O que é sonho lúcido?

      É a pergunta mais elementar da área dos sonhos lúcidos. Talvez não muito simples de ser compreendida por alguns, num primeiro momento, mas há formas de responder, com extrema simplicidade e que facilitam a compreensão.
      Aqui vai minha predileta:
      – Sabe aquele pesadelo que te atormenta, parece não haver escapatória, o monstro ou o perigo está prestes a dar cabo da tua vida e… de repente tu percebe que é apenas um sonho e decide acordar???
      – Pois é! Em vez de acordar, basta permanecer no teu sonho com essa percepção: “caramba é tudo um sonho e eu estou aqui experimentando, vivendo a experiência do sonho, consciente de que é um sonho!”



Sonho lúcido é viver a experiência de um sonho enquanto se mantém a consciência de estar apenas sonhando.



      
         Ter um sonho lúcido é experimentar o estado dos sonhos, mantendo a consciência de que tudo é criação da própria mente.Trata-se de um sonhar acordado. Sabe-se que por mais maravilhoso e deslumbrante  que tudo pareça, não passa de mera criação mental própria, seja do consciente ou do inconsciente.
        Ainda que todo esse universo paradisíaco aconteça apenas dentro da nossa própria mente, o espetáculo jamais deixa de nos impressionar. Nosso cérebro carrega uma quantidade praticamente infinita de informações, memórias(grande parte delas oriundas do inconsciente), experiências e acrescente isso tudo, a uma imaginação que surge muito, mas muito mais poderosa do que na vigília(quando estamos acordados)… o resultado é monumental. Uma descrição bem aproximada seria a de uma “Matrix particular dentro da tua cabeça”.
        Provavelmente ao ler esse último parágrafo, muitos já devem estar lembrando de filmes como Vanilla Sky, Repo Men, Sonhando Acordado etc.. e é exatamente disso que se trata: o mergulho da nossa consciência dentro da própria mente. A oportunidade fantástica(e de graça) de desbravar todo um território novo que vem sendo rigorosamente pesquisado após as comprovações científicas em laboratórios do sono da década de 80.
Alan Worsley foi o primeiro sonhador lúcido a conseguir se comunicar com os cientistas, durante o estado mental dos sonhos(em um laboratório do sono), através de movimentos com os olhos.
        Nas palavras de Stephen LaBerge*: “Em termos gerais, uma pessoa está agindo conscientemente quando sabe o que está fazendo e é capaz de descrevê-lo explicitamente. Portanto, se quando está sonhando a pessoa for capaz de dizer a si mesma: “Agora estou sonhando”, na realidade está consciente.”
* Fonte:
LABERGE, Stephen. Sonhos Lúcidos. 1985 pg. 08

Ed. Siciliano Livros, Jornais e Revistas Ltda. 1990(esgotada)

Você pode gostar...

8 Resultados

  1. nunca assisti esse Repo Men! baixando ja ^^

  2. Pois é, como a gente conversou, o filme aborda o tema num momento específico do filme, meio que na tangente, mas quando surge, tem bastante importância.

  3. *william_bdi* disse:

    Fala ae Márlon
    Meu primeiro sonho lucido foi fugindo de alguma coisa a muitos anos atras, eu constumava ter muitos pesadelos.
    Todo dia era a mesma coisa…pesadelo
    ai teve uma vez q eu parei e falei po.. to sonhando e pensei comigo vou pedir pra alguem me acordar foi ai q apareceu alguem q eu nem me lembra +
    falei pra ele: me sacode.
    e pronto acordei me achando o cara mais F*** do mundo HSUAUHSUHA
    depois disso ñ consegui + ter sonhos desse tipo =/

  4. William, é exatamente essa a raiz da percepção da consciência nos sonhos.
    .
    Repare com a tua descrição fecha certinho com o exemplo ali do post!
    Teu sonho demonstra claramente que essa percepção de estar sonhando não é incomum. Pelo menos, pra ti tbém!
    Experimente adotar um método, como o WBTB ou o MILD e passe a anotar teus sonhos… inevitavelmente tu vai ter um belo de um sonho lúcido!

  5. Anônimo disse:

    nesse shonho lucido posso fazer oque quizer ?? tipo voar

    • Sarah Regina disse:

      Sim sim…

      Vc pode fazer o que quizer..
      Da para vc programar seu sonho tando acordado e depois que vc dormir tudo aquilo que vc planejou sonhar vira sonho e não é só isso não…
      Vc pode continuar a fazer o que quiser nele.. mas é muito difícil isso, não impossível. . Tive muito isso quando eu era criança

  6. Pode aprender a fazer. Ficar consciente e controlar os sonhos são coisas distintas, mas normalmente quem consegue ficar consciente num sonho, rapidamente desenvolve excelentes técnicas de manipulação e domínio dos sonhos. 😉
    Abs e bons sonhos!

  7. I¡¦m no longer positive the place you’re getting your info, but great topic. I needs to spend some time finding out much more or working out more. Thanks for wonderful information I was looking for this information for my mission.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *