente. Encontrar alguém, visitar algum lugar, voar ou se transformar!… ;D Qualquer coisa. De preferência escreva esse desejo no Diário.

      Garanto que todas essas orientações te farão ter um sonho lúcido quando menos esperar.

      Abs e bons sonhos!

  14. Anônimo disse:

    Cara ja melhorei muito consigo me lembrar de mais sonhos do que antes e tem vezes que quase consigo ficar consciente no sonho mas ate agora nada de sonho lucido.Mas o metodo WBTB me ajudou pq acordo muito no meio da noite e levando da cama e vou ler ou ver televisão dai quando eu volto para cama eu não tenho sonho lucido mas as vezes consigo me lembrar bem do sonho mas eu vou passar a usar mais o metodo WBTB com outro metodo.Adorei o blog.

    • Opa! Brigadão pela força! Não deixe de utilizar então as recomendações do Método de Tholey 😀

      Tu vai perceber no método dele um estímulo em nosso lado crítico-reflexivo… pelo menos 5x ao dia já ajuda muito na aplicação de qualquer outro método 🙂

      Abs e bons sonhos!

  15. tem alguma planta ou onirogeno que auxilie nos sonhos lucidos, eu cultivo a melissa e a salvia divinorum

  16. tem alguma coisa se eu for ler harry potter '-' eu tenho 17 anos mais gosto…

  17. Brenda disse:

    Consegui a minha primeira vez com essa técnica hoje. Já estava acompanhando o blog há um tempo, mas como sempre tinha medo da paralisia do sono, nunca tentava fazer os métodos. Hoje eu acordei depois de ter dormido umas 5 horas, e fiquei acordada por umas 2 horas, sendo que na última meia hora eu li sobre os métodos e vi uns vídeos do tutorial daqui. Logo depois eu desliguei o computador, deitei, e me concentrei muito dizendo para mim mesma que queria ter um sonho lúcidos. Tentei imaginar uma situação, e pensei na hora a coisa mais simples, eu tentando voar rs. Fiquei muito concentrada nisso, e de repente percebi que não conseguia mais mover me corpo: a paralisia tinha começado. Fiquei meio ansiosa na hora e tentei me mover várias vezes, ao invés de ficar paradinha. Acabou que eu saí da paralisia, mas não desisti. Continuei dizendo que queria ter um sonho lúcido, e depois de vários minutos, eu simplesmente 'acordei' no meu sonho com a certeza que estava sonhando, sem fazer qualquer teste nem nada. Fiquei super agitada na hora, estava tipo nunca estação de trem, mas das super arrumadas, provavelmente num lugar que nem era o Brasil. Aí simplesmente pensei que queria voar, fiz uma força e foi! saí voando, mas foi tudo muito rápido e acordei. Na hora, comecei a pensar em outro sonhos, peguei no sono, mas dormi por horas depois, e nem lembro de sonhei com alguma coisa! Essa foi a minha experiência, e estou muito animada em prolongar esses sonhos e tê-los com mais frequência agora. O blog ajudou muito!!

    • Coruja disse:

      Oi Brena, parabéns pela experiência! O método WBTB é uma variação do MILD q tbém é ótimo. Sobre a paralisia foi bom saber q tu superou tranquila. Existe um MITO danado, a respeito e certeza q teu relato contribui para ajuadar a desmistificar. Mesmo porque a paralisia, além de não ter nada demais, tbém é difícil de acontecer para grande maioria dos sonhadores lúcidos.
      Mais uma vez parabéns e mto mais sonhos lúcidos pra ti!

      ps: não deixe de relatar no nosso Fórum tbém. Lá podemos ter nosso próprio Diário de Sonhos e trocar bastante figurinhas 🙂

  18. Estou um bocado confuso acerca das tecnicas pode explicar a diferença? Nao tou conseguindo ter sonhos lucidos. …ajudeeee pf parabens pelo blog adorei abraço

    • Olá André,

      É importante focar em alguma técnica em especial que tu achei mais interessante pra ti. Leia algumas e escolha uma.

      Manter um Diário de Sonhos é crucial. Insista nele, mesmo que comece com pequenos fragmentos de sonhos.

      E faça reality checks durante o dia se questionando ao mesmo tempo: "estou sonhando ou não?" ou "como cheguei até aqui?"

      Abs e bons sonhos pra ti!

  19. Unknown disse:

    Olá, Márlon! Comecei ontem meus estudos sobre sonhos lúcidos, estou bem empolgado. Só estou comentando para lhe agradecer pela dedicação e atenção que você tem pelo blog e pelos leitores e suas perguntas. Obrigado por tudo e espero daqui um tempo poder comentar por aqui meu sonhos lúcidos. Abraço!

    • Olá onironauta!

      É sempre especial perceber que o empenho é valorizado. Muito obrigado! Claro que eu também colho benefícios, afinal sou um apaixonado pelo tema… afinal… estamos levando nossa mente para novas fronteiras, de fato ainda inexploradas.

      Então vamos todos juntos, audaciosamente indo, onde nenhuma consciência esteve antes!… ;D

      Mande notícias dos progressos!

      Abs e bons sonhos!

  20. Anônimo disse:

    eu estou tentando mas,quando chega no 3º passo esse cair no sonho é o sonho lúcido?

  21. Anônimo disse:

    Uma vez eu consegui por esse método, porém eu não tinha planejado um sonho, então consegui imaginar algumas coisas só que durou pouco tempo 🙁

  22. Oi Márlon Jatahy! Esse método tem que ser feito até quando? Vou ter que ficar levantando da cama sempre?

  23. Diogo Souza disse:

    Gente,eu sonhei que estava tendo um sonho lucido isso é possivel?tipo eu tava dentro do sonho fiz o reality check e descobri que estava no sonho mas eu não estava totalmente lucido e ainda depois eu fiquei vendo o sonho em terceira pessoa,se isso foi um sonho lucido, putz eu esperava mais.

  24. Unbelievably individual pleasant site. Enormous info offered on couple of clicks on

  25. madden 17 disse:

    Maintain the great job and producing in the group!

  26. Wow cuz this is really helpfulexcellent job! Congrats and keep it up

  27. buy csgo disse:

    Maintain the awesome job !! Lovin’ it!

  28. csgo weapon disse:

    How goes it, neat websites you have right now

  29. game tips disse:

    say thanks to so considerablya lot for your website it assists a whole lot

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *