O que é a Paralisia do Sono?

Uma dúvida bem freqüente para quem está pesquisando sobre sonhos lúcidos, é sobre a Paralisia do Sono. Em síntese, trata-se de uma ocorrência derivada de um estado natural, a que o corpo se encontra submetido em certas fases do sono, visando nossa proteção: a atonia muscular da fase REM. O problema é quando despertamos e percebemos que nosso corpo ainda se encontra paralisado.
Conhecido também como rigidez do sono, isso acontece porque enquanto sonhamos, precisamos que aconteça um bloqueio dos nossos movimentos para evitar que nossas ações durante os sonhos, sejam reproduzidas pelo corpo.
Apesar das sensações desconfortáveis, muitas vezes acompadas de alucinações, as paralisias do sono podem servir de acesso para a consciência nos sonhos.
Imagine o perigo que seria estar sonhando com uma briga com um monstro ou algum inimigo terrível e ao acordar perceber que acabou de dar socos e pontapés na pessoa amada? Por isso é que existe tal mecanismo de proteção do nosso corpo. Porém existem distúrbios envolvendo falha nesse mecanismo. Algumas pessoas podem despertar percebendo essa paralisia e outras podem romper a rigidez(sem despertar) e praticar movimentos durante o sono.
Sintomas de distúrbio na paralisa do sono:
Normalmente, os episódios de paralisia trazem a experiência de total incapacidade de movimento, exceto para os olhos. Relata-se com freqüência uma sensação de sufocamento. Sente-se que está acordado e essa sensação de impotência pode vir acompanhada de ansiedade e medo. Pode vir de lambuja no “pacote” uma dose de alucinações surpreendentes(uia!).
Causas:
Pequenas alterações hormonais, responsáveis pelo equilíbrio do sono.
Porta para os Sonhos Lúcidos:
A paralisia do sono pode ser usada como ferramenta de ingresso da consciência nos sonhos. Considerando que a pessoa ainda está com o corpo no seu estado rígido de sono, basta alguma experiência e tranqüilidade para se utilizar da situação e voltar rapidamente a fase dos sonhos. Vou relatar minha primeira experiência:
“Eu estava deitado na cama, sentindo meu corpo totalmente imobilizado e ao mesmo tempo conseguindo visualizar o que estava em volta… minhas cobertas, o armário, as cortinas, mas eu continuava ali, preso no meu corpo! De repente as cobertas começaram a se mexer sozinhas!… Era uma coisa assombrosa ver aquilo. Cada vez mais alto, as cobertas começaram a pulular, como se um fantasma estivesse ali me aterrorizando. Minha desesperada conclusão foi: paralisia do sono e alucinação. Fui inundado com uma sensação incrível de poder e larguei uma terrível gargalhada histérica(na alucinação pois ainda estava paralisado) que fez as cobertas despencarem, para mergulhar nos sonhos novamente.”
Há maneiras de se evitar ou interromper os processos de paralisia do sono
Em meio a paralisia, quando queremos experimentar sonhos lúcidos, devemos usar a imaginação, de modo a provocar interações com nossa criação mental, sem perder a consciência de que somos os criadores de tudo aquilo.
Como interromper um episódio:
Caso queira interromper o processo da paralisia, deve-se relaxar, respirar calmamente e se concentrar em pequenos movimentos dos olhos e da ponta dos dedos.
Recomenda-se também mudança de posição na cama, caso não queira repetir mais episódios.
Como evitar:
Procure evitar dormir de barriga para cima.
Dormir o suficiente, evitando privação de sono.
Fazer exercícios regularmente e não muito próximos da hora de dormir.
Alimentar-se e dormir em horários regulares, numa rotina.
Procure reduzir o nível de stress, caso esteja com muitos problemas.
Pode-se encontrar facilmente relatos de pessoas que são acometidas por episódios de paralisias do sono, especiamente em fóruns e comunidades relacionadas. Percebe-se não se tratar de algo incomum. Pessoalmente, tive 2 casos mais fortes de paralisia. Nos dois consegui fazer experiências com sonhos lúcidos.
Não se deve confundir com o distúrbio da Narcolepsia, no qual a pessoa fica submetida a episódios intensos de sono irresistível ou ainda com a Cataplexia:
Outro fato interessante são as possíveis ocorrências de alucinações .Tratarei delas em outro texto.
Fontes:

Você pode gostar...

42 Resultados

  1. 😛
    Achei que era o único a ter medo quando tinha essas paralisas . Na segunda vez que tive tentei me concentrar mais , mas , o máximo que consegui foi tocar a mão na outra e ao mesmo tempo estar lá , paralisado .

    Ah , cara , ontem tive meu primeiro sonho lúcido , e sem dúvidas consegui graças ao seu blog hein .

    Hehe , Vlw !

  2. Q blz heim! Parabéns Victor! Como vem fazendo tua rotina/método/técnicas e reality checks?

  3. Marina disse:

    Oie dinovu! rsrs
    Aki, eu esses dias akordei e percebi que meu corpo n conseguia se mecher! eu permaneci d olho fechado, eu pretendia tentar ter um sonho lucido, mas a posiçao estava desconfortavel, entaum abri o olho e consegui me mecher!

    E outra coisa, hoje tive uma experiencia q nnca havia ocorrido antes: Eu estava sonhando, ai minha mae me acordou, cmo o sonho tava bm eu fechei o olho pra ver se conseguia voltar para o sonho e consegui, dp o barulho da porta fechando me acordou dnvo, e fiz a mesma coisa e voltei para o sonho, acordei + 2 vezes e fiz a mesma coisa! Mas td vez q eu voltava para o sonho eu n conseguia lembrar q estava sonhando e n na realidade!
    e outra coisa: (rsrs) Eu, esses dias, vendo A origem, "achei" um nvo reality check: tentar lembrar cmo vc chegou a determinado lugar! Tipo, em um sonho vc nnca lembra cmo chegou lah! Se vc tah em um shopping no sonho, vc n lembra da rota ate lah e tals! tenho feito isso! Qndo chego a um lugar me pergunto cmo cheguei ali, se eu lembro eu sei q n estou sonhando! rsrs achei essa tcnica legal!
    vlw ae!

  4. Márlon , todo dia olho as mãos e me pergunto se estou sonhando . Vi que um Ph.d recomendou fazer isso várias vezes ao dia . E foi assim que tive o sonho lúcido , olhando para a mão . Não estava grande demais , só tinha uns dedos a mais e meio tortos . 😛

    Continuo anotando os sonhos e lendo um livro que fala sobre os sonhos lúcidos .

    Só isso mesmo , tô deixando o método MILD para quando recomeçar as aulas . ^^

  5. Marina,

    Pelo jeito foi mesmo uma pequena paralisa do sono. E que ótimo que tu não se assustou.
    Dois falsos despertar pelo tipo!
    Quanto ao reality check, acho que o psicoterapeuta alemão Tholey já recomendava essa de tentar lembrar como chegou no local ;P
    "3. Enquanto pergunta a si mesmo "Estou sonhando ou não?" deve concentrar-se não só no presente mas também em acontecimentos passados. Você nota algo incomum ou sofre de lapsos de memória?"
    http://www.sonhoslucidos.com/2008/03/mtodo-para-aumentar-suas-percepes-num.html

    E vai fundo q pelo jeito tá funcionando bem pra ti ;))
    .
    .
    Victor,
    .
    Tua rotina/receita tá surtindo efeito e não esqueça de dar umas assistidas(eu tenho visto 1 ou 2x por dia) no vídeo pra induzir sonhos lúcidos. Dá um empurraozinho!
    .
    Abraço e bons sonhos!

  6. Marina disse:

    Eu hoje experimentei algo q nunca havia ocorrido antes: lembrei de 4 sonhos q tive esta noite! E normal q apesar d eu ter começado o meu diario eu lembre e tenha tnts sonhos a noite?? Eu comecei a ler akele livro q vc falou: sonhos lucidos em 30 dias! eu achei na net e to lendo! vlw

  7. Ortlieb disse:

    Olá Marlon,

    eu simplesmente pirei no seu Blog.! Eu já tive sonhos lúcidos quando era criançinha, eu não sabia de nada, coitada.. Mas eu sem querer descobri sobre os sonhos lúcidos, fiquei muito interessada; então comecei a ler o livro "Sonhos lúcidos em 30 dias" , daí eu comecei a ter sonhos lúcidos sempre que eu tinha vontade, só que comecei a ter pesadelos, perdi o controle, e começou a acontecer coisas estranhas : , dai eu parei de ter esses sonhos e quero voltar, só que não consigo mais.! Como eu faço.?

  8. Oi Ortlieb!

    Tens a vantagem de já ter experimentado e saber como é boa demais a sensação de ficar consciente no sonho.
    .
    E assim voltar a ter sonhos lúcidos é só usar um pouco de disciplina nos reality checks, anotar os sonhos num diário e principalmente usar um método.
    .
    De sobremesa, mande v no videozao de mensagens subliminares do Peter Casale.

    .
    Resumindo na ordem de importância:
    – Anotar os sonhos.
    – Aplicar um método(Tholey, WBTB, MILD…).
    – Efetuar alguns reality checks(testes de realidade).
    – Assistir o vídeo com msgem subliminar do Peter Casale.

  9. alan_matrix8 disse:

    Boas…primeiramente parabens pelo blog muito bom..
    gstaria tbm de compartilhar esses sonhos com vcs hehe e tenho algumas duvidas comigo…para iniciante qual metodos voces acham mlhor mild tholey??
    e quando eu quiser ter sonhos lucidos eu preciso msm acordar logo apos 6 hora de snho??
    gstaria tbm de saber se essa paralisia do sono ocorre mesmo acordado ou vc nao a sente como seria ??
    obrigado a todos

  10. E aí Alan!

    Método ideal pra quem tá começando eu recomendo o MILD ou WBTB que são os mais simples e eficazes. E claro, usando eles, tem o lance de acordar após 6h de sono(programe um despertador) e dpois voltar a dormir. Isso vai implicar em voltar pro sono para as fases REMs mais rechonchudas!! Melhor dizendo… com sonhos mais intensos 🙂
    .
    "gostaria tbm de saber se essa paralisia do sono ocorre mesmo acordado ou vc nao a sente como seria ??"
    Sim, a paralisia do sono pode acontecer(comigo até hoje foi muito raro e rápido). Ela se caracteriza com o sonhador flagrando o estado de rigidez do corpo durante o sono, nada com o que se assustar. ;P

  11. alan_matrix8 disse:

    Boas novamente quria agradecer pelas dicas e talz que me passou foi de grande ajuda e so pra constar essa noite tive meu primeiro sonho lucido ja 😀
    porem eu acordei pra ir no banheiro e eram umas 4 horas da manha ai resolvi tentar pra ver o que rolava e foi muito estranho ,mais foi realmente uma experiencia muito boa ate pq meu sonho foi bem agradavel.
    o que ocorreu foi o seguinte.
    vltei do banheiro e deitei procurei relaxar e dizer que eu teria um sonho lucido axo,e com o tempo meu corpo ficou bem amortecido e uma sencacao meio estranha
    porem tranquila, mais lembro-me de a um tempo parado na msm posicao comessei a me sintir meio sufocado
    ai o que fiz virei de lado(isso é uma lembranca porem nao lmbro de ter o feito)logo dpois ja adormeci…
    sonhei que estava numa ksa conversando com meu irmao e logo me toquei que meu irmao dorme no outro quarto e ja me toquei que estava muito estranho aquilo ali, ai ja olhei para minhas maos e estava faltando um pedaco de dedo ai ja me toquei que era um sonho vi um interruptor e fui ligar a luz porem ela ligava a do outro comodo
    da casa e com uma demora e com uma luz fraca , ai abrir uma porta e nao passei dela decidi girar no msm ponto logo mudou a cena eu que eu cmseei a flutuar e ir em direcao a um muro no qual eu imaginava minha namorada estar chegando , ai mostrei pra ela como eu estava a vuar e logo nao lembro mais de nada…porem ela passou por um portao e eu nao me lembrei de passar por portas portoes e axo que meu sonho nao durou mais, tbm na hora eu so queria curtir aquele momento…
    e isso ai galera axo que acabei utilizando o metodo de tholey 😀
    ate porque passei o dia me perguntando se eu estava a sonhar e pelo jeito esse jeito funciona bem comigo…
    😀

  12. rick-13 disse:

    Já é normal pra mim ter paralisia do sono, eu sempre tenho isso quando estou saindo de um sonho, mas ao invés de eu acordar eu fico paralisado, escuto ruídos e vozes ao meu redor e isso me deixa apavorado. Se eu relaxar e pensar assim: É eu que mando na parada e tentar me desviar daquele lugar.
    Será que eu conseguirei ir direto para um sonho lúcido?

  13. Rick, como tu bem relatou, a experiência pode mesmo ser chocante ou assustar um bocado. E realmente, para quem tem com alguma frequencia episódios de paralisia, talvez o Método WILD seja o mais indicado para induzir sonhos lúcidos.

  14. Juliana disse:

    Fico impressionada quando acontece comigo. Mas compreendo ser uma coisa natural. Recomendo para essas situações, procurar voltar para o sonho. As chances de ficar lúcida são ótimas!!

  15. cassiano disse:

    existe uma forma de provocar essa paralisia?

  16. Michelle disse:

    Fantástico! Ontem li aqui e compreendi o que sempre aconteceu comigo. Essa noite tentei o sonho lúcido e foi perfeito! Voei muito pela noite da cidade… Usei as técnicas das mãos durante o sonho e consegui não sair do sonho. Foi show! quero mais!

    • Olá Michelle,
      Parabéns onironauta!
      Bom saber q a técnica de esfregar as mãos continua bombando no prolongamento do sonho.
      Tu lembra se ele chegou a se tornar mais vívido? Chegasse a desejar isso enquanto esfregava? Em que momentos tu executou a técnica?
      Abs e bons sonhos!

  17. Michelle disse:

    Oi Marlon!
    Foi tudo muito louco, pois não esperava conseguir na primeira tentativa.
    Tenho sempre paralisia do sono e nunca soube o que era. Algumas vezes eu conseguia relaxar nela e pensar que era sonho e deixar continuar, mas na maioria das vezes eu ficava mal e tinha alucinações, então meu marido já era instruído de me acordar quando acontecesse.
    Ontem, sei lá pq, resolvi pesquisar.
    Já tive inúmeros sonhos sabendo que estava sonhando, mas nunca consegui programar o sonho como ontem.
    Enquanto lia os topicos e comentários, pensei que se fosse para programar queria sair flutuando e tals, pela porta da minha sacada (14 andar).
    Li a dica do "estou acordada" e fiz algumas x ao dia, meio desacreditada. Fui dormir, relaxei, mentalizei e puff… tive a paralisia e aproveitei. Consegui comandar minha mente para realizar o tal vôo. Saí flutuando pela noite da cidade, nos arredores de casa. Lembrei da dica de olhar para as mãos para ver se era sonho (apesar do que estar flutuando só podia ser sonho hehehe) e também da tecnica de esfregar as maos. Fiz isso várias x pois pensava que ia perder a consicência e estava tão bom flutuar que eu não queria q acabasse. Não lembrei de pedir para ser mais vívido nem se o sonho se tornou assim.
    Foi uma experiência fantástica. Aproveitar a tal paralisia que costumava ser péssima para algo de bom.
    Queria tentar na soneca da tarde, pois lembro que tinha muita paralisia nesses momentos. Mas to meio elétrica para dormir a tarde e medo de perder o sono da noite… 🙂
    Hoje tentarei novamente! Vamos ver no que vai dar!
    Diga-me: pq a técnica de acordar de madrugada e depois voltar a dormir funciona? Tem a ver com o que?
    Abs!!!

    • Nossa! Mto bom heim Michelle!
      .
      A técnica MILD ou o WBTB- Wake back to Bad(acordar e voltar para cama) funcionam porque eles vão direto ao recheio do bolo.
      Que são as fases REM tardias. Essas acontecem após a 6a hora de sono. Com um pouquinho de vontade e sugestão, a mente e o corpo descansados e as fases REM mais rechonchudas de sonhos intensos, fica bem mais fácil conseguir ficar consciente não achas?
      .
      Bons sonhos!

  18. Anônimo disse:

    Gostei muito do seu blog
    alguém pode me responder uma coisa as vezes eu
    sonho com músicas
    quando eu acordo eu lembro da música mas passa alguns minutos
    eu ja esqueço da música alguem pode me explicar

  19. Anônimo disse:

    Eu estava sonhando e observando meu sonho como qualquer um,porem em certo momento descobri que estava dormindo e a desde então ouvi barulho e vultos e cai em uma paralisia de sono.Resumindo,é possivel ter um sonho consciente e após ter uma parasilia de sono?O correto nao seria o aposto?

  20. marcos disse:

    tive duas vezes mais não sabia oque se tratava mais da segunda vez estava mais calmo e vi mais coisas depois respirei fundo relachei quando respirei acordei

  21. Anônimo disse:

    MUITO BOM ESSE SEU BLOG TIPO SEMPRE NAS PARALISIAS EU TENHO ALUCINAÇOES DE UM BARULHO ENSURECEDOR NA MINHA CABEÇA E UMA GRANDE DOR NA COSTELA… HOJE VOU TENTAR PEGAR UM SONHO LUCIDO

  22. Anônimo disse:

    Olá, Meu nome e Camila
    Tive um Sonho Lucido na noite anterior, não foi uma experiencia muito agradável, até então vim fazer pesquisas do que são sonhos lúcidos, para melhor me informar, e para dormir mais tranquila…Cara foi uma sensação horrível senti muito medo, foi assim: Me deitei de brussos e então estava com pouco sono, meus olhos adormeceram porém continuei acordada, e então fui tentar chamar meu namorado que estava na linha do celular (claaaro que e tim né pra passar a madrugada inteira ligado o celular pra eu escutar ele dormindo kkkk) continuando…e então não consegui, sentir umas contrações musculares que me geraram muita dor e arrepios quente, e então vi uma fumaça vermelha no meu quarto, meu olho escorreu uma lagrima ai então tentei gritar mais não saia voz nem uma me apavorei e tentei me mexer e novamente não fui bem sucedida, quando consegui piscar foi quando voltou tudo ao normal e eu soltei um grito de susto chamando meu namorado…Eu não tenho controle sobre esses sonhos mais estou indo dormir agora e se vier a ocorrer novamente vou procurar manter a calma e controlar…Boa noite ! Boa madrugada e seu blog serve como calmante kkkkkk Muito legal aqui !
    By: Camila Cavalcante, tenho apenas 15 anos e ja tenho esses sonhos 🙁 kkk

    • Oi Camila, seja bem-vinda onironauta!

      Estou para publicar hoje mesmo mais um texto envolvendo paralisia do sono, alucinações hipnagógicas e auditivas e outras percepções fantásticas de fases intermediárias do sono.

      Recomendo desde já pra ti também, não perder a grande troca de experiências que acontece no nosso Fórum de Sonhos Lúcidos:
      http://sonhoslucidos.forumeiros.com/

      Certeza que tu vai curtir muito. Tem até tópico para fazer seu próprio "Diário dos Sonhos"(lúcidos ou não) 😉

      Abs e bons sonhos Camila!

  23. Paulo Henrique disse:

    Tenho 17 anos, e desde os 12 maios ou menos tenho de vez em quando sonhos lúcidos. Já sonhei lucidamente voando, lutando contra monstros, é muito bom. Já tive duas paralisias do sono. A primeira vez, achei que estava dando infarto em mim, eu não conseguia respirar, logo após isso eu sonhei que Jesus Cristo e o diabo estavam lutando dentro da minha casa, e que o diabo tinha me feito ficar paralisado que nem uma estátua e depois começaram a cair velas do céu. Depois Jesus apareceu e o sonho acabou. Na segunda vez que tive a paralisia do sono, eu achei que estava dando um AVC em mim e eu me esforcei bastante e um minuto mais ou menos depois eu consegui ficar normal e comecei a gritar e chorar. Isso aconteceu faz uns 2 meses.

  24. Hallenn Brabo disse:

    Qual a diferença entre paralisia do sono e catalepsia??
    Obrigada

  25. Oi Hallen

    A paralisia do sono pode ser apenas um episódio isolado da pessoa flagrando o mecanismo de rigidez do sono, conhecido como Atonia muscular da fase REM.

    A Catalepsia é uma doença.

  26. digao ciro disse:

    PossO ter um sonho LÙCIDO ao me deparar com a pArilisa do sono??

  27. Anônimo disse:

    JA TIVE ISSO VARIAS VEZES NO PASSADO!, QUANDO COMEÇAVA A CRISE EU SENTIA UMA COISA MUITO ESTRANHA NA MINHA CABEÇA ALGO COMO UM RUIDO FORTE NO CEREBRO COMO SE FOSSE UMA VIBRAÇAO FORTE ! CERTAS VEZES ME LEMBRO Q CONSEGUIA ME MOVER AOS POUCOS E ESCAPAR E IA DE PANCADA PRA CIMA DE ALGUMA COISA ESTRANHA Q ESTAVA EM OUTRO COMODO DA CASA ! MAIS AQUELE LUGAR ÉRA COMO SE FOSSE UMA MISTURA DE MINHA CASA COM OUTRO LUGAR ! CERTA VEZ QUANDO EU CONSEGUI ME MOVER VI ALGO DESAPARECENDO DENTRO DA PAREDE DO QUARTO E SUMIU ! GRAÇAS A DEUS HOJE NAO TENHO MAIS ISSO E NEM QUERO TER MAIS

  28. Acabei de acordar, acho que tive um paralisia do sono, bem, foi assim: estava lendo uma revista, Superinteressante aliás, e nela tinha uma matéria sobre um app para ios que faz a pessoas sonhar com o que ela quiser desde que seja uma das opções disponíveis no app, não funciona com todos, se não me engano 33% dos usuários conseguiram algum êxito, mas enfim, li outras coisas, me deu sono, coloquei a revista de lado virei e num período de menos de 7 minutos eu perdi a sensibilidade das cobertas, estava consciente, abri os olhos e via tudo cinza, não conseguia me mexer, meu corpo só pulsava quando tentei, ae eu pensei:"nossa isso de novo? Vamos lá, vamos 'acordar', senti uma grande formigando na área dos rins(sinto desconforto com frequência nos rins), comecei a pensar se estava morrendo, tipo asfixiado ou ter parado de respirar, entrei em pânico, pensei em chamar minha mãe mas só pensava não falava, não tentei falar só pensei: -mãe me ajuda, mas parecia que meu corpo não reagia ao meu pensamento, permanecia descansando, e eu via apenas um cenário cinza claro, percebi que para sair daquele estado teria que tentar me mexer ou algo do tipo, até porque se eu tivesse parado de respirar era a única maneira ne me salvar haha tentei me mexer fiz força no corpo e só sentia minha mente parecendo que iria explodir, como se meu esforço para me mexer fosse só mental e não físico, foi horrível, já aconteceu comigo antes, da primeira vez o cenário era o mesmo quando fechei os olhos, mas nesse eu tive alucinações, vi uma nave passando haha com um barulho estrondoso e senti que ela estava com uma força gravitacional enorme, como se estivesse me esmagando haha.
    Sonhos concientes literalmente, não gosto de ter esses sonhos, até porque a sensação não é das melhores, sinto angústia e fico confuso sobre o que é real ou irreal, alguém me ajuda, não sei como controlar ou parar com isso de vez!

  29. Reizen Endler disse:

    [Gustavo]
    Relato de paralisia interessante, caso queira interromper esse tipo de experiência, basta não praticar mais os exercícios oníricos ou do app que mencionou com o tempo a tendência é diminuir as experiências oníricas/paralisias do sono.

    "A paralisia do sono faz parte de todo processo natural do nosso organismo, pois é uma defesa para não nos machucarmos enquanto dormimos".

    Caso busque se aprofundar mais no tema dos sonhos lúcidos há outro caminho que acredito ser mais conselhável, com o tempo e experiência nos exercícios dos sonhos as paralisias do sono também diminuem e a lucidez/controle dos sonhos não lúcidos aumentam, ou seja com o tempo praticando ou não os exercícios as paralisias diminuem a frequência da mesma forma.

    A maioria dos onironautas que começam os exercícios tem algumas dificuldades com a aplicação das técnicas alguns por sua vez devido a paralisia do sono não sei se é por focar-se tanto sob as mesmas ou por problemas psicológicos/emocionais como alucinações ou o próprio medo em questão.

    Visite nosso fórum e experimente praticar alguns exercícios iniciais como os testes de realidade, MILD, THOLEY.

  30. Paola disse:

    Nossa, isso é a pior coisa q existe… Sensação ruim… parece que vc vai morrer… Desde 2009, eu tenho isso…graças a Deus faz alguns meses que isso parou, mas há alguns anos atrás isso acontecia direto… Eu sempre achava que estava ficando louca.. Eu morria de medo dormir, e sempre orava muito pedindo a Deus que me livrasse do tormento de dormir e ficar paralisada…. Quando passo por isso..sempre sinto que isso tenta me sufocar, tenta me matar.. Eu fico paralisada sem conseguir mexer meu corpo, e a sensação é de desespero pq só consigo mexer os olhos e mais nada… Uma vez, eu deitei e senti que estava sendo amarrada e um ser maligno tentava fazer algo ruim comigo… Só sei que tinha medo de contar pro meu namorado.. Eu sou cristã e acredito que tbm tem a ver com algo espiritual… Só qm ja passou por isso sabe… É horrível

  31. Anônimo disse:

    Vou tentar ter um Sonho lúcido!!
    Esse negócio de paralisia acontece comigo direto é muito ruim!!

  32. Anônimo disse:

    Tive três paralisias do sono, duas durante a adolescência, e uma depois de adulta, na primeira, estava sonhando com uma cena de um anime que eu assistia muito na época, a personagem tinha sido acorrentada e estava deitada no chão, em um momento eu estava vendo a personagem no outro eu era ela, no outro momento, estava deitada na minha cama, de barriga pra cima, sem poder me mexer, vendo o meu quarto a minha volta e na porta um vulto, que acreditei ser meu pai, quando percebi que não conseguia me mexer, nem falar, comecei a me desesperar, quanto mais tentava, mais nervosa ficava, até que fiquei com muita dificuldade em respirar, no ápice do desespero consegui despertar, estava toda rígida em cima da cama. Na segunda ñ lembro direito, mas o nervosismo foi menor, quando acordei estava toda torta em cima da cama de barriga pra cima e a cabeça caída pro lado entre o colchão e o estrado, acordei td dura tb. Na terceira vez, me percebi deitada na cama, sem poder me mexer, quando tentei me acalmar, meu corpo começou a flutuar e comecei a ouvir sussurros, enquanto meu corpo girava e flutuava em cima da cama, consegui acordar, mas foi muito aterrorizante.

  33. Anne disse:

    Não lembro se já tive sonho lúcido. É um tema novo pra mim. Mas certamente já tive a tal paralisia. Foi assustador. Eu estava dormindo de lado, com o cobertor sobre o rosto. Ao mesmo tempo que eu sabia que estava dormindo, que era um sono, eu me via por um outro campo de visão, deitada naquela posição. Derrepente percebi uma forte luz por traz da coberta em meu rosto, assim como o calor desta luz. Ao mesmo tempo senti uma peso sobre mim e a luz começou a entrar pela minha boca, me tirando toda a energia e o fôlego. Eu não conseguia respirar enquanto isso acontecia, nem me mexer para tentar me salvar! Mas ao tempo meu corpo se chacoalhava involuntariamente, como num processo convulsivo. Quandi a luz parou, puxei fortemente o ar, tentando voltar à respiração normal, mas logo em seguida a luz começou tudo de novo, sufocante. Pode ter sido um pesadelo, mas como senti tudo e tinha consciência que estava dormindo e não conseguia me mexer, acredito ter sido a Paralisia.

  34. Vanessa disse:

    Acho que tenho isso, e acontece direto comigo. Normalmente é quando dou uma cochilada sem cobrir a cabeça (cobrir a cabeça de alguma forma impede que eu tenha pesadelos). Mas quando eu durmo com a cabeça descoberta sempre tenho sonho lúcido, sei que estou dormindo, mas não consigo acordar e daí que entra o pesadelo, a maioria das vezes parece que tem uma pessoa me sondando, e todas as vezes é uma pessoas diferente e com uma energia ruim. Luto muito pra poder acordar e me mexer e peço pra Deus, no começo dava certo, mas agora só consigo acordar quando escuto um barulho, tipo cachorro latindo ou celular apitando, é péssimo e odeio ter isso.

  35. Seriously!You’ve made a variety of polite points near. I did accordingly probing taking place the theme and found generally individuals will consent with all your blog. This internet situate possibly will conceivably ensue the mainly effectual I’ve extend crossways briskly. This summon offers fantastic in print satisfy. Ive been shopping approximately on behalf of information just representing this types of stuff. I looked universally, I looked in Yahoo, and that i didnt attain this post until finally at this moment. Honestly, you rightly here clear gratify, it is useful. We are returning all through one’s destiny. Satisfy save website current, it’s excellent. Chance take a look by my site and obtain a Nook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *