O Método Rapport

    Extraído diretamente do livro Sonhos Lúcidos, de Stephen LaBerge, pode-se encontrar esse interessante Método de indução da consciência no sonho. Nunca foi chamado de Método em si, pelo menos até onde li a respeito. Resolvi denominar assim, porque a descrição no livro é mesmo interessante o suficiente, para que mereça uma denominação própria.

O Método Rapport pode nos conduzir gentilmente para o estado mental dos sonhos, mantendo  a centelha da consciência.

    Nathan Rapport, um psiquiatra americano, ressaltou esse prazer de sonhar conscientemente em um artigo intitulado “Bons Sonhos!”: 

     ” a natureza dos sonhos pode ser estudada do melhor modo possível nas raras ocasiões em que a pessoa percebe que está sonhando”.

     LaBerge aponta que Rapport se utilizou de um caminho para indução de sonhos lúcidos análogo ao de Ouspensky:
  

      O Método  Rapport:

     “Quando a pessoa está na cama esperando que o sono venha, a cada poucos minutos interrompe os pensamentos, esforçando-se por recordar a informação mental que vai desaparecendo, antes de cada intromissão causada por aquela atenção curiosa”.


      De acordo com LaBerge, quando estabelecemos ou condicionamos esse hábito de introspecção, ele acaba acontecendo dentro do sono em si. 
      Isso me lembrou de imediato, o Método da Contagem  que já publiquei por aqui. Porém, trata-se de levar o pensamento questionador e curioso para dentro do sonho, na medida em que conseguimos impregnar nossa mente dele. Acredito que boa parte dos onironautas em geral já deve ter feito isso. É engraçado acompanhar o turbilhão de pensamentos que parecem brotar involuntariamente quando estamos na iminência de cair no sono.
      Particularmente eu lembro de inúmeras vezes estar tentando aplicar o Método da Contagem e me flagrar pensando em outras coisas!… 

O Método Rapport é essencialmente uma maneira de condicionarmos nossa mente a  interromper seu fluxo espontâneo de pensamentos enquanto adormecemos. Com ele, corremos o ótimo risco de repetir esse processamento durante um sonho.

      
      O Método de Rapport é de uma simplicidade surpreendente. Deve-se ressaltar que não é necessário se esforçar de maneira ansiosa tentando manter a consciência. Pelo contrário! Basta apenas ir acompanhando os pensamentos. Serenamente.

       Vou tentar colocar nas minhas palavras, caso o texto extraído do livro do LaBerge, tenha ficado confuso. Aproveito para eu gravar melhor esse método também. ;P

       Método Rapport(em minhas palavras):
       
       Quando estiver deitado, pronto para adormecer, procure em curtos períodos, interromper seus pensamentos e refletir sobre o que vinha pensando. Faça isso até adormecer.
       Inicialmente, deixe seus pensamentos fluirem… então interrompa o fluxo e reflita sobre o que exatamente pensava. Deixe fluir novamente e depois interrompa novamente procurando mais uma vez refletir sobre o que pensava, antes de interromper o fluxo. Faça isso sucessivamente até cair no sono.


       Muito provavelmente essa idéia seja ainda mais interessante de ser aplicada, quando for tirar uma soneca ou caso esteja aplicando o MILD, WBTB ou algum outro Método de Indução de Sonho Lúcido que se utilize do macete de acordar após 6h de sono.

Uma boa dica é aplicar o Método Rapport quando for tirar uma soneca ou ainda quando acordar pela 6ª hora de sono e voltar a dormir.

      
       Vale ressaltar ainda o entusiasmo do psiquiatra que era um sonhador lúcido, pela área da consciência nos sonhos. Nas palavras de Naportt:

       “Quanto às glórias misteriosas oferecidas pelos sonhos e tão pouco relembradas, por que tentar descrevê-las? Essas fantasias mágicas, os jardins estranhos mas lindos, esses esplendores luminosos, são desfrutados somente por quem está sonhando que os observa com interesse ativo, espiando-os com uma mente acordada e apreciadora, agradecido pelas glórias que ultrapassam até as que os dotes mais requintados conseguem conceber na realidade. A beleza fascinante encontrada nos sonhos compensa amplamente o seu estudo. Mas existe um apelo maior: se dermos atenção aos sonhos, o estudo e a cura da mente que está fora de contato com a Realidade podem ser auxiliados. E quando arrancamos segredos do mistério da vida, muitos deles terão sido descobertos em sonhos agradáveis.”



Bibliografia:

LABERGE, Stephen. Sonhos Lúcidos. 1985
Ed. Siciliano Livros, Jornais e Revistas Ltda. 1990(esgotada)

Você pode gostar...

20 Resultados

  1. Eu consegui entrar em um sonho lúcido no meio de uma soneca à tarde, fiquei com um bom grau de lucidez, e foi, em partes, através desse método, conseguindo "vigiar" meus pensamentos. O ruim foi que não consegui manter o sonho muito tempo, pois um barulho infernal de televisão ligada (que até agora não sei se foi apenas uma ilusão) me fez perder o foco.

    Ah, e com relaçõ à sua enquete, eu queria recomendar o filme "Sonhando acordado", achei muito interessante, ainda que meio "meloso", mas meu favorito ainda continua a ser "Inception"

    Otimo texto Márlon.

  2. vou ler mais antes os 2 sls de hj:
    no primeirou ou segundo não sei Era o fim do mundo, eu estou com um grupo e para ajudar a encara essa nova vida decidi usar dos sls para aliviar, em um "sonho dentro do sonho" fiquei lúcido e era literalmente um jogo, um jogo de zumbis kkkk mas o gráfico erá orrível, uma geometria atigíssíma mas ao mesmo tempo vívido 😀

    em um outro sonho eu fiquei lúcido na cozinha e tentei criar mulher mas não deu ai decidi voar, dessa vez fiz diferente para voar eu foquei a na sensação de estar flutuando, quando a sensação começou a tomar conta do meu corpo dei um super impulso! tentei fazer o mesmo para certas direções, funcionou bem até, deu pra treinar mais autocontrole na hora de voar 😀
    algo interessante agora é que quando eu decidi prolongar o sonho, tentei esfregar as mãos e falar "a cada fez que esfrego as mãos o meu sonho vai ficando cada vez mais vívido" e funcionou legal mas depois de um tempo algo estranho aconteceu, é como se eu tivesse perdido a visão do olho direito, tentei recuperar mas acordei 🙁

  3. Interessante o método!
    eu provávelmente já usei desse método sem saber pq é comum minha cabeça ficar ativa demais na hora de ir dormir ai tento ir diminuindo essa atividade interrompendo.
    Mas pra mim durante a semana é ruim, pode voltar com insônia mas em dias como hoje em que vou dormir com sono eu tentarei 😀
    eu sempre faço alguns TR ainda na cama o do naris, contando os dedos…. na verdade já me peguei sonhando e contando os dedos no escuro e deu 6 dedos opaaa hehehe

  4. Lena-chan disse:

    hum..interessante…mas acho que esse ai eu nao consigo, porque eu custo bastante a dormir e maneira comum, e tentar fazer isso significa ficar a noite toda acordada kkkk. E que sou um pouco 'chata' pra dormir ^^
    aconteceu ago meio estranho hoje, tipo eu tive um sonho comum, entao acordei, triste por nao ter tido um sonho lucido, entao peguei o apeu e a caneta que estava do meu lado e comecei a escrever o sonho, e ao mesmo tempo lembando do que eu devia fazer em um sl inclusive a tecnica do post passado, entao foi quando minha mae entrou no quarto me chamando, eu peguei e acenei para ela esperar( e que se nao ia esquecer o sonho)ai eu peguei deixei o papel, mais ai me lembrei de algo e o peguei novamente e li o que
    tava escrito, pulei a primeira parte e li logo a segunda onde estava escrito " o Timotio vai morrer no ultimo capitulo"( me referindo a novela da globo cordel encantado)(e isso em mais ou menos em 3 seg) eu achei estranho aquela frase foi bem na hora que minha avo entra quarto e acende a luz e começa a mexer no quarda roupa, eu pisco, e me vejo deitada. Isso mesmo um falso despertar….depois de um sonho comum O.O nunca tinha acontecido isso antes.E o mais estranho que foi mesmo verdade a minha mae me chamou, e minha avo tava mesmo mexendo la no quarda roupa.
    Porem isso foi rapido em menos de 1 minuto no total, e so pecebir que era mesmo um falso despertar por que nao tinha papel nem caneta em cima da cama.
    Eu fico me perguntando, e se minha avo nao faz barulho eu nao tinha acordado, e com certeza teria pecebido que nao era real, por que eu fiquei meia desconfiada com a frase, eu ia peceber…
    Ja aconteceu isso com vcs?

  5. Consegui um sonho lúcido bacana essa manhã. Até deu pra manipular um pouco usando as portas do templo budista onde eu estava. Treinei um pouco de Kung Fu, nível Matrix por lá rsrsrsrs
    Acordei após 6h de sono e voltei a dormir logo em seguida. Não consegui ficar vigiando ciclicamente os pensamentos, mas até tentei. Foi o Suficiente pra sonhar lucidamente que estava no templo budista.
    Funcionou o Reality Check da mão tbém.
    .
    Douglas, chegou a dar uma olhada no texto sobre o filme aqui no blog? Sou um dos que curtiram o filme tbém.
    .
    Particularmente acho o Inception o melhor filme com o tema dos sonhos em si, mas não o melhor filme SOBRE sonhos lúcidos. Daí fico com Waking Life fácil.
    Sonhando Acordado apesar de ter uma produção e história beeeem inferiores ao Inception, ainda assim consegue ser bem mais incisivo sobre o assunto. Mas é opinião minha apenas.
    .
    Túlio, estamos numa estranha coincidência de sonhos. Essa noite eu disputava com alguém quem voava mais rápido(não estava lúcido), parecia um confronto de vontades. Sobrevoávamos(se é q existe essa palavra) uma rodovia e os carros abaixo, eram ultrapassados muito rapidamente rsrsrsrs
    Talvez teu sonho tenha acabado daquela maneira e ficado escuro porque a fase REM havia se encerrado hehehehehe
    .
    Oi Lena,
    Muito interessante a tua experiência. Apesar do nosso isolamento perceptivo e da atonia muscular enquanto sonhamos, pode acontecer de certos eventos serem incorporados nos nossos sonhos. Nossos sonhos parecem absorver certos ruidos, sons ou vozes e incorporam nos sonhos. Aquele isolamento realmente não é tão eficaz assim, mas serve de modo eficiente pra manter a gente no sono.Chegando a se adaptar, impedindo que sejamos perturbados no nosso sono.
    Teu caso lembra muito o do Amir Klink. Num livro dele, sobre a travessia do atlantico num barquinho pequeno, tem uma parte em que ele se adapta dormindo, sonhando e mantendo certa percepção do que estava acontecendo com o barco dele; pelo menos era algo através do barulho, se não me engano.
    .
    Tua questão se não existisse o barulho, fica claro pra mim que não conseguiria perceber. Talvez a tua mente fizesse alguma adaptação no sonho por causa da luz acesa!… Algo como um cometa radiante passando próximo ou ainda a visualização do próprio quarto e acertando na simulação, com a presença da tua vozinha.
    Mas é mera especulação minha viu ^:p

  6. Jess disse:

    Descobri esse blog procurando informações sobre os sonhos lúcidos, e achei todas as dicas bem interessantes, espero que me ajudem. Já tive experiências com sonhos lúcidos, em geral associadas com experiências muito ruins durante o sonho, que me faziam me perguntar se era possível algo como aquilo estar acontecendo. Em geral eu acabava dominada por uma sensação de querer a qualquer custo abandonar aquele sonho, e era o que acontecia…
    Outras vezes a sequencia do sonho era tão surreal, que eu percebia não fazer parte da realidade, mas como costumo ter sonhos paralelos, sempre acabava deslizando para um outro quando tinha essa constatação.
    Apenas uma vez eu tive um sonho completamente lúcido, onde eu consegui perceber o que estava acontecendo e controlar tudo. Foi uma coisa natural, eu nunca tinha tido contato com métodos para alcançar isso, e a sensação foi maravilhosa! Depois que eu tinha feito tudo o que queria com o sonho, simplesmente deslizei para outro. Espero algum dia conseguir fazer isso de novo…

  7. Lena-chan disse:

    entendi ^^ obrigada Márlon!
    Sabe, tipo a unica parte que eu estranhei foi do falso despertar. É que de poder vivenciar o que esta passando pelo mundo de fora durante o sono é normal pra mim. Desde antes de ter SL eu ja conseguia. Principalmente se falassem meu nome pela conversa, e eu consigo construir a imagem certa das pessoas( roupa,fisionomia etc)se eu as conhecer e o que elas falam.Mas so consigo de vez em quando.
    E hoje aconteceu de novo, o falso despertar…ai isso ja ta se tornando irritante…ma eu acho q é pq eu ando dormindo tarde essa semana, e o meu sono se torna pesado, vou ver se durmo cedo hoje..

  8. Jess, bacana 😀 1 em cada 5 pessoas têm ao menos 1 sl naturalmente durante a vida ^^

    Lena-chan, como o Márlon disse é comum incorporar barulhos do exterior nos sonhos, inclusive isso é usado em hipnose quando há barulho eles são incorporados para que a pessoa não desconcentre, mas a surdez seletiva também é possível…

    Poxa Márlon não acho que era o final da fase REM, quer dizer, espero que não… kkkk é pq comigo mtas vezes eu pergo a imagem e tento recuperar mas enfim alguma hora iria ter que acabar…

  9. Poxa interessante o metodo hein, vou tentar usar ele e creio que venha me ajudar com meu deficit de atenção, tomara que funcione 😉

  10. Ritalina pra dentro, Oliveira!!
    brinks kk da ultima vez que tomei ritalina antes de dormir eu simplesmente não dormir kkkkk

  11. Olá Jess! Seja bem-vinda onironauta!
    Certeza q tu vai conseguir aprimorar tuas habilidades por aqui. É o que todos nós mais queremos 😉
    .
    Por isso os textos sobre o assunto, sempre procurando difundir o máximo possível o tema, de maneira bem acessível, tanto para quem nunca conseguiu ficar consciente num sonho, como para o mais experiente.
    .
    Acho que no mínimo tão interessante quanto os textos, são os comentários dos onironautas, onde a gente troca MUITA informação e relatos.
    .
    Seja muito bem-vinda e bons sonhos!

  12. John disse:

    Hehehe…. Interessante. Eu também tento deixar a mente vazia antes dormir, mas sempre acabo pensando num monte de besteira… É difícil… 😛

    Consegui de novo entrar num sonho lúcido, depois de quase acordar em um sonho comum. Outra coisa interessante, foi que "acordei" em outro sonho e percebi de cara que estava sonhando, já que "acordei" em um lugar diferente de onde adormeci e que já nem existe mais… Os relatos estão no meu blog. 🙂

    http://uchihasasukeblog.blogspot.com/2011/09/sonhos-lucidos-06-e-07.html

  13. q massa hein John tua frequência de sl tá mto bom hein 😀
    vou ler e comentar lá

  14. nossa achei um video superfodástico!
    http://vimeo.com/29017795

    serve no mínimo de inspiração para voar!
    poxa é o tipo de coisa que você tem que fazer antes de morrer!

  15. Beowulf disse:

    Cara, muito massa o teu blog de sonhos lúcidos! Parabéns!
    Quem sabe num futuro não tão distante eu consiga contribuir com material lúcido-onírico por aqui!
    Bons vôos!

  16. Brigadão Beowulf! É um prazer poder contribuir um pouco, difundindo esse nosso excitante esporte de fazer a consciência brotar nos sonhos rsrsrsrs
    .
    Belo vídeo Túlião!

  17. Emanuel disse:

    Belo vídeo, Túlio! Preciso fazer isso algum dia na minha vida, mas enquanto não posso, vou tentar no mundo onírico!

  18. Anônimo disse:

    Ola, descobrir sem querer isso quando era criança, assistia muito a super maquina, KIT. E estava deitado sonhando eu mesmo dirigindo o carro, aquele carro que falava com aquelas luizinhas….
    entao aquele pensamento entrou no sonho.
    em fim, Hoje tenho 4o anos e ja fiz muitas e muitas coisas no meus sonhos. A ultima um energetico me ajudou a manter a travessia.(no meu caso)
    Humberto

  19. Hello would you mind letting me know which webhost you’re using? I’ve loaded your blog in 3 completely different web browsers and I must say this blog loads a lot quicker then most. Can you recommend a good hosting provider at a fair price? Thanks a lot, I appreciate it!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *