A Supremacia Tholey: o Método de Tholey revisitado.

      Paul Tholey foi um psicoterapeuta alemão com uma bagagem de apenas 30 anos de experiência no uso do que chamamos hoje de “Método de Tholey”. A Dra. Jayne Gackenback, outra gigante no estudo dos sonhos, aponta esse método como de grande eficácia.
      Tholey trabalhou com seus pacientes, em seu dia-a-dia, na sua clínica. Invariavelmente sua experiência e estudos, aplicados diretamente com os pacientes, resultaram em uma forte percepção do melhor caminho para recordação e controle dos sonhos.

O Psicoterapeuta alemão Paul Tholey desenvolveu seu método observando  a eficiência em seus pacientes.

       Repare que nas orientações abaixo, os exercícios de imaginação/simulação visual, devem ser ao mesmo tempo, acompanhados de questionamentos e repetidos durante o dia, de tal forma, para que ao sonhar, esse modo de criticar a realidade, seja levado junto(numa espécie de incubação/reality check).

Apresentação do Método:

1) Questione para si: “Estou sonhando ou não?”, de cinco até dez vezes ao dia.

2) Simultaneamente, procure visualizar-se num sonho, imagine intensamente que está no seu sonho e que percebe que tudo a sua volta, inclusive você mesmo, é um sonho seu.

3) Enquanto se questiona “Estou sonhando ou não?”, concentre-se não só no agora, mas procure visualizar acontecimentos passados. Percebe algo incomum ou lacunas na memória?

4) O questionamento reflexivo “Estou sonhando o não?” deve ser repetido quando experimentar emoções mais fortes ou em situações do cotidiano que lembrem uma situação típica de sonho. Situações surpreendentes ou improváveis, durante as rotinas do dia-a-dia, devem ser aproveitadas.

5) Caso acontecimentos ou algum(ns) temas sejam repetitivos ou recorrentes nos seus sonhos – por exemplo o sentimento de medo ou a presença de um gato – aproveite quando estiver desperto, para se questionar “Estou sonhando ou não?”, sempre que avistar um gato ou se sentir ameçado(ou quando se defrontar com a situação repetitiva dos sonhos enquanto desperto).

Temas recorrentes podem ser uma via surpreendentemente eficaz, para obter a consciência nos sonhos. No meu caso, são os sonhos com casas da minha infância(casa de Urussanga -SC, em que morei dos 5 aos 7 anos).

6) Alternativamente a situação anterior, se os temas mais recorrentes nos seus sonhos são experiências que raramente ou nunca ocorram no estado desperto, procure então se imaginar vivenciando aquelas cenas e dizendo para si que está sonhando.

Caso seu tema repetitivo nos sonhos seja sonhos com vôo(assim como é para mim), leia atentamente o passo 6.

7) Se a dificuldade é lembrar dos sonhos, deve usar técnicas para melhorar sua recordação. A insistência em obter a estrutura crítico-reflexiva(os questionamentos da realidade), irá contribuir para desenvolver essa memória dos sonhos.

8) Pouco antes de adormecer, não tente forçar a ocorrência da lucidez, martelando esse pensamento, mas apenas diga para si mesmo que ficará consciente no seu sonho. O método é especialmente eficiente quando você acorda no início da manhã e sente que dormirá fácil novamente.

9) Decida realizar uma ação ou algo especial nos seus sonhos. Qualquer ação é suficiente.

De nada adianta querer forçar a lucidez. Isso só gera ansiedade e prejudica o sono.  Siga as orientações do Dr. Tholey e os resultados virão naturalmente. Provavelmente quando você menos esperar.

Objetivando facilitar os passos 8 e 9, Tholey  sugere maneiras(escolha uma) de manter sua consciência enquanto adormece, focando atenção nas imagens hipnagógicas do começo do sono:

☺Técnica das Imagens. Focalize apenas nas imagens visuais enquanto adormece.

 † Técnica do corpo. Concentre-se totalmente no seu corpo enquanto adormece. Perceba sua respiração, a maneira como os músculos de suas pernas relaxam, o peso de seus braços.

Técnica das imagens e do corpo. Direcione toda sua atenção para as imagens visuais que surgem quanto para o seu corpo adormecendo.

Técnica do ponto do ego. Imagine que você é apenas um “ponto” do qual observa e reflete sobre o mundo dos sonhos.

╩ Técnica das imagens e do ponto do ego. Junto do foco de se imaginar como um ponto, concentre-se nas imagens que surgem enquanto adormece.

       Considerando a surpreendente inteligência desse método, pode-se notar também que é um pouco mais trabalhoso, porém pode ser incrivelmente eficaz. O livro de Jayne Gackenback e Jane Bosveld, Control Your Dreams, faz referência a dois cientistas franceses que trabalharam com o Método de Tholey e descobriram que os participantes, mesmo após abandonaram seus estudos, ainda assim, frequentemente obtiveram bons resultados.

Bibliografia:

Delaney, Gayle. O Livro de Ouro dos Sonhos. Rio de Janeiro: Ediouro, 2001.

Você pode gostar...

106 Resultados

  1. John disse:

    Esse método parece mesmo mais trabalhoso…

    O interessante é que eu não estou seguindo religiosamente algum método, mas mesmo assim, desde que comecei a fazer reality checks e me perguntar se estou sonhando ou não, tive sonhos lúcidos dia sim, dia não… Foram 3 sonhos em 7 dias. 😀

    O último deles postei lá no blog. Foi o melhor até agora. Consegui ver minhas mãos deformadas. As esfreguei para não acordar. Até mesmo flutuei por alguns metros intencionalmente! 😀

    http://uchihasasukeblog.blogspot.com/2011/08/sonho-lucido-03.html

    Se eu estiver te importunando com meus links, avise, por favor… 😛

  2. Post completíssimo, eu também, assim como o John, não estou seguindo um método religiosamente, acho que vou ser mais fiel a esse método. Valeu Márlon o/

  3. John,
    Seja sempre bem-vindo! E o link une o útil ao agradável que é o teu relato sobre sonho lúcido, ao mesmo tempo q faz um merchan do teu blog. Tá susse!
    .
    E aí Douglas!
    Eu tenho que admitir que ainda não estou afiado no Tholey. Até então vinha fazendo uma mistureba do Método MILD(LaBerge) com o Tholey.
    Mas agora com essa revisada no Tholey vou me policiar e seguir melhor as orientações.
    .
    Estou mais fascinado com as possibilidades de desenvolvimento de habilidades e pelo que eu li, o próprio Dr. Tholey também achava isso possível.
    .
    Vlew pela força Doug!

  4. poxa muito bacana mesmo o post. Eu venho fazendo uma mescla tbm entre o WBTB e o THOLEY. O Tholey tem se mostrado tão eficiente que as vezes, fico lucido num sonho sem necessidade de RC ou coisa do tipo. Hoje eu tive um SL depois de um bom tempo sem nada. Como postei aki mesmo no meu ultimo sl eu tinha ficado impressionado com o fato de estar sonhando o que me deixou muito euforico logo desfazendo o sonho rapidamente. Nesse ultimo aconteceu isso de novo mais eu tive uma segunda chance com um falso despertar auahu, bem eu usei o RC do nariz umas quatro vezes e ainda vi meus dedos deformados e ainda assim foi dificil acreditar que estava sonhando e tomar controle da bagaça auhshaus enfim com tudo ainda senti meu coração batendo muito forte no sonho e pensei em alguma tecnica de prolongar o sonho e lembrei de esfregar as mãos e fiquei bem mais calmo. Enfim o sonho apesar de curto foi uma maravilha, a sensação de lucidez quando vem depois de muito tempo nos impressiona bastante auhauhuah.

    Marlon, depois ve se tem como postar algum artigo mais detalhado sobre alucinações hipnagógicas pois essa semana aconteceu algo muito interessante comigo, antes de durmir antes de ontem, tive alucinações bem intensas que num tenho a um bom tempo, seguido de um sonho bem nitido que tive e ontem tive mais alucinações seguido de muitos sonhos nitidos e desse SL que citei. ! 8D

  5. bacana 🙂 minha doficuldade com o tholey é que tenho dificuldade em formar imagens.. isso na verdade de me deixa mto triste, me da uma sensação de que sou incapaz… eu to procurando exercitar essa habilidade que a maioria possui naturalmente 🙁

    Márlon, interessante uma parada que vi na revista Galileu sobre uma toca de agua gelada para ajudar pessoas com insônia a dormir. Resultados ótimos: 13minutos para dormir, 86% do tempo deitado na cama dormindo em sono profundo(mais qualidade)

    É a mesma ideia de isocrônicos e binaural, inclusive uma tecnica de entrar em transe hipnótico é imaginas que tem um saco de gelo na sua cabeça, em ambos os casos os vasos sanguíneos do cérebro reagem contraindo os vasos, resultando em menos atividade/frequência cerebral… entretanto este tende a ser mais eficiante pois é um reação biológica apeans… não depende de você concentrar no audio (isocronicos e binaurals) ou concentrar na sensação da cabeça ficando gelada…
    mto interessante mas deve desconfortável e além do mais bom que tentar imaginar exercita a imaginação e isso pode ser bom pra mim mas não deixa de ser mto intenressante 😀

  6. Anotado aqui Breno!
    Tu chegou a ler aquele texto que tem sobre alucinações?
    Bem interessante tuas experiências!
    Há 2 dias atrás eu fiz um WILD após o almoço. Foi numa soneca que sabia que entraria rápido em REM, pois a noite tivera apenas 5h de sono!
    Foram alucinações visuais e auditivas muito loucas rsrsrsrs
    .
    E aí Túlio!
    Sem problema quanto a dificuldade de visualizar ou imaginar! Repare que o Tholey apenas sugere fazer isso no passo 6.
    Nosso exercício maior é o questionamento da realidade naquelas situações que ele cita. E assim a gente levar para os sonhos esse espírito crítico.
    O doutor mandou bem!

  7. Túlio,

    creio que o problema no seu caso esteja na criatividade ou imaginação. Você costuma merabolar histórias ou desenhar ? Aqui mesmo no blog não me lembro em qual post o marlon citou uma pesquisa em que resultados eram mais efetivos em pintores profissionais e outras pessoas que costumam ter devaneios diurnos. No meu caso levo vantagem com isso pois além de eu viver quase sempre no mundo da lua ( xD ) eu, modesta parte, sempre fui muito criativo, inclusive a um ano e meio escrevi uma história que envolve o pouquíssimo conhecimento teológico que tenho, mas trata-se quase de um romance misturado com ação (não sei como se chama isso xD) Resultado? Nos últimos dias tenho relido a história, e nesse ultimo fds tive um sonho ótimo (apesar de não-lucido) em que eu era um dos personagens da minha história e tinha exatamente as mesmas características e os mesmos poderes. Enfim tanto essa minha personagem quanto as outras da história foram personificadas quase que de maneira 100% fiel ao que eu escrevi. Uma vez que se trata de uma leitura é necessário uma criatividade em imensa para criar e uma imaginação extensa para se ler. Pode ser bem variável de pessoa a pessoa, mas tente criar algo, talvez ajude-o. =D

  8. opa Oliveira eu já pensei em começar a ler mais e desenhar 🙂
    eu acho legal desenhar, meus garranchos não são tão ruins, nada que pratica e técnica não resolvam!
    também acho que meu problema possa ser preguiça mental causada por muito tempo em ondas cerebrais baixas, digo, li que é como se o cérebro precisasse usar um tanto de atividade intensa durante o dia, exemplo quando você faz atividade física, o cérebro vai pra mais de 30Hz onde libera alguns hormônios. ou seja o problema pode ser também sedentarismo, ou melhor, uma soma de tudo que falei acima.
    hoje eu vou tentar fazer meditação com auxilio de uma sacola com água gelada na cabeça, isso deve levar o cérebro a theta onde exercitar imaginação é mais fácil 🙂

  9. Rhaldney Queiroz disse:

    Obrigado aos colaboradores do site e aos visitantes, depois de uma semana fazendo reality checks, os métodos e anotação dos sonhos. Consegui o 1º SL. No sonho fiz o reality check das mãos, ^^ minhas mãos pareciam ter 6 dedos mais no começo achei normal mas depois desconfiei pelo tamanhos dos dedos e tinha 2 mãos esquerdas OMG ^^, ae gritei super eufórico: Estou sonhando CAR..! Fiz de tudo um pouco: mudei céu, cenário, soltei kamehamehas, , fiz-me de Deus, coloquei personagens e raios ao meu redor, voei, corri super rápido. Resumindo foi muito muito bom pena que telefone tocou e acordei e isso tudo passou muito rápido 🙁 Esperando a próxima experiência lúcido. 🙂 obg, +1 vez.

  10. greendog disse:

    Sobre as técnicas que visam facilitar os métodos 8 e 9, gostaria de saber se ao invés de focar nas imagens que aparecem enquanto adormecemos, posso focar nas vozes, por que eu "escuto" vozes das pessoas com as quais eu convivi durante o dia, tipo um burburinho mesmo, sempre foi assim, mas nunca imagens.

  11. Greendog, sim 😀
    A PNL confirma que cada um certo sentindo que serve de orientação principal, como o da maioria é visual o método aborda usando o visual.
    Teoricamente você provavelmente é um músico, você de fato é?
    Eu ainda não sei qual é o meu, acho que eu sou uma mescla sei lá… O meu visual é fraco mas acho que é resultado de um conjunto de fatos comportamentais e fisiológicos, nada inalterável…

  12. greendog disse:

    sim sou músico =D, mas o interessante é que isso acontecia comigo antes mesmo de ser, obrigado pela resposta.

  13. greendog disse:

    eu tenho uma dúvida, algum de vocês já ouviu falar do "sonhos lúcidos em 7 dias"? alguém já experimentou? sabe dizer se é confiável?

  14. Greendog na verdade você é um músico por causa disso – provavelmente. kkkk por isso eu acertei ^^

    Sim, é confiável! tem muita coisa interessante lá. Eu tenho inclusive ele traduzido, me add no msn que eu te passo tulioatelio@hotmail.com

  15. greendog disse:

    é verdade,faz sentido.
    sobre o livro obrigado, é bom saber, eu já achei ele em pdf traduzido mas vou te add no msn mesmo assim blz, flw =]

  16. ART disse:

    Não uso o método de Tholey na sua totalidade mas uso sempre os testes de realidade, principalmente ao acender luzes, em frente ao espelho e quase sempre que vou urinar. E várias vezes todos estes temas surgem em meus sonhos nem sempre vem a lucidez, mas sempre fica aquela sensação de que algo está errado ou pelo menos deve ser perguntado no sonho. Aparentemente me parece ser o método mais simples de todos.

  17. Olá ART,
    Meu uso do Tholey é parecido com o teu. Quando faço os reality checks faço o questionamento: "Estou sonhando ou não"? ou "Como eu cheguei aqui?"(Inception tbém aparece esse rsrsrs).
    Além disso despertar após 6h de sono e voltar a dormir é sagrado 😉

  18. ART disse:

    Fala Marlonnn, justamente, faço os RCs e me questiono assim tb, e as vezes tb uso o "como cheguei aqui" porém ainda não surtiu efeito mas creio que seja sonho de todos os que assistiram Inception um dia se fazer essa pergunta dentro de um sonho. Eu pelo menos ainda não consegui, mas pessoalmente eu acho, essa é uma das melhores partes do filme. Surreal mesmo!!! Agora quanto as 6 horas de sono ainda não cheguei nesse estágio pois além de dormir que nem uma pedra, tento não interromper pois pra mim, dormir direto é de suma importância para suportar o trabalho no dia seguinte. Abçsssss

  19. Hey ART, tenta WILD ou DEILD ou FILD, a interrupção é curta 😀

    e para deixar o sono mais leve durma de barriga pra cima e use o travesseiro… li que que sono mais leve gera sonhos mais vívidos e um período mais longo de REM 😉
    e quando você acorda durante o REM como sugere o FILD e DEILD, você volta direto ele, ou seja, é quase como se você nem tivesse interrompido o sono…

  20. Bem lembrado Túlião, mas só uma correção: quando falamos de sono REM não estamos tratando de "sono leve" lembra?

  21. Eu li em um artigo que pessoas com sono leve tem um período mais longo de REM, que inclusive o que eu falei de deixar o sono mais leve era usado na grécia antiga

  22. Ok, mas só deixando claro: sono REM é quando normalmente ocorrem os sonhos lúcidos(até agora registrados em laboratórios do sono). E sono REM está bem longe de ser parecido com "sono leve".

  23. aliás eu nem sei se de fato é, tu to procurando na net se tem mais informações entre nível do sono e período do REM e Márlon não disse que o REM é sono leve, apenas que segundo o artigo pessoas com sono leve tem maior período maior de REM, ou seja, o nREM não seria tão profundo.
    Mas algumas contradições estão me incomodando muito:
    sempre se lê que criança tem muito mais REM, até 50% do sono de REM e que as é durante o nREM que é a parte do crescimento dos ossos, regeneração etc. Mas pera ae, criança cresce muito e rápido, então não seria ELA que deria ter MENOS REM?!! e parte do sono leve parece que idosos tem menos REM e mais sono leve.. tipo… mas que diabos?!

  24. Já estou indo para o 4° dia de treinamento. Ainda não consegui ficar lúcido no sonho, mas tenho tido sonhos mais vividos e, pelo que me pareceu, mais longos e cheios de diálogos. Uso o método Tholey e coloco sempre pra despertar 6 horas depois de dormir, mas fico na cama mesmo, porque se eu for fazer como no MILD eu perco o sono facilmente, daí pra voltar a dormir é difícil, até por que durmo às 6:00 e acordo às 12:00 (férias né, rs). Vou continuar tentando, daí posto aqui se conseguir resultado!

  25. uassa nem nas férias eu durmo tanto kkkk

  26. Olá Leandro!
    Parabéns pelas escolhas. Aliar anotações dos sonhos num diário, com o Método de Tholey e MILD(adaptado) é certamente uma combinação brutal pra ter sonhos lúcidos.
    .
    Tua regulação de sono e horários está perfeita. Já q está de férias, poderia programar para depois de acordar na 6a hora de sono, uns 90 min de sono e despertar novamente. Como tu é novo provavelmente tua quantidade de REM e sono é maior. Aproveite as férias e durma bem mesmo, tudo que o corpo pedir. Nada mais, nada menos.
    .
    Os reality checks eu procuro fazer olhando para as mãos e perguntando "Estou sonhando ou não?". Que é uma aplicação do Tholey. Para em seguida questionar "Como cheguei aqui?", imaginando que tudo é um sonho etc..
    .
    Vá trazendo teus resultados e tecnicas aplicadas Leandro. Abs e bons sonhos!

  27. Túlio Athélio – 6:00 da manhã, e não da noite!

    Márlon Jatahy – Valeu pelas dicas! Continuarei com essas técnicas. Espero em breve colher resultados. Estou gostando do seu blog, tem muitas matérias interessantes, parabéns!

  28. Brigadão Leandro! E traga mesmo teus progressos e dificuldades. Essa troca de experiências é bom pra todos onironautas 😉

  29. Parece que hoje tive um progresso! Fiz como disse, configurei dois alarmes: um após as 6 horas de sono, e outro após 90 minutos. Durante a segunda "dormida", eu por um instante me fiz a pergunta se eu estava sonhando, mas logo em seguida fiquei eufórico e tive um falso despertar, mas depois disso não consigo lembrar o que aconteceu, só lembro de acordar depois com o despertador 90 minutos depois. Tenho quase certeza que foi falso despertar, por que eu durmo com o sol nascendo, então meu quarto está sempre iluminado. Ou talvez tenha sonhado sobre sonhos lúcidos, pois li muito sobre isso ontem.

  30. lol entendi nada kkkk mas com certeza é um progresso! euforia sempre atrapalhando agente xD

  31. Anônimo disse:

    Em 4 dias consegui lembrar de 3 sonhos,mas nenhum foi lucido!asuhasuash Antes eu de treinar para ter sonhos assim eu tinha sonhos malucos,faceis de descobrir que era apenas um sonho.Agora tenho sonhos muito parecidos com a vida real,parece que nao tem nada de estranho…To esperando uma oportunidade =}
    Gostei muito do blog,parabéns para todos que vem aqui e postam suas experiencias!

  32. Lucas Bama disse:

    bom dia galera. nossa fazia tempo que eu queria me aprofundar nesse assunto sobre sonhos lucidos. desde que eu assistir o filme "a origem" no cinema eu me apaixonei por isso. eu me lembrei que eu ja tive sonhos assim. quando eu tinha uns 7 anos antes de dormi eu consegueia escolher oque sonhar. (eu imaginava uma locadora de filmes) e sonhava com aquilo. a uns 3 meses atras eu pude controlar um sonho. eu me sentir acordado mais eu podia voar fazer oque eu quiser. como eu sou novo nesse assunto queria alguma dica de voces.

  33. cara, você realmente precisa ser mais específico 😉
    O blog do Márlon é uma ótima fonte de informações, leia ele o máximo que puder ^^

  34. Ariam of Sorrow disse:

    Hoje tive meu terceiro S.L com o método Tholey.

    Sonhei que estava na escola e olhei para as minhas mãos para testar a realidade. Foi quando eu vi que os meus dedos estavam crescendo e diminuindo. O problema é que quando eu fui levantar da cadeira acabei movendo meu corpo físico ao invés do corpo de sonho e acordei.

    Me deu muita raiva >.<

  35. Anônimo disse:

    Gustavo

    LEANDRO SANTOS, tenho uma duvida, muito geralmente quando tive sonho de cunho premonitório, eu acordava as 6 horas ou 6:05 e éram sonho de 0:20, no maximo 0:30 (como eu sei o tempo é outra estória)

    Então se tu colocar o relogio p tocar 5:20 e e pedir para ter sonho relacionado a coisas que vão acontecer aquele dia (eu nunca pedi nada mas éra isso que acontecia)
    e coloca outro para as 6:00

    (obs: o despertador das 6:00s 6:00 nao deve ser sonoro pos acorda abruptamente, aconselhavel colocar o celular p vibra e coloca embaixo de ti)

    Depois pede para sonhar com alguma coisa que será importante para ti que irá acontecer aquela semana em que está, é bem mais provavel.

  36. Anônimo disse:

    Gustavo
    ..e deixa comentario aqui, talves cruzando sua tecnica com minha esperiencias gere uma terceira tecnica, que ajude as pessoas a terem mais sonhos premonitorios

  37. Niva disse:

    Olá, Márlon
    Sou Niva e sonho muito. Desde pequena tenho sonhos fascinantes, com muita riqueza de cores e detalhes.
    Atualmente, não consigo recordar bem dos sonhos. Antes eram tantos que até me cansava.
    Tenho um diário e anoto, às vezes, os sonhos (não sou tão disciplinada.rsrsrsrs.)
    Há alguns meses passei por uma situação extrema na minha vida e tive respostas através de sonhos recorrentes para poder conseguir sair da mesma.
    Resolvi me exercitar e fazer uma pesquisa sobre sonhos, achei o seu site e gostei muito. Vou explorá-lo e espero trocar muito com vc.
    Vou começar a usar o método Tholey.
    Dou notícias
    Abraços

    • Olá Niva,
      Experimente fazer além do diário, os reality checks(olhar para as mãos, acionar interruptores…) se questionando "Estou sonhando ou não"?

      Programe-se para despertar após a 6a hora de sono e voltar a dormir, desejando ficar consciente no sonho.

      Bons sonhos onironauta!

  38. Faz bem, o subconsciente pode oferecer a solução de muitos problemas e sonhos lúcidos podem ajudar a direcioná-lo em um objetivo com mais eficiência ainda 😉

  39. Anônimo disse:

    Tive meu primeiro,mas fui burro!Acho que tive dois sonhos,no final do primeiro descubri que era um sonho.Entao no segundo eu estavo no meu quarto tudo ocorrendo normal.Derrepente aparece minha irmã dizendo que ta nevando.Quando eu olho,esta surgindo muitas coisas do lado de fora,entao eu penso: Não vou perder essa chance,vou ver se estou sonhando.Quando eu olhei pra minha mão,ela estava equisita desaparecendo e aparecendo,como se fosse um erro de computador!Ai nao me convenci,mas ja estava bem consciente.Entao tentei me lembrar do que fiz nos ultimos 15 minutos e nao lembrava.Ai percebi que estava sonhando,mas fiquei um pouco assustado e falei pra mim mesmo que queria acordar.Na hora acordei e nao tenho muita certeza mas acho que estava na paralizia do sono.Sempre tive medo,mas incrivelmente fiquei calmo e logo acordei quando ouvi a voz de minha ,mãe!Muito legal,pena que nao aproveitei ={

    • Anônimo disse:

      Cara, um dia destes tive pela primeira vez uma paralisia do sono. Comecei a ouvir uns sons muito esquisitos, mas, ao mesmo tempo muito vívidos. Mesmo sabendo o que era paralisia do sono, fiquei apavorado, com medo de ver alguma coisa escabrosa. Senti minha respiração mas não conseguia controla-la. Então comecei a tentar me debater, tentei, tentei e acabei acordando me debatendo. Foi sinistro. Num quero mais não.

  40. Anônimo disse:

    Márlon, como eu sei que estou em um sonho lúcido e não em um estado de concentração muito grande?

    • Ivone disse:

      Essa eu respondo facilzinhamente:

      Porque sonhar é bem diferente do estado desperto ou estar acordado.

      A diferença de sonhar COM a consciência é ainda maior. É um sonho onde vc deixa de ser um personagem em meio ao fluxo da narrativa automática do sonho e passa a ser o protagonista, capaz de raciocinar e até controlar o próprio sonho.

    • Anônimo disse:

      Se é tão facilzimente a resposta, então responda e não enrole. Qual a diferença de um sonho de um estado de grande concentração?

      Se você tem a capacidade de acordar a qualquer momento, isso realmente é um sonho? Acho que a definição de sonho é você perder a capacidade de conseguir controlar quando quer acordar e isso eu não consigo. Uma coisa é estar consciente durante um sonho outra coisa é você ter certeza que está em um sonho. Se ninguem aqui sabe definir o que é estar em um sonho, então temos um monte de gente muito imaginativa quando está podre de cançado. Isso eu sei fazer e qualquer um consegue. Se eu fechar os olhos neste exato momento posso me imaginar voando, sendo o que eu quiser. Agora, ter certeza que estou acessando informação de um sonho, ai já é outra história….

      Fica a pergunta…. como sei que estou em um sonho?

    • Anônimo disse:

      Tem feito os reality-checks? =/

    • Olá anonimo(a),

      Peço encarecidamente para evitar palavras que possam ofender ou agressões verbais. Não gosto de ficar excluindo comentários. Vamos ser cavalheiros que a troca de idéias sempre flui melhor.

      O "facilzilmente" da Ivone não me pareceu ofensiva e apenas se prontificou, em tentar responder tua questão.

      Quando a gente está em um sonho, é bem comum aparecer a dúvida, se estamos sonhando ou não. No estado desperto, normalmente, não temos essa dúvida.

      Tanto é que o método de Tholey nos orienta para, algumas vezes durante o dia imaginarmos que estamos num sonho… e convenhamos isso requer um certo esforço.

      Por fim, no estado mental dos sonhos, especialmente nas fases REM do sono, onde os sonhos lúcidos acontecem com esmagadora frequencia, a lógica cede espaço para nossa força criativa. A imaginação ganha força e vc não consiguira ver as coisas funcionando mecanicamente.

      Isso explica como funcionam os reality checks. Porque um interruptor não responde como no estado desperto ou os dedos das mãos não estao ali certinhos, bonitinhos 5 em cada mão…

      Por fim, no estado mental dos sonhos, tudo o que é visto, ouvido, tocado ou sentido é meramente produto de um sonho seu e carregará um universo de memórias suas, vivências, um modo só seu de como viu e vê o mundo.

      Abs e bons sonhos companheiro!

    • Anônimo disse:

      Acho que não é uma boa definição de estar sonhando ou não, ainda não me convenceu. Até o papa sabe que várias substâncias com capacidade alucinógena consegue os mesmos efeitos, sem a necessidade de estar dormindo: mãos com seis dedos, interruptor que não funciona, letras embaçadas, imagens surreais, etc… Qual a definição de sonho afinal?

    • Minha resposta foi exatamente no sentido da tua pergunta, sobre as diferenças entre o estado desperto e os sonhos. Não procurei definir o que é sonho.

  41. Anônimo disse:

    Neste exato momento só consigo ver números embaçados, não consigo me imaginar lendo, logo estou sonhando?

    • Existe diferenças brutais entre imaginar coisas e sonhar vividamente(estado da fase REM do sono).

      Na fase REM do sono, nossos sonhos são muito intensos e carregados de emoções.

      Por mais q vc tente, no estado desperto, concentrar-se e imaginar toda uma narrativa, jamais chegará aos pés de um sonho experimentado na fase REM do sono.

      Conforme as atuais medições e monitoramentos em laboratórios do sono, quando sonhamos(em REM) lucidamente e executamos movimentos, o cérebro responde como se de fato esses movimentos estivessem sendo executados, apesar do bloqueio provocado pela atonia muscular(popular rigidez do sono). Significa que as sensações são experimentadas, porém não executadas(como forma de proteção, para não nos machucarmos eqto sonhamos).

    • Anônimo disse:

      Não sei… depende do grau de meditação que uma pessoa consegue chegar. Tem pessoas com alto grau de concentração e anos de aperfeiçoamento que podem meditar em uma fila de banco por exemplo, imagine o que estas pessoas não conseguem em um lugar tranquilo e silencioso, sem estarem sequer dormindo. Acho que existe uma imensa intersecção entre meditação e sonhos lúcidos.

  42. Anônimo disse:

    A pergunta mais forte seria… O que garante que tudo isso não é charlatonisse? Tem gente que se cura de câncer pela fé. Não poderia alguém ter sonhos lúcidos pela fé, por realmente querer muito ter sonhos lúcidos??? Como eu tenho certeza que entrei no Matrix =) ?

    • Charlatonisse?! Claro que não.

      Os sonhos lúcidos foram comprovados a partir da década de 70, quando Stephen LaBerge, apresentou para a comunidade científica, provas irrefutáveis de sonhadores lúcidos que se comunicaram, a partir de suas fases REM do sono, com movimentos oculares(uma das poucas partes do corpo q estão livres da atonia muscular nessa fase).

    • Anônimo disse:

      Acho que estou chegando em uma conclusão então, não sei se vais concordar… O que difere uma experiencia de sonho das milhares de outras experiencias mentais seria então a atonia muscular, é isso? Desligar a chave da razão não é muito difícil, meia duzia de cervejas pode fazer algumas pessoas saírem do planeta Terra, pra não citar outras substâncias…

    • São estados mentais bem distintos. Através de um eletroencefalograma é possível monitorar quando a pessoa está desperta, quando está em NREM, REM e quando está em REM e movimentando os olhos avisando que está consciente dentro do sonho.

      Uma pessoa que tenha grande poder de concentração, ainda assim, não conseguirá transformar o que imagina em um sonho. O sonho é carregado de características que vão bem além dos registros físicos que determinam com facilidade se a pessoa está acordada ou em alguma fase específica do ciclo do sono.

      O sonho não demanda esforço deliberado, para manter toda aquela estrutura que causa impacto em nossas percepções. É uma reprodução involuntária de mundos mentais.

      Na imaginação, a pessoa precisa ficar forçando o tempo todo o que deseja ver. Os construtos serão meramente imaginários. Imaginar que está movimentando um braço não causará qualquer registro na respectiva parte do cérebro que corresponde a isso. Enquanto num sonho, esses registros já foram registrados.

      Tanto é que um dos possíveis benefícios que estão sendo estudados nos sonhos lúcidos é sobre o aprimoramento em exercícios que exigem coordenação motora.

      Num estudo conduzido pelo pesquisador Daniel Erlarcher, houve melhora de desempenho de 25% para os sonhadores lúcidos que praticaram a tarefa enquanto sonhavam, treinando a atividade.

  43. Ola marlon td bom?já tem um tempim que acompanho seu blog e graças a ele tive a primeira experiencia de consciência em um sonho, ate postei aqui, isso foi final do ano passado, e de la pra cá não consegui mais =/ venho sempre tentando mas não consigo, não sei oque estou fazendo de errado. e de umas semanas pra cá passei adotar essa técnica de Tholey,o que faço é todos os dias quando to no ônibus indo pra faculdade eu me pergunto sempre se estou sonhando ou não,quando to na facul tbm, em casa sempre faço reality checks com espelhos , e eu passei a sonhar com frequencia que estou no onibus ou no terminal de ônibus, as vezes na faculdade mas não consigo ficar consciente,apesar de meus sonhos terem ficado mais nitidos,não consigo to ficando desanimado ja =/ o que eu poderia fazer pra ficar consciente ou oq estou fazendo errado?abraços.

    • Oi Jean,

      Reparou que temos um Fórum só de onironautas agora? Seja bem-vindo por lá também companheiro!

      Sobre o teu problema, quando acontece, segue a contra-medida:

      – após um mês insistindo num método, sem resultados, passe para outro. Experimente o MILD, WBTB, WILD…

      – tem que persistir nas anotações. São vitais pra ajudar a construir a capacidade de reconhecimento do estado mental dos sonhos.

      – quando fizer os reality checks, olhando para os dedos das mãos questione "estou sonhando ou não?" ou então "como eu cheguei aqui?".

      Abs e belos sonhos Jean!

    • Ola marlon agora que eu vi o forum ficou muito bacana vo frequentar la tambem 🙂 e quanto ao meu problema tenho que confessar que dei uma relaxada na anotação dos sonhos kk talvez por isso,mas vo passa a anotar todos os dias,ate pq meus sonhos estão diferentes,parecem mais nítidos com mais detalhes,acho que posso usar isso a meu favor 🙂

  44. Anônimo disse:

    EU EXPRIMENTEI NAO COMO DIZ AQUI MAS A MINHA MANEIRA.
    PRIMEIRO DISSE AS PALAVRAS EU ESTOU LUCIDO O MUNDO É BRILHANTE E A ESFREGAR AS MAOS.
    DEPOIS PASSADO UM TEMPO COMEÇEI A PENSAR NUMA CENA QUE QUERIA SONHAR.
    O MAIS ESTRANHO É QUE SENTIMO INCONFORTAVEL AS MINHAS PERNAS PAREÇIAM QUE ESTAVAM A SEPARAR DO MEU CORPO (EU NAO TAVA LUCIDO)
    ISTO É MT ESTRANHO MESMO, MAS CONTINUEI COM AQUELE DESCONFORTO DAS PERNAS ELE DEMINUIU QUANDO RESPIRAVA, PENSAVA EM RESPIRAÇAO, O CORAÇAO A BATER E A PENSAR NA GARINA QUE TOU APAIXONADO.
    BEM O QUE ME LEMBRO A SEGUIR É TAMBEM É MT ESTRANHO APENAS PENSEI NO QE QUERIA PENSAR E PENSEI NA GARINA QUE TOU APAIXONADO MAS AINDA TAVA ACORDADO, QUER DIZER ACHO QUE SIM, SIM EU TAVA ACORDADO PORQUE QUANDO SONHO OS SONHOS NUNCA SAO COMO EU QUERO UM DIA SONHEI COM UMA VELHA A APANHAR ERVA NUMA CASA ASSUSTADORA E SO ISO OS MEU SONHOS SAO MT CURTOS POR ISO SEI DESTINGUILOS MAS NO SONHEI APENAS PENSEI NA MINHA GARINA, MAS NA MESMA FOI MUITO ESTRANHO. SENTIMO TB AGORA MT ESTRANHO TOU MEIO ZONZO AINDA AGORA NESTE MOMENTO QUE ESTOU A ESCREVER SINTOME UM POCO DESOREENTADO E ATORDOADO. ATORDOADO É A PALAVRA CORRETA.
    PESSOAL ISTO É MUITO ESTRANHO PARA MIM MESMO ACREDITEM QUE SIM.
    DEPOIS DE SONHAR COM A MINHA GARINA SENTI QUE IA ACORDAR E REALMENTE ACHO QUE ACORDEI. DEITEIME ACHO QUE FOI AS 4H E NESTE MOMENTO SAO 17:45, MAS NA MINHA CABEÇA SO PASSOU UM MINUTO.
    NAO ME LEMBRO MESMO DE NADA PESSOAL ISTO É NORMAL. CONTINUANDO DEPOIS DE ACORDAR DO SONHO.TENTEI NOVAMENTE FIZ RESPIRAÇOES PERFUNDAS E IMAGINANDO CENAS FIXES PASSADAS NA VIDA DESTA VEZ FOI MAIS LONGO SO ME LEMBRO DO DESESPERO DE SAIR DAQUELA MERDA POR CAUSA DAS MINHAS PERNAS ESTA CENA DAS PERNA É MT ESTRANHA PARA MIM NO PERCEBO ISTO PORQUE NUNCA FIZ NA VIDA. TAVA COM UMA INQUIETAÇAO NAS PERNAS SO QUERIA ABANAR-ME TODO, MAS DISSE PARA MIM PROPRIO CONTINUA E PENSEI NA RESPIRAÇAO E IGNORANDO AS PERNAS, NO ME LEMBRO DE MAIS NADA SO SEI QUE DORMI OU SONHEI NO PRINCIPIO TAVA A PENSAR E DEPOIS COMEÇOU A CENA DAS PERNAS E DEPOIS ACHO QUE COMEÇEI A DORMIR PORQUE NO SONHEI NADA ACHO EU.
    CONTINUANDO TENTEI MAIS UMA VEZ. FECHEI OS OLHOS E PENSEI EM MIM A ESFRAGAR AS MAOS E A DIZER EU ESTOU LUCIDO, O MUNDO É BRILHANTE SO ME LEMBRO DE DIZER 2 VEZES, DEPOIS COMEÇOU A CENA DAS PERNAS E DISFARÇEI PENSANDO EM CENAS. E NO ME LEMBRO DE MAIS NADA APENAS SEI QUE TENTEI 3 VEZES E FUI BOA A EXPRIÊNCIA PORQUE NUNCA TINHA PROVOCADO O MEU PROPRIO SONO MAS O PIOR É QUE DORMI MT POCO. AGORA FICO REMOENDO COM A CENA DAS PERNAS SERA QUE ALGEM PODE EXPLICAR-ME?=?? EU TB QUERIA SABER SE ISTO É UM ESTADO LUCIDO OU NAO????.
    PESSOAL VOÇES SAO MT MARAVILHOSOS POR POSTAREM ESTAS CENAS HJE ESTA FOI A MINHA MELHOR CESTA DA MINHA VIDA QUE ME LEMBRO.

  45. Márcio Campos disse:

    fla Márlon, cara venho lendo seu blog desde a semana passada…antes eu apenas olhava para as mãos e falava 'é, não estou sonhando' e anotava os sonhos…aí li sobre o método tholey e achei interessante, pratiquei-o num dia, porém nesse dia fui dormir umas duas da madrugada e ainda bebi umas cervejas umas 8 da noite… no outro dia lá pelo meio dia acordei sem nada p anotar, foi desmotivador mesmo!! Ai resolvi tirar um cochilo á tarde para pelo menos ter algo para anotar, e foi aí que tive meu primeiro sonho lúcido.
    Vou descrevê-lo: estava numa padaria que no sonho era da minha avó rsrs sendo que ela nunca mencionou pensar em ter uma padaria… e nela estava sentado em uma mesa com a minha família materna, só via minha avó e minha mãe, já os outros apenas sabia que estavam lá, mas não os via. e chegam uns senhores e sentam em uma mesa ao lado da nossa, e começam a nos provocar tirando sarros, um deles pegou um porta palitos de dente e jogou na nossa mesa e eu com raiva por ninguém fazer nada pego este objeto e tento mirar neles para arremessar. Nessa hora notei algo de estranho, ao tentar posicionar o objeto na frente do meu rosto para mirar, eu não via minha mão, esse foi o ponto crucial, aí eu tentei olhar minhas mãos,não consegui focar, aí forcei e vi minhas mãos tomarem forma na minha frente, e como muitos falam, elas estavam com mais dedos, não os contei desde logo mas vi que eram mais dedos que o normal, aí na hora percebi que era um sonho, foi a sensação mais estranha da minha vida olhar minhas mãos no sonho, nesse momento foi incrível pq eu esqueci totalmente a desavença do velho da mesa ao lado(num sonho normal essa briga não ia parar por aí) e levantei tentando manter a calma, fui andando devagar para fora da padaria e olhei para o céu tava azul como quando anoitece, uns edifícios no fundo, olhei o chão para ter mais detalhes, era de cimento , tava molhado e com um pouco de terra como se tivesse chovido, aí pensei 'quero voar simplesmete' cheguei a duvidar um pouco de voar, mas olhei para as mãos de novo e pensei ' eu posso , to num sonho' contemplando meus dedos estranhos, agora eu os contei e eram sete com dois formando um Y rsrs, aí dei um pulo(incrível!) flutuei um pouco e quando vi tava subindo muito e parei, olhei e vi um prédio no meio da cidade que era muitíssimo maior que todo o resto, resolvi ir lá para interagir com alguém, aí fui voando até ele com um pouco de dificuldade pq eu tentava me controlar que nem o homem-de-ferro como se saísse um vento pela palma da mão, mas consegui entrar por uma sacada, me escondi pra ficar olhando um casal na sacada, só que eles não faziam nada, ai pensei em explorar mais o apartamento, no momento que pensei isso eles saíram, olhei de novo para as mãos para não esquecer que eu sonhava, aí pensei em fazer sexo hahahahaaha e fui procurar alguma gata no apartamento abrindo as portas, na primeira olhei e era uma criança QUE SACO!! ai fechei e fui abrir outra, a mesma coisa era criança, fechei aí vi um vidro e fui fazer o teste, eu era horrível no reflexo, meus traços ficaram grosseiros demais e não pudia ver meus olhos, aí fui abrir outra porta e acho que me olhar no espelho me deu algum toque de realidaade, pois quando abri a porta lá estava uma morena muito linda mesmo de cara e de corpo, e quarto estava bem detalhado nessa hora, ela tava dormindo, cutuquei ela, aí ela acordou sabendo já o que eu queria hAHAHAHAHA. Passou um tempo depois disso e não me lembro mais nada, creio que eu tenha acordado depois disso. O que eu sei foi que acordei em êxtase mano, super entusiasmado!!!!! oh experiência maravilhosa meeesmo, não só pelo sexo mas igualmente pelo todo resto desde que olhei para minha mão deformada rsrs.

    no meu caso o método tholey foi muito eficaz isto aconteceu a dois dias, porém ontem varei a noite e fui dormir umas 6 da manhã, aí já é demais pra quem quer ter esses sonhos
    continue assim o seu blog me ajudou muito, disso tenho certeza, parabéns pelo trabalho

    • E aí Márcio!

      Belo relato companheiro sonhador lúcido! Seja bem-vindo ao clube hehehehehe fiquei bem contagiado com tua façanha porque é mesmo uma espécie êxtase sublime, a gente se flagrar em meio ao nosso universo mental dos sonhos.

      Não vai existir droga no mundo que se compare a experiência da gente explorar todo um universo mental, psicodélico, emulando o real, com fronteiras científicas que apenas começaram a ser desbravadas… meus parabéns brother!

  46. Suzi Oliveira disse:

    Um vez sonhei que o diabo tocou na minha mão eu acordei gritando e assustada o engraçado é que quando eu estava acordada com minha mãe já la vendo o que aconteceu, eu senti minha mão formiga e pude sentir ainda um peso sobre ela. foi um sonho super lucido.

    • hehehehe mas sem se assustar né Suzi! Afinal esses sintomas são bem típicos de fases híbridas do sono, refletindo estados como um resto de "atonia muscular da fase rem". 😉

      Outra coisa q pode assustar os incautos são as alucinações hipnagógicas ou hipnopômpicas. Pode acontecer de chegar a sair da cama e se defrontar com alucinações, eqto algum observador apenas vê essa pessoa interagindo com a alucinação !… Tem o exemplo de um amigo no "Assombroso Caso Real" 🙂

  47. João Victor disse:

    Fala Márlon, beleza?
    Desde que encontrei seu blog venho tentando ter sonhos lúcidos, já tentei o método MILD, o Tholey e misturei o Tholey com o MILD, e acho que consegui ter sonhos lúcidos, só não sei se foram sonhos lúcidos ou sonhos com sonhos lúcidos.

    Da vez que tentei o método MILD, eu acordei sentado na cadeira da minha escrivaninha e estava jogando GTA no pc, olhei para o lado e vi meu primo sentado na minha cama me olhando. Ao olhar para as minhas mãos, percebi que elas estavam grossas e com listras vermelhas e amarelas e, ao olhar para o relógio do pc, as horas marcavam 08:76. Na hora fiquei meio assustado, porém comecei a jogar GTA como se não houvesse tela do computador, tipo como se eu fosse ele só que em terceira pessoa. De repente começou a me dar uma tontura e fui parar numa cidade destruída e cheia de zumbis , onde comecei a correr e acabei acordando não sei o porquê. Não sei se isso foi um sonho lúcido porque eu simplesmente não quis olhar para a minha mão, nem para o relógio e muito menos quis me teletransportar pra uma cidade destruída cheia de zumbis, por isso acho que foi apenas um sonho com sonhos lúcidos. Isso ocorreu no dia 16/07/2013 e anotei no meu diário dos sonhos.

    No dia 17/07/2013 não consegui ter sonhos lúcidos. Utilizei o método Tholey só que resolvi acordar às 6 horas do sono para desejar ter um sonho lúcido e para tentar lembrar do sonho que tive nessas 5 horas, já que seria mais fácil ficar lúcido nesse sonho. Porém, não consegui me lembrar do sonho, então criei um, mas não consegui me concentrar por que eram 7 horas da manhã e esse é o horário que meus pais saem para trabalhar, por isso estava uma barulheira, o que me impediu de me concentrar.

    Hoje, no dia 18/07/2013, eu "supostamente" tive um sonho lúcido, foi a mesma coisa que no dia 16. Eu estava morrendo de fome no meu corpo físico, então imaginei-me no MCDonalds, que estava sem fila nenhuma (eu tinha desejado isso) e pedi 5 Angu's Bacon e 2 CBO's ('-' nunca comi tanto na minha vida). Achei incrível que consegui sentir o cheiro e o gosto do lanche, porém acabei comendo apenas 3 Angu's Bacon e 1 CBO, o resto dei para uma mulher loira e alta muito bonita e avantajada (para não dizer gostosa aqui no blog) que sentava comigo e acabei acordando. Dormi para ver se conseguia ter outro sonho lúcido mas acordei sem ter um. Achei estranho que consegui mentalizar o sonho que e queria, estava consciente que estava sonhando porém não consegui entrar no sonho '-'. Eu acordei às 11:11 da manhã e sei que tive um sonho, só não consegui me lembrar como foi.

    Estou com dúvida no sonho do dia 16, que não sei se foi um sonho lúcido, pode me ajudar quanto a isso?

    Abçs Márlon, parabéns pelo seu blog, estou curtindo muito!!

    • Oi João, desculpe a demora em responder 😉 Grato pela participação e elogio!

      Sobre a dúvida se ficou consciente ou não no sonho, é sempre altamente recomendável manter bem ativo o teu Diário de Sonhos. Ele ajuda muito a estimular tua capacidade de reconhecer que está sonhando, bem como não deixar esquecer a experiência que teve nesse estado mental.

      Quanto a dúvida, é mais provável que não estava consciente. Só tu para saber. Pode ser um prejuízo nessa capacidade de recordação(facilmente compensado pelo Diário) ou apenas exerceu o Controle ou manipulação dos sonhos… 🙂

  48. Anônimo disse:

    "[…] concentre-se não só no agora, mas procure visualizar acontecimentos passados. Percebe algo incomum ou lacunas na memória?" Prezado Márlon, o que você quis dizer com "algo incomum" e/ou "lacunas na memória"? Obrigado.

    • Anônimo disse:

      Prezado Márlon, não sei se você teve a oportunidade de ler a minha pergunta logo acima, sobre as lacunas de memória. O que você quis dizer com isso em seu texto? Aguardo sua resposta e, mais uma vez, obrigado!

    • Opa! Sim são aqueles lacunas eu quis dizer aqueles lapsos ou saltos que damos nos sonhos, de maneira bem corriqueira. De repente estamos num cenário e pimba, estamos com outra pessoa em outro lugar etc..

      Desculpe a demora em responder 😉

  49. Anônimo disse:

    o CHAT VAI CONTINUAR AONDE TA MARLON?

    • Nesse fim-de-semana quero ver se resolvo. Também prefiro ele já na tela inicial, mas talvez esse seja o preço do novo layout, vamos ver. O Gabriel Romes é quem está com as rédeas da estrutura do blog. Vamos ver o q pode ser feito 🙂

  50. Lucas Lopes disse:

    Cara eu to em dúvida, se foi um sonho lúcido, ou apenas eu o controlava,porque não senti que fosse real e consegui realizar muitas coisas para ser o primeiro, como pular alto, voar, ter uma superforça e dai pá acordei

  51. denis disse:

    Eu Ja tentei Varias vezes mas nao consigo ter sonhos lucidos

  52. Reizen Endler disse:

    A pratica leva a perfeição!
    Leia, leia e leia!
    Treine, treine e treine!
    Pois a pratica leva a perfeição, nosso fórum está aí pra isso, ajudar os novos onironautas a aprenderem e os mais veteranos e desenvolverem cada vez mais seu potencial! ;D

  53. Gabs disse:

    Tentei bastante essa técnica, que me parece ser a melhor. Porém, tenho dificuldades em controlar meus sonhos, toda vez que percebo que estou lúcida eu acordo.

  54. Anônimo disse:

    Olá! Pesquisando sobre o assunto, encontrei o seu site.
    Gostaria de saber se já conhece o trabalho do Psicólogo Ian Wallace, especialmente o livro The Top 100 Dreams. Recomendo! http://www.ianwallacedreams.com.
    Parabéns pela iniciativa! O seu site é ótimo.

  55. thiago fosta disse:

    ola Marlon! Antes de dormir no momento de relaxamento eu preciso visualizar oque quero sonhar,certo? mas eu preciso imaginar a minha visao (tipo olhando as nuvens e minhas maos, mas nao meu corpo inteiro tipo me olhando como num espelho qual usaaar?

  56. Ana Ribeiro disse:

    Oi! Eu queria começar hoje a tentar um SL, mas não queria ficar acordando de noite nem acordar cedo, e morro de medo de ter uma Paralisia de Sono e surtar, mas passei meio que o dia inteiro me perguntando se estou acordada ou sonhando e olhando a palma das minhas mãos. Eu tenho realmente que escolher apenas um método ou posso misturá-los? Obrigada!

  57. P.BR. disse:

    Sera q pode dar certo usar a sombra como reality check pois geralmente nao noto sombra no sonho entao poderia combinar o metodo de olhar as maos e a sombra
    o que acham?

  58. Reizen Endler disse:

    Pode sim, mas com o tempo assim como todo reality check seu teste irá perder a eficiência, já que podemos ser facilmente enganado nos sonhos e assim é bem capaz de começar a incubar/visualizar sua sombra perfeitamente nos sonhos. Então recomendo fazer outros testes de realidade alternativos, esticar os dedos, ver que horas são, ler textos etc.

  59. Anônimo disse:

    Essa técnica não funcionou pra mim, de tanto me questionar sobre a realidade olhando a palma da minha mãe comecei a sonhar com o teste de realidade, só que a mão continuava igual a da realidade, ou seja, eu reproduzia o que via quando estava acordada e não percebia que era sonho.

  60. Anônimo disse:

    boa noite, pessoal; Eventualmente tenho sonhos lucidos, com lugares meio que tenebrosos, e naves enormes passando sobre meu bairro; eu aproveito para voar ate elas, as vezes meu peso é superior e acaba caindo, mas começo a o correr e deitar sobre o ar e volto a conseguir a subir. Outro dia estava pilotando um aviao que não saia do chao quando notei que era um sonho, ai eu consegui decolar ate chegar proximo a uma rodovia. eu saltei do aviao para vislumbrar a paisagem que era muito linda e o horizonte bem distante. Eu procurava pessoas na terra, mas tinha o desprazer que chegar a elas e serem anãzinhas ou pequenas mesmo. Essas tecnicas eu nem conhecia. Vou tentar para ver se consigo aumentar minhas chances de vivencia esta experiencia com mais frequencia. É estremamente fantastico essa experiencia, e já vejo no futuro a dominação dessa tecnica para implementação de jogos e educação implantada… já estou no campo da ficção cientifica, mas pra quem se diverte de vez em quando voando, não deve ser algo tão banal assim… abraçao e sorte pra todos que praticam.

  61. oi, Sou novata no assunto mas sempre me interessei.. depois que assisti o filme A Origem fiquei fascinada.. gostaria de saber se seguindo o método de acordar após as 6h, e voltar a dormir… em quanto tempo vou obter exito em um sonho lucido ?

    • Olá,

      Não existe uma previsão quanto a isso. O importante é em primeiro lugar, tu conseguir aprimorar tua capacidade de recordação. Essa técnica que tu se referiu, deve ser aplicada com as demais orientações, nesse caso pode ser a MILD, WBTB ou DEILD.
      Sugiro MILD ou WTBT que são bem simples e de boa eficiência.

  62. Anônimo disse:

    Olá, esse assunto muito me instiga, pois sou capaz de separar meus sonhos em capítulos. Continuar o sonho do ponto exato, após ter acordado por alguns minutos ou mesmo voltar e repetir do ponto que desejo. Mas não consigo torná-los lúcidos, isso é muito raro!! No máximo sei que estou sonhando e sei que posso acordar quando quiser, sendo raramente como disse, que consiga manipulá-lo. Outro caso é programar o sonho que quero ter, como rever alguém que já se foi e até conseguir sentir seu perfume e aplacar a saudade que sinto, me dá um alívio no coração. E só lembro dos sonhos que realmente quero lembrar por ter algum significado importante, fora isso deleto que mal me lembro que sonhei.

  63. Igor disse:

    Estou fazendo reality checks durante o dia e seguindo a técnica WILD, com o diário consigo lembrar de alguma coisa quase todo dia, mas ainda não consegui ficar lúcido. Nem consegui ver as imagens hipnagógicas, e estou tendo dificuldade em "dormir" sem perder a consciência, acho que minha consciência não me deixa dormir, já fiquei quase (ou mais de) 1 hora parado sem mover um dedo (já tive alguns espasmos) e não deu certo. Também sempre dá fome quando acordo de madrugada para colocar a técnica em prática, e eu não gosto de ter que acender luzes, comer, etc… E o mais estranho, estou acordando de madrugada, as vezes antes do alarme, e sem sono pra ter sucesso nessa técnica, o sono só aparece quando acordo pra trabalhar 6h, isso me deixa frustrado. Mas fazer o que né, acho que o calor que tá fazendo ultimamente atrapalha um pouco..

  64. Anônimo disse:

    Eu vi um filme e todo dia, toda noite , eu fico pensando q eu estou dentro deste filme com os personagens, mas eu nao consigo parar de pensar nesse filme, e as vezes acordo no meio da noite sentindo a presença de alguem no quarto e ouvindo barulhos, e as vezes eu estou dentro do sonha mas eu me vejo em varios lugares e com farias pessoas ao mesmo tempo, fazendo coisas diferentes…

  65. dota 2 disse:

    Thanks regarding giving these sort of substantial information

  66. game news disse:

    Thanks a ton for sharing this good website

  67. nba 2k17 disse:

    Whoa, such a good web-site

  68. csgo weapon disse:

    say thanks to so a lota lot for your site it aids a whole lot

  69. game tips disse:

    You’ve very well stuff in this case

  70. csgo weapon disse:

    Wow, lovely portal. Thnx ..

  71. cartierbraceletlove Thus, in an ideal world, none should marry or become monastics unless Love finds them and leads them either way.
    replique bagues van cleef & arpels prix http://www.collanaqualitagioielli.cn/fr/van-cleef-arpels-replica-c3/

  72. titties disse:

    I really liked your article.Really looking forward to read more. Fantastic.

  73. Looking forward to reading more. Great blog post.Really thank you! Really Cool.

  74. Im grateful for the blog.Really thank you! Awesome.

  75. A round of applause for your article post.Really thank you! Will read on…

  76. Fantastic article post.Much thanks again. Fantastic.

  77. Very neat blog article.Thanks Again. Really Cool.

  78. Lucas LV disse:

    Há um tempo descobri esse blog. Venho praticando os RCs. Os que já percebi que melhor funcionam comigo são os de tapar o nariz e de acionar interruptores. Venho aproveitando p anotar os sonhos e parece que venho notando uma melhora na recordação. Ainda não tive um sonho lúcido digamos “satisfatório”, mas já tive alguns, inclusive pequenos lapsos de lucidez. O problema é que ainda n aconteceu de me pegar em um sonho praticando Tholey / RC, e até acho que de certo modo está demorando um pouco. Mas mais cedo ou mais tarde vai dar certo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *