O Teste de Realidade Supremo: incubar um Reality Check!

   Sabemos que nosso cérebro é provavelmente uma das maiores maravilhas desse planeta. Desde a década de 90, considerada a “década do cérebro”, pesquisas fantásticas seguem se desenvolvendo, objetivando mergulhar cada vez mais nessa nossa caixola mágica. Uma das ferramentas de acesso que proponho aqui é a mistura de dois temas fascinantes: consciência nos sonhos e incubação de sonhos.  

Induzir um teste de realidade nos sonhos, através da incubação, poderia se tornar uma ferramenta de acesso aos sonhos lúcidos? Na imagem o magnífico livro Ubik.

 
   Incubar um sonho significa induzir um tema em especial de acordo com o seu desejo. Tempos atrás, lendo um trecho do livro da psicóloga Ph.D, Gayle
Delaney, deparei-me com seu consagrado método de incubação. De acordo com o seu método, foi verificado que os voluntários conseguiram escolher o tema dos seus sonhos oito vezes a cada dez tentativas. *

   Publiquei no blog passo-a-passo o método que lhe rendeu o mestrado, interessado em desenvolver a idéia: incubar a própria consciência e assim ter um sonho lúcido:
http://www.sonhoslucidos.com/2011/02/incubacao-de-sonhos.html

 
    Não cheguei a experimentar muito para analisar os resultados. A verdade é que sou meio preguiçoso pra ficar seguindo passos e mais passos… normalmente quando chegamos a certa altura da noite estamos desesperados por preciosas horas de sono.

    Mas voltando a ler sobre o tema, num artigo recente publicado por outra psicóloga, Ursula Voss – pesquisadora de ponta na área dos Sonhos Lúcidos – fui acometido pela idéia de incubar não a consciência ou lucidez, mas sim os próprios reality checks!… 

    Caso a idéia renda bons frutos, vou especificar para que outros onironautas também possam por em prática:

   1º É fundamental escrever sobre o tema. No caso: “Estou acordado ou não?” Deve-se ler a frase olhando para as mãos ou realizando outro teste de realidade de sua preferência.

   2º Aplique seguindo passo-a-passo do método da doutora Delaney, conforme o link impostado acima. O tema deve ser aplicado no “passo 4”.

    Estarei testando essa noite e nas próximas. Prometo trazer os resultado pra gente comentar. Quem for experimentar, aproveite e deixe os resultados nos comentários para debatermos depois.

    O nosso Fórum já tem um tópico sobre o assunto:
http://sonhoslucidos.forumeiros.com/t335-incubacao-de-reality-checks

Fonte:
* DELANEY, Gayle. Secular Dreams Incubation. Dissertação de mestrado. Sonoma State Univ. 1974.

Você pode gostar...

24 Resultados

  1. carlos andré disse:

    grande Márlon,Not Found

    Error 404

  2. Igor Rocha disse:

    Não funcionou o link… 🙁

  3. TrollBraasil disse:

    2 duvidas, por favor respondam?
    1° duvida: Nunca tive sonho lucido, mas estou disposto a começar a ter, é o seguinte, todos meus sonhos São em terceira pessoa eu sempre sonho em terceira pessoa, eu nunca sonhei em primeira pessoa nunca, todas as vezes que eu sonho são em terceira pessoa, isso significa que não consigo ter sonhos lucidos? como vou ter sonho lucido se meus sonhos são em terceira pessoa?

    2° duvida: Uso de antidepressivos, eu uso o antidepressivo Assert – (Sertralina) para o tratamento de toc, e na bula diz que os sonhos ficam com mais vidas, e o antidepressivo regula a serotonina que é fundamental no sono, enfim o uso desse remédio é bom ou ruim? prejudica ou melhora? o uso de antidepressivos impossibilita de eu ter sonhos lucidos? ps: eu tomo ele pela manha.

    olha oque achei sobre meu remédio Efeitos no Sono: NEGATIVO – Aumento da latência do sono REM, redução do tempo total de sono REM e redução da eficiência do sono.

    grato

    • Olá onironauta!

      1º – Sonhos em 3a pessoa acontecem com frequencia para muita gente. No blog é possível encontrar outros sonhadores questionando o mesmo tipo de sonho. Fique tranquilo que não é problema algum. Apenas um tipo de sonho.

      2º – Nesse caso só um médico da área da medicina do sono pra te responder. Mas olha só, tu comentou na questão 1 que tais recordando teus sonhos não é?! Até recordou que estão acontecendo na 3a pessoa. Significa que o medicamento não está prejudicando tua capacidade de recordação que é um elemento bem importante pra conseguir ficar consciente no sonho.

      Mesmo que tu tenha encontrado algo que pareça negativo na bula, o que interessa é o que está acontecendo na prática e pelo vista está sim conseguindo lembrar bem dos teus sonhos ;D

      Minha sugestão:
      Experimente aplicar o método de Tholey, entre o passo 4 e 6, fazendo exercício de visualização, simulando na tua imaginação, exatamente como são esses teus sonhos em 3a pessoa. Já q tu tens ele com frequencia e consegue lembrar, pode acabar te servindo pra ajudar a ficar consciente. 😉

      Abraço e bons sonhos pra ti!

    • TrollBraasil disse:

      Bom marlon obrigado, Espero que nao lhe incomode e me responda mais uma vez hehe :D, então meus sonhos eu recordo muito bem, e as vezes sonho sim em primeira pessoa agora que estou conseguindo lembrar bastante coisas do meu sonho, se estou lembrando dos sonhos isso é um bom sinal eu acho, só mais uma duvida, eu uso antidepressivo e se eu ficar lucido no sonho tem algum perigo para o cerebro, sei la algum problema neurologico ou psicologico? corro risco tomando remedio e tendo sonho lucidos? vlw brother, Aprendo muito aqui no seu blog, grande abraço

    • A única diferença de um sonho comum para o sonho consciente ou lúcido é a presença da consciência. Não há possibilidade de qualquer interação. Pode ficar susse 🙂

    • TrollBraasil disse:

      Obrigado amigão, então só mais uma pergunta e eu paro de te encher haha !!! então nao tem perigo nenhum o sonho lucido? obrigado e ja fiz meu diario e estou super contente com a melhoria na recordação dos sonhos

    • Não tem não. A menos que a pessoa já tenha algum outro tipo de distúrbio, o sonho lúcido nada mais é que um sonho comum, com o acréscimo da consciência. Os monges tibetanos praticam há séculos e sem efeitos colaterais.

    • TrollBraasil disse:

      sabe me dizer qual disturbio seria esse? vlw, e me desculpe por encomodar tanto…

    • Coruja disse:

      Qualquer outra doença que possa fazer mal por si só. E que não será o sonho lúcido ou mesmo o sonho comum trará o prejuízo na qualidade do sono. Ex; síndrome das pernas inquietas, paralisia do sono cronica, sonambulismo, terror noturno etc..

    • TrollBraasil disse:

      huum, sussa 🙂 vlw ae,

  4. Gabriel disse:

    Se vocês não tiverem um pouco de inteligência vai ser impossível ter um sonho lúcido! Se colocarem o mouse acima do link, vão ver que tem um espaço a mais no link, copiem no limite do texto e terão esse aqui http://www.sonhoslucidos.com/2011/02/incubacao-de-sonhos.html

    Sobre o método Márlon achei bem interessante, tbm tenho um pouco de preguiça quando o método envolve mts passos… Se funcionar bem com você coloque o seu resultado nos coment xD

    Bons Sonhos!

    • Ainda não tive tempinho pra aplicar rsrsrs correria medonha. Essa semana eu consigo e trago os primeiros resultados sem falta.

      Quem mais conseguir qualquer resultado, sinta-se a vontade pra gente trocar figurinhas.

      Abraço e bons sonhos para todos nós ;D

    • Anônimo disse:

      Valeu Márlon!
      Gostei da sua atitude. O importante aqui é que as pessoas venham aqui em paz pra falar sobre sonho lúcido e não pra ofender ninguém.

      Bom domingo e ótima semana pra todos.

  5. Anônimo disse:

    Márlon, é possivel ter sonhos lucidos sem usar o diario dos sonhos?por favor responda

    • O Diário dos Sonhos é talvez a ferramenta mais poderosa. É com ele que a gente vai se familiarizando com a estrutura da realidade do sonho. Isso torna MUITO mais fácil a gente reconhecer que estamos no meio de um sonho.

      Claro que é possível também ter sonhos lúcidos sem estar anotando, mas as chances de ficar consciente ficam menores. A frequencia também diminui.

    • Anônimo disse:

      Márlon você tem diário de sonhos no fórum? Como você organiza seu diário? Anota só os sonhos ou também faz uma análise de cada sonho que vai tendo?

      Dá uma dica pra gente aí.

    • Eu tenho lá no fórum, mas faz tempinho q não repasso pra lá. Mantenho um "Diário de Sonhos" no meu netbook q fica bem do lado onde durmo. É acordar e anotar. Claro q tenho dificuldade quando estou dormindo tarde o q nao pode acontecer hj rsrsrs vou nessa!

      Ah! Eu tenho feito só título, anotação e data. Quando é sonho lúcido marco um "SL" .

      Abraço e bons sonhos para todos nós!

    • Anônimo disse:

      Ok! Valeu pela dica.
      Boa noite e bom sonhos pra todos nós!

      🙂

  6. Ana Look disse:

    Vou tentar essa noite passo-a-passo esse método da Delaney de incubar um sonho. Meu reality check é do espelho…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *