Search
Close this search box.

Soneca e o sonho lúcido: oportunidade imperdível

A soneca e o sonho lúcido possuem uma relação bem próxima .Eventualmente desprezadas, além de poder servir para ajudar a compensar uma noite mal dormida, elas também servem para induzir a lucidez nos sonhos. Nesse sentido, algumas técnicas para ter sonhos lúcidos já estão naturalmente adaptadas para essa situação.

Embora as sonecas possam significar um débito de sono em andamento e portanto uma qualidade de sono comprometida, Peter Fenwick sugere que esse momento pode ser aproveitado para ter um sonho lúcido.Uma vez que a soneca signifique sono atrasado, é bem provável que ao dormir você receba rápidos flashes de alucinações. Com efeito, essas imagens são alucinações hipnagógicas e os sonhos se formam muito mais rápido do que no sono comum. Nesse sentido estamos tratando do rebote de fase REM. Por consequência do cérebro tentando compensar o ciclo de sono que foi anteriormente comprometido.

Sugestão de Técnicas

Algumas técnicas de indução de sonho lúcido merecem destaque no momento de uma soneca. Sendo assim, são elas: VILD, FILD e WILD. Em outras palavras, sempre que sentirem que vão tirar uma soneca, aproveitem para praticarem qualquer uma dessas três técnicas. Ao passo que todas três técnicas possuem elementos adequados para quem vai fazer uma jornada rápida de sono.

Sob esse ponto de vista, é importante ressaltar a orientação dada pelo pesquisador do sono, Mathew Walker. De acordo com o neurocientista, as sonecas que buscam compensar o sono atrasado e que sentimos normalmente durante o dia, devem ser evitadas após as 15h.Isso ocorre, de acordo com Walker, em função do prejuízo ao sono posterior que irá ocorrer, caso o sono se prolongue após as três da tarde. Ou seja, evite dormir depois desse horário ou tirar sonecas, para que seu sono noturno não fique prejudicado. Mas aproveite para novas incursões de sonhos lúcidos!

Referências Bibliográficas

Fenwick, P. & Fenwick, E. The Hidden Door: Understanding and Controlling Dreams. Headline. 1998.

WALKER. M. Por que nós dormimos. A nova ciência do sono e do sonho. Rio de Janeiro: Intrínseca. 2018,

Se você gostou desse conteúdo, ajude a divulgar compartilhando em suas redes sociais

POSTAGENS RELACIONADAS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Recent Posts

Como ter sonhos Lúcidos

plugins premium WordPress