O Método da Contagem de Stephen LaBerge

       Sabe-se que os sonhos lúcidos costumam acontecer nas fases REM do sono. E que esses períodos, em que mexemos nossos olhos ávidamente de um lado para outro, vão se prolongando na medida em que o sono vai progredindo. Quanto mais completo o sono, atingindo a 7a e 8a hora, muito maiores serão as fases REM, preenchidas com intensos sonhos vívidos.

É possível passar direto do estado acordado para os sonhos de maneira consciente.
        Stephen LaBerge, relata a experiência que fez com uma sonhadora, Laurie C., nos seus laboratórios de sono, em que a mesma apresentava habilidade para iniciar seu sono se mantendo consciente. O método que se mostrou eficiente para Laurie foi dormir fazendo a seguinte contagem: 1, estou sonhando, 2 estou sonhando, 3 estou sonhando… e assim sucessivamente até se flagrar consciente no sonho!…

        O relato está presente no livro de Stephen LaBerge, Sonhos Lúcidos e eis o interessante relato de Laurie:

         “Estava num supermercado, indo por um dos corredores; só que estava de pé num carrinho de compras que corria tanto que até zunia. Quando passei pelas garrafas de Coca e Pepsi, percebi que estava dormindo. Lembrei-me de olhar para as mãos mas parece que elas não queriam chegar ao nível dos olhos”

        

Impossibilidade de visualizar as próprias mãos podem significar não estar numa fase REM do sono.
           Essa dificuldade de Laurie em conseguir enxergar as próprias mãos, é um forte indício da comprovação da hipótese de  LaBerge de que a manutenção da consciência no estágio inicial do sono, implicaria numa estrutura de sonho inferior ao dos sonhos pertencentes aos períodos REM. “Nos sonhos lúcidos do período REM quem está sonhando normalmente tem um controle volitivo do corpo de sonho.” – afirma LaBerge. Ainda assim o pesquisador, faz a ressalva que é necessário pesquisar mais para se chegar a uma conclusão.

         Stephen LaBerge portanto nem chega a denominar isso como um Método. Trata-se de uma interessante abordagem feita por ele para pesquisar os sonhos iniciais do sono e a manutenção da consciência, ou melhor, a passagem mais direta da vigília ou estado desperto, para a consciência nos sonhos.
         O pesquisador defende ainda ser mais adequado experimentar isso durante as sonecas da tarde, período em que ele experimentou os melhores resultados:

        “Mas a hora ótima para entrar nos sonhos lúcidos REM diretamente do estado acordado pode ser à tarde. Baseio esta sugestão no fato de meu registro pessoal indicar que a proporção de sonhos lúcidos iniciados no estado acordado é seis vezes maior nas minhas sonecas da tarde do que no sono noturno.”

         De minha parte, relato a minha experimentação com o Método da Contagem, num sonho que ocorreu antes do término da minha primeira hora de sono. De início achei que tinha sonhado fora da fase REM, pois analisando os gráficos das fases REM, notei que sempre se inícia nos minutos finais dos primeiros 90 minutos de sono. No meu caso eu acordei e haviam passado apenas 52 minutos.
         Apesar da minha conclusão inicial ter sido que eu havia sonhado fora da fase REM, agora coloco isso seriamente em dúvida, pois o nível de detalhamento foi muito superior ao sonho de Laurie C. e principalmente, a duração foi bem mais que alguns segundos:
         

     “Uma criatura sombria estava grudada em mim. Não me largava e eu tentava não me assustar. A contagem do LaBerge havia dado certo! E sabia que me livraria desse monstrengo. Voava e ela permanecia grudada em mim. Engalfinhada, mas após algumas chacoalhadas e muito autocontrole, me livrei!
Imagem aproximada do que me atormentou no início do sonho lúcido rsrsrs

     
No chão me deparei com uma praça. Muitas árvores ao centro dela. Eu estava próximo de uma casa e flutuei até uma calçada ali no centro pensando numa resposta de um experimento(que é secreto hehehehehe).

      A  resposta veio e assim que a obtive comecei a cantar ela para não esquecer, pois era muito longa.

      Enquanto cantarolava a minha resposta do experimento, lembrei-me de um desafio proposto num tópico “Desafio Lúcido” aqui da comunidade, estipulado na nossa comunidade:

     PRECISO DE UM ESPELHO… e lá fui eu! Encontrei uma casa com uma porta e um vidro bem espelhado. Eis que meu reflexo era de uma moça!… uma moça morena, de pele branquela e bonita! Fiquei pensando se não seria meu lado feminino hehehehehe e então minha imagem apareceu logo atrás.
     Continuei cantarolando a musiquinha da resposta e lembro que cantarolava a maior parte e guardava numa espécie de segunda memória visual o resto. 0_o
      Flutuei até a praça, atravessando a rua e chegou um picolezeiro. Peguei uma caixa de isopor dele e fui batucando a musiquinha… com a minha resposta 😉
      Havia uma lunimonisade muito forte se aproximando e flutuei até uma sacada, para encontrar uma porta e ir para… tentei dar uma pensanda no que desejava encontrar do outro lado, mas cantarolando minha resposta e visualizando uma parte final, peguei na maçaneta e abri para o meu despertar.

           Atenção:   Postagem editada.




Fonte:

LABERGE, Stephen. Sonhos Lúcidos. 1985
Ed. Siciliano Livros, Jornais e Revistas Ltda. 1990(esgotada)


Você pode gostar...

28 Resultados

  1. Hehe, legal Márlon! Gostei. 😀 Esse método é meio parecido com o WILD. Mas acho que nesse método de contagem é permitido se mexer, mas quanto menos, melhor.

    Rapaz, tô um tempão sem ter um sonho lúcido, já tô começando a ficar triste. 😛 Na verdade tô desesperado kkk, fazendo RC toda vez que passar numa porta. Logo fico de saco cheio. 😛

    Abraço Márlon! Bons sonho! ^^

  2. Tbém gostei Victor! O LaBerge mal chega a chamar ele de um Método, mas como fez experiência e relatou no livro, resolvi expor por aqui. Ainda mais que na minha primeira tentativa deu certo.
    .
    Uma coisa que não mencionei é que eu estava com o sono um pouco atrasado… e quando a gente dorme mal, pode acontecer o "ricocheteio ou rebote de REM", provocando sonhos logo ao deitar.
    Caso tenha sido isso que aconteceu comigo, meu sonho, bem mais longo que o da Laurie C., não aconteceu fora da fase REM.
    .
    Quanto ao teu período sem sonhos lúcidos… tais anotando os sonhos? Tais usando que método?…

  3. Rapaz, eu dei uma parada em tudo durante uma semana mais ou menos. Fiquei sem anotar sonhos, sem querer lembrar, sem nada. Tava me achando um obcecado! 😛 Mas aí voltei a rotina e às vezes fico tentando o FILD, mas como tenho que me mexer pra tirar o despertador, termino acordando "totalmente" e aí fica difícil.
    Tô dormindo no máximo umas 6 horas, e aí fica difícil ficar muito tempo no sono REM, mas com essa técnica as coisas vão melhorar. ^^

    *Ainda tenho vergonha de admitir que tô tentando lembrar de fazer RC em toda porta que passar. Mas é um saco… :X

  4. Ah mas realmente se for pra ficar obcecado ou na fissura pela coisa, nem vale a pena. A graça tá em levar como um hobbie. Eu sou relaxado nas anotações, marco em torno de 3x a 5x por semana alguns sonhos num diário.
    .
    Agora o sono é sagrado. A gente tem que procurar dormir o que o corpo pede. Independente dos nossos compromissos, é a saúde que está em jogo, o ciclo cardiano que regula nossos hormônios, sistema imunológico etc..
    .
    Caso seja difícil dormir as 7h, 8h, 9h… que o corpo sente vontade, numa paulada só, o negócio é tirar umas sonecas de tarde pra compensar.
    .
    Nesse texto o LaBerge comenta o sucesso dele com as sonecas da tarde!
    .
    O FILD não esqueci não, vou atrás assim que sobrar tempo.

  5. minha habilidade de lembrar dos sonhos esta finalmente começaram a melhorar 😀
    hj eu tive um SL curto, eu tava no meu quarto e vi um pote com uma liquido vermelho se mecher e na hora percebi, comentei com meu irmão versão onirica que eu estava sonhando e confirmou que eu estava e tentei voar começando flutuando e então empurrando as telhas e atravessando o telhado e cai e agora a parte interessante: eu fui na varanda e tentei ter um auto-controle sobre mim (eu estava muito euforico) e como em todos os meus ultimos SL eu afirmei que eu iria lembrar daquele sonho e sempre lembro.
    isso é interessante para mim pq eu ainda tenho muita dificuldade para lembrar dos sonhos ou talvez seja o metodo aqui do blog finalmente dando resultado para mim…
    acho q as coisas nao funcional muito bem por causa da minha dificuldade de concentrar(imperatividade) então muitas vezes nao consigo realmente tentar como deveria, é como se tudo que eu tentasse ficasse incompleto mas acho q devido aos exercícios de concentração, é como dizem: é preciso descobrir qual é o problema para lutar contra ele. Lutar contra o que nem se sabe bem ao certo do que se trata é ignorância e desespero o que geralmente leva à falha.
    😀
    yeee comentário grandeeeee kkkkkk
    ahh eu vou tentar essa tecnica domingo 😀

  6. O meu problema é o horário. Vou dormir umas 23:00 e ter de acordar às 06:00. Ainda ter de acordar com um despertador. :X

    Daí lá para as 15:00 eu tiro um cochilo e acordo às18:00. Chega a noite e cadê o sono? 😛

    Aguardo a matéria sobre o FILD.

  7. nuss victor idem 😀
    quando um ida eu durmo tarde de mais por algum motivo a tarde eu acabo durmindo um pouco e ai a noite consigo durmi só tarde e vira um ciclo vicioso 🙁
    cheguei a conclusão q a solução é criar uma rotina msm :

  8. Belo sonho Túlio! Bacana mesmo heim! Bem divertido acompanhar tu se virando no sonho ;P
    .
    Victor,
    Acho q tais fazendo a escolha certa. Pelas sonecas dá pra completar o tempo de sono q precisa. Se bem que todo esse período de sono de tarde já é mais q soneca heim! heheheh
    .
    Cheguei hoje de viagem, pelas pesquisas, vou ter que publicar talvez o DEILD, antes do FILD. Vou pesquisar mais.

  9. Mari disse:

    oiee, qnto tempoooo!
    mt bom msm márlon!! Nota 10! Ai, alguem conseguiu akele troço do dedo? de fiacr meio q tocando piano?? Bjs jnt! bons sonhos

  10. E aí Mari! Tais comentando do método FILD?!

  11. Anfíbio disse:

    Estou conhecendo um pouco sobre o Sonho Lúcido, gostaria de saber se há problemas nessa seara, se existe algum problema que comprometa nossa saúde.

  12. Olá companheiro onironauta! Seja bem-vindo!

    Os sonhos lúcidos são praticados por monges tibetanos há séculos. Não há qualquer registro de efeitos colaterais da parte deles. Pelo contrário, eles utilizam isso como ferramenta.
    .
    Do mesmo modo aqui no ocidente, seja a partir das primeiras experimentações com o Marques Saint Denys, seja com a divulgação de Stephen LaBerge nos anos 70, até então, não há quaisquer registros de prejuízos ou efeitos colaterais que os sonhos lúcidos possam acarretar.
    .
    Os estudos iniciados nos anos 70, com eficientes sonhadores lúcidos, tem demonstrado que existem possibilidades fascinantes para o desenvolvimento da habilidade de manter a consciência enquanto sonhamos.

    Abç e bons sonhos!

  13. greendog disse:

    na minha opinião a contagem não é um método é só uma âncora ( uma parte) do método WILD

  14. Bem, se a contagem de fato for continuada em um sonho eu diria que é âncora..

  15. Oficialmente o Rapport e a Contagem não são "Métodos". Mas como está tão bem descrita a técnica no livro do LaBerge, pela maneira tão simples como se pratica, achei válido colocar eles como métodos alternativos 😉

  16. Anônimo disse:

    Espero q esse monstrengo seu não me contagie… Relatos assim acho acabam desencorajando quem está iniciando essa empreitada.

  17. PRA MIM O MELHOR MÉTODO..
    Funcionou ótimamente!
    Vou tentar mais métodos pra ver se dão mais resultado..

  18. Willian Pablo disse:

    Oi Márlon, tenho 14 anos, moro na Paraíba e amei seu blog!
    Já tive sonhos lucidos a muito tempo atrás! Quando eu tinha uns 8 anos sei lá! Agora to começando a me interessar por isso! Vou testar esse "metodo" hoje, ontem eu fiz o WBTB, quando acordei entrei no blog e depois fui anotar o que tinha sonhado para voltar a dormir, mas o problema cara é que eu não tenho o tão famoso problema de memória! pelo contrario, meus sonhos são muito detalhados e me lembro de quase tudo, e no final isso acaba sendo mto chato pq fico mais de horas escrevendo o que eu sonhei em apenas 1 sonho! O_o isso é mto chato! e no wbtb tem dizendo que vc tem que ficar alerta até no maximo 60 minutos, e eu acho que passei desse tempo escrevendo no meu caderno o que tinha sonhado…
    sou iniciante, tem alguma dica?
    Ps: não coloco despertador para me acordar pq o meu irmão é bebe e é pequeno, tenho medo de acordar ele de madrugada com o barulho do despertador. Valeu cara abraços! aguardo respostas!

    • Oi Willian,
      Seja sempre bem-vindo onironauta!

      Minha dica é pra ti continuar anotando teus sonhos. Anote pelo menos um sonho. Não precisa mais do q isso. É suficiente pra ti e para todo onironauta, ir aprendendo a reconhecer a estrutura do sonho.

      Um método bem interessante, bem mais eficiente que a técnica da contagem é o Tholey. O bom é q nem precisa despertar pela 6a hora.

      Recomendo que tu insista em algum método por aproximadamente 3 semanas. Caso não tenha resultados bons, passe para outro 😉

      Abs e bons sonhos!!

    • Willian Pablo disse:

      Obrigado Márlon! É bom saber que existe uma comunidade inteira relacionada a isso. (coisa que eu não sabia e que a maioria das pessoas que já tiveram sonhos lúcidos nem sabem do que se trata ou da extensão desse assunto) Me impressionei em saber que tem pesquisas feitas a todo instante, até mesmo aqui no Brasil relacionadas a esses sonhos e que tem até livros publicados! O_O Incrivel! Vou tentar Tholey e contagem e continuar anotando meus sonhos! obrigado! Blog tá de parabéns!

    • Pesquisas fabulosas mesmo! Tem uma que monitorou regiões do cérebro mais ativas, lado esquerdo e direito, prometo logo logo(q traduzir) fazer um resumo bacana sobre ela.

      Uma boa vai ser colocar um Fórum por aqui. Já deveria ter feito, mas o tempo é curto demais. Assim q instalar vai ficar ainda mais organizado e interativo.

      O Tholey é mto bom msmo.
      Obrigado pelos elogios 😉

  19. Gostei…
    Sou novato no assunto, mas já tive algumas experiências…
    Antes de conhecer os sonhos lúcidos tive experiencias com uns falsos despertares, "eu me encontrava na cama, não conseguia me mexer, achava que algum espirito estava me aprisionando"…
    Depois li um pouco sobre sonhos lúcidos…
    E eis a minha primeira experiência…
    "Fui dormir a tarde, certo de que teria um sonho lucido, e tive, mas no sonho eu não conseguia ficar em pé… kkkkk… Pode ser o fato de ainda não estar no REM…

    Mas tenho uma dúvida… E quando estou cansado e cochilo por alguns minutos e sonho? entrei no REM…? Já aconteceu comigo… tava com minha namorada deitado no sofá e derrepentemente dormi… 5 minutos depois ela me acorda e eu lembro que estava sonhando…

    Quero usar os sonhos lúcidos junto com a lei da atração… e criar algo capaz de prever o futuro… kkkkk Quem sabe…
    Eu tenho certeza que dentro dos meus sonhos tem uma caixa preta com a resposta para qualquer pergunta… Agora basta ter um sonho lucido e encontrar esta caixa…

    Será que é possível sonhar com o futuro?

    Diego Nascimento

  20. Anônimo disse:

    O meu subconsciente sempre usa um jeito novo para eu tomar consciência que estou sonhando. Eu ainda fico surpreso e querendo saber por que as técnicas que estudo para ter esse tipo de sonho são ignoradas pela minha mente .Sempre fico consciente nos sonhos por outros meios.

  21. Anônimo disse:

    queria saber se esquizofrênicos podem ter sonhos lúcidos…
    …Podem???

  22. coupons code disse:

    Ô Meira quem é esse babaca anônimo covarde puxa-saco do prefeiro que pública comentários ridículos. Pq será que ele não se identifica. Tem medo?

  23. Hey there! Do you know if they make any plugins to help with Search Engine Optimization? I’m trying to get my blog to rank for some targeted keywords but I’m not seeing very good success. If you know of any please share. Thanks!

  24. Thank you for another great post. Where else may anyone get that kind of info in such an ideal manner of writing? I’ve a presentation next week, and I’m on the search for such information.

  25. carlos magno disse:

    Olá, eu vi alguns relatos acima, desde que eu assistir aquele filme “ORIGEM” pode ver que o que eu passei desde que eu era criança de 8 anos é real, com 8 anos comecei a ter sonhos lúcidos aonde eu sabia que estava sonhado, e depois de alguns anos pode perceber que algum dos meus sonhos começaram a se tonar reais, comecei a ficar interessado por esse tema principalmente quando assistir ao filme “ORIGEM”, comecei a testar minha mente quando eu ia dormir, comecei a pensar no sonho que eu queria ter momentos antes de dormir, pensava no cenário e nos detalhes, quando eu pude perceber eu estava dentro do sonho que eu imaginei momentos antes de dormir, no primeiro momento me vi em terceira pessoa mas em estantes seguintes já estava em poder dos meus atos, estava em uma rua que eu conhecia e vi uma passarinho passar voando e me deu vontade de voar atrás dele, eu sentir que podia voar e comecei a voar ao lado dele, mas bastava eu de desconcentrar no voo que eu começava a cair, sentir em minha mente que poderia continuar voando bastava eu me concentrar no voo, mas passaram alguns minutos eu acordei, com uma dor de cabeça e cansado como se tivesse acabado de correr.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *