Quanto tempo leva para ter um sonho lúcido?

     Ficar consciente enquanto sonhamos não requer qualquer empenho estapafúrdio. Toda e qualquer pessoa comum pode conseguir. A menos é claro que esteja com alguma interferência mais séria em sua qualidade do sono… esteja tomando algum medicamento que prejudique as fases naturais dos ciclos do sono…  e por aí vai. 

Não é preciso ser dotado de habilidades especiais, frequentar alguma seita ou  dedicar grande empenho para conseguir  mergulhar sua consciência no estado mental dos sonhos.

     Quando me questionam sobre o grau de dificuldade ou o tempo que leva para conseguir ter um sonho lúcido, gosto sempre de lembrar o exemplo de um dos primeiros pesquisadores dos sonhos lúcidos: o marquês de Saint Denys. Ele não só foi um pioneiro na desbravação do tema, mas serve como referência, para dar uma idéia do grau de dificuldade dessa experiência que afinal, definitivamente não oferece dificuldade alguma. Exceto talvez, ter no mínimo boa qualidade de sono e seguir algumas orientações.

    De acordo com Peter Fenwick – neuropsiquiatra com livros e pesquisas publicados na área(vide o texto sobre sonecas): “(…)Saint-Denys, um dos primeiros sonhadores lúcidos que tentou 207 noites antes de ter seu primeiro sonho lúcido. O segundo veio na noite 214. No final de 6 meses, ele tinha 2 por semana.”

O marquês Saint-Denys publicou em 1867 o livro “Sonhos e como guiá-los”.







    Reparem que estamos considerando um dos primeiros onironautas a se aventurar com a brincadeira. Que métodos, dicas, orientações ou experiências oriundas de laboratório do sono existia naquela época?! O marquês de Saint-Denys, a quem eu gosto de me referir como o “Marquês dos  Sonhos”, fazia suas aventuras no seu mundo dos sonhos, pelos idos de do século XIX… publicou seu próprio livro em 1867, entitulado “Sonhos e como guiá-los”, no qual relata mais de 20 anos com suas experimentações em sonhos lúcidos. Resumindo, o sujeito arregaçou!

    Esse exemplo supra-citado é magistral. Se em pleno século XIX, o marquês que não tinha acesso a vasta quantidade de informações que temos hoje, conseguiu em 6 meses atingir a média de 2 sonhos lúcidos por semana, pode-se ficar otimista com relação a situação atual.

    Apesar da demora, um bocado grande de 207 dias, para conseguir ter o primeiro sonho lúcido, 6 meses para atingir a média de 2 sonhos lúcidos por semana, eu considero um feito extraordinário. Dois sonhos lúcidos por semana, é a frequência por exemplo do Bruno Grego que realiza experiências nas pesquisas pela UFRN.

Estamos em uma época fértil de informações e conhecimentos valiosos para facilitar as experiências de sonhos conscientes. Métodos e técnicas consagrados, muitos deles praticados em laboratórios do sono, desde a década de 80.

     Suspeito que a maior dificuldade para conseguir ter sonho lúcido é invariavelmente conquistar boa qualidade de sono. Como é comum encontrar no meu círculo de amigos, colegas de trabalho e de estudo… olheiras! Já comentei aqui sobre o livro “Ladrões do Sono”, do Stanley Coren e como o débito de sono é frequente no nosso modo de vida. Acabamos sacrificando a qualidade do sono com frequência absurda. Voltarei a abordar temas relacionados a esse livro formidável.

     Vale ressaltar que já no séc. XIX, o Marquês dos Sonhos, no seu livro, apresentava suas próprias orientações acerca da obtenção de sonhos lúcidos:

– anotação dos sonhos

– acordar pela própria vontade

     Em suma, comece com o básico:
melhore sua qualidade de sono, procure dormir bem o suficiente a ponto de não precisar de despertador. Mas principalmente que não dependa de café ou energéticos durante o dia.

faça um diário de sonhos, passando a anotar e fortalecendo sua capacidade de recordação e reconhecimento da estrutura dos sonhos. 

adote um método,  MILD, Tholey, WBTB, WILD, CAT… não importa qual, aprenda pelo menos um deles e siga os passos religiosamente. Pela minha experiência e de vários onironautas que mantenho contato, recomendo os 3 primeiros.

realize reality checks: olhe para as mãos, acione interruptores, veja a hora no relógio, puxe o dedo, observe seu reflexo no espelho, questionando-se “Estou sonhando ou não?”

   … essas orientações são consagradas e grande parte delas não era conhecida no século retrasado. Comparando com a realidade vivida por Saint-Denys… fica um bocado mais otimista a perspectiva de ter sonhos lúcidos não!?

Fonte: 

PARKER Jennifer e ENNIS Maeve. Fique por dentro dos Sonhos. Cosac & Naify Edições, 2ª ed. 2001: São Paulo.

LABERGE, Stephen. Sonhos Lúcidos. 1985
Ed. Siciliano Livros, Jornais e Revistas Ltda. 1990(esgotada)

Você pode gostar...

13 Resultados

  1. Kaio disse:

    Oi Márlon, eu vou entrar de férias a partir do dia 7 e voltar a ativa com o meu diário dos sonhos… e não sossego enquanto eu não conseguir realizar o wild!!!
    Qualquer coisa eu te peço umas dicas 😉
    Vlw manow!!

  2. Oi Kaio! Férias heim! Só alegria ;))
    Pode contar comigo e não deixe de relatar os avanços tbém companheiro.
    Abç e bons sonhos!

  3. E aê Márlon, passando aqui só pra apresentar o resultado de testes durante os sonhos. Essa noite tive um daqueles sonhos lúcidos do tipo "Waking Life", cheio de falsos despertar

    Bom, em meio a esse sonho lúcido, em meio a um voo pra ser mais exato, eu me lembrei de me perguntar qual a minha idade e o meu endereço, apesar de ter uma pequena demora pra lembrar a minha idade, consegui responder de forma correta, com meu endereço não tive nenhum problema também.

  4. Opa! Demais Douglas! Parabéns pela experiência Doug! Assim que eu tiver meu próximo vou fazer algumas experimentações e trazer aqui tbém. 😉 Continue contribuindo companheiro!
    Abs e bons sonhos!

  5. Victor Vagner disse:

    Marlon eu queria te fazer uma pergunta é que eu queria saber como eu posso ter sonhos em primeira pessoa,em todos os sonhos que eu tenho são em em terceira pessoa,as vezes quando eu me lembro de fazer Realit Checks das mãos e de olhar o espelho fica tudo em primeira pessoa mas só que depois de uns 10 segundos +- fica tudo escuro e começo a ouvir algumas vozes e acordo em seguida,o estranho é que isso acontece sempre que eu descubro estar sonhando,eu já tentei os metodos WBTB,WILD,MILD e o THOLEY(Antes eu achava que era porque eu usava o Wild então eu tentei outros metodos mas ainda meus sonhos sempre que eu descubro estar sonhando isso ainda acontece)então eu queria saber porque isso acontece e se é normal em qualquer onironauta.

  6. Oi Victor,
    É uma situação que já apareceu algumas vezes aqui no blog. Com um pouquinho de criatividade e paciência acredito que não vai ser difícil sair da 3a pessoa.
    .
    Na parte de comentários desse texto há um pequeno debate sobre o tema:
    http://www.sonhoslucidos.com/2011/03/alimentos-para-poder-ter-sonhos-lucidos.html
    .
    Outro texto aqui embaixo:
    http://hypescience.com/videogames-antes-de-dormir-podem-alterar-seus-sonhos/
    .
    Quando estiver aplicando o Tholey, aproveite o passo 6 e ao se imaginar sonhando, que tudo a sua volta é um sonho, procure sentir bem a sensação de estar na 1a pessoa. Esfregue as mãos, olhe para elas, conte os dedos… coisas do gênero.

  7. joao victor disse:

    cara comecei com isso ontem, hoje ja consegui meio que controlar a hora de acordar, quando fui dormir falei vou acordar as 10 horas, acordei 9 e meia
    só falta o sonho lucido agora para soltar uns kamehamehas da vida ai

  8. Junior Muniz disse:

    Cara eu tenho um rotina pesada demais durante a semana menos dia de sábado e domingo fico esgotado mesmo no final do dia estou tentando ter sonhos lúcidos lembro de sonhos q tenho toda noite faço reality checks todo momento mais n tive um sonho lúcido alguem pode me dar uma dica ?

  9. Unknown disse:

    Fala ae galera queria a ajuda dos senhores aqui presente, eu comecei ja tem 2 noites atrás a aplicar o método CAT sigo o passo a passo correto e tals mas sobretudo como sempre ocorreu comigo nao me lembro dos meus sonhos eu durmo em media 7h por noite e nao lembro de nada… Abraço desde ja agradeço!

  10. Fala ae galera queria a ajuda dos senhores aqui presente, eu comecei ja tem 2 noites atrás a aplicar o método CAT sigo o passo a passo correto e tals mas sobretudo como sempre ocorreu comigo nao me lembro dos meus sonhos eu durmo em media 7h por noite e nao lembro de nada… Abraço desde ja agradeço!

  11. buy csgo disse:

    Hello, well put together site you’ve gotten here

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *