Sonhos e o Tempo: o Melhor Simulador do Mundo está no seu Cérebro

     Apesar do que aponta o senso comum, a percepção do tempo enquanto sonhamos parece ser o contrário do que muitos pensam: no sonho, sentimos o tempo de maneira mais lenta do que no estado desperto.
Pilotos costumam refazer mentalmente a trajetória da pista… em um sonho lúcido, pode-se percorrer a pista em um simulador que emula a realidade.

      

     Daniel Erlacher e outros pesquisadores, pela Universidade de Bern, verificaram uma interessante diferença de tempo, entre a execução de certas atividades no estado desperto e durante um sonho lúcido. Não foram as primeiras pesquisas realizadas na área. O próprio pesquisador já havia conseguido resultados intrigantes em 2004, juntamente com Michael Schredl. Essa pesquisa foi divulgada nesse site e pode ser conferida aqui.
     Há dez anos, Erlacher e Schredl identificaram que os sonhadores lúcidos, no momento em que estavam sonhando(e conscientes), eram capazes de executar contagens(de 1 até 10) em um período muito próximo da vigília. Porém uma diferença superior a 44,5%% acontecia quando esses mesmos sonhadores lúcidos realizavam exercícios de agachamento. Em suma: em se comparando com o estado desperto, nos sonhos, surgia uma lentidão ou percepção mais lenta do tempo.
     Nesse novo estudo, outras atividades foram cumpridas: caminhada, exercícios de ginástica e contagem de 01 até 30. Através do novo estudo, verificaram que os voluntários, executavam certas atividades(caminhada e ginástica),com uma lentidão até 50% maior do que na vigília(acordados). Imagine-se treinando nos sonhos algum tipo de esporte, como por exemplo a corrida. Quando estiver sonhando, a percepção da execução da atividade irá acontecer com essa lentidão. 
Imagem do ótimo filme Cidade das Sombras
        Interessante notar que a diferença de percepção caiu quando os sonhadores lúcidos executavam contagens de 01 até 30. Foram três experimentos nesse sentido: contaram de 01 até 10, 01 até 20 e 01 até 30. A lentidão foi em média 27,2% maior do que no estado desperto.
 
         A possibilidade de utilizar o cérebro, no estado mental dos sonhos lúcidos, como um grande e eficiente simulador está ficando cada vez mais em evidência. Mesmo que nossa mente não seja capaz de emular em detalhes certas condições do ambiente, ainda assim, oferece a oportunidade de aprimorarmos nossas habilidades, desempenhando performances em câmera-lenta.
        De acordo com Erlacher: “É claro que há limites – você não pode melhorar a resistência , mas se você tiver bom simulador no cérebro, pode usá-lo para melhorar e estabilizar as técnicas. Eu vejo isso como um grande potencial para as disciplinas com um alto nível técnico”.

Fontes:

http://journal.frontiersin.org/Journal/10.3389/fpsyg.2013.01013/full

http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3893623/

Você pode gostar...

17 Resultados

  1. Rodrigo Girorme disse:

    Muito interessante. É bom estar lúcido e fazer atividades, diferente de quando sonhamos e tentamos correr e nada! kkkk.

    Um dos melhores que já tive foi quando me passei pelo spock do star trek, eu tava correndo muito (além do normal, fica até dificil descrever a velocidade enquanto as imagens são sumiam de tão rápido, haha) . para alcançar um elevador antes que ele se fechasse.

  2. Anônimo disse:

    parem lá com isso sonho lucido é mentira eu nunca tive, mas sonhei que os sonhos lucido nao existe um homem muito alto com sobretudo preto e chapeu preto me disse, e depois me matou e eu acordei que porra é esssA QUE PUTARIA FOI AQUELA VOU CHAMAR A POLICIA, ISSO FOI MUITO GRAVEE

  3. Anônimo disse:

    Eu já tive dois sonhos lucidos
    Porem o primeiro não tive a consciencia que estava sonhando ate acordar, pois no sonho meu celular dispertou e eu acordei tomei banho me arrumei, fui pra faculdade, só durante as aulas que o celular tocou de verdade e eu acordei e percebi que estava sonhando, eu digo que foi lucido pois neste sonho eu tomava todas as atitudes conscientemente, só não tinha a ideia que era um sonho, foi extremamete real.
    O segundo aconteceu hoje, nesse também aconteceu com o celular tocando e eu acordando, como eu estou estudando para um concurso, e tinha resolvido tirar um cochilo pra fixar melhor o que tina estudado durante a manhã, acordei indo pra escrivaninha e voltei a estudar, porem durante o sonho peguei o celular e esse desmanchou na minha mão, a primeira coisa que pensei foi ter que ir na assistência técnica para eles trocarem o celular, mas depois raciocinei que um celular não desmancha do jeito que este desmanchou e percebi que estava sonhando, como eu estava preocupado em ter que estudar resolvi acordar, e comecei a me beliscar, com isso acordei de verdade, conferi o celular pra ver se estava tudo em ordem.
    Só agora percebo que podia ter aproveitado esse segundo sonho pra ter uma experiencia melhor, pois fiquei bem consciente nele. mas mesmo assim acho incrível como as coisas estavam reais se o celular não tivesse desmanchado teria demorado pra acordar kkk

  4. Elias disse:

    Hoje tive um sonho lúcido foi legal, mas não era tão lucido e foi muito rápido.

  5. Gabi disse:

    Eu amo ter sl, hoje que descobri que isso trm nome, e que não sou a única a ter isso, muito legal, pena que quando quero ago mais picante eu acordo rs
    Muito bom esse blog
    Parabéns

  6. Denilson disse:

    Bem interessante essa matéria, por diversas vezes sonhei que estava dirigindo um carro perfeitamente, troca de marcha, embreagem, dar as setas…tudo mto real, mais na verdade não sei dirigir…
    Uma dúvida q não tem muito ver com asunto(mais espero que algem responda).Ontem eu tive uma paralisia do sono, e me aproveitei da mesma para tentar ter um sonho solucido, mais em vez disso eu me arrastei para fora da cama e me "projetei", então, estava consciente e sabia que estava sonhando e parado na cama, não fui mto longe apenas fiquei caminhando pelo meu quarto, então o que foi isso, "sl" ou "projeção astral"?

    • Anônimo disse:

      Sl pelo o que eu venho lendo, não acredito muito projeção astral, sonhos lúcidos já tive 4 🙂

    • Anônimo disse:

      Eu acredito em projeção astral e seu relato se encaixa nas descrições do que já pesquisei ( e já experimentei também ). Aqui nesse site o foco é o sonho lúcido, então dificilmente você vai encontrar alguém que acredite em projeções astrais para te dar uma resposta mais aprofundada sobre esse tema, que apesar de se relacionar com os sonhos, lúcidos e inconscientes, é outro assunto completamente diferente e igualmente interessante.
      Já tive as duas experiências, mas tenho pouco conhecimento para esclarecer totalmente sua dúvida.

    • Denilson disse:

      Ola pessoal…depois dessa minha primeira experiência sobre projeção astral, tenho pesquisado um pouco e posso dizer que é verdade.
      Tive mais projeções depois dessa, nas primeiras fiquei com medo, mais agora já estou me acostumando.
      Resumo: não sejam tão céticos com relação a viagem astral…nem tudo tem explicação cientifica, e se por acaso desejarem pesquisar mais sobre o assunto, eis um link de um site muito bom.
      http://www.viagemastral.com/site/

  7. Eu tive uma coisa estranha.. meio acordado e meio durmindo! Tipo um coma! 😢
    foi no minimo assustador! Isso tentando induzir um sonho lucido!

  8. Eu tive uma coisa estranha.. meio acordado e meio durmindo! Tipo um coma! 😢
    foi no minimo assustador! Isso tentando induzir um sonho lucido!

  9. Eu tive sonhos lúcidos. Várias vezes. O mais emocionante foi poder voar. Mas não de modo convencional, como a maioria que já sonha em vôo. Eu tive 3 dias de treino, por assim dizer. Ç
    No primeiro dia foi um desastre, coordenação zero. E digo, foi pura falta de foco. Bem Dizendo, até o final do sonho eu apenas consegui flutuar.
    No segundo dia já consegui estabilizar na Horizontal e voar.
    No terceiro dia, dei uma de super homem, literalmente, foi aí que caiu a ficha dele colocar os punhos na frente. O ar é um tipo de fluido, assim como a água, e como os nadadores os punhos na frente rompem o ar reduzindo o atrito.
    Resolvi voar até a estratosfera, como estava ciente do sonho não me preocupei com falta de oxigênio. Até aí perfeito, velocidade quase ilimitada, em tempo real acho que levei uns 2min para chegar lá. Aí resolvi descer, quando vi o chão chegando me assustei, pois vinha reto, revertida o corpo, me coloquei em pé no ar, desci bem na manhã a uns 3m do chão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *