Método WILD

WILD vem de “Wake Induced Lucid Dream”. Algo traduzido como: Acordado induzindo sonho lúcido ou Sonho Lúcido induzido acordado.

Há várias versões difundidas sobre esse método. O fundamento dele está na transição consciente do estado desperto(vigília) para o de sonho lúcido. É utilizado desde séculos atrás, pelos monges tibetanos

O método WILD é um dos mais antigos para indução de sonhos lúcidos.

Recomenda-se utilizar essa técnica quando sentir vontade de tirar uma soneca ou após ter passado de 4h a 6h de sono profundo. Quando as fases REM serão mais longas.

1- Encontre um quarto sem barulho e escuro.

2 – Deite-se ou sente-se numa cadeira reclinada, com os braços na posição que for mais confortável. Muitos relatos mostram certa preferência pela posição de barriga para cima.

3 – Feche os olhos pensando para si: “Eu terei um sonho lúcido. Do estado desperto para a lucidez”.

4 – Com o tempo e paciência, você provavelmente verá pequenos flashes aleatórios ou imagens confusas. A atenção não deve ser forçada. Deixe as imagens passarem e relaxe os olhos.

5 – Alguns padrões de manchas ou frações de imagens vão começar a aparecer. Deixe sua mente formar os padrões, acompanhando tudo, sem forçar coisa alguma. Relaxe e acompanhe observando. Alterações sonoras poderão ficar perceptíveis.

Algumas pessoas podem se assustar das primeiras vezes, ao acompanhar vividamente o corpo adormecer.

6 – Novos tipos de padrões de imagens e cenas deverão surgir. Podem mudar aleatoriamente, flutuar lentamente, surgir e sumir. Seu corpo deve apresentar sensações diferentes.

7 – As imagens ganham um pouco de vida, como curtos vídeos, podem mudar rápidamente um para outro. Seqüências curtas, rápidas e aleatórias. Mantenha-se no estado de relaxamento, focando sua intenção de reconhecer o estado do sonho quando ele ocorrer.

8 – Quando seu corpo adormecer, você poderá ouvir ruídos, sentir vibrações, sussuros de sua própria cabeça. Pode causar muita excitação e arruinar a tentativa. Trata-se do ponto crítico da transição: acordado para o estado do sonho. Caso tente se mexer agora, encontrará seu corpo em “paralisia do sono”.
Um fenômeno normal já tratado nesse blog.

Ao praticar o método WILD a paralisia do sono deixa de ser visto como algo chocante.

9- Nesse momento, seu corpo está adormecido, mas sua mente desperta. Podem ocorrer alucinações hipnagógicas ou uma cena de sonho.

Existem 2 caminhos para o sonho lúcido agora.

Primeiro, você pode simplesmente caminhar para a cena e isso tornará tudo em terceira dimensão a sua volta. Para fazer isso empurre sua consciência para a cena.

Alternativamente você pode sair do seu corpo físico. Imagine que você tem dois corpos. Um corpo físico e um corpo dos sonhos. Você pode deslizar ou flutuar da sua cama, mas cuidado para não mover seu corpo físico acidentalmente. Pode também imaginar você mesmo num local diferente. Esse movimento fora do corpo é o que finalmente determina que você está nos sonhos.

Dica do Stephen LaBerge(iniciar no passo 5):

LaBerge sugere a visualização de uma flor de Lotus na garganta. É importante que seja uma visualização detalhada, a medida que o corpo adormece o praticante visualiza tal item e quando menos espera já está sonhando!

Imaginar uma flor de lótus na garganta ao praticar o WILD…

Trata-se de uma espécie de âncora da consciência. Algo que mantém acordado e livre de pensamentos à medida que o corpo adormece.

Fontes:

http://www.world-of-lucid-dreaming.com/wake-induced-lucid-dreams.html

http://www.lucidcrossroads.co.uk/WILD.htm

http://en.wikibooks.org/wiki/Lucid_Dreaming/Induction_Techniques

Você pode gostar...

146 Resultados

  1. "Alternativamente você pode sair do seu corpo físico". voce quer dizer ter uma OBE(out of body experience)?
    e quanto a dica do Stephen LaBerge eu nao entendi pq tipo ao imaginar uma flor na garganta eu nao deveria me sentir sufocado?! ou isso é apenas para aguçar a concentração em algo mais especifico/relaxante?

  2. (…)você pode sair do seu corpo físico. Imagine que você tem dois corpos. Um corpo físico e um corpo dos sonhos. Você pode deslizar ou flutuar da sua cama, mas cuidado para não mover seu corpo físico acidentalmente. Pode também imaginar você mesmo num local diferente.
    "Esse movimento fora do corpo é o que finalmente determina que você está nos sonhos"
    .
    .
    "Finalmente determina que você está nos sonhos". A impressão de estar fora do corpo, claro vai existir, mas estaremos na verdade, dentro da nossa mente. 🙂

  3. Bruckner disse:

    Várias pessoas que praticam OoBE dizem que uma das maneiras é sair de um sonho lúcido para a projeção! =]

  4. Bruckner jah ouvi falar disso tb e tb jah ouvi falar q tem como transformar OBE em sonho lucido tb

  5. aaaa disse:

    Só não consegui entender isso de "imaginar uma flor de lotus" na garganta, pode me explicar isso?

    abraços.

    • Diego Lopes disse:

      Na verdade o metodo não foi proposto diretamente por Laberge, ma sim mencionado em seu livro, onde ele relata que um estudante de budismo tibetano conta que foi instruído a visualizar na própria garganta uma rosa de oito pétalas com uma luz branca no centro, técnica que deve servir para focalizar a concentração com uma intensidade que permite que a percepção consciente penetre, no estado de sono e persista nele. Tarthang Tulku, lama tibetano que dá aulas em Berkeley, descreve um processo semelhante: depois de se descontrair profundamente, logo antes de dormir, você tem de "visualizar na garganta uma flor de lótus bonita e suave. O lótus tem pétalas rosas-claro e o interior curvado para dentro, e no centro desse lótus há uma chama laranja avermelhada que é clara nas bordas e vai ficando mais escura no centro. Olhando com muita suavidade, concentre-se na parte mais alta da chama e continue a visualizá-la o mais longamente possível.

  6. A pessoa ideal pra explicar isso seria o LaBerge rsrsrs já q ele que criou a idéia. O WILD definitivamente não é meu forte, mas pelo que entendi esse exercício imaginativo serve como uma espécie de âncora da consciência.
    .
    Realizar essa imaginação no passo 5, de acordo com LaBerge vai contribuir para formar o sonho e manter a lucidez.

  7. Decidido que teria um sonho lúcido hoje,pois já faz mais de um mês que não tenho um, coloquei meu relógio pra despertar 5 da manhã pra tentar a técnica Wild.
    Levantei no horário programado e bebi um pouco de café. Só fui conseguir dormir novamente lá pelas 6 e meia.
    Me encontrei em meio à alucianações, mas parece que meu cérebro estava tão alerta que não conseguia permanecer no sonho (que era no meu próprio quarto), sempre que piscava os olhos oníricos, "acordava" com a tal paralisia do sono, nunca tinha tido uma paralisia conscientemente, mas como eu já sabia do que se tratava não fiquei com medo.
    Pena eu não ter lido esse post antes, poderia ter tentado essa técnica de "imaginar sair do corpo".
    Responda-me Marlón, nesse meu caso, o café foi um fator determinante pra me deixar alerta? E se foi, posso continuar tentando a técnica com a ajuda da cafeína?

    • Anônimo disse:

      De gabriel.
      Realmente a paralisia não é assustadora quando você sabe o que é, eu achei que na primeira eu teria muito medo mais é bem fácil se controlar.

  8. Cafeína a gente sabe que é um estimulante, então talvez se tu não tivesse optado pelo cafezinho, poderia ter conseguido ir além das percepções fisiológicas, como a paralisia do sono.
    Quem sabe uns chazinho tipo cana cidreira, camomila ou erva doce? 😉

  9. Valeu pela dica Márlon 🙂

  10. Victor Vagner disse:

    Márlon eu estou tentando essa técnica(WILD),já a quase 3 mêses e nunca consegui,sempre que eu tento ter na hora que meu corpo esta quase adormecido eu escuto um barulho de rizadas ou de gritos e eu sinto como se estivésse alguem no meu lado e eu me assusto e levanto sempre.
    Isso é normal?

  11. Sim pode acontecer(no passo 8). Nossa mente produz esses efeitos. Podem ser gritos, sussurros, gargalhadas, zumbidos, barulhos etc..
    .
    Nada com q se preocupar, aliás não é incomum a gente achar engraçado e acordar rindo. Quem desconhece esses efeitos pode mesmo se assustar hehehehe
    .
    Mas 3 meses sem bons resultados é muito tempo Victor. Experimente o Método de Tholey que eu publiquei ontem com bastante detalhes. Tbém estou aderindo a ele, dessa vez com mais atenção.

  12. Victor, sim. Essas são alucinações.
    A ideia é ter consciência de que são alucinações e assim deve ser mais fácil manter a calma.
    continue tentando 🙂

  13. Math Rous disse:

    Márlon, qual método é mais eficiente para você (WILD, MILD, etc)? Você usa ele em conjunto com outros? Quais?

  14. Olá Math!
    Essa é uma questão particular mesmo. Eu tenho variado entre o Tholey, MILD e WBTB.
    .
    O Tholey eu procuro aplicar SEMPRE.
    Seja em alguma fila do supermercado, do caixa-eletrônico, elevador… por aí vai! O grande macete é inicialmente decorar os 5 primeiros passos.
    Digo, memorizar os passos e ao mesmo tempo ir praticando. 5x por dia não é muito(mínimo). Repare que o Dr. Tholey deu o 5o e o 6o passos como alternativos.
    Teu questionamento me motivou a fazer um texto explicando mais isso. Devo publicar o post pela quarta-feira.
    .
    MILD ou WBTB são muito parecidos e podem ser usados em paralelo ao Tholey. Na verdade uso basicamente o horário de acordar dles(após a 6a hora).
    .
    Reality check das mãos e espelhos. 😉

  15. Math Rous disse:

    Obrigado por me responder, mas suas respostas me deram outra dúvida: Quantos sonhos lúcidos em média você tem por semana usando essas técnicas?

    Obrigado e desculpe pelo incômodo.
    Math Rous

  16. Math Rous disse:

    Me desculpe por postar o mesmo comentário duas vezes, meu computador está com um vírus e estarei tomando providências posteriormente.

    Me desculpe.
    Math Rous.

  17. Magina! O Blog tá aki pra isso mesmo 😉
    Pode perguntar quanto e quando sentir vontade.
    .
    Minha frequência é variável.
    Tive experiências de 2 e 3 sonhos lúcidos num dia.
    Já tive semana com noites fartas.
    Mas o que vale pra mim é qualidade e não quantidade.
    .
    Chegar com a consciência forte no sonho. É o que eu chamo de Supersonho Lúcido. Aquele sonho onde sou capaz de realizar minhas experimentações, executar planos complexos que fiz ainda acordado!
    .
    Controlar sonhos dá pra se fazer sem estar consciente. No automático. O grande barato pra mim é testar o estado mental dos sonhos.
    .
    Tem muita pesquisa séria em andamento e sei que as possibilidades do que pode ser desenvolvido estão apenas sendo descobertas: criatividade, solução de problemas, aprimoramento de habilidades motoras, auxílio na pesquisa de certas psicoses(envolvendo consciência e a reali
    dade), auxílio no tratamento de doenças psicossomáticas… e por aí vai!

    Não me considero um sonhador lúcido dos melhores. Minha rotina é dura(aulas x trabalho) e com o sono quebrado… rsrsrsrs
    .
    Só sei que por aqui trocamos experiências, informações, conhecimento e as últimas pesquisas. Vamos garimpando alternativas e vamos aprimorando juntos essa habilidade fantástica. Ao mesmo tempo que contribuímos pra divulgar e quem sabe desenvolver a área.
    ;P

  18. Anônimo disse:

    ola! estou tendo um problema inverso.. preciso mt de ajuda… veja bem.. eu tenho sonhos lucidos todos os dias.. desde a adolescencia! queria ser normal… acordar sem lembrar dos sonhos.. saca? isso me consome mt pq vivo mt nos sonhos, me impressiona mt… e fico desligada o dia inteiro sem concentracao… alguma sugestao pra fazer o caminho "inverso" e simplesmente dormir igual qq pessoa??
    obrigada

  19. Anônimo disse:

    ah.. e eu nunca forcei pra acontecer isso… simplesmente acontece!!! :/

  20. Anônimo disse:

    Se te causa problema assim o recomendável é procurar um bom profissional da área da psique e dos sonhos. Pode ser alguém da psicologia ou psicanálise.

  21. aff isso é profundamente ridículo e irracional

  22. July disse:

    Parece que tem um pessoal confundindo sonhos lúcidos com drogas…

  23. Mundo cao disse:

    Ola amigos a muito tempo tenho tido sonhos lucidos ocasionalmente, porem de uns meses pra ca e que me inerecei pelo assunto, e tenho uma pergunta e possivel compartilhar o mesmo sonho? ouseja sonhar com alguem e as duas pessoas se lembrarem do mesmo sonho, sendo que uma direcionpou a outra ou coisa parecida?

  24. Sonhos compartilhados por enquanto somente nos filmes, como Inception – A Origem e A Morte nos Sonhos. Não existe tecnologia ainda para reunir duas mentes que sonham.

  25. como o Márlon disse embora tenha vários relatos de supostos sonhos compartilhados estes ainda não são comprovados cientificamente e não parece haver muito interessa entre o cientistas em pesquisar sobre o assunto 😉

  26. Amanda disse:

    Tenho um problema com o WILD. Meu olho começa a abrir sozinho! Mesmo eu forçando! O que fazer?

  27. Amanda tente autosugestão, este é um estado para que elas sejam efetivas.
    tente algo do tipo "meus olhos estão colados com super cola e tão relaxados e pesados que pode ser impossível abri-los. É impossível abri-los e quando mais ele tentar abrir mais colados e pesados ficam…"

    quando isso acontece comigo isso costuma funcionar…

  28. Anônimo disse:

    Pow,tinha gostado tanto do blog.E agora o adm lima um comentario assim gratuitamente.
    Pena ver gente de cabeça tão fechada por =
    Mas de qualquer modo,vlw pelas dicas de livros.

  29. greendog disse:

    vou tentar o WILD hoje, depois que acordar e anotar o sonho após 5 horas de sono, acho que me darei bem pois já experienciei muitas paralisias do sonho muito antes de saber o que são sonhos lúcidos então já tenho auto controle nessa situação, não me desespero, espero que dê certo é um método muito empolgante bem "wild" mesmo xD

  30. bacana não esqueça de compartilhar os seus resultados 😀

  31. greendog disse:

    EU CONSEGUI!!! eu não sei se é normal isso mas na segunda noite de tentativa de ter sonho lúcido eu consegui, na primeira noite eu fiz o tholey só que acordando depois de quatro horas e meia, o problema é que não consegui dormir novamente(anotei o sonho tosco que tive)e durante o dia fiz vários reality checks. Já na segunda noite eu acordei depois de 5:30 de sono e tentei o WILD e consegui!! a parasilia do sono foi muito rápida só senti as formigações nas extremidades dos membros e a difculdade pra respirar porém muito rapidamnte me encontrei dentro do meu sonho e lúcido! foi muito rápido porque acabei ficando muito feliz de ter conseguido(e acordei) mas deu pra me divertir e fazer dois RCs. Eu acordei e rapidamente dormi denovo mas como foi rapido dormi direto sem conseguir fazer o WILD novamente e tive um sonho longuíssimo porém não foi lúcido, num foi nem em primeira pessoa.
    Se vcs quiserem eu conto como foi esse meu sonho lúcido.
    To muito feliz, não achei que iria consguir logo na segunda noite, peguem meu exmplo pra saber que ter sonhos lúcidos é possível e pode ser bem fácil o WILD pra mim foi bem fácil talvez pra outra pessoa não seja, mas eu acho que é mais por causa do medo que elas tem das paralisias.

  32. que bacana greendog! parabéns! e conta o sonho lúcido ae 😀
    Eu demorei 1 mês pra conseguir o meu, algumas pessoas demoram mesmo, mas é sempre possível… aproveite muito a sua habilidade de induzir paralisia facilmente eu ainda estou desenvolvendo essa habilidade..

  33. greendog disse:

    foi assim:
    derrepente eu estava sozinho dentro de uma casa, que não era a minha e me sentia bem, as paredes eram coloridas, lembro que uma era vermelha, e na sala tinha uma janela gigante, tão grande que parecia que não havia uma parede naquele lugar, eu lembro de estar andando e saber que era um sonho aí eu pensei em voar dei uma voadinha bem pequena mas por incrível que pareça pra alguns mudei de ideia voltei pro chão e resolvi procurar um espelho, quando eu olhei pro espelho eu era eu mesmo, mas derrepente fiquei pelado e meu pênis tava muuuuuito minúsculo mesmo aí eu resolvi puxar ele pra ficar maior e deu certo uahsauhs só que ficou tão grande e grosso que parecia que eu tava com elefantíase '-' aí eu fui andando nessa situação em direção à sala e derrepente estava fazendo xixi no meio do caminho isso me fez lembrar de olhar as mãos(talvez pq durante o dia fiz reality checks todas as vezes que eu urinava) resolvi olhar só para saber se elas realmente ficavam deformadas em um sonho aí eu olhei pra uma só delas e não estava deformada achei estranho então olhei para as duas ao mesmo tempo, aí sim dessa vez os dedos estavam uns pequenos outros grandes e todos um pouco finos e pareciam ser mais de cinco, então eu fiquei muito feliz uhashuahs e acabei começando a acordar aí comecei a esfregar as mãos mas não adiantou nada, quando acordei estava com as mãos juntas, o que me deu a impressão de que talvez, tivesse esfregado as mãos na realidade ao mesmo tempo que no sonho, mas nunca vou ter certeza. É isso, pode não parecer nenhum pouco empolgante esse sonho, mas pra mim foi, e mesmo sendo tão curto tá ótimo já que o resultado apareceu tão cedo.

  34. UHAUSDHUASDUASHDUHASDUHASUDHASUD
    rachei da parte do pinto kkkk

    bacana o sonho voado já no primeiro sl 😀

  35. greendog disse:

    huaeaueh é engraçado mesmo xD hoje a noite tentei denovo, acordei no meio da noite mas tava com tanto sono que não consegui tentar o wild dormi direto, da próxima vez vou dar uma levantada antes de tentar pra não acontecer denovo

  36. eu ainda não tentei WILD, eu acho que eu preciso exercitar minha concentração e paciência mais um pouco antes de tentar…

  37. greendog disse:

    putz to començando a achar que foi sorte de principiante xD
    tirei soneca a tarde no domingo, na segunda e hoje(terça) e tentei todas as vezes o WILD e num deu certo denovo, no domingo quaaaaase deu certo quase, na segunda tava com sono e acabei dormindo normalmente, e hoje eu num entendi cara, eu tentava fazer a âncora e quando eu percebia já tava quase dormindo e pensando em outra coisa e já tinha me mexido u.u se eu conseguir denvo um dia desse eu aviso

  38. Mas não precisa ficar só tentando com o WILD Greendog. Experimente outros métodos. WBTB, MILD ou Tholey… ou combinação deles. De repente deixe o WILD apenas para as sonecas 😉

  39. dizem que leva um tempo pra ficar master no WILD

  40. greendog disse:

    obrigado pela dica, talvez eu acabe fazendo isso mesmo ¨/ mas como eu consegui ele na primeira vez eu vou continuar tentando se acontecer de eu tentar muitas, muitas vezes mesmo e mesmo assim não conseguir eu tento outros

  41. greendog disse:

    leiam essa página, é muito interessante http://www.world-of-lucid-dreaming.com/wake-induced-lucid-dreams.html são passos para o método WILD porém mais detalhados, um ponto interessantíssimo é que mostra bem as diferenças entre o que eles chamam de active WILD e o passive WILD,

  42. Anônimo disse:

    Eu tenho sonhos lucidos a muito tempo ,inclusive de acordar e voltar e terminar o sonho,tive otimas sensações uma delas é flutuar,mas nunca consegui a lucidez total,quero dizer ver e sentir aquilo como uma realidade paralela quem sabe usando tecnicas eu consiga.

  43. Trulin disse:

    Eu uso o método Wild e o "Rapport"
    mas nunca me aconteceu uma paralisia do sono,
    consigo levantar e acordar a hora que quero,
    pq será? =/

    Queria sentir essa sensação de ter
    o corpo paralisado =/

  44. Trulin disse:

    Há, outro problema que eu estou tendo
    com esses métodos é que eu não consigo
    ter sonos profundos com eles, é como se
    eu ficasse num estado de sono leve,
    ficando consciente do corpo físico e
    do sonho ao mesmo tempo.
    Não consigo me entregar completamente ao sonho…

    Mas a capacidade de imaginação aumenta bastante,
    são sonhos bem vívidos, mas não profundos…

    Ainda bem que só uso o Wild e Rapport
    depois de seis horas de sono, se não
    não iria conseguir dormir direito kkkk

    Espero que com o tempo melhore 😛

  45. Pro acaso seu nome é Túlio também? kkkk
    bem tem algumas técnicas, você pode colocar um despertador pra tocar durante um REM, se você não voltar a dormir mas ficar quieto deve ocorrer uma paralisia..
    uma técnica para ter paralisia ao ir dormir é acordar depois de um rem (4h30,6h ou 7h30 de sono)e seguir esse tutorial em inglês:http://www.youtube.com/watch?v=XJzqICLM_44

    Parece ser comum essa coisa de durante um sl manter a consciência do corpo físico e onírico ao mesmo tempo, o que é ruim, vai acabar te acordando… para melhorar a imerção tem um artigo bom aqui no blog:http://www.sonhoslucidos.com/2008/03/mtodo-para-aumentar-suas-percepes-num.html

  46. Anônimo disse:

    Alguem poderia me ajudar? Eu tentei esse método e após 5 min eu acabei meio que dormindo. Mas após uns 2 minutos tomei conciência novamente (sem abrir os olhos) e repentinamente fiquei tonto e apareceram imagens em minha cabeca. Estava tudo bem até que eu ouvi um sussuro no meu ouvido. Me caguei de medo. É normal? Eu quero muito ter novamente (eu tive umas 2 vezes quando era pequeno e lembro9.

  47. Anônimo disse:

    eu tentei fazer com esse método,no primeiro dia,não aconteceu nada de mais,apenas elevações sonoras,no segundo,eu ouvia um tipo de vento,de deserto,ou como se eu colocasse a orelha em uma concha,ouvia o barulho do mar,ou algo assim,e então,quando dei por mim já estava acordando,e desde então,eu não estou conseguindo entrar em rem,e nem consigo lembrar de nenhum sonho,oque eu faço?? :c

  48. Anônimo disse:

    ola.antiontem 21/05/2012 tive meu primeiro sonho lucido! foi muito bacana, apesar de ter sido breve. fiz o teste de realidadde e então percebi q estava sonhando e estava conciente ,foi incrivel.

  49. nicolas disse:

    Muitas vezes eu acordei assustado por ter ouvido algo no meu quarto… mas depois percebo que foi só coisa da minha mente, porque eu estava quase dormindo…

  50. Nikolai disse:

    como assim uma flor de lótus na garganta? dentro dela (engasgando-me) ou na pele? Faz diferença? :s

    • É uma sugestão interessante do LaBerge Nikolai. Pode ajudar ou não. A função parece ser no sentido de ajudar a prender um pouco a consciência… trabalhar com a imaginação e a percepção fisiológica enquanto adormece 😉

  51. Scheelter disse:

    É legal ver algumas imagens surgindo e pequenos videos se formando também! mas é dificil manter a concentração … qualquer barulho atrapalha! mas pra min esse é o melhor jeito de se conseguir! e quando consigo as vezes tenho dificuldade de acordar e o que eu costumo a fazer é apertar os olhos com força … sempre acordo com isso!

  52. Anônimo disse:

    Olá Márlon!

    Eu costumo comer alguma coisa sempre antes de dormir e as vezes eu pego pesado nos pratos. rsrsrs… É uma velha mania que eu tenho da qual eu não consigo largar. Será que isso atrapalha o sonho lúcido? E dormir ouvindo música é bom ou o melhor é o silêncio total mesmo?

    Um abraço!
    Ramon

  53. CM18- Roger disse:

    Galera, eu fiz umas experiencias e o resultado foi incrivel mas me deu um pouco de medo.

    Eu sempre gostei dos meus sonhos, eles sempre me deram ideias. Eu sou desenhista e game-designer
    crio personagens e cenários para jogos eletrônicos em 2D e 3D. Eu sempre penso antes de dormir
    que eu devo sonhar a todo custo (isso faço desde pequeno, pq gosto de sonhar) mas é raro acontecer
    um sonho q me dê algo concreto, mas quando vem, é incrível.

    Eu comecei a elr sobre o assunto e comecei a aplicar meus próprios métodos dentro dos que já existem.
    Eu tentei Tholey no começo mas n consegui mt resultado. Então de uns tempos pra cá venho tentando o WILD
    sempre acordando às 04:00 ou 05:00. Eu comecei andando pela casa, sentando no sofá sempre pensando no assunto
    "Lucidez no sonho". O primeiro veio na terceira tentativa (mas n tive nenhuma experiencia com paralisia). E além do mais
    não foi tão vivido assim. Eu sabia que estava sonhando mas n me lembrava das coisas como o check das mãos ou espelhos.
    Eu simplesmente sabia q tava sonhando mas qnd tentei criar alguma coisa, eu acordei. Foi frustrante mas me senti bem por ter quase dado certo.

    Então esses ultimos dias eu fiz algo que realmente me deixou assustado, mas mt feliz. Eu acordei sozinho sem despertador
    às 04:00, talvez por meu corpo está acostumado. Olhei pro relogio do celular e pensei em voltar a dormir mas entao veio
    a ideia de sonho lucido na minha cabeça. Me levantei rapido pra n perder a vontade. Sentei na beira da beliche por alguns minutos
    e pensei: "E se eu desenhar agora e voltar a dormir depois?" digo, qnd desenho, desperto meus profundos sentimentos e forças de criatividade, talvez ajudaria nos meus sonhos. Essa vontade me inspirou e eu fiz um desenho incrível (posto já aqui pra vcs). Então voltei a dormir numa posição confortavel pra mim, de barriga pra cima. Coloquei minhas mãos juntas e fechei os olhos pensando sempre "Eu vou ter um sonho incrivel, e vou ter total controle sobre ele." E com a imagem do meu desenho na cabeça.

    Foi incrível, eu caí no sono rapidamente mas foi como um pulo, eu estava no meio da rua. Conseguia me controlar perfeitamente, coisa que nunca tinha conseguido fazer. Olhei em volta e a frase na minha cabeça ficava bombando: "Estou sonhando, e tenho total controle". E pra minha surpresa a imagem do que eu havia desenhado estava lá também, porém animado, eu fiquei muito feliz porque era muito real. Eu fechei os olhos forçando, e quando abri estava em outro lugar totalmente diferente. Eu comecei a rir mas a euforia foi tao grande que eu acordei. Quando eu acordei senti q tava prendendo a respiração, eu tive dificuldade a voltar a respirar e isso me deu medo.

    Tenho algumas perguntas mas ja escrevi mt por hj… mt bom o blog continue ativo por favor pq esse assunto é incrivel
    se td der certo vou tentar aplicar minhas ideias dos sonhos, nos meus jogos ou vice versa.

    • Mto bom mesmo Roger! Fiquei fascinado com a idéia de dar uma desenhada após o primeiro despertar. Isso de repente pode bem servir, como tu comentou pra intensificar nosso lado criativo… e olhe como tu acabou visualizando o teu desenho personificado!…

      Parabéns onironauta!

  54. kevemkill disse:

    eu ja fiz isso uma vez so que foi sem querer e foi assim que aconteceu, assim que tinha acordado depois de ter dormido , eu voltei a dormir na mesma hora so que eu fiquei imaginando que tava andando de moto^^ ,ae depois eu sem querer fiz projeçao astral (sair do corpo fisico) ae assim que vi meu corpo como se eu tivesse do lado de fora , eu tentei me mover e nao consegui e fiz isso ate acordar.
    nessa epoca eu tinha ums 10 anos e nao tinha a minima ideia do que era projeçao astral

  55. TESTE disse:

    Olá, hj eu fui dormir na hora do almoço, então sonhei (o q acontece com pouca frequencia). então no sonho eu estava na minha casa com minha namorada. eu estava ciente de que aquilo era um sonho, e então qnd o eu do sonho me dei conta disso…foi como se meu corpo tivesse entrado em colapso. então acordei na minha sala onde durmo no almoço (no serviço) mas ainda estava sonhando…julguei então a primeira situação como um sub sonho. foi mt loco

  56. marlon;

    Vc acha que ter apenas 6 (seis) horas de sono por dia é pouco pra ter sonhos lucidos?

    Estudo da noite, chego em casa as 00:00, dai já vou pra cama e acordo no outro dia as 06:00.

    O ideal seria quanto? oito horas?

    E qual método vc aconselharia para plicar na minha rotina de sono?

    Obrg!

  57. Olá! Fico tentando compreender o por que sempre q estou sonhando em situações em q/ estou correndo não consigo correr rápido, parece que estou em câmera lenta, é sempre assim, rsrsrs.. e o pior n fico lucido mais todos os meus sonhos q estou correndo me dou conta que n consigo correr mais e sempre fico para traz, uma coisa muito estranha não? pq sera?
    Obrigado! Abraços..

  58. Imagina eu então quando estou correndo de alguma coisa que me deixa com medo, tipo um monstro ou um dinossauro… hehe :S

  59. Contando a minha historia AQUI NO BLOG, Bem Eu tive meu primeiro sonho lucido, mais lucido mesmo ha uns 2 meses então foi uma experiencia incrível q eu nunca tinha vivido antes, no dia seguinte pesquisei no google com termos sonho consciente, descobrir q n somente eu mais outras pessoas poderiam ter e se chamava SONHOS LÚCIDOS, FOI ENCRIVEL O CONTROLE Q EU TIVE NO SONHO E O MELHOR VOANDO, EU ESTAVA DORMINDO ACORDEI DE MANHÃ POR VOLTA DAS 5:40 DAI VOLTEI A DORMIR E DO NADA ME DEI CONTA QUE ESTAVA VOANDO, CONSEGUIA VER AS MONTANHAS ESTAVA VOANDO SOBRE O ASFALTO, como se estivesse andando no ar, OBSERVEI COM TANA PERFEIÇÃO OS DETALHES, AS ARVORES, OS CARROS, EU VOAVA PARA FRENTE E PARA TRAZ ERA INCRÍVEL E FIQUEI SURPRESO COM TUDO, DAI ME VI EM OUTRO CENÁRIO ONDE JÁ ERA NOITE EU DAVA UM PULO PARA CIMA IA UMA CERTA ALTURA e so olhando para cima observando o céu estrelado, NO PRÓXIMO ULTRAPASSEI A REDE ELÉTRICA DAI FUI MAIS ALTO E SENTI COMO SE ESTIVESSE COM POUCO AR, DAI QUANTO MAIS ALTO PERDIA O EQUILIBRIO LÁ EM CIMA E O CORAÇÃO COMEÇOU A ACELERAR, POR FIM N SEI OQ ACONTECEU MAIS SO Q ACORDEI.

    • Parabéns Rycardo! Parece ter sido mto divertido 🙂

    • Olá Márlon, gosto muito do seu blog, e pelo que vejo você é sempre muito prestativo, uma pergunta q/ talvez posso me responder:

      Fico tentando compreender o por que sempre q estou sonhando em situações em q/ estou correndo não consigo correr rápido, parece que estou em câmera lenta, é sempre assim, rsrsrs.. Pq sera que isso sempre acontece comigo?

      Obrigado!

    • Oi Rycardo,

      Brigadão pelo elogio! É verdade, procuro responder sempre que posso, mas volta e meia escapa alguns coments por causa da correria né rs

      Teu problema não é algo incomum pra maioria das pessoas, como talvez tu já até saiba. Mas caso seja um sonho bem repetitivo, com esse tipo de situação, eu sugiro aplicar o Método de Tholey. Especialmente no passo 5 ou 6 quando ele menciona os temas repetitivos.

      É o caso de tu aplicar mesmo o Tholey, procurando visualizar que está vivenciando o sonho e flagrando que está sonhando. Então visualize-se caminhando, bem como faz no estado desperto(aproveite e caminhe imaginando estar fazendo isso no sonho). Com cerveja, tu se livra fácil dessa e aproveita ficando consciente no sonho 😀

    • Olá Márlon!
      Obrigado pelos comentarios respondidos,

      Vou compartilhar minha primeira experiencia de sonho lucido depois q descobrir e começei a buscar informações, (eu comei ler um livro – Sonhos Lucidos em 30 dias, comecei a tentar os metodos WILD, MILD, Tholey e outros, mais nunca segui a risca nem um e nem terminei de ler o livro, rsrsrs..

      Hoje de manhã fui dormir por volta das 02:30, acordei com toque do celular chamando por volta das 08:20 fiquei acordado deitado na cama mais sem me levantar pois sabia estava com preguiça e com pouco de sono ainda, fui acordado por um colega que irira buscar algo em casa pois ele precisava p/ o trabalho, enfim pensei em nao dormir ate ele chegar, mais ele chegou por volta das 10:30 e entre as 08:20 ás 10:30 eu cochilei e de repente p/ minha surpresa eu me dei conta que avia acabado de sair de um sonho e estava eu andando frente uma velha casa minha da infancia dai me deu a ideia de voar, fui corrente em direção a cerca (frente da casa) pois sabia eu q/ voaria quando chegasse perto de bater na cerca, então eu voei sobre a minha casa e o ceu estava escuro (nublado) eu so voei em linha reta, sentia meu corpo como se estivesse tremendo ou formigando, dai começei a ouvir uma musica e me vi vendo uma tv deitado na minha cama e pude ver q/ estava passando desenhos animados, vi com muita perfeição e por fim comecei a ouvir musicas muito real e achei q/ as musicas viam do meu fone de ouvido, mais quando acordei me dei conta q não estava com fone no ouvido essa manhã, foi meu primeiro sonho lucido, ao longo de aproximadamente uns 03 meses, exceto pelo sonho lucido que tive antes e ja contei no blog sendo meu primeiro e nem sabia da possibilidade, enfim o mais incrivél q esse sonho lucido q tive essa manhã durou cerca de 10 á 15 segundo mais eu sabia que estava sonhando e tambem conseguia ouvir barulhos no ambiente q eu estava e conseguia ate senti meus pes, n tive paralisia do sono, e acordei com um colega meu conversando na cozinha pois eu no sonho disse CARAMBA AGORA NÃO, como é possivel eu estava no sonho e tinha conciencia do que acontecia na realidade em volta de min.

      Desculpa pelas mas colocações mais espero q de pra entender.

      Abraços.

    • Oi Rycardo, parabéns pela experiência!
      Muito contagiante o relato de como foi teu sonho lúcido.

      Sobre o sonho incorporar coisas que estão acontecendo em volta, realmente isso pode acontecer mesmo. Desde até ruídos, vozes, pessoas conversando, barulho de carros… pode acontecer de o sonho simular ou emular exatamente o que está acontecendo em algum lugar próximo. Não tem mistério algum mesmo.

  60. Leo disse:

    Estranho, ontem fui tentar utilizar o WILD e não passei por nenhuma das fazes descritas no método.

    O que ocorreu foi que um minuto antes de sonhar (sem ter visto qualquer luz, flashes ou ruídos), eu perdi a lucidez e me deixei levar pelo sono, mas imediatamente ao começar ao sonhar percebi que estava sonhando e, excitado, acho que me movimentei. Com a movimentação eu acordei, e percebi que estava na fase da paralisia do sono.

    Fiquei +- 10 segundos sem poder me movimentar, mas como já havia pesquisado sobre a paralisia não me assustei.

    O interessante é que eu posso jurar que não vi absolutamente nada antes de começar a sonhar, simplesmente aconteceu quando eu cai no sono.

    • E aí Leo! Mto show heim! Parabéns onironauta ;D

      Pode acontecer de pular fases claro. Especialmente quando estamos em débito de sono, isso então é mais comum. O objetivo maior é ficar consciente no sonho e pelo jeito tu se deu bem…! A paralisia do sono não é tão comum de acontecer assim, mas é bom ter conhecimento qdo se brinca com o WILD 🙂

  61. Leo disse:

    Ontem resolvi tentar novamente e me deitei de barriga para cima, durante aproximadamente 20 minutos fiquei contando a respiração.

    Num certo momento, alguns flashes apareceram, mas sumiram segundos depois. Mais 5 minutos se passaram até que uma imagem de uma roda giratória começou a se formar e ganhar vida. Neste momento, eu acabei me excitando, aumentei minha freqüência cardíaca e arruinei toda a tentativa.

    Durante o aparecimento da imagem (que não era muito detalhada, tratava-se apenas de uma junção de luzes), eu comecei a forçar a mente para entrar no sonho, mas não obtive nenhum resultado.

    Márlon, o que você acha que faltou para que eu atingisse o sonho??

    Abraços!

    • Oi Leo,

      Talvez a aplicação de um pouco de Tholey junto com o reality check das mãos durante o transcorrer do dia possa ajudar. Fazer isso olhando para as mãos e questionando "estou sonhando ou não?".

      Outra boa maneira e´ se questionar durante o dia "como cheguei aqui?" Tentando lembrar dos eventos até antes de iniciar o questionamento.

      Também não subestime a força que é criada com a rotina das anotações. Vai te ajudar a conseguir reconhecer a tecitura ou a própria estrutura do sonho quando ela se formar diante de ti.

  62. Giga disse:

    Vou começar só induzindo um sonho normal… kkkkkkkk'
    Mas, caras, tem algum modo de sair da paralisia? Tou com medo do q o carinha q prendeu a respiração falou…

  63. Jaison disse:

    Gostaria de parabenizar o blog. Já faz muito tempo que me interesso pelo assunto, pois em minha adolescência era muito comum eu ter sonhos lúcidos de maneira natural (sem uso de técnicas), onde eu tinha total controle sobre os mesmos. Me marcaram bastante dois sonhos que tive nessa época. No primeiro minha consciência ficava perdida em uma imensidão negra e logo percebi que se tratava de um sonho, e então fiquei simplesmente questionando se já havia se passado tempo suficiente para o amanhecer, pois não queria ser o único da casa a estar acordado. No segundo (segundo só pelo fato de ter ocorrido depois, pois no intervalo entre os dois tive muitos outros), eu tinha meu corpo normal e vagava por uma imensidão branca, onde no momento em que percebi que se tratava de um sonho, me deixei guiar por alguns valores da adolescência, daí fiz com que surgissem duas senhoritas atraentes com s quais me diverti.
    Tenho uma dúvida. Já ocorreram em duas ocasiões de eu ter um "falso despertar" no qual eu visualizava o ambiente onde eu estava dormindo, mas (a parte extremamente estranha) minha visão estava como se tivessem quebrado meu campo de visão tal qual se faz com um vidro e trocado os pedaços de lugar uns com os outros. Entrei em desespero em ambas as vezes, mas a segunda foi pior, pois me lembrei da primeira e tentei me tranquilizar dizendo a mim mesmo que aquilo iria passar em breve, mas a espera parecia interminável (e além disso meu corpo dessa vez estava inerte), então cheguei até mesmo a "chorar" de desespero até acordar de verdade.
    Existe alguma referência a algo desse tipo na literatura?

  64. Oi Jaison,

    Brigadão pelo elogio e seja sempre bem-vindo para participar dessa troca de experiências. Acho q todos nos beneficiamos com essas interações.

    Sobre tua questão, no livro Sonhos Lúcidos, de Stephen LaBerge, lembro de um caso bem claro de um sonho ruim, praticamente um pesadelo que o próprio autor estava experimentando, mesmo consciente.

    Conseguir ficar consciente num sonho, não implica que necessariamente estará num sonho bom. A estrutura do sonho continua, independente em sua maior parte, independente da nossa vontade. E o mais comum é que, ao tentarmos controlar diretamente, acabamos despertando.

    Sonhos lúcidos portanto não implicam em controle. Quando esse tipo de sonho ruim acontece é interessante investigar as causas ou raízes dele. Especialmente se ocorrem repetidas vezes.

    Sonhos frequentes sobre um mesmo tema podem ser pérolas pra gente procurar entender o que pode estar acontecendo conosco e aina não percebemos. Pesadelos ou sonhos ruins recorrentes idem. Compartilho totalmente dessa perspectiva investigativa que é estimulada pela psicóloga Ph.D, Gayle Delaney(volta e meia cito ela aqui no blog).

    Abs e bons sonhos!

  65. Anônimo disse:

    Marlon, gostaria de ter um sonho lucido . Principalmente fora do corpo . Soh que eu tenho um problema. Tenho muitas paralisias do sono. Sei que posso ter alucinações e acabo deixando o medo me vencer e tento desesperadamente sair da paralisia, ateh q eu consigo. Mas agOra vendo o seu blog, gostaria de usar a paralisia para ter um sonho lucido,consegue me dar algumas do as para vencer o medo ? Soh me lembro de ter tido uma alucinação durante uma paralisia. E eh normal ter tantas paralisias do sono ?

    • Olá onironauta,

      Paralisias frequentes podem ser sinal de algum distúrbio do sono e aí o negócio é procurar um médico especialista. A gente sabe que não é nada grave, mas é importante pelo menos conversar com um profissional da área pra ver quais alternativas existem.

      Já tive casos isolados, muito esporádicos mesmo pra ficar comentando com propriedade quais as melhores formas de converter paralisia em sonho lúcido. Da mesma forma para não sentir medo algum.

      No máximo posso te adiantar que talvez o método Tholey possa te ajudar, através das visualizações que fazemos durante o dia, onde tu vai simular, imaginando estar vivenciando a experiência e também convertendo num sonho lúcido.

      Mas como no teu caso, se eu estivesse com paralisias do sono crônicas eu conversaria com um médico especialista.

      Abraços,

      Márlon

  66. Anônimo disse:

    Marlon, eh a mesma pessoa do comentário anterior. ontem naum tive paralisias mas quase tive um sonho lucido, eu quase sempre me lembro bem dos meus sonhos. Porém eh claro que eu no sonho eu naum me lembrei de olhar minha mão. E perdi a oportunidade, e agora ? Eh continuar tentando? E aquele vídeo que você disponibilizou de mensagens subliminares? Eles podem acabar ajudando ou fazer mal de alguma forma ?

    • Olá

      Isso, é só ter um pouco de paciência e insistir nessas técnicas. Também estou precisando me policiar com o Diário de Sonhos por exemplo rsrsrs

      O Vídeo ajuda sim. De vez em quando dou umas espiadinhas nele 😉

  67. Anônimo disse:

    Olá Marlon, comecei a ler seu blog a alguns dias e estou tentando as tecnicas. Estou tentando usar o WILD mas tenho medo da paralisia do sono (kkk) gostaria de saber como resolver esse problema.

    • Ah! Nem esquente. Como tu não tem paralisia do sono crônica, não vai ser tentando ficar lúcido no WILD que vai te provocar qualquer distúrbio.

      E caso aconteça – não é comum assim não – tu já vai saber do que se trata e vai se sentir até mais experiente frente aos sonhos e os estados dissociados.

      Não deixe de ler sobre paralisia do sono, como sair dela e tal 🙂

      Abs e bons sonhos onironauta!

    • Anônimo disse:

      Cara,obrigado pelas dicas. Mas gostaria de contar a experiência que tive essa noite:

      Não tentei nenhuma técnica, apenas fiz alguns reality checks durante o dia. Eu não me lembro muito bem como começou. Primeiro tive um sonho onde eu estava numa casa no interior onde tinham vários animais selvagens e um puma tentou me atacar , mas isso não vem ao caso. Só sei que eu realmente acreditava que aquilo fosse "real". Pois bem, sei que eu estava em um quarto com minha mãe até que ela começou a reclamar do papel de parede do quarto e eu (nao sei se lucidamente) comecei a fazer gestos para que o papel de parede mudasse e funcionou. Quando me dei conta, estava em um casamento até que ,nao sei por que, comecei a achar que estava sonhando e fiz o reality check das maos mas estava tudo normal, tentei prender a respiração e continuei respirando, olhei as maos de novo e tudo normal mas quando tentei contar os dedos de um por um vi que tinham seis. A sensação foi incrivel mas tentei me acalmar para nao acordar. Tentei controlar o cenário mas nao consegui, até que depois de um tempo a minha visão apagou de uma vez e eu me vi na minha cama deitado. O impressionante é que tentei dormir de novo e voltei pro mesmo sonho. Fiz os reality checks novamente e tudo ficou mais colorido ao me redor, alguns amigos meus apareceram e eu comecei a falar de sonhos lucidos, muito eufórico, até que tentei voar e a sensação foi muito diferente dos sonhos normais, foi aí que minha mãe me acordou.

      Acabei de acordar e estou um pouco confuso. Não tenho certeza de que foi realmente um sonho lúcido( sei lá, acho que pode ter sido apenas um sonho normal onde meu subconsciente aplicou as idéias que eu li sobre sonhos lúcidos). Gostaria de saber o que você acha. Se faz sentido nao ter sido um sonho lúcido.

      Desculpe aí pelo texto grande:)

    • Olá

      Faz sentido sim. A gente pode sonhar que está tendo um sonho lúcido rsrsrs e é uma emulação de sonho lúcido…! Significa que a gente apenas está sonhando que conseguiu ficar consciente no sonho, quando na verdade é o nosso subconsciente pregando uma peça ;D

      Não deixe de anotar esses sonhos no teu Diário de Sonhos. São preciosos, pois demonstram bem o teu progresso.

      Quando fizer os reality checks durante o dia, não esqueça de refletir bem "Estou sonhando ou não?" ou "Como cheguei aqui?". Esses exercícios de questionamento da realidade quando levados pro sonho – numa forma de pequeno condicionamento, vão te dar um click MUITO forte durante um sonho teu… e a qualquer momento hehehehehe

      Abs e bons sonhos!

  68. quanto tempo aplicar o metodo para ter resultados?

    • Oi Rafael,

      Não existe estatística ou estudo preciso sobre isso. Mas o Stephen LaBerge sempre alardeou bastante a grande eficiência do método MILD.

      Pelo relato dos onironautas é possível notar que a esmagadora maioria de quem tenta se surpreende com a rapidez.

      Quanto menos ansiedade melhor. Fazer o Diário de Sonhos, seguir um Método e fazer os reality checks vão te levar mais rápido do que tu imagina. O negócio é aprender a dormir com qualidade também.

      Abs e bons sonhos!

  69. Anônimo disse:

    Ok. Sempre que tento eu durmo antes de ver alguma coisa, quero dizer começo tipo a imaginar algumas coisas e tals, mas eu me esquece que não é real e tals e acabo dormindo. Uma vez que consegui me concentrar, e eu escutei um ronco de caminhão, poor um momento pensei que pudesse ser real, mas lembrei que isso era normal, então comecei a ficar feliz e abri os olhos ¬¬'

  70. Allen Kevin disse:

    Olá Márlon,

    Eu eu pratico o WILD, mas na maioria das vezes eu acabo perdendo a consciência e durmo, acho que é porque eu não uso uma âncora da consciência, e não consigo com essa da flor de lótus. Você conhece outras?

    • Oi Allen,

      Infelizmente não sou um expert no WILD. Lembro do Tyler que já apareceu por aqui, no nosso fórum e vem desde a época da comuna do Orkut, como um sonhador lúcido com considerável experiência no WILD. O jeito é pesquisar o que outros onironautas aplicam 🙂

      Dê uma olhadinha no Método Tholey Revisitado… ou no MILD que publiquei aqui no blog. Acho que tem algum exercício nesse sentido que pode ajudar.

  71. Anônimo disse:

    Acho lá pro começo do ano, eu conheci esse papo dos sonhos Lúcidos. Sou uma pessoa extremamente criativa, mas, com a "mente fechada", foi meio difícil de colocar na minha cabeça que sonhos lúcidos existiam e eu queria ter um…
    No começo, percebi uma incrível melhora: todo dia eu me lembrava dos meus sonhos (não lúcidos), coisa que era extremamente rara… mas o que acontecia: eu forçava os sonhos, a ansiedade era extrema, eu perdia até o sono…
    Agora no final de dezembro voltei, estou tentando induzir sonhos lúcidos pela aquela paralisia do corpo..
    deito-me de barriga para cima, a partir daquele momento, não me mecho mais, nem pisco os olhos!
    Segundo o site em que encontrei isso, nosso cérebro vai começar a mandar estímulos: coceira, tique nervoso, vontade de piscar, vontade de mudar a posição (muito troll não?), não podemos reagir a essas tentativas do nosso cérebro, como sou uma pessoa ansiosa, a partir do momento que "congelo" a coceira é coisa de louco, mas consegui ignorar, aí começa aparecer todo tipo de dor, ignoro e tudo passa… depois de um bom tempo, sinto que meus olhos pesam, e minhas mãos são as primeiras afetadas pois perco a sensibilidade delas, quase não a sinto mais elas como antes… mas aí, a coisa para! Fiquei por 50 minutos e não entrei nos sonhos, aí resolvi parar, virei de lado e SIMPLESMENTE DORMI! =[

  72. Lynn Becker disse:

    Eu tenho uma dúvida. Em relação aos sonhos lúcidos, não é meio perigoso ao aplicar esse método, ficar preso nos sonhos? Ou isso é impossível? Porque uma vez que você adquire consciência no seu sonho, é praticamente como se estivesse acordado. Ou o fato de saber que está sonhando não permite essa prisão? E em relação a compartilhar sonhos, é normal diálogos? Porque direto isso acontece comigo, eu chego a desenhar as figuras com quem conversei e sempre me lembro do diálogo. E sempre sonho com uma só pessoa quando se trata de diálogo. Tem dias que não consigo dormir, como se eu estivesse presa em outro lugar. E falam que quando isso acontece é porque você está "acordado" no sonho de outra pessoa. Mas é ai que tá a dúvida: a pessoa que eu sonho, não existe. Ele não é real. Poderia responder para mim?

    • Oi Lynn

      Quando conseguimos ficar consciente num sonho, estamos acessando um estado mental diferente do desperto. Isso quer dizer que adentramos todo um mundo que é construção mental nossa, mas que ainda assim manterá fortemente a subconsciência.

      A consciência é uma área de estudo fascinante e que vem dando um trabalho duro para neurocientistas, filósofos e psicólogos.

      Quando sonhamos podemos presenciar essa autonomia que tu mencionou e daí os diálogos. Outros construtos mentais seus poderão atuar de maneira autônoma a tua vontade.

      Determinado tipo de incisão no cérebro para bloquear fortes convulsões em epiléticos pode causar formação de uma mente trabalhando de maneira autônoma… duas consciências numa pessoa só?! E os esquizofrênicos?! rsrsrs

      Então existem possibilidades muito mais reais sobre o teu sonho do que a hipótese de ter estado no sonho de outra pessoa 🙂

  73. Zoorak disse:

    Tem algum problema no jeito de respirar, ou se mover os olhos?

    (Não mexer as pálpebras, apenas os olhos.)

  74. Ontem à noite eu estava sem sono. Aí resolvi aplicar o método FILD (dedos no piano) para ver se conseguia dormir. Depois de um tempo, comecei a ver um monte de manchas pretas/cinzas, o que eu acho que seria o método WILD. O movimento das manchas começou a acelerar, aí eu lembrei que poderia ter uma paralisia do sono, acordei imediatamente. Deu para perceber que meu corpo começava a endurecer.

    A paralisia do sono é muito ruim? Sempre que aplicar o método WILD estarei sujeito a ter paralisia do sono, ou ocorre em poucos casos?

    Ah, e a flor de Lótus na garganta eu não entendi direito. É para imaginar como se eu estivesse engolido uma? E ela estaria atrapalhando a minha respiração?

    Valeu

    • A paralisia do sono pode ser desconfortável, na medida em que se desconhece do que se trata. Uma vez que fique claro se tratar de um mecanismo do corpo que está nos protegendo – não seria muito pior nos mexermos enquanto sonhamos? – fica mais fácil compreender o que está a acontecendo, sem surpresas.

      Não é o Método WILD por si só que vai necessariamente induzir esse tipo de experiência. Também não existe estudos que relacionam maior ou menor incidência das paralisias. Mas é importante saber do que se trata pro caso de acontecer não se assustar à toa.

      É uma dica do LaBerge. Não sei se compreendi perfeitamente, mas parece que o objetivo é fazer a gente trabalhar a parte da visualização ou imaginação e assim construir uma espécie de âncora da consciência. Mas isso é interpretação minha.

  75. Ana Carolina disse:

    Quero muito ter sonhos lúcidos, já tive alguns, mas com pouco controle sobre eles… O problema é que eu tenho um pouco de receio de me assustar com paralisia ou ruídos que possam vir a ocorrer, mesmo sabendo serem mecanismos naturais. Alguém mais tem o mesmo problema? Tem alguma dica? Obrigada. 🙂

    • Ana Carolina disse:

      Até mesmo quando consigo ter um sonho lúcido acabo acordando com tanto medo de entrar em paralisia, depois fico muito frustrada, já que é raridade para mim alcançar esse tipo de sonho… rs

    • Oi Ana, não o que temer, especialmente que já tais tomando consciência desses estados híbridos entre sono e vigília que realmente existem. Como no caso da Paralisia do Sono, caso um dia vier a acontecer contigo, já tais sabendo que serve para te proteger. Nada com o que se assustar.

      Talvez seja mais interessante pra ti aplicar outro método. O WILD até tem casos de um e outro onironauta que atravessa a paralisia, porém não são tão comuns assim como pode parecer. Em todo caso, se te tranquiliza mais, experimente o MILD que é de grande eficiência e não vejo relatos de ocorrência de paralisia.

    • Ana Carol disse:

      Obrigada pela dica, Márlon. Vou tentar o MILD e passo aqui para contar se eu conseguir bons resultados. 😀

  76. Death Demon disse:

    Márlon eu queria saber porque eu n consigo ter sonhos lúcidos, to a 2 meses tentando e ainda nem cheguei perto de um kk… to muito triste! O método que eu achei mais interessante foi o WILD por ele ser meio aterrorizante rsrs adoro essas coisas de alucinações! Eu quero muito que um WILD funcione comigo mais já venho tentado a 2 meses e não conseguir! :/ O que faço man? me ajuda, quero muito viver uma grande aventura nos sonhos! xD ^^

  77. Death Demon disse:

    Hoje eu fiz dinovo uma tentativa do WILD nossa hoje eu cheguei até um certo ponto que fiquei com uma sensação em todo corpo da cabeça aos pés era muito estranho, mais eu não fiquei paralisado mais mesmo assim eu não me movi eu continuei ali parado sem mover um músculo, foi quando meu coração começou a acelerar muito, muito mesmo! Então eu fiquei com medo de ter um ataque cardíaco ou um infarto seila, tenho problemas com isso :/ ai eu desistir na hora e levantei com medo!

  78. Death Demon disse:

    Me sinto tão inferior por não conseguir ter sonhos lúcidos, o que eu mais quero é ter sonhos lúcidos. Me ajude Márlon eu imploro!

  79. Arthur disse:

    Marlon, tenho umas perguntas sobre o método wild:

    Tem diferença a escolha de se acordar após 4 ou 6h de sono?

    As chances de entrar no wild aumentam se você tambem aplicar a técnica do Walk Back to Bed, ou é mais aconselhavel ficar quieto na cama?

    Quanto tempo demora para adormecer?

    O que posso fazer para facilitar esse processo?

    Eu tenho sonhos lucidos regularmente, por isso queria experimentar te-los quando quizer. ;D

    • Oi Arthur

      São detalhes que precisam ser testados e vai do jeito de cada um. Tem pessoas que simplesmente nem podem aplicar o WBTB em função da perda do sono logo no primeiro despertar.

      Outras pessoas ficam muito ansiosas com o WILD.

      Pela minha experiência particular e alguns relatos que tenho encontrado, pode ser interessante fazer o WILD e WBTB. De repente começando com a interrupção pela 6a hora de sono. 4h pode prejudicar demais a qualidade do teu sono. Não é saudável interromper tão cedo, afinal pode comprometer os teus ciclos naturais do sono.

      O tempo para adormecer é bem pessoal e sempre vai depender do teu estado naquele dia… o ideal é ler sobre as informações que coloquei aqui no blog sobre "Higiene do Sono" e caprichar seguindo o que dizem os médicos da medicina do sono. Isso facilita muito a qualidade do teu sono e as chances de ter sonhos lúcidos. Lembre- se que quanto mais tu conseguir chegar até o fim do sono que teu corpo e mente pedem, melhores as oportunidades de ficar consciente(as últimas fases REM 6-9H são as mais rechonchudas!).

      Abs e bons sonhos!

  80. Leandro MS disse:

    Olá a todos!

    Que blog fantástico. Tirei quase todas as minhas dúvidas e aprendi/conheci muitas coisas que nem tinha ideia do que eram. Obrigado pelas informações, desde agora irei acompanhar sempre.

    Vou contar o que exatamente vem acontecendo comigo, pelo o que li creio que estou tendo SL “sem saber” e quero ampliar isso, desenvolver muito mais.

    Antes de tudo, tenho uma pergunta: O SL é hereditário? Minha mãe deve ter (pelo o que contou dos seus sonhos antes) e minha irmã mais velha também. Se não for, acho que temos uma facilidade em tê-lo mesmo não o desenvolvendo por completo (por enquanto).
    Minhas atividades começaram desde a minha adolescência, hoje sou um homem de 29 anos, desde lá tenho muito medo de dormir de barriga pra cima por causa da paralisia do sono. Sempre fomos, digo no plural, pois minha irmã e eu sempre “sofremos” com a paralisia juntos e com isso temos muito medo de dormimos de barriga para cima, pois os episódios só aconteciam dessa forma. Tínhamos de 3 a 5 paralisias por semana e isso nos amendontrava muito.

    Sempre fui de ter muitos sonhos e de lembrá-los. Sonhos bons e ruins. Pode até ser estranho, mas desde os meus 8 anos, sonho com uma garota que me diz amar, e em todos os sonhos somos conhecidos (todos os sonhos ela muda fisicamente e nunca sei o seu nome, e claro são estórias e sempre os finais não são nada agradáveis) escrevi todos os sonhos que já tive com ela e são mais que 10 (em toda a minha vida) uns dos propósitos para eu querer ter o SL é tentar “encotra-la” ou fazê-la existir no SL, e também voar…

  81. Leandro MS disse:

    Continuando…

    Mas, agora depois de muito tempo sem ter e já sabendo o que é a paralisia do sono, resolvi encarar o meu medo. 4ª. feira (30/01/2013) passada tive mais um momento de paralisia e SL, quase o desfrutei por completo, mas o medo me fez recuar. Vou contar o ocorrido para melhor entendimento.

    Dormi cedo, por volta das 21h. Vou detalhar meu quarto. Tenho um rádio relógio digital de ledes verdes em frente a minha cama e do lado direito e esquerdo guardas roupas grandes. Deixo sempre o PC ligado e consequentemente o modem (fica do lado direito) que pisca a ledes a todo o momento, sendo ele e as ledes do rádio relógio as únicas fonte de luz no quarto a noite. Durmo num breu mesmo. Tudo apagado.

    Como disse, não gosto de dormir de barriga pra cima. Dormi traquilo e sem preocupações, ultimamente não conseguia dormir antes das 2am, mas depois fui me tranquilizando e voltei a ter bom sonos e sonhos. Então, tudo começou quando olhei para o rádio relógio e vi que era 12:30 em ponto e voltei à “dormir” só que dei conta que o ledes não eram verdes e sim vermelhos , achei estranho e olhei novamente, só que nesta hora já era 12:40 e voltou para 12:30 e depois 12:47 e depois 12:30 os horários começaram a ficar “loucos” e as ledes piscavam freneticamente iluminando meu quarto.

    Senti que estava com o corpo virado para a esquerda, mas conseguia “ver” o guarda roupas do lado direto ao mesmo tempo via o esquerdo, pensei: estou sonhando? Sim, esta foi a chave e de repente consigo levantar a minha mão direita que estava em baixo do travesseiro e olho para os meus dedos que eram mais que 5 e estavam “moles” parecendo borrachas a minha mão esquerda “passava” dentro da direita, daqui a pouco estou no teto ao mesmo tempo olhando para os guardas roupas, olho para o relógio, volta ao lede verde com 12:30 e estou na cama novamente.

    Consigo tocar os guardas roupas dos dois lados meus braços se esticaram o meu corpo parecia um elástico. Daqui a pouco ficou TUDO escuro sem ledes e sem nada, levantei e comecei a andar até a porta do meu quarto e quando “ultrapassei” a porta ficou uma escuridão total, com medo… comecei a querer voltar mas, não conseguia, forcei, forcei … minha respiração ficou bem ofegante e meus batimentos aumentaram, nesta hora acordei na posição da esquerda, olhei para o relógio e vi que eram 12:30 em ponto…

    Estava assustado e consegui dormir somente depois de 40 minutos. Sofri uma rápida paralisação das minhas pernas, apenas

    Vou tentar o método Wild à partir de hoje. E ver se consigo. Vou postar aqui novidades.

    • Oi Leandro,

      Muito contagiante o teu relato. Parabéns! Essa tua experiência com paralisia do sono pode ser extremamente precioso para outros onironautas que já tiveram e ainda não entenderam do que se trata. Pelo que entendi teu caso até acontece com uma certa frequência mas não chega a te perturbar mais, estou certo?

      Adorei o relato do teu sonho lúcido. Lembrou minha época de estudante em pensão(escola técnica em Joinville), em que sempre me acompanhava meu radio-relógio(motorola) com a hora em leds digitais.
      Vou até tirar um outro da gaveta agora pra me inspirar ainda mais ;D

      Outra coisa que curti muito foi teu estilo curioso e experimentador, mesmo servido com a devida cautela, explorando gradativamente esse fabuloso estado mental.

      Abração e traga mais relatos!
      Ps: não deixe de publicar no nosso Fórum tbém.

  82. Anônimo disse:

    Olá Marlon, Desde 1990, tenho tido projeções e depois de ler Laberg,
    entendi que se trata de SL, Tive mais de 200 experiencias desse tipo. ESTOU PREOCUPADO que elas não me ocorrem mais. O que será que aconteceu? Meus sonhos comums são um "lixo". O que fazer para ter EXITO NOVAMENTE?

    aBRAÇOS

    Benejeol

    • Olá onironauta!

      A melhor alternativa e acompanhar o que existe de métodos mais consagrados entre os onironautas. Que são os métodos criados principalmente por Stephen LaBerge e Paul Tholey: método MILD e Tholey.

      Existem ferramentas fundamentais que não devem ser subestimadas:

      – Diário de Sonhos.

      – Reality Checks

      – Fazer um plano(planejar um experimento para realizar nos teus sonhos).

  83. Anônimo disse:

    Oiie Marlon eu gostaria muito de saber qual eh o melhor reallity check na sua opiniao,eu uso o de olhar pras maos à 2 semanas e naum consegui lucidez ainda 🙁

    • Só o reality check, por si só, por melhor que seja, não é suficiente pra conseguir grandes resultados.

      É necessário começar a anotar seus sonhos e fragmentos de sonhos num "Diário de Sonhos".

      Escolha um método e siga ele religiosamente por pelo menos 3 semanas até um mês. Pode ser o MILD, Tholey, WBTB…

      Quando fizer teus reality checks, lembre-se de sempre questionar "Estou sonhando ou não?"

  84. Darlei disse:

    Olá, SEMPRE que vou dormir, quando deito na cama e fico relaxado, começo a meio q sonhar, só q de uma forma estranha, vejo apenas alguns ''mini videos'' pausadamente. Mais nesses ''mini videos'' Eu percebo que estou sonhando, e qnd penso em fazer algo eu acordo como se tivesse levado um choque no corpo.
    O que é isso e como fazer isso parar?

    • Oi Darlei, esses mini vídeos ou pequenos flashes normalmente são alucinações hipnagógicas. Caso não queira atravessar isso conscientemente, sugiro não adotar técnicas de indução como WILD, VILD, DEILD…

      Prefira métodos como Tholey, WBTB, MILD que não atravessam a entrada para o sono d modo consciente 😉

  85. Reizen Endler disse:

    Choque ou vibrações me faz lembrar de possível paralisia do sono é de fato uma reação natural do nosso organismo em relação ao sono. O que você deve se perguntar é se não esta tentando manter um estado de consciência antes de adormecer para induzir sonhos lúcidos "WILD", pois esse choque "paralisia do sono" pode ser uma reação de inicio ou após a experiência. Bom, aproveitando que estamos em WILD o recomendável não é entrar nesse estado muito pelo contrário entrar direto consciente em um sonho, mas com o tempo e pratica dos exercícios você perceberá que as paralisias podem acontecer com menos frequência, ainda sim se entrar nesse estado novamente por um período considerável pode tentar fazer a separação do seu corpo de sonho e entrar no mundo onírico consciente da mesma forma. Qualquer dúvida contate-nos no fórum!

  86. Darlei disse:

    Olá, qnd estiver prestes a dormir, devo ''querer'' ter um sonho lúcido ou apenas ''espero acontecer'' ?

  87. Anônimo disse:

    Como assim ''Imaginar uma flor Lótus na garganta''?

  88. Reizen Endler disse:

    Darlei é bom pensar positivo e querer, mas deixe acontecer como mencionou, faça apenas MILD antes de dormir "Vá até o espelho por exemplo e tente algo como terei um sonho lúcido em breve" sendo assim você sabe que terá, mas não necessariamente de imediato, logo ficará incubado no subconsciente para os próximos dias "afirmação indireta" não é muito bom pensar muito como Laberge diz pode causar ansiedade e atrapalhar todo processo. Pratique os exercícios testes de realidade, diário dos sonhos e os outros métodos de costume e deixei os sonhos acontecerem naturalmente, não precisa forçar o pensamento no tema dos sonhos lúcidos antes de dormir, mas você pode criar um plano de ação do que gostaria de sonhar e anotar em um papel, depois deixe-o de lado e não pense mais a respeito.

  89. Reizen Endler disse:

    Anônimo isso é uma técnica de visualização do método WILD para facilitar a separação, caso esteja um pouco confuso faça uma visita ao nosso fórum lá temos mais dois tópicos sobre WILD que pode te ajudar a encontrar diversas maneiras de aplicar os sentidos para realizar uma separação perfeita na hora de induzir um sonho lucido diretamente.

  90. Olá Marlon, eu encontrei o seu blog sem querer a alguns dias atrás e achei muito interessante, daí resolvi experimentar algum método de indução e escolhi o WILD, pois já tinha sofrido paralisia do sonho antes.
    No primeiro dia, eu fiquei deitado de barriga pra cima por um bom tempo e nada aconteceu, então eu desisti. Ontem de noite eu resolvi tentar novamente e ao ver que não estava conseguindo nenhum resultado, eu desisti de novo, deitei-me de lado e resolvi dormir normalmente, mas ao fazer isso eu comecei a ouvir um zunido em minha cabeça e decidi me concentrar nele. Enquanto eu adormecia, o zunido ia ficando cada vez mais alto e o meu corpo cada vez mais leve, até que em um ponto eu me senti flutuar pra fora da cama, daí eu comecei a enxergar um ponto de luz, que foi ficando cada vez maior, até cobrir toda a minha visão, então eu me vi em um lugar completamente branco e vazio e quando eu pisei no chão, foi como se eu estivesse andando sobre agua, pois ele ondulava a cada passo que eu dava. Depois disso eu decidi correr, mas a parecia que não tinha gravidade, já que eu saltava longas distancias com um único salto, só que eu acho que no fim, eu acabei me empolgando demais e isso fez com que o sonho se desfizesse e eu acordei na cama, incapaz de me mover.

  91. Brisa disse:

    um barato!!! eu e minha filha que na época tinha 6 anos, tivemos um sonho compartilhado. Estávamos no mesmo nível de cansaço, adormecemos ao mesmo tempo, tivemos o mesmo sonho que estávamos na via sacra, próximas de Jesus e acordamos ao mesmo tempo com uma sombra negra sobre nós. Foi assustador e fascinante ao mesmo tempo e ela não sentiu medo. Muito curioso. Dei uma lida obre algumas intenções em relação a indução de sonhos lúcidos e é muito intrigante para mim retornar inúmeras vezes à casa onde passei o maior período da minha infância. É do tipo de sonho que eu sempre me lembro e na maioria das vezes são coloridos.

  92. Não conheço as técnicas, acabei de ler pois estou procurando na internet tentando entender , pois isto é o que eu acho que tenho todos os dias. Acordo para trabalhar as 4:20, tomo banho e entro no ônibus da empresa por volta de 4:50. sento na cadeira fecho os olhos e ali não consigo dormir, durante 40 minutos de trajeto. Mas meu corpo não se mexe e meu cerebro não para… quando chego na empresa mesmo pensando no caminho todo parece que meu corpo esta acordando.
    No trajeto parece que estou sonhando e ainda o controlo por exemplo:
    -no meu sonho aparece uma pessoa e começa a dar explicações de coisas que desconheço, na hora eu mesmo corto pois penso como terei uma explicação de uma coisa que não conheço, se a resposta não vem de fora do meu cérebro?
    Ou então alguém me pergunta alguma coisa no meu sonho eu começo a responder depois penso:
    – porque estou perdendo meu tempo te respondendo?
    – eu deveria estar dormindo.
    Agora lendo a materia e os depoimentos vejo que pode ser util e gostaria de tirar, se possível algum proveito ou lição, mas mesmo sabendo que estou sonhando tenho algumas barreiras e fico com medo de abrir portas, entrar em outros ambientes, quando não assusto e acordo sem conseguir mexer o corpo.
    Tem alguma coisa que possa fazer? obrigado

  93. Anônimo disse:

    de ves em quando minha mente fica fazendo pequenos flashs e pequenos videos e eu fico relaxado ai então na hora que tento caminhar para a cena meu olho abre. é sempre assim mais eu acho que é pq eu tento antes da hora certa agora vc acompaanhar meu corpo adormecendo e relaxar . esse negocio de tentar não dormir pra mim é moleza

  94. Anônimo disse:

    Esta semana sonhei e no meio do sonho percebi que estava sonhando, acabei explorando essa capacidade neste mesmo sonho, mas uma coisa me intrigou, sempre que mudava o cenário(no sonho) aparecia uma pessoa de capa preta e capuz que tentava me matar e acabava lutando com ela e controlando a situação. Isso nunca havia acontecido comigo e nem sequer sabia da existência de sonho lúcido, mas gostei da experiência e gostaria de tentar mais vezes.Qual a técnica mais indicada no meu caso.

  95. Reizen Endler disse:

    Anônimo 17/08
    Recomendo começar mantendo anotações frequentes em um diário dos sonhos, fazer testes de realidade durante a semana e pode acrescentar mais um MILD e Tholey ao repertório isso irá ajudá-lo a desenvolver suas habilidades oníricas iniciais.
    Qualquer dúvida visite o nosso fórum ; )

  96. Anônimo disse:

    Oi marlón. Bom eu sempre tive um pouco de curiosidade sobre sonhos, quando eu ia dormir eu percebia as imagens que formavam o sonho e as acompanhava até dormir. Uma vez consegui criar uma pequena lucidez no sonho, mas acordei, então pesquisei um pouco e descobri sobre os sonhos lúcidos. Tive algumas breves experiências, e estou tentando o Tholey para os sonhos lúcidos mas meu maior problema é lembrar dos sonhos. Ja tive sonhos lúcidos e as vezes até escolho com o que quero sonhar, mas eu não consigo me lembrar dos meus sonhos na maior parte das veses, e como preciso do diário dos sonhos para por em prática melhores sonhos lúcido, tem sido um pouco difícil para mim. Tem alguma dica sobre como melhorar a mémoria para sonhos?
    -Ass:Izabella

  97. Anônimo disse:

    tenho uma duvida ja tive algumas paralisias do sono mas isso foi a muitos anos atras e essas experiencias foram involuntarias, e agora estou vendo o sonho lucido está associado a paralisia do sono, mas eu nao consigo induzir a paralisia do sono de jeito nenhum, ja tento a meses ja cheguei a ficar 3 horas na cama completamente imovel, relaxado, sentir até o corpor formigar, vibrar e etc, mas nunca paralisado, entao quero saber se é mesmo necessario paralisar o corpo ou se é possivel conseguir sonhar com lucidez mesmo sem a paralisia, e tambem gostaria de saber se quando eu consigo fazer meu corpo formigar, vibrar e etc, ou até caso eu consiga a paralisia do sono, eu devo depois disso deixar-me lentamente cair no sono ou devo permanecer totalmente acordado?
    agradeço desde ja

  98. Lali disse:

    Há varios anos eu experimentei tecnicas realcionadas a sonhos lucidos e meditaçao que encontrei na internet. Na epoca o tutorial que li indicava exercicios que me ajudaram muito a ter sonho lucido, como ficar deitada de olhos fechados e imaginar uma luz tomando conta do corpo a partir do pé; prestar atençao em coisas que fazemos mecanicamente como pegar uma chave ou guardar um papel no bolso. Esses metodos criam uma lucidez constante da mente, refletindo no sonho. Imagino que a lotus deve ser inspirada nos 7 chakras que sao representados por lotus de diferentes cores e numeros de petalas, apesar de haver um chakra localizado na garganta, eu so tinha visto o chakra da testa(ou terceiro olho) ter sido usado como foco para aprender a meditar, provavelmente pode servir de foco para se manter lucido enquanto se adormece tambem.

  99. Anônimo disse:

    Isso é bem parecido com viagem astral, eu tava esses dias fazendo testes em mim mesmo e achando isso muito louco, queria uma resposta lógico, pois sou cético e não acredito nessas bagaças religiosas, e eu tinha lido que viagem astral era o espiritual saindo do corpo físico, eu não acreditei muito, mas tava achando meio louco isso, aí achei esse site e BINGO! Explicações lógicas e cientificas, muito bom o site e vou procurar usar essas técnicas e viajar nesse mundo louco que é de nosso sub-consciente, valeu galera! continuem postando mais!

    • Anônimo disse:

      não confunda, sonho lúcido com viagem astral, apesar de ser parecido são coisas totalmente diferentes….talvez por vc ser cético nunca saberá o que é uma projeção…

  100. Primeira vez tentando anotações:
    Me sentei na cadeira enclinada fechei meus olhos e me perguntei "Eu terei um sonho lúcido, do estado desperto para a lucidez" faLEI PARA MIM MESMO ISTO VARIAS VEZES ATE Q COMECEI A VER COISAS BRANCAS N DAVA PRA FOCAR APARECIA E SUMIA E N SE VIA NADA DENTRO! E então a parte q comecei a me assustar meu coração começou a bater mais forte e cada vez mais forte e eu sentia um medo esquisito um medo constante como se algo iria acontecer e dai tudo ficou escuro nos meus olhos e meus batimentos so aumentavam e dai senti como se o demônio estivesse na minha frente e desisti de tanto medo que eu tinha.

    E normal?

  101. Anônimo disse:

    Esse método é praticamente o mesmo que algumas técnicas de projeção astral. Afinal de contas é tudo a mesma coisa?

    Tô confuso…

  102. Igor s disse:

    Pode ser feita de olhos abertos, se o quarto for totalmente escuro?

  103. nba 2k17 disse:

    Wow, gorgeous portal. Thnx ..

  104. buy csgo ak47 disse:

    Hey there, excellent web-site you’ve going here

  105. buy csgo disse:

    Many thanks, this site is very handy

  106. game tips disse:

    Simply desired to say I’m thankful that i stumbled onto your website!.

  107. Good day! I know this is somewhat off topic but I was wondering which blog platform are you using for this website? I’m getting fed up of WordPress because I’ve had problems with hackers and I’m looking at alternatives for another platform. I would be awesome if you could point me in the direction of a good platform.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *