Música nos sonhos

    Quem já teve um sonho lúcido intenso com música, sabe como a gente pode ficar embevecido, extasiado, louco ou apaixonado por essa arte durante o estado mental dos sonhos. Mesmo para aqueles que não dominam qualquer arte ou instrumento musical(meu caso), esse prazer pode se apresentar de modo surpreendente.

        Yesterday é considerada uma das mais belas e mais regravadas músicas da História. Paul McCartney sonhou com Yesterday:

“Numa manhã de maio de 1965, Paul acordou com uma melodia na cabeça que tinha todo o frescor de um sonho. Imediatamente ele foi para o piano que havia no seu quarto em Wimpole Street, em Londres, e tocou a música inteirinha, completa, com primeira e segunda parte. Ainda não tinha letra e ele a chamou de Scrambled eggs. Mas Paul ficou encucado, achando que já tinha ouvido aquela melodia em algum lugar. Então passou vários dias mostrando para os amigos e perguntando se eles já não a conheciam. Não, ninguém nunca tinha escutado aquilo antes.”




       As emoções e a criatividade costumam correr forte nos sonhos. A lógica e a razão cedem espaço para um turbilhão imaginativo que pode fazer vingar o lado criativo. Nossa assinatura cerebral se torna algo muito especial, repleto de conexões diferentes do estado desperto.


       Existem mais exemplos de músicas extraídas de sonhos, mas vamos por partes, ficando por aqui com a ótima música do Franz Ferdinan com o título “Sonhos Lúcidos”:




Fonte:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Yesterday

Você pode gostar...

25 Resultados

  1. Poxa maneiro mesmo marlon, eu já tive sonhos lúcidos com musica, sonhei com uma musica da banda Bloc Party e com uma do grupo Tribalistas que também gosto muito. Enfim foi uma sensação unica, apesar de não tocar um instrumento especifico eu trabalho com música, além do meu fascínio pessoal pelas melodias 😉

  2. ótima escolha "Lucid Dreams" do Franz 😉

  3. Trabalha com música é parceiro? Q show heim!
    Agora, é impressionante a quantidade de histórias envolvendo sonhos e música. Achei que fosse mais nas ciencias, literatura e pintura que os sonhos estivessem fortemente envolvidos, mas percebi que é vasta a contribuição dos sonhos na música. Farei mais tópicos apresentando essas relações.

  4. Kaio disse:

    Márlon, eu sei que não tem nada haver com o assunto em questão, mas a respeito da técnica fild, é para realmente mexermos nossos dedos ou só imaginar que estamos mexendo?
    Ah e eu já tive um sonho com a música "Sem Você" de Rosa de Sarón.
    Valeu cara!!!

  5. Oi Kaio!
    O passo 2 do método está sendo recomendando imaginar, mas só até quando começa com essa parte:
    .
    "Tente isto nas teclas do seu computador – você deve basicamente sentir seus músculos se contraindo, mas seus dedos mal e mal se movem."
    -> Tentar isto é para exercitar mesmo na prática, para auxiliar no exercício de imaginação.
    .
    ;P

  6. Kaio disse:

    Entendi!!!
    Valeu Márlon!!!

  7. Qualquer dúvida tamus aí 🙂
    Ainda bem q tu perguntou, pois essa descrição tá merecendo uma observação nisso aí!

  8. Anônimo disse:

    Olá Marlon, tudo bem? eu já acompanho o site à algum tempo, e posso dizer que mesmo tendo pesquisado muito sobre sonhos lúcidos, esse site tem me ajudado muito, e o que me leva a fazer um comentário somente agora é um fato muito interessante (pelo menos para mim), à algumas semanas atrás eu tenho aumentado minha recordação de sonhos consideravelmente… quer dizer, até antes de duas ou três semanas atrás meu recorde de recordações de sonhos era 3 no máximo 4 sonhos por noite, desde então teve dias que pude relatar 6 ou até 7 sonhos por noite!! então eu pensei na hipótese de vários sonhos fazerem parte de um mesmo sonho, apenas seguindo uma ''narrativa diferente'' porém cada sonho tinha elementos únicos. Então achei este fato muito interessante e eu gostaria de saber se isso acontece com você ou soube de mais alguém com o mesmo caso.Não que eu esteja reclamando rsrs( estou achando isto ótimo).Agora percebo mais que nunca como é importante a recordação dos sonhos, eu posso estar sonhando mais ou se lembrando mais?!acredito que centenas sonhos lúcidos foram perdidos no esquecimento por falta de recordação dos sonhos…
    A repeito da músicas nos sonhos também tenho uma experiência: eu estava tocando com o Radiohead (minha banda favorita) eu tocava uma guitarra com umas cordas cruzadas rsrs muito estranha, porém o som era hipnotizante (como as músicas do Radiohead) e apesar de eu não saber tocar instrumento nenhum o som saía exatamente como eu queria, foi incrível!!

  9. Olá Anônimo… qual seu nome mesmo?
    É bem como tu relatou. Na medida que vamos melhorando nossa capacidade de recordação dos sonhos, eles surgem aos montes!
    .
    É frequente essa percepção de q podemos ter diversos sonhos entrelaçados, dificil de distinguir onde começa um e termina outro. Sonhos são assim! ;p louquinhos da silva hehehehehe e é bom q seja não acha?
    .
    O importante é registrar pelo menos 1 por dia ou pelo menos uns 5 por semana, para não acomodar a capacidade de recordação.
    .
    Deve ter sido fantástico esse teu sonho heim! Impressionante como a música surge absoluta nos sonhos.

  10. Ivone disse:

    Nunca tive um sonho com música. Aliás mal e mal lembro dos sons! No meu próximo sonho lúcido vou ficar atenta a esse sentido. Porém, meu foco continua sendo conseguir ficar lúcida… e eu amo Yesterday!!!!

  11. Gabriel Silva disse:

    Eu tenho algumas dúvidas sobre sonhos lúcidos:
    Quanto tempo leva aproximadamente para conseguir ter um sonho lúcido,depois que incia-se a utilizar um método?Se tornar um mestre em ter sonhos lúcidos significaria sonhar lúcido todas as noites e manter o tempo que quisesse?E quando você deita para dormir,é necessário pensar em alguma coisa específica para ver que está sonhando?É porque meus sonhos são sempre ebm variados e eu não consigo achar um ponto em comum para todos eles…

  12. Oi Gabriel,
    Pode levar algumas semanas ou um pouco mais para conseguir ficar consciente no sonho. O fundamental é não ficar ansioso com isso e seguir firme anotando teus sonhos, junto com um método e fazendo teus reality checks. Caso chegue ali por um mês e tu se sinta inseguro, mude o método.
    .
    Mestre nos sonhos não existe. É uma expressão inventada por mim pra designar sonhadores lúcidos que contribuiram nos laboratórios do sono. Ex: Beverly D'Urso, Allan Worsley, Erlarcher etc..
    .
    Claro que depois de algum tempo, nossa frequencia de sonhos lúcidos pode aumentar e daí brincarmos com essa expressão: mestre dos sonhos(eu gosto de me chamar assim! rsrsrsrs). Mas nem sou um sonhador de alta frequencia, ainda.
    .
    Teus sonhos sao variados como são os meus e de outras pessoas. É comum ter sonhos fragmentados. Em narrativas que ficam pulando de sonho para outro. Sem stress. Na medida que tu for anotando teus sonhos, com uma boa qualidade de sono, invariavelmente começarão aparecer sonhos mais intensos. E posteriormente conseguirá ficar lúcido em alguns deles.
    .
    Pensar em algo específico para ver que está sonhando se faz com os testes de realidade e também com a aplicação do Método de Tholey:
    "Estou sonhando ou não"? De 5 até 10x ao dia.
    .
    Caso opte por olhar para as mãos, faça o questionamento acima. Eu faço isso quando estou no elevador, em alguma fila ou esperando algo.
    .
    Por fim, não deixe de dar uma acordada após a 6a hora de sono e voltar a dormir, mesmo q tenha optado pelo método de tholey. Ao fazer isso, anote caso lembre de algum sonho ou leia algo sobre sonhos lúcidos e volte a dormir.
    Abç e bons sonhos Gabriel!

  13. Juliana disse:

    Não tem segredo. Pelo menos como aconteceu comigo e de acordo com os comentários de outros sonhadores, na medida que vamos anotando os sonhos, seguindo um método mais de acordo com o nosso perfil, o sonho lúcido acaba vindo quando a gente menos espera.

  14. John disse:

    Hehe. Eu não me lembro de já ter sonhado com música. E muito menos ter ficado lúcido… =P

    Mas deve ser legal. Atualmente não estou conseguindo ter sonhos lúcidos, embora continue me lembrando de vários sonhos todos os dias. Coisa que eu já disse não ser normal.

    Inclusive, no feriado eu dormi a tarde inteira e tive vários sonhos. Mas nenhum lúcido. =/

    Sinto muita falta de fazer meus experimentos, hehe.

  15. Rodrigo Luiz disse:

    olá Márlon sou o anonimo do comentário acima, eu gostaria de dar uma dica de um anime que eu assisti à algum tempo atrás, eu não sou lá um fanático por animes porém esse me chamou muita atenção, pois aborda temas sobre controle dos sonhos, estados alterados da consciência e OBE's, claro que a maior parte do anime é surrealista e exotérico, porém durante o anime são citados fatos psicológicos verídicos, o que torna o anime muito interessante.
    o protagonista usa a recordação dos sonhos para ajuda-lo à entender e superar um trauma de infância, e nisso ele vai se aprofundando cada vez mais no mundo dos sonhos.

  16. adoro a lucid dreams do frans eu inclusive criei um versão remix especial só minha u.u

  17. John,
    Tô no mesmo barco parceiro… e ávido por um sonho lúcido!
    .
    Juliana,
    Assino embaixo!
    .
    Rodrigo,
    Esse aí não é o Páprika?!
    Parece bem interessante!…
    .
    Túlio,
    Libera tua verão companheiro! Aí já repasso aki pro blog tbém. Q tal?
    .
    Abraço e mtos sonhos lúcidos a todos!!

  18. Rodrigo Luiz disse:

    haha dei a dica e esqueci de falar o nome do anime… ele se chama Ghost Hound.

  19. Lena-chan disse:

    nossa é muito bom ^^, eu ja tive um SL assim ^^, eu criei uma musica,mas nao lembro do ritmo ou da letra, so me lembro que era bonita ^^
    e muito bom vc ter feito esse post, acho que vou tentar criar musicas e tals nos SL

    e a proposito faz umas 2 semanas que nao tenho SL T.T
    é que nao deu pra me focar nisso nesse mês, por causa de uns probleminhas familiares, mas tudo ja passou, e quero voltar a me focar no assunto ^^

  20. Tô no mesmo barco Lena. E acho q o John tbém.rsrsrs Sei dizer q na comunidade do orkut qdo eu me queixo assim costumo ter um belo sonho lúcido em seguida! 😉
    Aliás passou da hora de eu voltar a ter um daqueles assombrosos Supersonhos Lúcidos! Vou pintar e bordar nesse próximo, visitando minha casa da infância q não lembro, explorando memórias do subconsciente 😉
    Sei que é iminente apenas.

  21. Andre Allan disse:

    pessoal o SITE tem comunidade no orkut? abraçO.

  22. Gabriel Silva disse:

    Valeu mesmo,Márlon 🙂

  23. Tamus aí Gabriel! 😉
    .
    Andre Allan,
    Temos um grupo do
    Facebook que tem discussões bem interessantes.
    No orkut participamos ativamente, pois há uma comunidade gigantesca lá.
    E claro aqui, sempre estamos debatendo, relatando sonhos e trocando experiências.
    Abço e bons sonhos Andre!

  24. Ivone disse:

    Consegui! Nem acredito! Meu primeiro sonho com música! Yessss!!!!

  25. lucas Cs disse:

    sou novo por aqui ,mas tem uma
    banda que gosto bastante e eles tem uma
    bela música que é sobre sonhos lúcidos ,
    vejam ai : (ta em espanhol ja que eu nao
    entendo inglês) Therion – The dreams of
    Swedenborg subtitulado al español
    m.youtube.com/watch?
    v=wQ3dXPK7FiA&feature=youtu.be&desktop_uri=
    %2Fwatch%3Fv%3DwQ3dXPK7FiA%26feature
    %3Dyoutu.be

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *