O que mais lhe fascina nos sonhos lúcidos?

     Fiz a enquete para ter uma idéia das motivações que levam os onironautas a procurar ter sonhos lúcidos. Também procurei identificar o perfil dos sonhadores que frequentam o tema e tenho que admitir que me identifco bastante com os resultados.

O que afinal mais fascinam os onironautas que procuram ficar conscientes enquanto sonham?

Foram 311 votos na enquete sobre o que mais causa fascinação nos sonhos lúcidos:

A sensação de liberdade
  76 (24%)
Ser um desbravador da mente
  56 (18%)
Sexo nos sonhos, o prazer ilimitado
  50 (16%)
Enfrentar pesadelos
  8 (2%)
O lado esotérico
  5 (1%)
Brincar de super-herói ou deus nos seus sonhos
  54 (17%)
Poder experimentar um estado alterado de consciência
  62 (19%)

,

Votos até o momento: 311
Enquete encerrada

    
    No meu caso votei no “desbravador da mente” que ficou em 3º lugar nas preferências. Porém também sou fascinado pelas experiências no sentido de ser um estado alterado de consciência ou a acachapante sensação de liberdade!…

A sensação de estar explorando a própria mente, descobrindo coisas novas, somadas as experiências de prazer, liberdade podem ser espetaculares nos sonhos conscientes.

    Brincar de super-herói ou um “deus” ficou na 4ª posição e essa sensação é absurdamente forte quando o controle do sonho vem fácil. Trata-se de sentir um poder embriagante. Poder fazer coisas espetaculares como soltar raios das mãos, voar, atravessar paredes, tornar-se um gigante e tudo mais que a imaginação puder criar. Pela quantidade de imagens que coloco aqui de personagens de quadrinhos ou heróis de filmes da pra ter uma noção do quanto curto essas brincadeiras 😉

Controlar os sonhos, seja lançando raios, voando, atravessando paredes, super-força, podem trazer  um prazer especial 😉

    O sexo nos sonhos ainda vai ganhar um texto especial. Estou aprimorando minhas habilidades e assim que conseguir resultados conclusivos, vou caprichar na exposição do tema.
    Eu realmente acho bem importante continuar apresentando as aplicações dos sonhos lúcidos para quem sofre de pesadelos crônicos, sem deixar de ressaltar sempre a importância da presença dos pesadelos em si, como instrumento de análise na psicologia.
    No sentido esotérico, está bem claro que não é o propósito aqui. Existem muitos outros sites direcionados nesse sentido. Procuro manter a perspectiva mais experimental e científica possível, garimpando artigos publicados em revistas especializadas como a Scientific American e Ment&Cérebro, livros de neurociência e do estudo do sono e sonhos, bem como sites internacionais especializados.

Você pode gostar...

20 Resultados

  1. Emanuel disse:

    Cara, você comentando essa enquete parece comigo. Semanas atrás eu tinha votado em "enfrentar pesadelos", mas troquei para "desbravador da mente". Todo estado alterado da consciência me fascina, mas o sonho lúcido é especial.

  2. Bando de hipócritas pq exitaram em marcar o sexo?
    kkkkkk

  3. Pedro õ disse:

    Márlon,
    Beleza cara 🙂 ?
    Sou um velho onironauta aqui, e tenho um problema cara que me empacou.
    Tento ter UM SL já faz uns 8 meses, e por algum motivo que eu não sei estou tendo um 'bloqueio' em ficar consciente, desse tempo todo já me deparei diversas vezes descobrindo que aquele cenário era um sonho, mas como já devo ter dito aqui, quando eu descubro realmente que é um sonho tudo vai se apagando apagando e eu acordo (abro os olhos) vim te pedir uma ajuda, confesso que de um tempo para cá não tenho dado muita atenção para os SLs, mas não foi falta disso, perdi a vontade por frustração, das diversas vezes que ficava super animado eu conseguia ter um Pré-SL mas acabava tendo esse acordar súbito.

    PS:É realmente muito rápido cara, tipo uns 5 segs e estou em vigília novamente, não há tempo nem de fazer uma técnica de prolongamento como já me foi falado aqui, a tentar.

    Não sei se há realmente uma impossibilidade, uma doença .. não sei,se houver me fale :), minha recordação é muito boa, não faço RC mas aprendi a reconhecer e analisar a 'atmosfera' do mundo onírico, não sigo um método fixo, pois não tenho dificuldades em 'entrar' num sonho, o foda é ficar nele ..

    Cara como já disse seu blog tá de parabéns, incrível você difundir um assunto que por enquanto é pouco difundido mas com certeza incrível. Parabéns!

    Valeu cara!

  4. Emanuel disse:

    Márlon, você pretende fazer um post especial sobre o método FILD?

  5. Emanuel,
    Pretendo sim, mais para frente, pois os principais métodos já estão no blog e eu ainda não traduzi ele meticulosamente.
    Caso tu ou algum outro onironauta já o tenham, mandem para marlonjatahy@sonhoslucidos.com
    Colocarei nos créditos do texto o companheiro ou companheira que colaborou.
    .
    Túlio,
    É difícil não acordar! Diria que minhas melhores experiências com sexo nos sonhos, foram por incubação e não por sonhos lúcidos.
    .
    Mas sei que na medida que for aumentando a frequência e intensidade dos SLs, controlar isso vai ser fichinha. Então é levar na buena.
    .
    Pedro,,
    Pelo menos o Relity Check das mãos é muito importante. Tu leu o Método de Tholey(post anterior)? Reescreva ele num papel pra carregar contigo. Incorpore os passos recomendados pelo bom doutor no teu dia-a-dia.
    .
    Uma vez que tu sinta que está fazendo o que ele orienta de 5 até 10x por dia, passe a acordar após a 6a hora de sono(programe pra despertar), leia as orientações e durma novamente.
    Nâo fique contabilizando o tempo que está levando. Esqueça tudo e pense que está começando agora. O Método Tholey é reconhecidamente fodástico! ;P

  6. uhmmmm eu já li sobre essa parada de ser dificil manter o sonho marlon… mas bem… não sou ninguém pra dar opinião, não consegui meu objetivo ainda kkkk

  7. John disse:

    Se não me engano, marquei "sensação de liberdade"… 😀

    Nos últimos dias estou dormindo muito tarde. Acordo sem nem lembrar de ter sonhado… =/

  8. Victor Vagner disse:

    Marlon eu comentei aqui sobre meu poblema com o método WILD,e começei a praticar o método de Tholey,faço 5 ou 6 Reality Checks por dia começei terça,e ontem eu sonhei que estava em uma casa que eu nunca tinha visto antes e eu estava fazendo Reality Checks eu olhei para minha mão e elas estavam deformadas e consegui atravesar uma parede mas não consegui ficar lucido no sonho.
    por que eu não consegui ficar lucido no sonho?

  9. E aí Márlon, beleza? Bom, decidi usar esse espaço pra compartilhar uma experiência que fiz: alerta sonoro pra ganhar a coonsciência nos sonhos.

    No período que eu sabia que ocorreria a fase mais longa de REM, coloquei meu celular pra despertar com uma música suave (aquela mesma de “Inception” que eles usam nos fones de ouvido) pra que me desse a pista de que era um sonho.

    Na hora marcada a música foi tocada e me pegou no meio de um sonho, fiquei consciente, senti a paralisia, mas um falso despertar muito real me pegou de jeito e perdi a consciência.

    Eu queria saber a sua opinião, e a dos demais leitores, sobre o assunto, se alguém já fez essa experiência e qual seria o melhor modo de fazê-la.

  10. é uma boa ideia 🙂
    que tal mesclar algumas mensagens à musica tipo "você está sonhando agora" "faça um teste de realidade" quem sabe elas não são incorporadas no sonho 🙂

  11. ahhh 19º sl hj 🙂
    eu tentei criar um guia mas não deu kkkk engraçado foi eu perguntando para personagens aleatórios "quer ser meu guia?" "você é meu guia?"

  12. Seria bom mesmo Túlio, pelo menos em alguns testes do LaBerge, que narra no seu livro, obeteve bons resultados com esse tipo de estímulo, vou tentar mais vezes e ver se obtenho melhores resultados

  13. uhum inclusive eu tenho alguns loops que baixei… mas é inglês.. qualquer dia desses eu faço o meu próprio 🙂

  14. Lo ALef disse:

    Eu consegui por acaso acordar no sonho, pensava que era bobeira, até que conseguia acorda sempre que queria… Então fui pesquisar e agora percebi que tenho um grande poder, consigo acordar no sonho sem esforço nenhum…

  15. Lena-chan disse:

    eu marquei "A sensação de liberdade"". Ate porque eu adoro isso em um SL, tipo é o unico lugar onde se é livre de verdade. Pode fazer o que quiser, voar, usar super poderes, ver personagens(de animes, marvels e etc), e sem prejudicar ninguem com isso…^^

  16. Lo ALef… não entendo por que as pessoas gostariam de fazer isso…
    você ve alguma vantagem nisso?

  17. Ebaaaaa finalmente virei um SuperSayagim, bem de acordo com a segunda foto ali do texto rsrsrsrs

    Túlio, acordar no sonho acho q seria ficar consciente, morou? Parabéns Alef!

    Lena, tens toda razão! Liberdade plena mesmo! E podemos ser poderosos como nunca, ter prazer, criar com a imaginação sem rédeas!!

  18. a tah LOL é pq eu lembrei de um video de um cara que podia acordar no meio do REM voluntariamente…

    Que massa marlon deve ter destruido muitas coisas 😀

  19. Thanks a bunch for sharing this with all folks you really know what you are speaking approximately! Bookmarked. Please additionally talk over with my web site =). We may have a link exchange arrangement between us!

  20. You made some clear points there. I did a search on the subject and found most persons will approve with your blog.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *