Sonho Lúcido, uma crença?!

    Para Daniel Dennett¹, na época da publicação de seu texto(1978), o sonho lúcido nada mais era que apenas mais um tema de sonho como qualquer outro.

A idéia de sonhar que teve um sonho lúcido, para explicação dos sonhos lúcidos, foi um argumento usado por Daniel Dennett e resiste ao tempo como um modelo interessante. Na imagem, cena do excelente filme A Morte nos Sonhos.

    De fato a idéia de Dennett não só era um belo argumento para contestar a existência dos sonhos lúcidos – pelo menos até sua comprovação – assim como ainda serve para ajudar a identificar um tipo de sonho que pode trazer a ilusão da presença da consciência. 
    Assim… é possível alguém sonhar que teve um sonho lúcido e não ter ficado consciente no sonho? Essa questão intrigante já foi debatida “aqui” nosso Fórum de sonhadores lúcidos. E partindo daquelas argumentações muito bem colocadas pelos companheiro(a)s do fórum, mais os textos do Dennett², pode-se elaborar essa interessante perspectiva:
  Quando se sonha que teve um sonho lúcido, o sonhador não estaria munido de capacidade de raciocínio, reflexão ou memória da vigília. Seria apenas um sonho com esse tipo específico de tema, no qual há crença de ter ficado consciente, porém sem o comportamento reflexivo-mental típico de alguém desperto.

Outra cena do filme Dreamscape – A Morte nos Sonhos, de 1984.

    Exemplificando, em um sonho hipotético: 
(…)percebi que estava sonhando e voei. Nesse momento notei estar nu e ao olhar para baixo crianças soltavam risadas, para minha total vergonha. Tentei sair desesperado dali, porém acabei pousando lentamente e chorei. 
   Afinal posso sonhar que tinha uma super-memória, sonhar que era um grande gênio de absurda inteligência ou fenômeno criativo musical… sem que eu realmente tenha atingido essas habilidades. Da mesma maneira posso ter sonhador que fiquei consciente!… Porém ao analisar o sonho, como no exemplo acima exposto, evidencia-se a ausência de elementos básicos da consciência, como o raciocínio focado na percepção de que tudo era apenas um sonho e a memória de que na verdade eu estava dormindo na minha cama.
    Outros relatos típicos são os sonhos em que o sonhador pareceu ter alguma percepção de que estava sonhando, mas imediatamente passa a confabular com outros personagens do sonho, eufórico com a novidade… e insiste em conseguir reações inteligíveis, chegando mesmo a ficar frustrado com as reações(???) dos seus próprios construtos mentais, para logo depois cair em algum tipo de comportamento contraditório para com a presença da consciência.

De acordo com recentes pesquisas conduzidas por Ursula Voss, Windt e outros, talvez seja possível identificar fatores para uma escala de grau de consciência nos sonhos. Na imagem, cena do filme Skanner Darkly – O Homem Duplo, baseado na obra de Philip K. Dick.

    Para Ursula Voss, Windt(e outros)³, é possível estabelecer uma espécie de escala indicativa da presença da consciência ou da qualidade da lucidez no sonho. Esses fatores são: insight (nesse caso a percepção de se estar sonhando), raciocínio, memória, controle, tipos de emoção e autopercepção. Mas aqui já é tema para outro texto.
    Parece evidente que possa existir diferentes graus de consciência nos sonhos, assim como no estado desperto. Uma boa ferramenta para ajudar a reunir a concentração no sonho (e talvez intensificar a consciência) é fazer planos no estado desperto. Procure planejar experimentos que possam oferecer algum leve desafio. Só o fato de conseguir se lembrar disso a partir do estado mental do seu sonho, poderá contribuir bastante para qualidade do seu sonho lúcido.
DENNETT, Daniel C. Brainstorms: Ensaios Filosóficos Sobre Mente e Psicologia. São Paulo:      UNESP, 1978. p. 187-209
_________(1979): The Onus Re Experiences. Philosophical Studies 35: p. 315-318.
Voss, U., Schermelleh-Engel, K., Windt, J. M., Frenzel, C., & Hobson, J. A. (2013).
Measuring consciousness in dreams: the lucidity and consciousness in dreams scale.
Consciousness and Cognition, 22(1), 8–21.

Você pode gostar...

29 Resultados

  1. Rodrigo silva disse:

    Esse tipo de sonho que VC falou nada mais é que sonho comum.a pessoa apenas sonha que ficou lucida mas na verdade esta num sonho comum.

  2. Almir Hiriu disse:

    "As mais de 3 mil pessoas do grupo Sonhos Lúcidos, no Facebook, não têm nenhuma dúvida de que ter sonhos lúcidos controlados seja perfeitamente viável pra qualquer tipo de pessoa".

    Revista Galileu. Disponível em: < revistagalileu.globo.com/Ciencia/Neurociencia/noticia/2014/01/ciencia-dos-sonhos-lucidos.html > . Acesso em 12 de novembro de 2015.

    "Em português, o site sonhoslucidos.com e o WikiHow têm extenso material sobre como conseguir sonhos lúcidos".

    Revista Galileu. Disponível em: < revistagalileu.globo.com/Ciencia/Neurociencia/noticia/2014/01/ciencia-dos-sonhos-lucidos.html . Acesso em 12 de novembro de 2015.

    Com uma pesquisa no google pode-se chegar a este site ou ao fórum através de referências. Tudo isso resultado do reconhecimento de um bom trabalho do Márlon.

    já tinha lido a respeito desta perspectiva acerca dos sonhos lúcidos. Se há um comparação com a realidade que leva em conta as variáveis que interferem no comportamento do indivíduo e o tiram a lucidez/sobriedade, tais como bebidas, drogas, acidentes ou estados psíquicos, podendo isto se aplicar por exemplos em testes psicológicos, seria então possível criar uma escala para medir a lucidez nos sonhos, a partir de dados como o próprio relatos ou aparelhos para a monitoração de estados físicos?

    A passividade se aplica a feitos do cotidiano associados a memória como mudar a marcha de um carro. Fazemos algumas coisas "automaticamente" ou ainda ficam automáticas quando caem na rotina ou são repetidas. Algo similar ocorre nos sonhos normais sendo que, o desejo de ficar lúcido associado a técnicas muitas vezes é o suficiente para quebrar o automatismo do sonho.

    Muitas vezes me peguei sentado dentro do sonho pensando o que era tudo aquilo, aguardado a luz da janela que penetrava no quarto desmanchar o cenário onírico com o que chamo de pôr dos sonhos. Quando acordo continua o mesmo pensamento, que acordei de um sonho lúcido e a ciência de si e do mundo não havia mudado em comparação do sonho com a realidade. Escutar a barulho dentro do sonho ou identificar que a tv deve ter ficado ligada por estar sonhando com um filme que ia passar poderiam servir de provas para comprovar a lucidez do sonhador.

    • Brigadao pela contribuição Master Hiriu! O Fórum que tu administra serviu de referência tanto para esse post como para minha monografia(nossa cachorrinha Amy tendo pesadelo agora aqui do lado rs).
      Essas trocas de experiencias são valiosas para o desenvolvimento da área. Seja do campo de pesquisa, seja da habilidade ou da simples divulgação do conhecimento, é bom ver como podemos estimular e contribuir para esse desenvolvimento acontecer.

  3. Almir Hiriu disse:

    Reizen voltou e Ramon sempre se esforça também. Estamos bem unidos. De uma olhada quando puder.

    Os dados de comunidades e chats são engolidos como uma cascata, mas no fórum ficam como registro que podem ser acessados a qualquer data.
    Muitos entram parar pegar dados para trabalhos, e são bem válidos. O número de membros cresceu bastante.

    Enfim, parabéns pelo bom trabalho. Creio que eu faça algum projeto na área da psicologia também através do fórum.
    Abraço… ótimo post

  4. Diego disse:

    Olá. Acabei de ter a experiência mais intensa. Já tinha tido relances. Há algumas semanas percebi que tive sonho lúcido mesmo. Vocês materializam coisas? Espaços, ambientes e objetos? Voam? Etc?

    • Diego disse:

      Ainda, acreditam que a realidade pode ser vista por lá? Algo no sentido de interpretação do que aconteceu?

      • Rodrigo disse:

        vo postar meu sonho pra vc ler

        Sonhos Lúcidos seguidos Nível três

        Estou no meu apto, levanto e vou ate a sala, observo dois quadros um do lado do outro na parede amarela, com fotos, as duas são iguais, sou eu gordo, o quadro da direita aponto os dedos redimensionando e facho a cara emagrecer, tipo apertando como se fosse uma uva. Der repente noto que meu rosto ao emagrecer vai se transformando no rosto do meu pai, caminho pela sala vai ate a cozinha, perto da entrada, então meu pai surge vindo do corredor, olho tipo um ferrinho retangular na parede, amarela atrás só sofá, levito o objeto em direção dele, e digo: estou sonhando (momento da lucidez), ele não entende nada, então ando ate o corredor e agora esta cheio de objetos no caminho, um abajur tipo como o apto estivesse em mudança, encontro minha mãe, o sonho começa a esmaecer, tento estabilizar girando o corpo e digo: estabilize, melhora um pouco, mas esmaece de novo, perco a lucidez e acordo. No Segundo Sonho Lucido, estou em frente a meu apto, vendo os prédios amarelos, em seguida, vou ate meu apto e ate a sala, olhando pela janela, noto que e noite, então decido alterar o tempo da noite para o dia, aponto a mão em direção a janela e imagino a noite virando dia, lentamente observo a velocidade da transição e lenta, vejo as nuvens brancas, o céu azul escuro da noite tomando uma tonalidade azul claro, laranja, e amarelo como o por do Sol a tarde, e finalmente amanhece como magica, foi incrível a visão eu vi a mudança da noite pro dia, acelerando . Quando e manha, no horizonte nota o brilho do Sol intenso preenchendo todo horizonte e a paisagem era um clarão forte amarelo claro tênue e não feria os olhos, se fosse a Luz do Sol real, ia ferir. Resolvo criar um planeta no Horizonte, mas antes disso tento atravessar a janela, não consigo e vidro, igual tentar na vida real, então eu abro com a mão, com a janela aberta, aponto a mão em direção ao horizonte onde vi o clarão do Sol agora estava o céu azul, como se abrindo minha mão como se tivesse redimensionando fiz surgir uma esfera azul clara piscina, e aos poucos ganhou tamanho, ate ficar como a terra, mas era um planeta diferente, sua textura era 3D como nos modeladores, era um planeta azul escuro flutuando não fora da terra, mas dentro da terra com nuvens brancas clarinhas, era todo feito de agua, decido pular, mas me vem um medo de cair, isso foi estranho, e como se eu tive-se acordado na vida real, mas sabia que era sonho, então eu sei que não vou cair, vou flutuar, eu pulo, e flutuo em direção ao chão, estou caminhando entre arvores tipo palmeiras e montanhas, decido criar outro planeta estou no meio da rua do meu condomínio entre o bloco dois e quatro olhando o céu azul ninguém na rua só eu, redimensiono, e agora e um planeta mais azul claro ainda, um azul que nunca vi antes, uma azul piscina branca, imagino anéis nele, tipo saturno, olho pra ele os anéis ficaram fraquinhos, mas deu pra ver eles se formando este tipo inclinado e anéis bem transparente , decido criar tipo um Júpiter, mas eu lembrei que q a massa do planeta pode destruir o mundo dos sonhos, ao redimensionar, já que minha noção do tamanho e massa de júpiter foi pensada nesse momento, o planeta do sonho e a terra, se júpiter se aproxima demais, a terra e destruída pela gravidade, então decido criar um planeta que abrange todo horizonte, mas não júpiter então olhando pro horizonte redimensiona um planeta Azul escuro como o primeiro que criei, mas algo do errado, o planeta se distorce, fica na forma de um ovo, tento redimensionar de novo, mais rápido ate ficar uma esfera, então o planeta não fica uma esfera, começa a distorcer se mover pro lado, eu embaixo dele, ele enorme, ele deu errado, No horizonte um planeta enorme todo torto como um ovo, decido deixar pra lá, saio voando, e voo em direção tipo um shopping, na entrada do shopping umas pessoas e umas mulheres loiras, rindo, eu noto um cano de ferro marrom e toco-o, sinto a textura, a física, então vou em direção as garotas, depois a cena muda, talvez pensasse em estar lá, estou sentado, e ao lado um amigo de infância, Nem eco, começa um dialogo: olho pra palma da minha mão e tento passar o dedo indicador nela, ele atravesso eu facho de novo ele atravessa e estranho como se minha mão foce um fantasma, eu sinto o dedo atravessando e como atravessar a agua Eu diz a Ele: Vi sabia que estou sonhando, ele tipo rindo de oculos, diz , Sim, eu digo a ele, nosso cerebro e incrivel eu comeco a guaguejar, ele diz, oque nao entendi? E ele começa a explicar umas coisas não lembro mais, depois digo a ele: Você tab. esta sonhando, Ele diz: Sim, ai eu pergunto a ele, quando vc acordar lembra-se dessa frase: Sapatos vermelhos, ele tipo riu, apertaram a Mao dele, e concordei então eu decido voar pra cima, ate sair da terra, eu dou um impulso e saio voando, como um foguete, a subida e lenta veem as nuvens passando, brancas, entao percebo que ta muito longe de sair da atmosfera, então cria um jetpack, atrás das costas, mas eu passo a Mao atrás, e não tem nenhum jetpack, mas ouco o som da turbina e a velocidade começam a aumentar vão subindo mais depressa, ate que decido aumentar ainda mais a velocidade, eu penso numa velocidade supersonica, o som e de um jato supersonico Shiiiiiiiiiiu, ouco um estrondo como quebrando a barreira do som, e vejo fumaca, olhando pra baixo vejo nuvens, cobrindo a terra, ja estou vendo a curvatura, mas saindo da terra, algo do errado, em vez das Universas estrelas, e galaxias, eu saio num oceano, com umas ondas, mas e um oceano estranho, a agua e densa, azul escura, e o mar esta em ressaca, mas eu noto que houve uma distorcao no cenario do sonho, então, a cena muda,eu estou de volta ao condominio, eu decido criar um buraco negro, esta de noite, olho em direcao ao horizonte e redimessiono e vejo o nucleo dele no meio das estrelas, e um jato de gas branco saindo, tudo sendo engolido. Então o Sonho esmaece tento girar o corpo, mas, esmaece fica tudo escuro e acordo.

    • Márlon disse:

      Normalmente procuro aplicar a Técnica das Portas.

    • Márlon disse:

      A realidade do estado desperto se apresenta por lá de diversas maneiras. Pode ser de maneira simbólica, literal ou apenas como matéria prima para nosso inconsciente.

    • Márlon disse:

      A realidade do estado desperto se apresenta por lá de diversas maneiras. Pode ser de maneira simbólica, literal ou apenas como matéria prima para nosso inconsciente.

  5. Rapaz, estou tentando ter sonhos lúcidos a 23 dias e até não consegui ter nenhum que me lembrasse… Hoje quando acordei, tive a sensação de ter tido um, mas não conseguia me lembrar :). Eu estou querendo ver se eu consigo um através do sensor tátil( colocando o celular pra vibrar). Mas é isso aí, uma hora se Deus quiser e se nós vivermos eu conseguirei!
    E parabéns pelo blog, muito bom!

    • Márlon disse:

      Brigadao Filipe. Seja sempre bem-vindo!
      Tua qualidade de sono está boa? E fundamental dormir bem p chegar nas últimas fases de REM.
      Não esqueça do Diário de Sonhos e de observar princípios de bons Mr todos como MILD e Tholey 😉

  6. Márlon, aproveita uma horas dessas aí e publica alguma coisa sobre essa técnica. Eu vi ela lá no forúm…

  7. Cara pq vc parou de Escrever? Volta mano

  8. Hahaha. Eu durmo às 10 horas e acordo às 5:30. Na verdade, eu vou me deitar às 9:40 pra poder pegar no sono antes e ficar às 10 inteiras de sono, né?! E estou tentando acordar às 03:00 da matina para aplicar a técnica da incubação, porém meu celular está meio assim… Muito obrigado aí

  9. Rodrigo disse:

    Não concordo, que exista uma crença , ou que a pessoa, sonhou que estava sonhando lúcido “Assim… é possível alguém sonhar que teve um sonho lúcido e não ter ficado consciente no sonho?”

    não concordo com isso, pq o Sonho lúcido está ligado a vígília, e o sono REM, não tem como sonhar que estava sonhando lúcido, isso é um absurdo, e desvia a noção do sonho lúcido real.

  10. Rodrigo disse:

    Aqui está meu último sonho Lúcido que tive essa semana, confiram.

    Sonhos Lúcidos seguidos Nível três

    Estou no meu apto, levanto e vou ate a sala, observo dois quadros um do lado do outro na parede amarela, com fotos, as duas são iguais, sou eu gordo, o quadro da direita aponto os dedos redimensionando e facho a cara emagrecer, tipo apertando como se fosse uma uva. Der repente noto que meu rosto ao emagrecer vai se transformando no rosto do meu pai, caminho pela sala vai ate a cozinha, perto da entrada, então meu pai surge vindo do corredor, olho tipo um ferrinho retangular na parede, amarela atrás só sofá, levito o objeto em direção dele, e digo: estou sonhando (momento da lucidez), ele não entende nada, então ando ate o corredor e agora esta cheio de objetos no caminho, um abajur tipo como o apto estivesse em mudança, encontro minha mãe, o sonho começa a esmaecer, tento estabilizar girando o corpo e digo: estabilize, melhora um pouco, mas esmaece de novo, perco a lucidez e acordo. No Segundo Sonho Lucido, estou em frente a meu apto, vendo os prédios amarelos, em seguida, vou ate meu apto e ate a sala, olhando pela janela, noto que e noite, então decido alterar o tempo da noite para o dia, aponto a mão em direção a janela e imagino a noite virando dia, lentamente observo a velocidade da transição e lenta, vejo as nuvens brancas, o céu azul escuro da noite tomando uma tonalidade azul claro, laranja, e amarelo como o por do Sol a tarde, e finalmente amanhece como magica, foi incrível a visão eu vi a mudança da noite pro dia, acelerando . Quando e manha, no horizonte nota o brilho do Sol intenso preenchendo todo horizonte e a paisagem era um clarão forte amarelo claro tênue e não feria os olhos, se fosse a Luz do Sol real, ia ferir. Resolvo criar um planeta no Horizonte, mas antes disso tento atravessar a janela, não consigo e vidro, igual tentar na vida real, então eu abro com a mão, com a janela aberta, aponto a mão em direção ao horizonte onde vi o clarão do Sol agora estava o céu azul, como se abrindo minha mão como se tivesse redimensionando fiz surgir uma esfera azul clara piscina, e aos poucos ganhou tamanho, ate ficar como a terra, mas era um planeta diferente, sua textura era 3D como nos modeladores, era um planeta azul escuro flutuando não fora da terra, mas dentro da terra com nuvens brancas clarinhas, era todo feito de agua, decido pular, mas me vem um medo de cair, isso foi estranho, e como se eu tive-se acordado na vida real, mas sabia que era sonho, então eu sei que não vou cair, vou flutuar, eu pulo, e flutuo em direção ao chão, estou caminhando entre arvores tipo palmeiras e montanhas, decido criar outro planeta estou no meio da rua do meu condomínio entre o bloco dois e quatro olhando o céu azul ninguém na rua só eu, redimensiono, e agora e um planeta mais azul claro ainda, um azul que nunca vi antes, uma azul piscina branca, imagino anéis nele, tipo saturno, olho pra ele os anéis ficaram fraquinhos, mas deu pra ver eles se formando este tipo inclinado e anéis bem transparente , decido criar tipo um Júpiter, mas eu lembrei que q a massa do planeta pode destruir o mundo dos sonhos, ao redimensionar, já que minha noção do tamanho e massa de júpiter foi pensada nesse momento, o planeta do sonho e a terra, se júpiter se aproxima demais, a terra e destruída pela gravidade, então decido criar um planeta que abrange todo horizonte, mas não júpiter então olhando pro horizonte redimensiona um planeta Azul escuro como o primeiro que criei, mas algo do errado, o planeta se distorce, fica na forma de um ovo, tento redimensionar de novo, mais rápido ate ficar uma esfera, então o planeta não fica uma esfera, começa a distorcer se mover pro lado, eu embaixo dele, ele enorme, ele deu errado, No horizonte um planeta enorme todo torto como um ovo, decido deixar pra lá, saio voando, e voo em direção tipo um shopping, na entrada do shopping umas pessoas e umas mulheres loiras, rindo, eu noto um cano de ferro marrom e toco-o, sinto a textura, a física, então vou em direção as garotas, depois a cena muda, talvez pensasse em estar lá, estou sentado, e ao lado um amigo de infância, Nem eco, começa um dialogo: olho pra palma da minha mão e tento passar o dedo indicador nela, ele atravesso eu facho de novo ele atravessa e estranho como se minha mão foce um fantasma, eu sinto o dedo atravessando e como atravessar a agua Eu diz a Ele: Vi sabia que estou sonhando, ele tipo rindo de oculos, diz , Sim, eu digo a ele, nosso cerebro e incrivel eu comeco a guaguejar, ele diz, oque nao entendi? E ele começa a explicar umas coisas não lembro mais, depois digo a ele: Você tab. esta sonhando, Ele diz: Sim, ai eu pergunto a ele, quando vc acordar lembra-se dessa frase: Sapatos vermelhos, ele tipo riu, apertaram a Mao dele, e concordei então eu decido voar pra cima, ate sair da terra, eu dou um impulso e saio voando, como um foguete, a subida e lenta veem as nuvens passando, brancas, entao percebo que ta muito longe de sair da atmosfera, então cria um jetpack, atrás das costas, mas eu passo a Mao atrás, e não tem nenhum jetpack, mas ouco o som da turbina e a velocidade começam a aumentar vão subindo mais depressa, ate que decido aumentar ainda mais a velocidade, eu penso numa velocidade supersonica, o som e de um jato supersonico Shiiiiiiiiiiu, ouco um estrondo como quebrando a barreira do som, e vejo fumaca, olhando pra baixo vejo nuvens, cobrindo a terra, ja estou vendo a curvatura, mas saindo da terra, algo do errado, em vez das Universas estrelas, e galaxias, eu saio num oceano, com umas ondas, mas e um oceano estranho, a agua e densa, azul escura, e o mar esta em ressaca, mas eu noto que houve uma distorcao no cenario do sonho, então, a cena muda,eu estou de volta ao condominio, eu decido criar um buraco negro, esta de noite, olho em direcao ao horizonte e redimessiono e vejo o nucleo dele no meio das estrelas, e um jato de gas branco saindo, tudo sendo engolido. Então o Sonho esmaece tento girar o corpo, mas, esmaece fica tudo escuro e acordo.

  11. sex massage disse:

    Thanks so much for the blog article.Really looking forward to read more. Fantastic.

  12. Major thanks for the blog article. Much obliged.

  13. Appreciate you sharing, great article post.Thanks Again. Great.

  14. Thanks-a-mundo for the article post.Really looking forward to read more. Fantastic.

  15. aichayu disse:

    I used to be very pleased to find this internet-site.I needed to thanks to your time for this glorious learn!! I undoubtedly enjoying each little bit of it and I have you bookmarked to take a look at new stuff you blog post.

  16. yeezy shoes disse:

    I抎 must verify with you here. Which is not one thing I normally do! I enjoy studying a publish that can make people think. Additionally, thanks for permitting me to comment!

  17. yeezy shoes disse:

    Good post. I be taught one thing tougher on completely different blogs everyday. It’s going to at all times be stimulating to read content from different writers and observe slightly something from their store. I抎 favor to make use of some with the content material on my blog whether you don抰 mind. Natually I抣l provide you with a hyperlink on your internet blog. Thanks for sharing.

  18. yeezy shoes disse:

    Once I initially commented I clicked the -Notify me when new feedback are added- checkbox and now each time a remark is added I get four emails with the identical comment. Is there any way you may remove me from that service? Thanks!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *