Qualidade do Sono: resultados da avaliação

      Finalizando o texto anterior, segue a avaliação de acordo com as respostas dadas. Lembrando que esse teste de débito do sono foi extraído do livro “Ladrões de Sono”, do pesquisador Stanley Coren.

Livro formidável, do qual foi extraído o teste e avaliação apresentados.

   
      Deve-se somar a quantidade dos ‘SIM’ para saber o resultado:

Avaliação com base nos pontos:

4 ou menos: Não há significativos sinais de débito de sono.

5 ou 6: Embora durma o suficiente quase sempre, há dias em que sua cota fica abaixo do necessário, o que dá para prejudicar seu desempenho em algumas atividades.

7 ou 8: Há sinais evidentes de débito de sono, com prejuízo visível à eficiência e à capacidade de completar tarefas a tempo. Fique atento a pequenas falhas e momentos de desatenção. Neste nível, você acaba percebendo os erros se puder rever o seu trabalho, mas os que passarem podem custar caro e causar confusão.

9 a 11: Débito de sono médio, com possibilidade de erros ou omissões graves. Repassar o trabalho duas ou três vezes talvez não adiante, pois a atenção está comprometida. Tome nota de compromissos, recados, avisos e informações para não esquecê-los. Tendência à desconcentração motora e humor alterado, com desmotivação, pequenas crises de depressão e irritação. Sensação de que está sempre sobrecarregado, achando que não vai dar conta do que tem a fazer.

12 a 14: Débito de sono grave, com sério comprometimento para a sua qualidade de vida. Sintomas iguais aos descritos no quadro anterior, mas intensificados. Erros e omissões frequentes, percebidos muito tarde. Impaciência para tarefas minuciosas e detalhadas. Desinteresse generalizado, mesmo por situações ou atividades que antes achava fascinantes, incluindo passeios, reuniões sociais, livros. Propensão a acidentes, cortar-se, queimar-se, esbarrões, barbeiragens no trânsito. Crises de confiança na própria competência. Lapsos de memória, com esquecimento ou incerteza sobre dados comuns, como o número do seus telefone, sua senha do banco etc..

15 ou mais: Débito de sono gravíssimo, superior até mesmo ao de pessoas com distúrbios como apnéia do sono ou insônia grave. Trate de mudar seus hábitos de sono com urgência, de modo a garantir sua segurança física e psicológica. Se após algumas semanas dormindo mais sua contagem de pontos não baixar para 7 ou menos, consulte um médico.

É incontestável que nossa sociedade vive num ritmo  desnecessariamente acelerado e  com evidentes prejuízos na qualidade do sono e da vida.

        Fiz o teste lembrando como era minha rotina antes das férias, considerando meus horários em função do trabalho e da faculdade, mais os efeitos disso no dia-a-dia. No meu caso fiquei com 8 pontos: evidentes sinais de débito de sono. Putz! Sou um cafécômano e tá na hora de largar isso. Meu trabalho deve sofrer alteração de horário e aposto minhas fichar que finalmente vou arrumar essa zona que são meus horários de sono.

        Stanley Coren deixa bem claro nesse livro, como é comum as pessoas prejudicarem o sono, acreditando que vão conseguir aproveitar melhor outras atividades. Ledo engano. Nossos ciclos de sono trabalham arduamente para melhorar nosso corpo e mente. É o que nos reconstrói, mobiliza memórias e as consolida, trabalha criativamente com problemas, reforçando o aprendizado, regula hormônios, recupera e faz bombar os músculos… a lista parece não ter fim!…

        Tudo isso, sem ter entrado no mérito do nosso principal assunto que são os sonhos lúcidos. A essa altura deve estar bem claro o quanto podemos estar prejudicando as possibilidades de conseguirmos ficar conscientes nos sonhos. Se estamos detonados com prejuízo no ciclo normal do sono que energia menal sobrará para levarmos adiante nossos planos de sonhos lúcidos?

Stanley Coren, Ph.D, cientista e professor de psicologia na University of British Comlumbia

           Nas palavras do Dr. Coren: ” Quando sacrificamos nossas horas de repouso, cortando a dose tradicional, a deterioração é visível. Se você perde duas horas hoje e duas amanhã, seu desempenho no terceiro dia será tão baixo quanto se tivesse perdido tudo em uma única noite. É assim que o déficit cresce, virando débito de sono e comprometendo cada vez mais nossas ações. Até a idiotia e a morte, como demonstrei ao falar da taxa americana de morte por acidentes que aumenta 6 por cento por causa de uma hora a menos de sono no verão.”




Bibliografia:

Coren, Stanley: Ladrões de Sono. Cultura Editores Associados. São Paulo: 1996.

Você pode gostar...

14 Resultados

  1. Ana Amorim disse:

    "É incontestável que nossa sociedade vive num ritmo desnecessariamente acelerado e com evidentes prejuízos na qualidade do sono e da vida."
    Está aí uma frase que poderia ser reconhecida pela minha escola IRAIRAIRIA
    Marquei 5 pontos, porque estou me esforçando nisso desde o início do ano.
    Se eu tivesse feito o teste no ano passado, os resultados com certeza não seriam "tão bons".

    Um ótimo blog o seu!

  2. Brigadão Ana! Fiz uma visita no teu blog tbém! Parabéns menina!

  3. Olá marlon, não sei como estou indo ultimamente, mas acredito que minha lembrança de sonhos está meio debilitada por talvez falta de qualidade de sono. Acontece que no começo dessa semana eu quase não lembrava de nenhum sono. Bem fui me concentrando e até ontem e hoje parece que tive as noites mais agitadas de toda minha vida uhsahusu Não estou tendo sonhos lucidos mais estou sonhando muita coisa, muita coisa mesmo! Meu diario ja ta ficando bem encorpado. Mais ainda não sei pq não estou tendo SL que eu costumava ter após 3 ou 4 sonhos anotados. Agora estou com mais de 6 dias de sonhos anotados e bem lembrados e ainda nada =/

    Bem só pra fazer mais um relato pro pessoal auhahs só pra dar inveja ao Tulio tive mais um sonho estilo bettlefield durante o REM o qual acredito ter muito significado. Ai vai;

    Essa é a ultima parte do sono, foi seguida de um sonho n-preditivo (mas muito detalhado)
    Tinha um tiozinho enviado um tipo de broadcast com uma mensagem que eu não entendia pois ele falava outra língua e a legenda estava falhando. (Era noite e o sonho estava bem iluminado por luzes e pela lua) Logo ouvi uma explosão e vi que estava dentro de uma casinha mau iluminada em favela da zona norte. E la estava eu com uma pistola na mão, não pensei duas vezes e corri para janela e vi dois “soldados” de costa pra mim trocando tiros. Abati os dois (quando tentei recarregar a arma ela se transformou em uma arma mais tecnológica) e pulei da janela, abaixado, e peguei uma espécie de fuzil AK-47 de um deles. A pistola que eu usava não era comum ela soltava uns pulsos eletromagnéticos. Pra variar o motivo da guerra era um contato alienígena e eu sabia que os “soldados” q eu estava abatendo não eram humanos. Portei o fuzil perfeitamente, mas ele era diferente o gatilho soltava uma espécie de laser que cortava tudo. Em cima do gatilho tinha um tipo de botão que disparava tiros de chumbo. Ainda ali atrás de um murinho vi outro passando por cima, dei possivelmente três tiros nele. Depois vi alguém passando em cima de uma moto. Tentei abate-lo tiros normais mais errei por três tentativas. Depois coloquei o laser na frente do seu caminho e cortei ele no meio (lol). Olhei ao redor e vi que estava seguro e fui andando sentido centro com minha AK. Quando o dia estava quase amanhecendo, passei por uma viela com uma escada e encontrei uma menina que eu tinha visto no sonho n-preditivo anterior (eu não a conheço em vigília). Ela deixou sua chave cair, eu avisei pra ela e a mandei pra casa e mandei tomar cuidado.

  4. Ei! Tá jogando direto Breno?!
    Tive um sonho com tema parecido nessa noite. Sonhei com guerra e que eu tinha virado um ditador! bwhahaahahaha
    Discutia com meus amigos e colegas da facul sobre minha mudança kkkkk

  5. Marlon particularmente os sonhos são bem melhores que o jogo e com certeza tem mais emoção auhshua fora o fato de que se vc morre n tem continue , vc simplesmente acorda ou cai em outro sonho (sim isso ja aconteceu comigo xD)

  6. "Débito de sono grave"
    tenso 🙁

  7. POXAAAA Oliveira q lokoooo o sonho man 😀

    poh mano mandou a menina pra casa? era gatinha?kkkkkkkkkk

  8. n sei tulio a mina parecia ser da hora e q nunca vi uma menina parecida em vigilia, mas era morena ;D eu tava cuidando dos cachorros dela no sonho passado xD

  9. Ivone disse:

    Levei 7. Nem foi surpresa até. Preciso melhorar isso. Legal o post!

  10. kkkkkkkkkkkkkk, esse Túlio… 😛 Sonho massa, Breno. Legal mesmo. Cheguei a ter uns sonhos pouco parecido, mas nenhum tão legal.

    Ah, tirei nota 9. Comparando com os outros, a nota tá boa demais! 😛

    Bons sonhos galera!

  11. Tirei 3 "sim". Durmo muito bem, acho q fui o único q tirou essa nota daqui.

  12. Tá mto bem Rodrigo! 😉

  13. Eita, fiz 11 "sim", tá na hora de eu dar uma mudada nisso por que minha atenção tá horrível, vou passar agora de 4 ou 5 horas de sono para 9 (só na terça que não dá porque tem The Walking Dead). Mas eu acho que é isso que tá causando esses meus esquecimentos dos sonhos e de algumas coisas no estado desperto.

  14. Very nice post. I just stumbled upon your blog and wanted to say that I have truly enjoyed surfing around your blog posts. In any case I will be subscribing to your feed and I hope you write again soon!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *