Método para aumentar suas percepções num sonho:

Método do psicoterapeuta alemão Tholey ou o Método de Tholey:
Aos interessados em aumentar suas percepções durante o sonho, extrai um trecho do livro “O Livro de Ouro dos Sonhos” da psicóloga phd Gayle Delaney.

O método foi criado e usado por um psicoterapeuta alemão Paul Tholey por mais de 30 anos em seus pacientes.

1. Pergunte a si mesmo: “Estou sonhando ou não?”, de cinco a dez vezes por dia.

2. Ao mesmo tempo, tente imaginar intensamente que está sonhando e que tudo que percebe inclusive seu próprio corpo é meramente um sonho.

3. Enquanto pergunta a si mesmo “Estou sonhando ou não?” deve concentrar-se não só no presente mas também em acontecimentos passados. Você nota algo incomum ou sofre de lapsos de memória?

4. Você deve se fazer a pergunta crítca em todas as situações típicas de sonhos – isto é, sempre que ocorre algo surpreendente ou improvavel ou que experimenta emoções intensas.

5. Se um acontecimento ou tema é recorrente em seus sonhos como sentimentos frequentes de medo ou o aparecimetno de um cão deve fazer-se a pergunta em sua vida quando desperto sempre que se encontrar em uma situação ameaçadora ou avistar um cão. (ou no caso qdo o tema do sonho acontecer qdo desperto!)

6. Se, com frequencia vc tem nos sonhos experiencias que nunca ou raramente ocorrem no estado desperto, como as de elevar no ar ou voar(MEU CASO!), então deve, enquanto desperto, tentar imaginar que está tendo essas experiências, dizendo a si mesmo o tempo todo que está sonhando.

7. Se você tem dificuldade de se lembrar de seus sonhos não lúcidos deve usar métodos para melhorar a memória. Contudo, na maioria das vezes, a insistência em obter a estrutura mental crítico-reflexiva melhorará sua lembrança de sonhos.

8. Antes de adormecer, não tente fazer a lucidez ocorrer por força do pensamento, simplesmente diga a si mesmo que ficará consciente em seu sonhos. Esse método é especialmente eficaz qdo vc acorda no início da manhã e se sente prestes a adormecer de novo.

9. Decida realizar uma determinada ação eqto está sonhando. Qualquer ação simples é suficiente.

Você pode gostar...

26 Resultados

  1. Guiduran3 disse:

    Bom, vou aderir a esses apontamemtnos e observações. Já comecei desde já, ciente de que esta noite terei um sonho lúcido 😉 E boa sorte pra mim 😀

  2. Sou adepto do Método de Tholey. Porém faço ele em conjunto com o MILD.
    .
    Resumindo, procuro além de seguir os passos do Tholey, levanto após 6h de sono, faço anotações dos meus sonhos e volto a dormir desejando ficar lúcido.
    .
    Ter um diário dos sonhos, como tu vai verificar nos textos é crucial.
    .
    Boa sorte! ;P

  3. Psicólogo disse:

    Item 5 orienta a fazer uma pergunta: Mas não está claro qual seria a pergunta.

  4. Ah! Ainda está se referindo a pergunta "Estou sonhando ou não?", do item 3. Os itens 4,5 e 6 envolvem situações ideais para se fazer:
    .
    4 – Situações do cotidiano surpreendentes, improváveis ou com fortes emoções.
    5 – Pessoas, objetos, animais ou temas repetitivos nos sonhos e que apareçam na vigília.
    6 – Sonhos fora da realidade do cotidiano e recorrentes, como voar, enfrentar um tornado, tsunâmi – imaginar isso se questionando.
    .

  5. Paula disse:

    Eu comentei aqui semana passada que depois de mais ou menos 1 mês fazendo, acordada, o reality check da mão, consegui o primeiro sonho lúcido depois de muitos e muitos anos (desde a infância). Agora, uma semana depois, em mais 3 dias da semana tive sonhos lúcidos também… funciona mesmo! Só o fato de pensar diariamente no tema sonhos lúcidos aumenta a chance de tê-los.

  6. mery disse:

    Parabéns Paula!
    E vc tem toda razão! Só o fato da gente estar realmente interessada no assunto, lendo algum livro, textos ou esse blog são bons estímulos tbém para aumentar as chances de sonhar lucidamente .Bjokas lúcidas a todos!

  7. Emanuel disse:

    Paula, seu caso parece com o meu.

  8. Camila disse:

    Eu tentei um método que li, aleatoriamente. Consegui me lembrar de pouco do sonho, mas é desgastante quando acorda. O método está no meu tumblr: http://pseudonymes.tumblr.com/

  9. Oi Camila,
    Pelo que li ele parece seguir a mesma linha do WILD. Chegasse a sentir paralisia do sono ou ter alucinação?

  10. Henrique disse:

    Tem como saber qual metodo de SL é melhor para voce?
    Ou temos que testar metodo por metodo?

  11. Olá Henrique!
    Primeiro de tudo, ler o método e observar se há alguma afinidade com ele.
    .
    Por exemplo: WILD exige todo um conjunto de procedimentos a serem executados ao adormecer. No meu caso não tenho paciência pra isso. Normalmente eu quero cair na cama e me desligar geral.
    .
    MILD e WBTB: exigem uma despertada após a 6a hora de sono. Para pessoas que dormem justamente esse tempo ou pouco mais ou ainda com dificuldade de pegar no sono após essa acordada, realmente fica difícil não?…
    .
    Tholey: cobra questionamentos diários… de 5x até 10x ao dia… por aí vai!
    .
    O grande macete é primeiro observar essas peculiariedades. Que vantagens e desvantagens podem oferecer e depois experimentar, analisar os resultados. Caso não sejam bons o negócio é partir para outro 😉

  12. Fagner3Design disse:

    Eu sempre tive a facilidade de lembrar dos meus sonhos..em seus mínimos detalhes. Assim como você meu sonho mais frequente é o que estou voando! a sensação é indescritível!!! um dia pesquisando na internet descobri esta técnica, resolvi tentar. hoje percebo que estou sonhando em aproximadamente 95% dos meus sonhos. consigo perceber pesadelos repetitivos, e mesmo que seja um pesadelo com características novas. percebo o perigo como se estivesse consciente. coisa que raramente fazia antes. e transformo-os em bons sonhos.Além disso, tenho plena consciência durante o sonho.

  13. Gileade disse:

    Gostei muito do seu blog é tudo oque onironautas e interessados precisam, parabéns!. Tive meu primeiro sonho lucido a mais de um mês atrás. e ontem (dias 21) tive o segundo sonho lucido, fiquei triste pois foi muito rápido e ao mesmo tempo alegre pois tive um sonho lúcido, não sei o que fiz de errado, eu me questionei sobre a realidade e vi que estava sonhando então olhei para a parede era muuuuito real em seguido olhei para as mãos como faço no reality check e vi meus dedos curtos e gordinhos, para fixar mais meu sonho esfreguei minhas mãos, foi algo sinistro teve um impacto tremendo sentia minhas mãos juntamente com uma sensação estranhas mais logo depois acabou, ficou tudo escuro e pronto! Quero saber oque fiz de errado e o que fazer para melhorar.
    Grato, Gileade.

  14. Seja bem-vindo Fagner!
    Não deixe de compartilhar conosco tuas experiências companheiro, bem como técnicas, métodos, reality checks etc..
    .
    .
    Gileade,
    Brigadão pelos elogios!
    Na maioria das vezes é a euforia que faz a gente acordar muito rápido.
    Mas uma dica que sempre ajudar é ter algum objetivo planejado pra executar no sonho. Deseje fazer qualquer coisa. Qualquer coisa mesmo. Seja se transformar num super-herói, correr sobre o mar, atravessar paredes ou abrir portas… para encontrar algo ou alguém!…
    Isso ajuda e MUITO a manter o foco no sonho, pois é muito fácil se dispersar e acordar, principalmente com toda euforia de conseguir ficar consciente por lá ;))

  15. Gileade disse:

    Márlon, como você disse não tinha nenhum objetivo em mente e isso concerteza prejudicou minha lucidez, da próxima darei narrativa ao meu sonho. Falando sobre os métodos estou utilizando WBTB junto com o Tholey, pelo jeito estão funcionando já que escrevo e paro no meu diário de sonhos, agora estou anotando e vou seguir o método à linha. Vou usar o mesmo métodos nos sonhos que você usa para firmar a qualidade do sonho que é abrir portas, e essa forma serve para diversas coisas pois o que leva você a ficar mais lucido não é abrir a porta em si e sim ter a vontade de ficar mais lucido, para encontrar alguem vc pode abrir a porta desejando alguem lá ou simplesmente imaginar a pessoa aparecendo em um local olhar para outro lugar e quando voltar a olhar ela estará lá, da mesma forma observei um onironauta que disse que para fazer algo ele tinha q ter uma caixa, isso é que ele imagina o item lá dentro da mesma forma poderia imaginar no chão. Grato pelas dicas, até mais…

  16. É por aí Gileade! As portas trazem essa simbologia, bem como uma caixa ou um baú. Tem uma porta aqui em casa que tem uma "dureza" ideal no abrir. Acho que o jeito como ela abre de alguma maneira me ajuda nos sonhos rsrsrsrs maçaneta ligeiramente pesada, abre com um pequeno estrondo e lá dentro tudo bem iluminado para induzir a coisa no sonho ;))

  17. Gileade disse:

    Pois é, estou fazendo oque vc disse, abrir uma porta onde estiver escuro e deixar a luz acesa no interior para simular a melhora da lucidez no ambiente ao abrir a porta. Estou fazendo os métodos certinho espero que com uma semana ou menos ja veja resultados, quero logo aproveitar meus sonhos lucidamente XD

  18. Eu também. Período de baixa agora… gripe de novo bagunçando tudo. Mal estou conseguindo anotar. Apesar de que nas duas últimas noites tive sonhos bem intensos. Um até debatendo sobre sonhos lúcidos! bwahahahahaha
    Bons sonhos para nós Giliade! 🙂

  19. Paula V. disse:

    Marlón, no item sete diz para aprimorar a capacidade de memória, mas como eu posso fazer isso? Eu raramente lembro dos meus sonhos, e quando lembro, é só no meio do dia, geralmente na aula. E mesmo assim é uma lembrança bem vaga. O último sonho que eu me lembro detalhadamente foi o que a minha amiga tentou suicídio, fiquei sem dormir direito por uma semana, provavelmente porque não tô acostumada com sonhos fora da minha realidade desperta, sejam bons ou pesadelos. Mas os outros sonhos, em geral são bem simples, por exemplo, eu conversando com o meu amigo sobre assuntos aleatórios (coisa que nós sempre fazemos..). Mas eu não sei como passar a lembrar dos meus sonhos, e nem como reconhece-los como sonhos se geralmente são coisas que acontecem no meu dia-a-dia.

    • Oi Paula,

      A melhor maneira de desenvolver a recordação ou a memória dos sonhos é anotar. Repare que o método de Tholey dispensa o uso das anotações… porém está bem claro a grande importância que um Diário de Sonhos tem para desenvolver a capacidade de recordação.
      Tanto é que em alguns dias, no máximo numa semana, insistindo em anotar, é bem comum estar escolhendo os sonhos que deseja anotar 😉

      Comece anotando nos primeiros dias o que lembrar, mesmo que poucos fragmentos. Praticamente todos onironautas se impressionam como conseguimos melhorar rápido essa capacidade de recordação.

      Por fim, se os temas dos teus sonhos costumam ser recorrentes, como conversas sobre coisas simples, aplique o Tholey se imaginando no sonho(durante o dia). É aplicação do passo 5 😉

      Abs e bons sonhos Paula! Lembre de trazer alguns relatos sobre teus progressos, rotinas e experiências. A troca de experiências é bem importante para todos nós.

      PS: melhorar para tua amiga!

  20. Nao percebi os passos 2 e 3 pode explicar? Pf

  21. Tiago A. disse:

    Dica: Mantenha a mente desperta, ligada a algo do mundo real.

  22. Unknown disse:

    anildo a. 29 de agosto de 2015 16;36

    sonhei com quato numeros 3439 e jogei no jogo do bicho e

    deu 3934 virador nao consequir adivinha o sonho.

  23. Olá, sempre me interessei muito por meus sonhos, sonho quase toda vez que durmo e sempre lembro dos meus sonhos, fiquei super empolgado por saber que é possível ter sonhos lúcidos, onde eu decido o enrredo dos meus sonhos, faz uns dois dias que estou seguindo os passos descritos acima e me ocorre que sempre em meus sonhos eu sei que é um sonho mas não consigo ficar lúcido, parece que estou seguindo um roteiro e tudo ocorre naturalmente, sem a minha real intervenção. Não consigo me fazer pergunta crucial durante o meu sonho "se estou em um sonho ou não", tem alguma dica ou macete que possa me passar ?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *