Sonhos Lúcidos para Solução de Problemas

     Quando sonhamos, o cérebro está funcionando de uma maneira diferente do estado desperto. A criatividade ganha um espaço gigantesco, com um recuo considerável da lógica, possibilitando insights espetaculares. Isso acontece mais especificamente nas fases REM do sono.

Os Sonhos Lúcidos podem servir de Laboratório de experimentos. Podemos acessar impressões que nosso subconsciente mantém guardado. Na imagem Amadeus Cho, considerado por Reed Richards a 7a pessoa mais inteligente da Terra. Um dos personagens mais divertidos da Marvel 🙂

     Um experimento fascinante é buscar a computação do cérebro no estado mental dos sonhos. Como é um conhecimento bem difundido, a atividade cerebral nas fases REM do sono é especialmente ativa. Praticamente tão ativa como no estado desperto, produzindo sonhos intensos, vívidos de emoção e de estímulo aos sentidos.

      Ora, uma vez que durante o estado desperto, a mente esteja debruçada na busca por uma solução de alguma questão ou problema, passa a ser bem interessante, obter sugestões que nosso subconsciente possa oferecer. Possivelmente intuições que possam ter passadas despercebidas quando acordados.

      São bem famosos os exemplos de cientistas(Kekulé, Mendelev…), músicos(Paul Mcartney), inventores(Elias Howe), filósofos(Descartes, Russel), escritores(Mary Shelley com Frankenstein, Stevenson com O Médico e o Monstro) e pintores(Dali…) que conseguiram obter resultados espetaculares a partir dos seus próprios sonhos.

“Aprendamos a sonhar, senhores, pois então talvez nos apercebamos da verdade.” – Augusto Kekulé, 1865.

       O Experimento.

   Problema a ser tratado:
        Uma pessoa está em negociação, em função de uma reestruturação que está acontecendo na empresa. A empresa para qual trabalha está oferecendo uma proposta, contratando a empresa dela para que preste serviços. As negociações estão difíceis, com a empresa contratante cedendo muito pouco.

         Meu experimento foi o de questionar meu subconsciente para que me desse uma resposta perante o problema: “Qual a melhor forma de apresentar nova contra-proposta?”

Eis o sonho-experimento que tive(na mesma noite):

    “Num ônibus eu estava de short de pijama. Estranhei muito a situação e olhei para a mão. Meus dedos estavam menores e tortos. Fui inundado com minha consciência. 
Vi a pessoa(versão do meu subconsciente) que tinha o problema na minha frente e não resisti em comentar com ela, mostrando as mãos…  parti de imediato para o experimento que era questionar meu subconsciente sobre: “como deveria ser feita A Proposta ?”

    O questionamento seria feito para o subconsciente, então fui até o fim do ônibus procurando pelo dono da empresa contratante. Vasculhei o ônibus sem êxito, mas encontrei um macaco, numa poltrona de passageiro. Questionei o brother que era bem parecido com um chipanzé, o qual respondeu com humor contagiante. Senti
algo engraçado. Caminhei mais pelo ônibus.


    Encontrei um homem com trajes bem formais, uma maleta de executivo e vi que era “O Sócio”. Questionei ele e a resposta foi que a mudança que acontecia, fazia sair de uma zona de conforto. O investimento seria preciso…  “


“O Sócio” que apareceu como resultado ali do meu subconsciente. Na imagem, O Observador, da excelente série Fringe… eeeeeiii!! Será que eu estava sendo “observado”?!?




   Tive então um falso-despertar.

   
    Repassei o sonho-experimento pra pessoa que havia me solicitado. Até agora me sinto bastante fascinado com a experiência. Que talvez não seja tão útil no final das contas para o caso prático em si, mas mostra ser bem possível trabalharmos problemas com auxílio da consciência nos sonhos/sonhos lúcidos. 

    Parece-me mais eficiente para situações que conhecemos com mais profundidade os elementos e variáveis que estão envolvidas na situação-problema.

       

Você pode gostar...

14 Resultados

  1. Anônimo disse:

    O resultado do experimento me desanimou um pouco. Durante a leitura, senti-me empolgado, mas me frustrei com o desfecho! A única coisa que pude concluir é que não deve ser feita uma contraproposta. Além disso, longe de mim ser politicamente correto, mas "questionei o 'brother' que era bem parecido com um chipanzé…" pode vir a ofender a alguém.

    • O chipanzé é um dos primatas mais próximos de nós, acho q só perde pros bonobos e orangotangos em termos de proximidade com DNA… e normalmente eu chamo de "brother" apenas aqueles de quem gosto ou tenho mais intimidade.

      A utilidade talvez tenha ficado um pouco limitada, mas a presença de certos elementos: humor, sócio, sair da zona de conforto e invetimento, parecem-me bem interessantes 🙂

      Independente do resultado final, o experimento demonstra bem que podemos fazer consultas ao nosso subconsciente, durante o estado mental dos Sonhos Lúcidos. Tanto para problemas pessoais como para outras pessoas, desde que nos forneçam uma razoável quantidade de informações.

  2. Anônimo disse:

    tbm fiquei decepcionado com o desfecho kkk, mas valeu por contar a experiência, ja me deram exemplos de melhora na auto estima e auto confiança através dos Sl, eh uma boa tbm

  3. Anônimo disse:

    Márlon, sobre a questão de anotar os sonhos (coisa que eu não sou muito fã de fazer xD), precisa ser feito logo q se acorda ou pode ser feito mais tarde e os resultados serão os mesmos? É porque não da pra eu faze-lo quando acordo, então eu o repasso algumas vezes na minha mente para anotar a tarde, quando chego da escola.

    • Coruja disse:

      Precisa ser feito logo ao acordar. Quanto mais rápido melhor. Na medida que vamos deixando o tempo passar, por mais que a gente fique repassando a historinha do sonho mentalmente, ela aos poucos vai se diluindo na memória.

  4. Anônimo disse:

    Imagina se isso da muito certo e as pessoas começam te contratar para você sonhar e ter insights pra elas kkkk….
    Mas ei coruja fiquei curioso se a solução que você apresentou foi cumprida pela pessoa? E quais os resultados que ela obteve?

    • Coruja disse:

      Vou fazer mais experimentos 🙂 especialmente casos comigo mesmo. Imagino que o subconsciente trabalhe muito mais fácil, em função da intimidade com as situações.

      Engraçado tu comentar isso, porque lembro de ao relatar pra pessoa, eu no exato momento, ficar me sentindo meio aqueles "Oráculos de Delfos" em transe da Grécia antiga, os quais davam conselhos e faziam pre-cognições ;D

      Por enquanto, pelo que soube, não tiveram nova rodada nas negociações.

    • Anônimo disse:

      Coruja.. poderia futuramente escrever aqui como realmentes chegamos as respostas para nosso problemas? tenho muitas dúvidas em relação a isso..faço nos meus sonhos, mas geralmente recebo uma resposta sem noção, engraçada, em que nao ajuda me para resolver o problema… mto bom post

    • Coruja disse:

      Tem alguns elementos que são bem importantes:

      – conhecer com bastante detalhes a situação-problema.

      – conseguir resumir bem o objetivo a ser conquistado, como por exemplo, numa pergunta(o que preciso fazer para melhorar isso? como devo apresentar minha proposta? o que estou fazendo de errado? alguma sugestão para melhorar isso?…).

      É bem possível que a resposta seja direta ou carregada que necessite interpretação. Nesse caso, um profissional da área de psicologia, com bagagem na área de interpretação de sonhos pode ajudar.

  5. Anônimo disse:

    Gostei do Observador.kkkkk

  6. Anônimo disse:

    Já ouvi falar q os monjes tem uma técnica muito antiga p ter sonhos lucidos,se chama Yoga dos sonhos.e uma técnica mais antiga de se ter sonhos lucidos.q permite o sonhadores entrar em contato com sua consciência (o Eu de cada um) não tem a ver com religião mas sim com a nossa percepção de nós mesmos e da visão q temos da realidade a nossa volta.Porque tudo que vemos,que sentimos pode ser reproduzido pela nossa mente enquanto sonhamos.Mas a nossa consciência deixa de ser alerta por pensamentos repetitivos e de preocupações do dia dia.Praticar sonhos ouvidos e como reprogramar o cérebro pra algo que ele não compreendia
    antes,de que o cérebro,e ' um instrumento individual) para o seu uso,Assim,ele percebera que vc o controla e não o contrário.

  7. Noemy disse:

    Uma noite bem dormida, normalmente me ajuda muito pra resolver problemas. As vezes tenho sonhos tão fantásticos e mal acredito que eram meus rsrsrs

  8. Way cool! Some extremely valid points! I appreciate you penning this article plus the rest of the website is really good.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *