Como ter Sonhos Lúcidos: guia rápido e prático

Você pode gostar...

84 Resultados

  1. KAMI disse:

    Fala Márlon, apresentei o blog pra uma amiga minha e ela adorou… ela sempre foi fissurada no assunto no que se diz sobre sonhos, mas não conhecia SL's, agora só fala disso rsrssrrssr!!!
    só comentar um fato: esses dias estava "levemente" consciente em um sonho, mas fiquei com um medo danado de voar, a gravida era real de mais além do normal!

    • E aí Kami!

      É que o tema é mesmo fascinante rsrrsrs

      Essa duvidazinha quando surge é o momento ideal pra fazer os reality checks, como aquela olhada pra mãos e se perguntando "estou sonhando ou não?" 😉

    • Anônimo disse:

      Marlón tem como eu sonhar com uma pessoa e essa pessoa sonhar comigo ao mesmo tempo como se estivessemos no mesmo sonho sonhando a mesma coisa

    • Anônimo disse:

      Nao da

      Noob

    • Anônimo disse:

      Leia o artigo Tudo Sobre os Sonhos Lúcidos para mais informações sobre o tema.

    • Tomás disse:

      Ola, boa tarde, sou professor de psicologia e especialista em mentaliamo, os sonhos e a minha especialidade, isso nao foi comprovado cientificamente mas existe uma teoria que ja foi posta em pratica pelo Britanico Charles B. Rowen, ele disse com o seu amigo (Harrison Vaerys) mas muitos poucos cientistas acreditaram por tanto decidiram tambem fazem essa tecnica mas nao reaultou, a tecnica requer muita consentraçao e no miniml pratocase em 1H

      Mais informaçao o meu skype é
      tomas.miguel19

  2. Anônimo disse:

    Olá Marlon,Meu nome é Gabriel e venho acompanhando seu blog à um bom tempo! Já tive bastante sonhos lúcidos desde criança e agora estou voltando! Comecei a anotar meus sonhos no meu diário à uns 3 dias e já lembro de uns 6 sonhos durante a noite, e sempre acordando apos 6h de sono! Estou usando o Tholey e o Wild, queria saber qual método você usa e se qual metodo eu poderia usar a mais para ter sonhos lúcidos mais vezes, porque eu costumo ter só 2 vezes por semana!!! Obrigado pela atenção e Parabéns Pelo Blog!!!

    • Oi Gabriel

      Tais de parabéns companheiro. Bela mistura de técnicas e que frequência jóia heim!

      Tenho aplicado uma mistura do Tholey com o MILD, conforme dá pra perceber com o texto acima. Os questionamentos do método de Tholey aplico quando faço o reality check das mãos e espelhos.

      Seja sempre bem-vindo Gabriel! Abs
      Quando puder, não deixe de trocar experiências no nosso fórum(links pelo blog).

    • Anônimo disse:

      Pode deixar que entro sim xD!

      Nunca tive um diário dos sonhos mas sempre acordei 3 vezes na noite todos os dias e tentava lembrar os sonhos que tive naquele período, mas gostei muito de ter um diário e melhorei até um pouco a minha capacidade de lembrar dos sonhos!!!Vai ver que é por isso que eu tô na média dos onironaltas que é ter um SL 2 vezes por semana se não me engano pelo que li!

      Quero ter mais que 2 vezes por semana! Sabe alguma técnica ou livro para eu ler ou comprar? Quero ficar por dentro tbm dos experimentos que vcs fazem! Tenho me divertido muito nos meus sonhos mas ia ser legal pacas interagir com outros onironaltas!!!

      Vlw pela atenção e Até Mais!!!

  3. Anônimo disse:

    Oi, adorei seu blog e pelo que vi nos comentários, varias pessoas curtiram de ter sonhos lúcidos. Porém, eu tou com um pouquinho de medo, porque tive uma experiência um pouco assustadora já há uns anos que foi mais ou menos assim: eu tava a dormir e a sonhar que me tinham raptado, e de repente eu não sei se abro os olhos e olho para o quarto ou se estou apenas a imaginar, mas vejo o quarto com um espelho enorme que não existe diante de mim e a cama a rodar para todos os lados e nesse espelho eu via a cama a rodar e eu mais uma pessoa que não sei quem era lá sentada na cama. Depois acordei. Desde ai tenho medo de fazer sonhos lúcidos. Acha boa ideia fazer sonhos lúcidos com algum amigo, tipo combinar ir dormir a casa de um amigo e acordar a horas diferentes e assim? Já agora, tem alguma postagem a falar de todos os métodos existentes, tipo CAT e assim… Obrigado

  4. Oi seja bem-vindo!

    A grande vantagem dos sonhos lúcidos sobre sonhos ruins ou pesadelos é que ficamos conscientes e podemos ficar tranquilos, sabendo que tudo o que acontece é meramente parte dos nossos sonhos.

    Fiz um post comentando sobre os diversos métodos:
    https://www.sonhoslucidos.com/2011/09/qual-melhor-tecnica-ou-metodo-para-ter.html

    Abs e bons sonhos!

  5. Anônimo disse:

    Queria saber se os sonhos lúcidos começam com coisas com que nos preocupamos no dia-a-dia ou com as coisas que queremos mesmo sonhar, tipo 'hoje eu quero sonhar com o fulano tal' e se tiver com esse pensamento durante todo o dia sonho com esse fulano? Isso do fulano é só exemplo rsrsrs

    • Olá

      O que determina a existência do sonho lúcido é a presença da consciência, da manutenção da percepção que tudo não passa de um sonho, criações mentais próprias.

      Quando estamos preocupados com algo em especial ou se queremos induzir um tema específico, podemos acabar sonhando sim, mas sem influência direta pra indução dos sonhos lúcidos.

      Repare que o item 4 que coloquei no post, serve mais para nos ajudar a não ficar perdido, eufórico demais e acabar acordando rsrsrs

    • Anônimo disse:

      É exatamente o que o Márlon falou. No sonho se você ficar inerte sem fazer testes de realidade. Ou você vai perder a lucidez ou fatalmente vai acordar. Procure fazer testes de realidade o tempo todo e de preferência os mais absurdos que você puder lembrar e imaginar na hora. Tipo: Voar, atravessar objetos (paredes, portas), olhar pras mãos e puxar o dedo, tentar respirar tapando o nariz e a boca. Tem outros, mas comece memorizando esses.

      Ah! E não se preocupe muito com o que você vai querer sonhar quando for dormir e sim com o que você está sonhando na hora do sonho. Tente tirar proveito dos sinais que aparecem no seu sonho. Ou seja, procure se perguntar o tempo todo se aquilo que você está vendo no sonho faz sentido pra você e se está de acordo com a realidade. Se não tiver ou ficar muito surreal para ser verdade. Então, faça imediatamente os testes de realidade de preferência o mais absurdo que você lembrar. Ex: Voar!… E não pare de fazer outros testes. Por mais encantador ou confuso que o sonho te pareça. Continue testando a realidade dele. Isso vai prolongar a sua lucidez por mais tempo no sonho e te dará mais experiência para repetir os testes nos próximos sonhos.

      Bons sonhos lúcidos para todos!
      Ramon

    • Anônimo disse:

      Márlon, li o comentário do Ramon e achei interessante. E você concorda com as dicas dele? O caminho é por aí mesmo ou devo tentar outros métodos?

    • Olá Ramon e Anônimo

      Os reality checks são importantes sim, mas eles servem mais como um reforço ou suplemento.

      Os métodos de indução como o MILD, Tholey, WBTB, WILD, CAT, VILD… é que merecem uma atenção mais especial.

      O Diário de Sonhos também é MUITO importante. Ele que vai nos tornar mais capazes de recordar o que sonhamos e até se conseguimos ficar conscientes no sonho.

      Resumindo, fazer alguns reality checks durante o dia já deve ser o suficiente. Eu uso o método de Tholey pra encontrar esses momentos mais especiais pra fazer. Por exemplo:

      – casos existam temas recorrentes ou repetitivos nos sonhos.

      – situações durante o estado desperto que nos causem surpresa ou nos impressionem.

      – em momentos beeem monótonos como numa fila ou elevador, imagine-se num sonho e faça o reality check 😉

      Não há portanto necessidade para ser compulsivo. É caprichar no Diário, seguir um método e de complemento escolher um bom reality check.

      Por fim, planejar algo serve pra ajudar a prolongar o sonho. Isso vai ajudar a não se perder na euforia por lá rsrsrs

  6. Anônimo disse:

    Eu pretendia vir aqui e relatar meus sonhos de hoje à noite, mas tô com preguiça. Vou deixar apenas uma indicação de livro que foi de fato o que me trouxe até os sonhos lúcidos. Segue link da amazon: [url]http://www.amazon.com/Wake-Book-1-Lisa-McMann/dp/1416974474/[/url]

    Encontrei uma versão na net, pra quem se interessar, é um romance. É interessante. Vão gostar:

    [url]http://www.4shared.com/office/WsNBwUBA/1_-_wake_-_lisa_mcmann.html[/url] (já traduzido)

  7. Anônimo disse:

    Márlon, Você já ouviu falar sobre viagem astral, projeção da alma, desdobramento? Se já. Então, qual a diferença desses para sonhos lúcidos? Tem diferença ou é tudo a mesma coisa?

    • Olá Anônimo

      Nossa capacidade de ficar consciente durante os sonhos foi comprovada em laboratórios do sono, onde os sonhadores lúcidos demonstraram ser possível se comunicar a partir dos sonhos, com o movimento dos olhos e fazer diversas experiências até os dias de hoje.

      Isso nos permite explorar um fascinante estado mental. As possibilidades que se abrem apenas começaram a ser pesquisadas e cada sonhador lúcido é um potencial explorador dessa área de estudo.

      Estar em um sonho lúcido, significa estar vivenciando um estado mental alterado, onde o mundo em que ficamos imerso é o mundo produzido pela nossa mente. Nossos sonhos são nossos construtos mentais. Capazes de simular o estado desperto e de produzir experiências das mais inusitadas e psicodélicas.

      Viagens astrais, projeção de alma e desdobramentos por enquanto estão em áreas como espiritualismo, pseudo-ciência e esoterismo.
      Não tenho absolutamente nada contra essas áreas, apenas não é o tema que tratamos no blog. 😉

    • Anônimo disse:

      Márlon, eu estava lendo sobre Wagner Borges. Já ouviu falar? Ele é um daqueles escritores espiritualistas que afirma fazer viagem astral constantemente. E ele chega a dizer que o nosso espírito se projeta pra fora do corpo quando dormimos. Ele diz que no geral nessa faze a maioria das pessoas penetram apenas no mundo dos sonhos e por aí ficam estáticos e sonhando inconscientes. Mas que somos capazes de sair dessa letargia e ir além e penetrar nos mundos extrafísicos onde, segundo ele e outros escritores espíritas que falam sobre o assunto, é lá que está o mundo espiritual dos espíritos. E diz que esse mundo é real e diferente do mundo dos sonhos mas que nos confundem por não estarmos preparados para diferenciá-los ainda. Nos sonhos quase tudo é fruto da nossa imaginação e se dissipa no ar em segundos enquanto nesses supostos mundos extrafísicos tudo é antigo e já existia muito antes e continuaram existindo mesmo depois de nossa passagem pela terra. E completa: É pra lá que todos nós vamos quando deixarmos o nosso corpo no fim da vida terrena.

      Agora eu pergunto, será que ele tem sonhos super lúcidos onde o poder de criação é ilimitado e pensa ser esses sonhos o suposto mundo dos espíritos desencarnados. Ou será que existe mesmo tal lugar e independente de nossa crença ou ceticismo esse mundo é real, está vivo e existindo em completo paralelo com o nosso mundo físico?

    • Olá Anônimo

      Eu não vou tentar analisar uma área que não conheço. Como tu mesmo comentou, trata-se de terreno do espiritualismo e longe de mim fazer qualquer crítica ou discutir esses temas.

      A proposta do blog é explorar sonhos lúcidos.

      Trata-se de uma área de estudo que envolve a nossa habilidade de manter a consciência enquanto sonhamos. E estamos apenas engatinhando nisso…!

      O potencial do nosso cérebro e mente possui possibilidades espetaculares de estudo na área dos sonhos lúcidos. Estamos lidando com um estado mental alterado… cada sonhador lúcido pode fazer experimentos, treinar novas formas de indução e contribuir pela troca de experiências para o aprimoramento de outros companheiro(a)s.

      Acho que é um direito de escolha de cada um. Investigar essa ou aquela área de estudo. Mas como tu pode notar, procuro não misturar temas de áreas diferentes.

    • Anônimo disse:

      Oi Márlon!

      Olha, eu entendo e respeito a sua decisão de não querer falar sobre o tema.

      Mas a viagem astral é uma espécie de alteração da consciência comprovado cientificamente. E no meu modo de ver, tem tudo a ver com sonho lúcido e até pode ser uma espécie de sonho lúcido também. Só que de uma forma mais avançada. Você não acha?

    • kkkkkk na buena eu tenho bastante experiência pra não entrar nessas discussões.

      Aqui vamos continuar tratando apenas do estado mental dos sonhos lúcidos ok?

      Por favor, tente compreende. Já vi muita discussão estéril, bate-boca sem-sentido por querer misturar os temas.

      O que penso, particularmente, posso compartilhar por email, caso seja do teu interesse: marlonjatahy@sonhoslucidos.com

      Abs e bons sonhos para todos nós 🙂

    • Anônimo disse:

      Companheiro Márlon!

      Não falo do lado místico mas sim do lado científico da viagem astral. Não creio que a viagem astral é tão diferente do sonho lúcido. Tirando toda aquela camada mística que envolve ambas. Acho, que a causa e efeito de ambas são bem parecidas. Talvez, partam do mesmo princípio e leve ao mesmo fim. Talvez!

      Só acho que a viagem astral é um tema que tem um parentesco muito próximo dos sonhos lúcidos. Certamente é um tipo de estado mental em que a mente está ativa e consciente enquanto o corpo dorme. Semelhante ao sonho lúcido. Não acha? Logo, me leva a crer que estamos falando de uma vertente do mesmo tema “Sonhos Lúcidos”.

      Pra você o que é o sonhar lúcido de verdade? Será que é apenas ter consciência de si mesmo enquanto se sonha? Ou será que tem algo mais além de ver e interagir conscientemente com imagens oníricas? O que a lucidez no sonho significa e pra quê ela serve? Certamente não é só pra lazer e diversão. Acredito, que estamos experimentando o despertar da consciência não para o que o nosso cérebro é capaz de produzir nos sonhos. Nos sonhos lúcidos estamos vislumbrando o que o nosso verdadeiro EU interior realmente É e SERÁ na extinção do corpo animal. Partindo daí, o sonho lúcido é um ensaio pra vida que nos espera depois de nossa morte física.

      Eu sei que você não vai concordar com o que escrevi aqui. Mas cada um acredita naquilo que quiser.

      Seguir os passos da ciência humana sobre esse tema e crer somente nela é o mesmo que andar de olhos fechados tateando as coisas no escuro. Não podemos ignorá-la mas temos a obrigação de continuarmos investigando-a sem as amarras do ceticismo ou da crendice.

      Muito obrigado pela atenção!

    • Olá Anônimo

      "Por favor tente compreendeR" rsrsrs

      Sei que é impossível agradar a todos, sobre os temas tratados no blog, mas eu concordo com a ampla maioria que frequenta e já trago isso da antiga comunidade do Orkut sobre Sonhos Lúcidos.

      A bagunça por lá só foi arrumada a partir do momento em que os temas foram claramente especificados. Viagens astrais, alma, espiritualismo, vão continuar fora do objeto que é tratado aqui.

      Experimente pesquisar para ver como é fácil encontrar sites e blogs que tratam o tema como tu sugere. Mas aqui não. Na buena. Somos bem felizes assim ;D

      Paz e Vida Longa.
      Abs e bons sonhos para todos nós! 😉

    • Anônimo disse:

      ????????????

      Você é jogo duro. Hein velhinho?

      Seu site é organizado mas a bagunça é você que está fazendo aqui.

      Eu compreendo mas não te entendo cara. srsrsr

      Vamos fazer assim. Se não gostou dos meus comentários. Pode deletar tudo que não ligo não.

      Se o seu convite é pra que eu desapareça daqui. O problema já está resolvido!… Fui!!!

    • Capaz, foi uma troca importante pro blog. 😉

      Abs e seja sempre bem-vindo onironauta!

    • Anônimo disse:

      Foi importante o quê? Eu dizer que fui embora?… Ó minha cara de preocupado—-> 😛

      Você não querer falar sobre espiritismo no blog é um direito seu. Mas me tratar como se eu fosse um daqueles lunáticos falando merda? Poxa, não esperava isso não.

      O estudo sobre sonho lúcido tem muito mais haver com o nosso espírito do que com o nosso cérebro. Muito mais do que você pensa. Mas cada um vai percebendo isso no seu próprio tempo. Não vou insistir pra te convencer dessa verdade fundamental… Isso é você que vai perceber um dia no tempo certo.

      Não vou te incomodar mais não.

      Fica em paz e bons sonhos onironauta!

    • A troca foi importante, deixando claro qual o objetivo do blog. Sem stress companheiro.

      Bons sonhos para todos nós ;D

  8. Olhe para nosso buscar, veja a desordem nesse.

    "Tocando o intocável".
    .
    Comecem com esse amigos; talvez vcs acordem, despertem para o eterno agora… estamos apenas arranhando nos sonhos.
    .
    http://www.youtube.com/watch?v=ytyPTsbb4YM
    .
    .
    "Todo o tempo está contido no agora?"
    http://www.youtube.com/watch?v=g8raO5zlPx0

    .

    Mais extratos:
    http://www.youtube.com/user/pernambucano1969
    Abraços.

  9. Querido Márlon e demais…

    …"estamos apenas arranhando a superfície nos sonhos lúcidos".
    .
    Tentarei 'explicar' um pouco o que quis dizer com 'apenas arranhando a superfície'…

    Uns 9 meses atras, tive o meu primeiro e vivido sonho lúcido, muito ocasionado por 'escutar', praticar e desenvolver parte do que estava sendo abordado aqui; a forma simples, direta e desmistificada que vc Márlon, apresenta o fato em si; parabéns!

    …Comecei a ter mais e mais, depois, fiquei nesse buscar e compartilhar…

    Porem por um acaso, ao debater esse tema da mesma forma simples – que aqui; 'sem os duendes…' – com outras pessoas; uma delas, me afirmou questionando, que eu estava falando algo parecido com o apresentado no vídeo "Tocando o Intocável"; me apresentando este vídeo. Num primeiro instante, nem quis assistir – "25 mim?!" – , mas depois me permiti… percebi o quanto estava "não lúcido" quando acordado.

    Márlon, use a inteligencia que nasce do questionar livre, aberto:

    * como seria o nosso sonhar ao passarmos o dia lúcidos de fato?
    [lúcidos no sentido de livres do ruído, do tagarelar mental, da nossa prisão]

    * que nível de lucidez atingiríamos com parte de nossos sistemas parcialmente 'adormecidos' durante o REM ao levarmos a lucidez, a liberdade, o não tagarelar para o dormir?

    Querido amigo, não necessita responder, espero que vc compreenda para onde de fato 'deveríamos olhar'…

    Vc abriu/abre portas de forma simples, sem mistificações, sem ilusões, sem duendes, sem simbologias… (vc sabe do que estou falando; essa é uma de suas lutas aqui; desmistificar.).

    Vamos desmistificar mais ainda?!

    Lembras dos "check points" de realidade, que é uma espécie de 'questionar o agora'?…

    Imagine estar constantemente no agora sem esforço, entrar nele sem esforço e continuar?
    Veja: por que necessitaríamos desse checar, não estávamos acordados?

    Sacou?!

    Estamos de fato acordados?

    O que estaria bloqueando a percepção do agora? – tagarelar; o pensamento? –

    Quando se exercita, lava-se o habito para o sonho, é fato. Mas ao invés de levar um habito exercitado, levássemos a percepção natural – sem esforço – de estarmos tagarelando?

    Imagine se essa percepção ficar cada vez mais natural no ser durante o estado de vigília?

    Veja:
    http://www.youtube.com/watch?v=EgZE5f43c3s

    Perceba a intensidade da atenção sem escolhas, o que essa nos concede como um todo.

    O silêncio decorrente dessa percepção, a liberdade, a lucidez contínua que não busca mais nada; ela é viva, é alegre, é amor…

    Essa nos propicia uma sensação muito próxima de quando há a percepção do estado sonhar, estar sonhando…
    Aquela leveza, aquele sentimento de liberdade, porem é muito mais intensa, mas ao mesmo tempo, leve, pois não há tempo, há o continuo agora.
    .
    Veja também esse depoimento do Jim Carrey, não à quem ele se refere – pouco importa o mestre -, mas, o que ele vivenciou – o insight -.
    http://www.youtube.com/watch?v=hXEQbkX60QU

    .
    Detalhe: quando temos insights acordados, esses também vão para os sonhos.

    Abraços.

  10. Um presente, uma retribuição, um carinho, um compartilhamento… vá além das palavras:

    O poder do silêncio(pdf para down):
    http://goo.gl/x8BEa