Saber se está sonhando ou não… mas afinal, existe sonho “meio-lúcido”?!

Existe sonho meio – lúcido? É possível sentir medo em um sonho lúcido? Saber que está sonhando e ter dificuldade de recordar planos realizados no estado desperto?  Não conseguir controlar, fazer proezas fantásticas ou manipular o sonho, mesmo se sentindo plenamente consciente, como se estivesse acordado?

warlock
Será possível saber que estamos sonhando, mas não atingirmos uma consciência próxima do estado desperto?

Convido sonhadores lúcidos e interessados, para uma intrigante reflexão: considerando que existe uma cabal diferença entre saber que está sonhando(sonho lúcido) e o sonho comum, o qual permanecemos ignorando nosso estado adormecido(e de sonho)… seria possível ficarmos no meio-termo disso tudo?!

Numa perspectiva mais prática ao questionarmos: “estou sonhando ou não?”. O problema parece ficar resumido em saber ou não saber que estamos sonhando.

Essas questões envolvem a necessidade de investigação sobre a própria natureza e o conceito do que é sonho lúcido. Para Revonsuo (1995), em seu artigo ‘Consciência, sonhos e realidades virtuais’·, os sonhos são essenciais para a compreensão da consciência desperta. Pode-se dizer, na perspectiva do sonho lúcido, como uma oportunidade para explorar o quão profunda é a toca do coelho, quando tratamos da presença da consciência nos sonhos.

Quando questionamos a natureza de um sonho lúcido, conceitualmente o elemento mais exaltado é “saber que estamos sonhando”(Green 1968, Gruber, Steffen & Vonderhaar 1995, Laberge and Gackenbach 2000, p. 152).  Essa concepção traz um conjunto de elementos que podem ajudar a explicar os motivos pelos quais a experiência da consciência nos sonhos  ou o sonho lúcido, pode variar tanto de um sonho para outro.

Um exemplo de sonho recente que tive, no qual costumo colocar em cheque minha lucidez:

“Observando um prédio, um grupo de pessoas se aproximava em desespero. Assaltantes estavam vindo!… Acompanhava o sonho sem participar, como observador, presenciando a correria pelos corredores do prédio. Muitos conseguiram entrar nos apartamentos, mas alguns ficaram para fora, dentre os quais minha amada.

Levaram ela embora. Minha personagem surgiu e eu estava enfurecido. Procurei um lugar para sair, onde os pegaria de surpresa. Encontrei um corredor que dava para uma abertura do prédio, porém sem elevador ou escadas. Olhei para baixo do prédio e senti medo. Ao mesmo tempo…

Nesse momento percebi que estava sonhando. Só podia!

Saltei sobre aquela abertura e flutuei. Voei em direção aos criminosos. Comecei a dar socos, os quais foram ficando mais e mais fortes. Os murros eram tão fortes que os bandidos voavam e seus corpos se arrebentavam contra paredes. Perguntei para um deles se “estavam afim de ganhar um câncer na próstata?” e soltei uma fulgurante rajada laser dos meus olhos…”

doctor-strange-mordo

Salvei minha esposa… e o sonho terminou.

A crítica que eu faço para esse tipo de sonho, com relação a existência de lucidez, é no sentido da incapacidade de refletir, durante o sonho, sobre a inexistência de perigos e que tudo no sonho era simples criação mental minha.

Talvez eu tenha obtido uma percepção da realidade do sonho. Percebi estar apenas sonhando e pude agir dentro da narrativa do sonho, aproveitando-me desse conhecimento e utilizando os recursos disponíveis, entre os quais, não me preocupar com a altura do prédio, voar e vencer qualquer inimigo, etc.. entretanto seria possível ter certeza de que isso foi um estado tão consciente quanto o desperto?

Ora, ao tomar conhecimento de que tudo era apenas um sonho, o que justificaria meu esquecimento de realizar as coisas que tinha planejado fazer quando voltasse a ter um sonho lúcido? Pior, qual a razão de ficar brigando com personagens que eram simples criações mentais minhas?…

Hellions3

 Não seria oportuno questionar a concepção comum de que o sonho lúcido seja apenas “saber que estamos sonhando”? Saber ou não saber, já pode não soar de maneira retumbante como o conceito definitivo de lucidez no sonho. A nossa mente, assim como no estado desperto, parece poder apresentar graus de lucidez ou consciência.

Uma pesquisa publicada em 2012(VOSS e outros 2012), dotada de uma interessante interdisciplinaridade – áreas da filosofia, psicologia e neurociência estão envolvidas – discriminou oito elementos que foram analisados comparativamente entre os sonhos comuns e os sonhos lúcidos: controle, realismo, memória, intuição, emoções positivas, emoções negativas, pensamento e dissociação.  A abordagem dessa pesquisa será utilizada no próximo post, o qual será tratado com mais profundidade os graus de consciência num sonho lúcido.

Referências Bibliográficas:

REVONSUO, A. Consciousness, dreams and virtual realities, Philosophical Psychology, 8:1, 35-58

WINDT, J. Dreaming: A Conceptual Framework for Philosophy of Mind and Empirical Research. Cambridge: MIT Press. 2015;

GREEN. C. E. (1968). Lucid Dreams, London: Hamish Hamilton.

GRUBER, R -E., Steffen, J – J., & Vonderhaar, S – P. (1995). Lucid dreaming, waking personality and cognitive development. Dreaming, 5 (1), 1 -12.

LABERGE, S., and Gackenbach, J. (2000). Lucid dreaming. In Cardeña, E., Lynn, S.J., and Krippner, S., eds. , Varieties of anomalous experience: Examining the scientific evidence. Washington, D.C. American Psychological Association.

Voss, U., Schermelleh-Engel, K., Windt, J. M., Frenzel, C., and Hobson, J. A. (2013). Measuring consciousness in dreams: the lucidity and consciousness in dreams scale. Conscious. Cogn. 22, 8–21. doi: 10.1016/j.concog.2012.11.001

Se você gostou desse conteúdo, ajude a divulgar compartilhando em suas redes sociais

POSTAGENS RELACIONADAS

21 respostas

  1. Eu tive um sonho lúcido no qual fiz a técnica de acordar e voltar para a cama sem querer, só acho chato, por que muitas vezes só temos um sonho lúcido quando menos esperamos.

    1. Olá Felipe,
      Ter sonho lucido quando menos esperamos, passa a impressão de que conseguimos quando estamos mais relaxados quanto ao objetivo de ficar consciente não acha? Ainda assim, mantendo firme certas técnicas, tanto melhor.

  2. Achei interessante isso, comigo pelo menos acontece, sem contar que aqui mesmo ja foi dito que é possível ter consciência que estamos em um sonho so que sem podemos controla-lo ja que sao duas coisas diferentes, comigo acontece bastante de eu ter sonhos que digo que estou sonhando sei mas nem se quer fico lucido!
    tantos sonhos assim que ja criei ate um nome para isso para mim “sonho meio lucido” ou “sonho semi lucido”…

      1. Creio que ja devo ter falado no forum mas vou repetir: tipo eu olho minhas maos falo que to sonhando mas é so um sonho de um sonho lucido é como se eu estivesse sonhando que eu estivesse tendo um sonho lucido, tipo um sonho lucido dentro de um sonho, é so um sonho nao lucido mas dentro dele tem meu desejo de ter Sonho Lucido “Konigin” no forum ja falou sobre esse tipo de sonho. diz que geralmente é quando estamos muitos focados no assunto de sonhos lucidos ai sonhamos com tal.

        1. Exatamente Tabarisco. É o tipo de sonho que o Daniel Dennett afirmava que eram os sonhos lúcidos. Fiz um post ressaltando a idéia dele que na época era bem crível, pelo menos até os experimentos em laboratório comprovarem a existência desse estado mental.

          1. Opa desculpa a grande demora na resposta. ja achei varios casos como esse, 1-no forum konigin falou sobre isso que se chama sonho lucido sonhado 2- no nosso chat que eu falei com umas pessoas sobre isso “semi-sonho lucido” 3- no dreamviews e em outros foruns ou ate blogs de sonhos lucidos 4- no reddit 5- em um blog que ate dizia um nome para isso que agora se perdeu nas profundezas da memoria.

  3. Acho que depende do sonhador. Pq eu gosto de acompanhar a narrativas dos sonhos como se eu fosse o cara que td pode mas com limitações (igual a super herois de quadrinhos que não podem exatamente td pra não ficar apelão de mais ).
    Antes de conhecer sites sempre bolei meu manual do que fazer nos meus recorrentes sonhos lúcidos. Por isso eu aprendi técnicas como: Voar, telecinesia, intangibilidade,invisibilidade,super força, teletransporte e “invocar pessoas”…
    haaa, e meu teste de realidade (depois de ver uns 15 posts agora) é bem diferente, como eu ja sei voar sempre eu tento voar, se eu conseguir é pq to sonhando (óbvio né).
    Gostei mto do site vc(s) tão de parabéns!!!!

    1. Brigadão pela força Wellison!

      Penso bem parecido contigo, nessa perspectiva de procurar interferir minimamente no cenário do sonho. O LaBerge defende essa linha no livro Sonhos Lúcidos(esgotado aqui no Brasil).
      Sobre teu reality check do vôo… como tu faz para efetuar ele no estado desperto? rs

  4. Tive um sonho lucido , nele eu estava sendo controlado por uma maquina que fazia as pessoas terem sonhos lucidos , haha louco né ? dai tinha um botão que emitia umas batidas binaurais , algo assim.

    1. Bom , eu tambei tentava controlar , mas me frustrava porque tipo , eu não conseguia. Era como se eu tivesse que usar palavras chaves. Exemplo : se eu quisesse que começasse a chover , teria que falar / pensar ”eu quero que comece a cair água do céu” ou algo assim. O que aconselha a pensar para controlar ou algo assim.

    1. Essa técnica é especial para quem quer adentrar do estado desperto para o sono, sem perder a consciência. Mas é bem pouco recomendável para quem sente alguma dificuldade para pegar no sono.

  5. Cara que Louco, não sabia que isso tinha nome. Eu tava pesquisando umas coisas na net e cai aqui… Eu consigo fazer isso, saber que estou sonhando e controla aquilo que to sonhando… Se eu dizer que vou acordar no sonho, eu realmente acordo e algumas vezes, consigo continuar de onde parou.
    Que legal!!!!

  6. Essa noite tive minha primeira experiência de sonho lúcido, já tinha tomado ciência de que sonhava outras vezes, mas essa noite parece que consegui controlar.. queria saber se sim rsrs

    Sonhei que estava em uma rua praticamente vazia.. tudo cinza em volta.. eu olhei para o céu que estava azul e disse: eu estou sonhando. Olhei pra frente e vi minha irmã, e pareceu que quando tomei ciência do sonho as coisas tremiam, se agitavam.. me acalmei e disse: não quero acordar.. daí o cenário ficou todo vazio e eu decidirmos voar, e consegui.. no começo tinha medo mas depois ficou fácil.. daí decidi tentar fazer outra coisa, mas não conseguia.. acabei mudando de sonho é nesse sonho eu dizia: cara, acabei de ter um sonho lúcido. Fiquei em dúvida se foi um sonho lúcido por não ter conseguido fazer nada além de voar rsrs

  7. Eu consego colocar pessoas famosas no meu sonho e ,foi o meu idolo, foi muito bom. Eu simplesmente falei william apareça e ai ele apareceu subindo a escada da minha casa. E foi muito bom, eu pude abraça-lo dizer que sou muito fã dele e tudo mais. Me fala mais tecnicas para ter sonhos lucidos?

  8. Isso de graus de consciência é algo bem comum em meus sonhos. No meu caso é afetado por duas coisas distintas: Voar e reentrar.
    Se eu estou lúcido num sonho, as vezes, quando decido que vou voar para chegar em algum lugar percebo que a lucidez se esvai enquanto eu estou voando. Normalmente sigo até objetivo que desejava ir enquanto estava totalmente lúcido, porém, ao chegar lá começo agir mais por instinto do que pela lógica. O mesmo acontece se eu faço uma reentrada meio forçada.
    Por um lado isso me ajuda algumas vezes já que quando entro nesse “modus operandi” coisa como medo ou duvidas raramente me atrapalham, além de que consigo seguir melhor a o conto do próprio sonho.
    Infelizmente também por outro lado, me parece que minha capacidade de diálogo diminui e dificilmente eu falo uma frase que seja longa ou bem refletida. Eu apenas elimino qualquer coisa quem e atrapalhe de chegar no objetivo que eu queria chegar antes de perder parte da lucidez.

  9. Algo estranho ocorre comigo.
    É muito fácil eu ter sonhos lúcidos e conseguir sair de um sonho não lúcido para um sonho lúcido utilizando-se de um reality check, porém por mais que eu me esforce para controlar este sonho eu não consigo, além de que sempre que eu tento voar nesses sonhos eu voo muito baixo e acabo ficando presos nos fios de postes de energia.
    Onde posso encontrar instruções de como manipular o sonho em que eu estou lúcido??

    1. Olá Yan, sugiro alguns vídeos bem legais de vôo, em especial aqueles com drones ou do super-homem, com uma visão de 1a pessoa.

      Fora a habilidade para voar e poder realizar desejos nos sonhos, experimente a Técnica das Portas.

      Abraço e bons sonhos!

  10. Sempre tenho sonhos que parecem bem reais, e sempre lembro de todos, uns 3 por noite. Lendo e estudando aqui sobre o assunto, lembro de fazer check no sonho com as mãos, mas elas ficam bem normais na real, até coloquei e tirei anéis dos dedos e nada. Num banheiro até consegui trancar a porta, (depois de 2 tentativas, pah!) o que num sonho é qse impossivel, não? Com isso não ganho lucidez. Será que tem alguma forma de induzir lucidez; antes de dormir, como visualizar tendo um sonho lucido, ou..? bom, continuo insistindo, anotando todos os sonhos e fazendo check! Uma hora rola! 🙂

  11. Meu nome é Wilson, tenho 23 anos, e com 14 anos, lembro como se fosse hoje, acordei normalmente em minha cama, abi os olhos, peguei o celular, e quando liguei a tela pra ver a hora, não conseguia ver nada, estava toda borrada e colorida, achei estranho e levantei da cama, fui até o interruptor e quando apertei, a luz não acendeu, ou melhor, ela acendeu, mas roxa , e bem escura, nesse momento fui tomado por uma sensação de medo, um pavor muito grande.
    Com muito receio fui andando até o quarto da minha mãe, e me deparei com ela, e minha irmã mais nova sentadas na cama, as duas rindo descontroladamente, dando gargalhadas, e eu ali, parado, perguntando porque estavam rindo, pedindo que parassem, pois aquilo me aterrorizava, pois o “clima” era muito tenso, não sabia exatamente porque, mas parecia que eu estava dentro de um filme de terror,até que fechei os olhos, me concentrei, e por consequência acordei.
    No dia seguinte tudo se repetiu exatamente igual até a parte do interruptor, e da luz negra, mas quando fui até o quarto da minha mãe, ela estava deitada, dormindo ao lado do meu pai, e eu me questionava se aquilo era real, mas no fundo eu sabia que era um sonho, pois o sentimento de medo, permanecia, e eu tinha pavor simplesmente pelo fato de estar ali. Até que o medo foi tanto, que eu decidi me atirar no chão de cabeça, como se fosse uma piscina, e nesse momento acordei de novo na minha cama, e foi aí o inicio do meu inferno particular, pois quando eu peguei o celular pra ver as horas, com plena convicção de estava acordado, a tela ficou toda borrada e colorida, levantei, apertei o interruptor e a luz ficou roxa, e eu pensei comigo, oque foi isso?, mas por sorte eu eu tinha acabado de descobrir um método pra sair do sonho, ou melhor, do pesadelo, então sem pensar duas vezes, mergulhei de cabeça no chão, e acordei, ou achei que tinha acordado, novamente olho pra tela do celular e tudo borrado e colorido, daí em diante foi um desespero, aquilo se repetia incessantemente, e nunca acabava, chegava a repetir cerca de 50 vezes, por noite,durante meses, cheguei ao ponto de não querer dormir, até que um dia tentei superar todo aquele medo, e durante o sonho, fui até a porta, abri, e me deparei com meu cachorro, um chow-chow, mas ele estava muito magro, esquelético, e amarrado, aquilo me abalou muito, eu sentia tanto medo, eu só queria pular no chão e voltar pra cama, mas eu prossegui, fui até o portão e estava trancado, olhei pro céu, e ele estava vermelho, mas muito sombrio, então resolvi pular o muro, pois sempre fazia isso na vida real, então quando pulei, me deparei com um verdadeiro caos na rua, as pessoas brigavam com facas, foices, e fogo, dentro das casas todos se agredindo, como se estivessem possuidos, sei lá, quando comecei a andar parecia que eu estava altemente alcoolizado, dava um passo pra frente, e dois pro lado, e o medo só aumentava, até que eu não aguentei tanta pressão e mergulhei no asfalto, voltando direto pra cama.
    Esse mesmo sonho continuou me atormentando até meus 17 anos, quando começaram a ficar mais raros, e com 20 anos, quando fui embora da casa da minha mãe, eles pararam…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Recent Posts

Como ter sonhos Lúcidos

plugins premium WordPress