Depois da visão, o tato é o sentido mais forte que carregamos para os sonhos. Nesse sentido, a sensação tátil pode servir como ferramenta poderosa para ter um sonho  lúcido.  Desse modo, considerando os textos anteriores, o uso do tato é particularmente eficiente.Especialmente para situações em que nos flagramos conscientes, momentos antes da formação do sonho. 
 
 
Mesmo nos momentos de maior escuridão que antecedem os sonhos, com um lampejo de consciência, podemos aproveitar e utilizar a sensação do tato para adentrar o sonho com consciência. Na imagem, cena do excelente filme Matrix.
 
 
         Com o fim de aplicar essa sensível percepção, resolvi fazer mais um experimento. Em um sonho recente, após um despertar pela 5ª hora de sono para beber água, retornei a cama e na medida que adormecia, consegui manter em mente o plano de ficar consciente no sonho. Ao perceber que estava adormecendo, em meio a escuridão esmagadora pré-sonho, procurei utilizar-me da sensação de tato.
O Experimento
 
“Tateei pela escuridão, procurando por alguma porta. Permaneci assim por um tempo, até que finalmente senti a textura do que parecia ser uma porta. Deslizei a mão até a região onde deveria estar a maçaneta. Encontrei-a e girei. A porta se abriu no que parecia ser um gigantesco andar vazio de um prédio.
 
Caminhei pelo andar vazio e comecei a observar diversas cadeiras e mesas nos cantos. Parei a caminhada e comecei a flutuar. Segui em frente, flutuando em pé. Estiquei meus braços para os lados apontando para as diversas cadeiras e elas fora arremessadas para o ar. Apontei para as mesas e flutuaram da mesma maneira. Segui flutuando em frente e observando um espelho, ao passar por ele virei-me para conferir qual seria dessa vez minha imagem… e vi a indumentária do Darth Vader em mim. Com capacete e tudo, continuei flutuando e arremessando todas cadeiras e objetos que estavam por ali. Sentia-me incrivelmente no controle desse sonho, como há muito tempo não acontecia.
 
 
 
 
Em seguida encontrei uma mulher de cabelos compridos sentada numa cadeira em uma pequena mesa. Aproximei-me do personagem e ao sentar devo ter caído em algum falso despertar ou simplesmente não recordo mais o que aconteceu.”

Conclusão

Em resumo, naqueles momentos que antecedem a formação do sonho – os quais podem ser mais facilmente verificados quando tiramos uma soneca – o uso da percepção tátil pode servir de maneira fabulosa para ter um sonho lúcido. Por conseguinte, durante a aplicação de técnicas como a MILD, Tholey, FILD, DEILD, entre outras… sempre quando nos utilizarmos daquela despertada pela 5a ou 6a hora de sono, o tato jamais deve ser esquecido. Ele parece ter efeitos poderosos na nossa transição ou equilíbrio para o estado mental do sonho lúcido. Por isso, durante o estado desperto, recomendo dar a devida atenção para suas sensações táteis. Desfrute desse sentido, para melhor aplicação nos seus sonhos!

Author

27 comentários

  1. Olá Marlon, você tem uma dica de como encontrar uma pessoa real ou um personagem fictício num sonho lúcido, tentei algumas vezes e não consegui. O que eu tentei foi perguntar para personagens no cenário se eles sabiam como encontra-los e tentar acreditar que eles apareceriam um pouco mais a frente quando eu avançasse no cenário.

  2. Olá Marlon Eu ainda não tive Sonhos Lúcido mas na parte do conhecimento já sei tudo já ando no forum a 3 anos e praticamente já tenho bastante conhecimento mas o que sempre foi meu problema foi a WBTB eu sempre insisto com ela mas nunca dá mas o problema está em mim pois é assim: quando eu vou acordar do alarme eu não consigo levantar eu fico muito sonolento demasiado fraco para me levantar por isso eu desligo o alarme e volto a dormir algumas vezes já consegui levantar mas foi rapido demais e voltei logo a deitar é como se eu fosse um zumbie e não tenho controle apenas volto a dormir tanto que nem desligo o alarme em geral fico tanto tempo ali e eu nem delsigo e lembrado que ponho sempre ao meu lado o telemovel digo telemovel pois eu sou portugues mas ai é celular. o que dizem me sempre é para colocar o telemovel longe de mim para eu ter que me levantar mas isso eu teria que por o som mais alto e isso iria acordar meu irmão por isso já não sei mais o que fazer

    O que venho a saber é que meu irmao nunca acorda com o alarme vibração eu acordo mas ele fica sempre a dormir o telemovel fica ao meu lado mas se eu acordo ele tambem acordava neh? então não sei vou tentar colocar mais longe de mim para eu ter que levantar pois acho que ele nunca acorda com alarmes XD irei tentar com som mais alto e longe,mas eu uma vez já fiz diretinho levantei e disse que iria ter um Sonho Lúcido mas eu apenas levantei uns segundos e voltei a dormir não fiquei o tempo suficiente para a mente saber que eu estava acordado

    • Olá Pedro! Nesse caso, as técnicas que envolvem despertar durante o sono não me parecem uma boa alternativa pra ti.
      Sugiro experimentar outras técnicas como Tholey e Wild. Vão te permitir um sono normal e são excelentes técnicas de indução.

  3. Venizia Almeida Macedo Responder

    Muito interessante seu relato, mas acredito que essa experencia nao funcionaria comigo, pois na maioria dos meus sonhos (sendo lucidos ou nao) tenho muita sensibilidade sobre o que esta em minha volta, em um sonho, por exemplo, eu estava caindo de uma cachoeira e no momento final segurei na agua e era fofa, ou seja, estava segurando meu colchao, então provavelmente se fizer esse teste a unica porta que abriria e a da realidade e eu nao quero dar adeus ao meu sonho lucido, mas gostaria de saber se isso que relatei e comum nos sonhadores lucidos, ja que na grande maioria dos meus sonhos eu estou deitada exatamente como estou na vida real, sera que isso ocorre apenas com sonhadores lucidos?

    • Olá Venizia,

      As Portas parecem ter uma relação bem próxima com o inconsciente. Coisas que vc deseja talvez surjam com mais facilidade ao abrir uma Porta…

      Não é incomum sonhar exatamente com o local q estamos dormindo. LaBerge relata acontecer com frequência c ele, bem como outros sonhadores. Falsos despertar tbem provocam mto isso. 🙂

      • Venizia Almeida Macedo Responder

        obrigada pela informação, é uma pena que as portas nos meus sonhos não funcionam direito nem mesmo na sua função normal, já tentei tanto q desisti, as escadas são um problema tbm, não sei pq, mas nem em sonho lúcido consigo construir uma escada de vergonha

        • Venizia Almeida Macedo Responder

          Olá Márlon! Primeiramente quero parabenizar pelo blog, aprendi muita coisa valiosa para progredir nos meus sonhos aqui, queria dizer também que não tenho mais bloqueio com portas e com muitos outros pesadelos, só quem já teve pesadelos recorrentes como os meus sabe a vitória que alcancei ao supera-los nos sonhos lúcidos, então só tenho a agradecer pelo seu desprendimento em responder nossas dúvidas e por seus posts inspiradores!

    • Olá Venizia,

      As Portas parecem ter uma relação bem próxima com o inconsciente. Coisas que vc deseja talvez surjam com mais facilidade ao abrir uma Porta…

      Não é incomum sonhar exatamente com o local q estamos dormindo. LaBerge relata acontecer com frequência c ele, bem como outros sonhadores. Falsos despertar tbem provocam mto isso. 🙂

      • Venizia Almeida Macedo Responder

        Obrigada pelas dicas, como disse na mensagem aqui em cima: é uma alegria muito grande notar que não tenho mais bloqueio com portas! Parabens pelo blog mais uma vez!

  4. Rodrigo de Oliveira Responder

    Olá pessoal , andei procurando dicas de como " sonhar " legal , mas vamos lá .. Oque seria essas siglas aí ? Tholey , wild ? Oque seria isso ? Pra eu sonhar bem ? Mandar no sonho .. Oque eu faço ? Me responda por favor ..

    • Aqui no Blog tem artigos falando dessas técnicas que vc citou, ta do lado esquerdo em "técnicas de indução" só passar o mouse em cima e vai aparecer as siglas, tu escolhe e leia sobre qual quiser. ;D

  5. Ola, queria saber como desligar os sonhos, estou sonhando até com cochilos de 30 minutos, para piorar eu sonho coisas adversas, as vezes sonho dentro de outro sonho, e quando percebo não consigo acordar, leva um tempo para eu conseguir acordar, e na maioria das vezes eu lembro dos sonhos da mesma forma de uma lembrança marcante. É normal sonhar tanto assim, isso chega a ser sonho lúcido?

  6. Δ Void Prism Δ Responder

    Olá, sou meio novo em sonhos lúcidos, descobri ontem o que era e logo fui testar, fui dormir à meia noite, e usei uma técnica que eu achei mais simples para começar a treinar, eu disse para mim mesmo que teria um sonho lúcido e que eu acordaria cedo. Projetei o sonho de um amigo me perguntar se eu fiz o reality check, respondo que não e verifico minha mão. O problema é que eu não noto o sono vindo, eu simplesmente apago, acordei as 7:50, meditei para lembrar de algum sonho(eu acho que não tenho mais sonhos, ou eu simplesmente não lembro no exato momento em que acordo), lembrei de algo, não sei se era coisa da minha imaginação, eu via uma mulher entregando alguns lápis à 2 crianças, enquanto eu ouvia uma criança me contando uma história de alguém que incentivava as crianças a virarem artistas. Quando lembrei disso fui logo anotar em um caderno, aproveitei e li um livro por uns 20 min, fui tentar dormir denovo mas não consegui, mesmo estando com meus olhos cansados. Tem algo que não sei se ajuda, mas eu não durmo em um horário fixo, ex: quando tenho aula eu durmo em qualquer horário mas sempre meus pais me acordam as 6:30 da manhã, quando não tenho aula, não tenho horário nem pra dormir, nem para acordar, se alguém puder me ajudar eu agradeço.

  7. Queria relatar um sonho lucido e repetitivo que sempre tenho,
    no sonho eu sempre estou no escuro do meu quarto,e fico apertando o interruptor pra acender a luz,mas nunca acende e isso sempre me faz saber que estou sonhando,mas nunca consigo controlar o sonho e reverter a situação a meu favor, acabo sempre acordando assustado e paralisado sem poder se mexer na cama por alguns instantes..alguém também tem esse sonho?…detalhe:a frequência sempre aumenta quando durmo de barriga pra cima……comecei a estudar a algumas semanas a respeito de sonhos lúcidos.

Deixe seu comentário