Técnica da Motivação para ter Sonhos Lúcidos

Não é preciso deter grande conhecimento sobre psicologia, psicanálise ou sobre sonhos para perceber que  existe uma relação estreita entre a nossa mente no estado dos sonhos e certos desejos…

Paul Tholey foi um dos maiores pesquisadores na área dos sonhos lúcidos. Seu método de indução é reconhecidamente um dos mais consagrados entre os sonhadores lúcidos mais experientes. Quero chamar a atenção para um passo no Método de Tholey que acho muito especial e que talvez seja subestimado por muita gente: a motivação ou desejar fazer algo em especial no sonho.

Diz o 9º passo do Método de Tholey:

“9) Decida realizar uma ação ou algo especial nos seus sonhos. Qualquer ação é
suficiente.”

Para alguém como a maioria dos pobres mortais, arrastados pela rotina e falta de tempo, em que até manter um Diário de Sonhos e lembrar de fazer Reality Checks já é difícil, elaborar um pequeno plano sobre algo que gostaria de experimentar no sonho, pode fazer toda a diferença.

Tenho notado, desde os tempos da comunidade de Sonhadores Lúcidos no Orkut que quando estipulamos “Desafios Lúcidos” ou planos para executarmos, assim que ficamos conscientes nos sonhos, ocorre um aumento de incidência. O mesmo parece acontecer quando algum experimento instigante é particularmente planejado. É como se nosso subconsciente fosse contagiado com a idéia e de alguma maneira estimulasse o surgimento da mente consciente.

Desejos, planos e experimentos… desejar algo, planejar e ao ficar consciente no sonho experimentar! Na medida que for algo que realmente seja estimulante ou de acordo com o desejo do sonhador, proporcionalmente aumentarão as chances da consciência ser acionada, durante o estado mental dos sonhos.

Vou deixar como exemplo um Desafio Lúcido, proposto pela sonhadora Lúcida, Brê723, em que os sonhadores lúcidos deveriam realizar o experimento da personagem Ariadne, do filme Inception – A Origem.

Eu caminhava com bastante pressa por um shopping e um grupo grande na minha frente se enrolava, atrapalhando a passagem. Quando me afastei, havia sobrado um caminhando exatamente na minha frente. Finalmente desviei. De saco cheio, mas intrigado com alguma coisa, olhei para minhas mããããooosssss e lá estavam 6 dedos esquisitos geek 


Entrei numa loja, buscando iluminar mais o ambiente mas o interruptor nem respondia hehehehehe como estava escuro ali, resolvi caminhar. 


Tentei me lembrar o que tinha planejado fazer. Recordei da rua, o Desafio da Brê, no estilo Inception, pra gente erguer a rua. Levantei vôo e me deparei com uma cidade bem movimentada. Fiz uma mentalização coma rua que encontrei, mas a estrutura dela terminava num prédio enorme e ao erguer ela, o prédio tinha ficado no lugar dela, numa imagem bem estranha.


Fui tentar em outra rua. Sem o prédio e achei uma bem legal. Tinha um morro nela e certeza que aquilo me ajudaria. Quando pensei em erguer, formou-se uma ondinha, estilo marola. Forcei um pouco mais e veio uma onda maior lol! 


Decidi então tentar pela 3a vez numa outra rua. Encontrei uma de estrada sem calçamento ou asfalto, estrada de terra mesmo. Ergui ela encurvando, estilo Inception e desci novamente. Jóia cheers Sephiroth cheers

Você pode gostar...

22 Resultados

  1. July disse:

    O Tholey é uma das técnicas que melhor funcionam pra mim. Vou dar mais atenção a esse passo, quem sabe desejar coisas mais marcantes :))

    • O Tholey é para mim o método mais completo de indução. Costumo usar vários passos dele, aliado aquela despertada na 6a hora de sono, para continuidade do sono em seguida.

      Costumo recomendar para ler atentamente os 2 posts do método de Tholey aqui no blog. As chances da consciência ocorrer durante o sonho, parecem aumentar consideravelmente com a aplicação desse método.

      Abs e bons sonhos para todos nós!

    • Anônimo disse:

      Um blogue muito bom sobre a paralisia do sono: Paralisia do Sono

  2. Jamile disse:

    E se eu levar um soco no sonho vou sentir dor?

  3. Ana Carolina M, disse:

    Acho que não é bem o post certo para eu perguntar isso.. rs, mas vai aqui mesmo!
    Já estudei alguma coisa sobre sonhos lúcidos, li alguns livros e já tentei alguns métodos… atualmente não estou fazendo uso de nenhum, mas vez ou outra me deparo lúcida em algum sonho.
    O problema é que, mesmo sabendo estar lúcida não tenho controle sobre o sonho.
    Por exemplo: estou sonhando que estou em meu quarto com a porta fechada, se quero abrir e estar em um lugar completamente diferente não consigo. Ou seja, acabo abrindo a porta e saindo para um lugar exatamente como seria se estivesse acordada (ou seja, o corredor da minha casa). Outro exemplo: se quero encontrar alguma pessoa no sonho, não consigo fazê-la aparecer de forma alguma… É praticamente como se eu estivesse no mundo real, a única coisa que me prova o contrário são os reality checks (geralmente o das mãos). Mesmo tentando alguns métodos para prolongar a lucidez, como esfregar as mãos, girar etc. acabo acordando em pouco tempo, e bastante frustrada por ter conseguido sonhar lucidamente e não ter feito nada de interessante. 🙁
    PS. Alguns anos atrás tive alguns sonhos lúcidos com um pouco mais de controle, mas mesmo assim, não chega nem perto do que eu vejo nos comentários de outros sonhadores lúcidos.

    • Ana Carolina M. disse:

      Alguém pode me ajudar dando alguma dica para aumentar o nível de controle sobre o sonho? Obrigada. 🙂

    • Coruja disse:

      Oi Ana,

      Algumas leituras com realidades fantásticas, filmes de fantasia ou ficção científica poderiam te ajudar.

      Não sei se é bem do teu gosto, mas recomendo filmes como o Matrix, Waking Life, Paprika… filmes de super-heróis, Jornada nas Estrelas, Star Wars… tudo que possa contribuir para soltar mais tua criatividade nos sonhos.

      Certamente tais com algum bloqueio, pois o mais comum é acontecer o domínio da imaginação e da criatividade nos sonhos e não do realismo mecânico da vigília 🙂 Esse só acontece nos sonhos fora da fase REM. Que são sonhos bem nebulosos e difíceis de recordar.

      Filmes como o Poder Sem Limites também pode te ajudar. rsrsrs ele é bem impressionante sem exagerar nos efeitos. Pode estimular teu subconsciente 🙂

      Por fim, experimente abrir um armário, colocar a mão dentro desejando tirar uma varinha mágica do Harry Potter!! rsrsrs Crie feitiços dentro do teu próprio sonho! ;D a idéia me veio agora e vou experimentar tbém hehehehehe

      Abraços e bons sonhos!

    • Ana Carolina disse:

      Muito obrigada pelas dicas, vou tentar sim!
      Estou torcendo para que dê certo. ^^
      Abraços! 🙂

  4. Anônimo disse:

    Tenho sonhos lúcidos desde bem pequena e muitas vezes não acho isso uma coisa boa. Ultimamente tenho tido muitos e acordo completamente cansada pela manha. Preciso dormir ate tarde para compensar o sono que deveria ter tido a noite. Vim na internet em busca de algo para esse tipo de coisa não acontecer e encontro milhares de artigos sobre 'como ter sonhos lúcidos'. De vez em quando é legal, mas muitas vezes pode ser assustador. É cansativo. Antes eu não tinha controle sobre os sonhos, mas agora tenho e muito. Vocês não irão gostar de ter sonhos assim todas as noites. Agora sem sempre digo que não tenho pesadelos, tenho 'sonhos de terror', pois é nisso que muitos deles se transformam mesmo eu tendo controle. Não desejem isso. Muitas vezes pode ser terrível. Principalmente quando seu subconsciente 'sabe' sobre algo que você quer anular e isso vem à tona em um sonho lúcido.

  5. Anônimo disse:

    O MELHOR JEITO DE SE TER UM SONHO LÚCIDO E CONFERIR NO SEU DIA NORMAL SE VC ESTA SONHANDO. PODE PARECER ESQUISITO MAIS, PULE PARA VER SE VC FLUTUA E A MELHOR MANEIRA DE CONFERIR OU SE VC ESTIVER EM UM AMBIENTE INAPROPRIADO REPARE AO SEU REDOR,VEJA SE NÃO TEM UM COISA ANORMAL,MAIS LEMBRE-SE. SEMPRE DE PREFERENCIA SALTO.NO COMEÇO E MUITO CHATO FICAR CHECANDO O TEMPO TODO MAIS DA RESULTADO DE PREFERENCIA CONFIRA UMAS 50 VEZES AO DIA RSSRSRSRSR E CLARO QUE SERA MUITO MASSANTE MAIS SERA GARANTIDO QUE VC TENHA UM SONHO LUCIDO NESSE DIA

  6. Camila disse:

    Ooooooi Marlon, meu guru! Quanto tempo cara! Enfim achei um tempinho no meio da bagunça q virou minha vida pra te contar umas barbaridades q andei sonhando! Bom, antes de mais nada tenho q dizer q to sem caderno pra anotar, sem tempo pra dormir direito e sem método tá… Tá difícil. Mas isso não me impediu de ter experiências interessantes como quando sonhei q tava num hotel antigo q dava de frente pra um estado de futebol americano onde um cano amarelo gigante pulava de refletor em refletor e de repente ele se transforma no bumblebee e começa a dançar camaro amarelo. Foi legal transformar a parede fechada em parede de tijolos vazados apenas fechando os olhos pra assistir isso! Meu rc era uma coisa q eu faço sempre, trancar portas. E nos sonhos as benditas nunca trancam! E quando eu me dei conta q tava sonhando e gritei "mãe a porta não trancou! To sonhando!" Desesperei, acordei! Droga "/ . Mas os sonhos ainda tem um toque de lucidez, me pego contando pra pessoas coisas q aprendi ou fiz ou soube ou aconteceram no meu dia e sei a partir daí q ti num sonho. Tem sido td incrível! As coisas vão se ajeitar e vou adotar o caderno e um método. Abraços!

  7. Anônimo disse:

    eu consegui ter 6 sonhos lúcidos em 5 meses agora depois de algumas semanas perdi totalmente a habilidade e o progresso , já cheguei a anotar 20 sonhos comuns em uma noite ,mas anotava por noite 12 sonhos éra sempre o mesmo numero entre 12 a 14 sonhos, os R C não funcionam mais olhar para as mãos,pulinhos o método tholey etc… peguei um pouco de raiva no assunto sobre lucids dreams queria ter novamente mas não consigo , nem sonhos básicos E MUITO MENOS SL é normal,? já aconteceu isso com algum sonhador deese blog ?POR FAVOR ME AJUDEM!!!!!!!!!!! estou com saudades desse estado de consciencia

  8. Anônimo disse:

    eu tenho as vezes, na verdade só nos pesadelos tipo estou tendo um pesadelo com um monstro, me perseguindo dentro da minha casa, ai eu penso: 'isso é um pesadelo' mas ao invés de eu enfrentar o monstro não, eu me tranco no quarto e me jogo da janela pra eu acordar do pesadelo o medo fala mais alto…kkkkk mas isso é tipo um extinto de sobrevivência se podermos falar assim eu vejo o monstro um pensamento rápido passa pela minha cabeça de que eu tenho que me jogar da janela para acordar e é passageiro tipo, quando chega a parte que eu caio no chão , geralmente tem algo para amortecer a queda ai eu não acordo, e eu perco o controle e o sonho vai seguindo normalmente. eu quero saber se tem alguma maneira de eu pensar em outra coisa que não seja em me jogar da janela. eu quero muito saber, então quem souber me responda por favor agradeço 🙂

  9. Reizen Endler disse:

    Hum, experiência interessante hehe sabe o Tholey é para mim uma forma de fazer um super reality check, mas além de você praticar os exercícios para desenvolver suas habilidades oníricas, tholey, mild, reality checks, etc seria interessante também começar a elaborar planos de ação e incubação de sonhos, as vezes implantar uma ideia pode alterar inconscientemente suas futuras reflexões em seus sonhos comuns, lúcidos, pesadelos etc.

  10. sierra sinn disse:

    Looking forward to reading more. Great article post. Keep writing.

  11. home page disse:

    Thanks for sharing, this is a fantastic article.Much thanks again. Want more.

  12. Enjoyed every bit of your blog post. Will read on…

  13. Thanks again for the article post.Thanks Again. Really Cool.

  14. I really like and appreciate your article post. Great.

  15. Very good blog post. Really Great.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *