Vanilla Sky

     Demorei para fazer um texto sobre Vanilla Sky, mas o filme está sim relacionado diretamente com o tema dos sonhos lúcidos. Quem ainda não assistiu e curte sonhos lúcidos, assista antes de ler esse texto. Não dá para comparar com um Waking Life ou Inception, mas garanto que para aquilo que o filme se propõe, está bem realizado sim. A trilha sonora é um bônus e tanto!
Vanilla  Sky é um filme indispensável para os apreciadores do tema dos sonhos lúcidos.
     Trata-se de uma versão norte-americana, inspirada no filme espanhol Abre los Ojos (no Brasil, Preso na Escuridão) de Alejandro Amenábar (o mesmo diretor de Os Outros). Abre los Ojos não assisti e pelo que dizem supera a versão hollywoodiana. Porém a abordagem parece ser diferente. Terei que assistir para poder comparar. Quem viu, por favor não deixe de fazer os comentários comparativos!
      Recomendo o filme não apenas para o apreciadores do tema da consciência nos sonhos, mas para quem gosta de um filme com boa história. Há um quebra-cabeça na trama que precisa ser montado e apesar do desfecho esclarecer tudo, de fato é um entretenimento bem além da média dos “filmes-pipoca” que vem saindo por aí.
Versão original espanhola em que foi baseado Vanilla Sky.
      Pode-se perceber no decorrer da história aquelas sensações de não saber o que realmente está acontecendo. O protagonista está morto? Está insano? O que diabos está acontecendo?! Assim ficamos grande parte do filme. Repo Men tomou carona nesse desfecho e uma pena que não tenha desenvolvido melhor a história. 
      Até que ponto podemos viver dentro de nossas mentes?… Corriqueiramente vivemos sonhos intensos, impressionantes e há pesadelos quase traumáticos. O filme faz um mergulho numa pequena parte desse tema e pode levar os apreciadores do assunto a curiosas reflexões.

Você pode gostar...

13 Resultados

  1. Free-Lipe disse:

    100% recomendável !! Um dos meus filmes favoritos, me traz até uma certa nostalgia, lembro de uma ex-namorada 😡 rsrs…mas antes mesmo de estar por dentro do assunto de Sonhos Lúcidos, eu já admirava esse filme que é daqueles que realmente te faz pensar e ver as coisas de uma forma diferente.

  2. ótimo filme!!
    eu baixei esse em espanhol, mas parece ser a mesma coisa em essência então deletei ele sem assistir….
    O filme é bastante confuso…
    Repo Man também porém a maior parte do filme se passa no mundo real e tals…
    gostei muoito da temática de ambos!
    alias eu gostei de todas as temáticas que eu vi exceto os de animação, esse eu achei tosco a temática. Essa povo da China/Japão tem umas mente mto estranha à nossa eu acho kkkkkkkk

    hoje à tarde eu tive o meu terceiro SL eu tava na minha roça só q ao invez de terra era areia branquinha q nem de praia, ai eu tava saindo da casa e tinha um formigueiro, olhei mais de perto e de repente as formigas se juntaram e me atacaram eu consegui fazer elas ao menos pararem de subir kkkkk foi curti mas cada sonho lembrado e cada sonho lucido é uma grande comemoração para mim 🙂

  3. Leandrow disse:

    Olá Márlon Jatahy, obrigado pelo seu comentário no meu humilde blog :], que legal que gostou da idéia, se vc fazer o boné do seu blog me manda um, usaria com muito prazer, a propósito, tens banner pra eu por ali em parceiros? abç me add no msn leandro_drla@hotmail.com?

  4. Mestre Free-Lipe!
    Ainda bem que pelo jeito são lembranças boas heim Felipe! Que bom q não estragou a memória desse belo filme ;P
    .
    Grande Túlio,
    Então tu chegou a ver o Paprika Túlio? Vi um pessoal elogiando bastante a animação, mas ainda não consegui baixar ele(legendando).
    Não há distribuição no Brasil então o jeito é baixar mesmo. Tens algum link bom pra ele?
    E pelo jeito tu anda tendo volta e meia alguns sonhos lúcidos heim?!
    Eu tô melhor de saúde e agora vou voltar a anotar os sonhos(e dormir mais também ;(
    .
    E aí Leandrow!
    Assim q acoplar o lance dos banners te aviso companheiro! Humor é fundamental nas nossas vidas… e nos sonhos! Lembro de um pesadelo q eu me dei bem simplesmente forçando uma gargalhada estilo o Coringa HAhaHAhAhaHAHahA…
    Te add aki no msn 😉
    E o boné ainda não decidi, só tenho uma camiseta q mandei fazer rsrsrs uma ora dessas coloco a foto no blog. Tem endereço nas costas, toda preta e com um quadro do Salvador Dali na frente… bem jóia!
    Abraço e bons sonhos!

  5. felizmente eu estou consigo aos poucos melhorar a cada dia ^^
    Paprika é legalzin, mas sei lah, esse povo cria tanta coisinha q acaba, na minha opinião, ficando tosco..
    pra baixar é thepiratebay e pega legenda no legendas.tv 🙂

  6. Nossa, Marlón, é o Júnior de novo. Quanto tempo. rs

    Que droga, parei de me lembrar dos sonhos e não consigo ter nenhum sonho lúcido desde a última vez que me respondestes. E faço a mesma coisa, seguindo aqueles passos de Beverly D'Urso.

    Não consigo ter sonhos lúcidos, viagens astrais… Acho que sou fechado a esse tipo de experiência. KKKK

  7. ..
    Valeu pelas dicas Túlio!
    .
    Junior,
    .
    Tais se referindo aos passos da Gayle Delaney?
    Se não, experimente, porque ela é uma das maiores autoridades do planeta, no estudo dos sonhos e essas orientações para conseguir recordar eles para anotar num diário.
    .
    Seja adepto de pelo menos um método e pratique durante umas 3 ou 4 semanas. Sugiro o MILD ou o WBTB. Vai com fé que não tem erro.
    .
    Experimente acordar um dias após 6h de sono e voltar a dormir, no outro após 5:30h de sono… e volte a dormir… não deixe de ficar pelo menos 20 min acordado, lendo algo sobre sonhos lúcidos(de preferencia o blog hehehehehe).
    .
    Uma hora tu descobre qual é a tua faixa de fase REM e vai ficar fácil anotar teus sonhos… aliás vai ficar difícil anotar TANTOS SONHOS rsrsrsrs daí é só anotar 1 por dia, pelo menos 4 ou 5 dias por semana.
    .
    Abraço e bons sonhos onironauta!

  8. "Gayle Delaney?" Não, nunca ouvi falar… Você fez um post sobre ela? Me manda o link, se sim? E se não, me manda o link com as técnicas? Pode ser em inglês, os sites que achei dela são apenas em inglês, mas ela 3.95/4 são de sonhos eróticos/sexuais, aí achei que estivesse procurando errado.

    Anyway
    , estou tão desanimado que estou quase desistindo. É muito díficil, mesmo. >.<

    Mas li em algum lugar que o que precisa ter para conseguir ter um sonho lúcido é ter persistência, por isso tô desde 1 de fevereiro nisso, pesquisando incansavelmente e pondo em prática.

  9. AH, DEIXA EU TE CONTAR UMA COISA QUE TEM ACONTECIDO MUITO RECENTEMENTE.
    Tipo, eu gosto de fazer isso: dormir a noite normal, acordar, escrever o único sonho que lembro (normalmente lembro, mas ultimamente nem tenho lembrado), ir para a escola, voltar para casa e dormir até 14:00, hora do meu curso de inglês..

    Geralmente, nessas duas horas de sono, eu caio em cenas impossíveis que descubro que são sonhos (exemplo, minha professora de inglês falando em português e somente alunos desconhecidos, sem nenhum conhecido, na sala de aula [ela nunca fala em português] ou, em outro caso, eu indo à um encontro no cinema com alguém que não gosto de falar com).

    Aí quando descubro, tudo para.
    A cena, simplesmente para, tudinho. E eu sinto a cama/o sofá abaixo de mim, entende? Eu fico meio acordado, meio dormindo. Depois de alguns segundos, ainda de olhos fechados, começo a ouvir a voz do meu irmão e aí abro os olhos (depois de entrar nesse estado de meio acordado meio dormindo, a cena paralisada continua nos meus olhos e se tento me mexer, ou me mexo na vida real ou nada acontece, por mais que eu tente mover meu corpo pela.. mente, digamos, mas a cena continua, paralisada, até que eu abra os olhos, feche e volte a dormir).

    Já aconteceu isso umas 3/4 vezes numa só tarde. 😡

  10. Isso é ótimo Junior!
    Tais tendo uma experiência de percepção neurofisiológica do teu corpo enquanto ele ainda está no estdo do sono.
    .
    Coloquei um texto sobre Sonecas para induzir sonhos lúcidos e até descrevi um sonho lúcido que tive, passando por experiência muito parecida com a tua. E foi o mais belo e único sonho com música que já tive:
    http://www.sonhoslucidos.com/2011/02/sonecas-para-ter-sonhos-lucidos.html
    .
    Alternativas para quando tu fizer essa tua soneca e obter de novo aquelas percepções estranhas, com tudo parado:
    http://www.sonhoslucidos.com/2011/02/metodo-wild.html
    .
    1- aproximar-se de alguma parte das cenas paralizadas, como uma camera dando um "close".
    2- imaginar-se com 2 corpos. Que o corpo "astral" vai deslizar da cama enaquanto o físico vai ficar por ali. Fiz isso nessa descrição das sonecas é bem divertido! Funciona com base num mecanismo de percepção do nosso cérebro.

  11. Gayle Delaney e suas orientações fundamentais para nos recordarmos dos sonhos:
    http://www.sonhoslucidos.com/search/label/Como%20lembrar%20dos%20sonhos%3F

  12. Com todo respeito ao seu breve texto, mas para você dizer que este filme não se compara com Waking Life e Inception, é porque há muito mais em Vanilla Sky do que você pode ver..

    Abre los ojos 😉 hehehe

    • Olá Franco

      É bem isso mesmo, não dá pra comparar porque são linhas bem diferentes.

      Waking Life traz uma abordagem totalmente diferente e Inception então nem se fala rsrsrs cada um no seu quadrado, dentro daquilo que se propõe ;D

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *