Desmistificando a Paralisia do Sono: o grande erro sobre o WILD

o grande erro sobre o WILD

Texto gentilmente cedido pelo onironauta Zooth00 :

Acho relevante desmistifcar um erro que acomete uns 90% da população de sonhadores lúcidos.
Se quiserem ler a discussão toda, remetam-se aqui.

O que é paralisia do sono? “Uma assustadora forma de paralisia que ocorre quando a pessoa de repente percebe a si mesma incapaz de se mover por alguns minutos. A maioria desperta ou acorda.” Até aqui tudo simples certo? Sabemos(e provavelmente a maioria já experimentou) que a paralisia quer no início da fase REM do sono, quer no final da mesma.

Complementando: “Paralisia do sono é a sensação de não conseguir movimentar o corpo que acomete algumas pessoas geralmente após o despertar. Dura poucos minutos, porém o suficiente para trazer um certo desconforto. Decorre de um despertar parcial durante o sono REM, persistindo a atonia muscular já em estado de vigília.” *

o grande erro sobre o WILD
Zooth00 é um onironauta, membro do Fórum de Sonhos Lúcidos. Na imagem, cena do filme Matrix… acho que o Zooth00 era um dos “Potenciais” 🙂

Por que acontece? “… trata-se de uma irregularidade ou estado transicional que acontece entre o estado do sono e o estado desperto.” Isto é um ponto fundamental. Quando há paralisia de sono, salvo casos muito raros, não há o “e acabou e comecei a mexer-me outra vez”. Há uma interrupção efetiva do fluxo de certos neurotransmissores, e isso resulta num bloqueio da atividade motora. Uma das razões (para além das alucinações aterrorizantes) para causar tanto medo/desconforto é porque estão efetivamente paralisados. Saber que é paralisia não é o suficiente para vos acalmar, senão os doentes com episódios regulares não teriam tantos problemas com a mesma não é ?!

O que se entende por irregularidade? “Sleep paralysis is the result of premature (or persistent) mind-body disconnection as one is about to enter into (or exit from) REM sleep.” É importante não achar que paralisia de sono é o único caso de mind-body disconnections à medida que vamos a caminho de REM. Tal como o absoluti0n refere, e tenho a certeza que todos nós percebemos com o exemplo dele, mind-body disconnections são perfeitamente normais, dado que o cérebro progressivamente vai desligar certas àreas/funções do cérebro em prol de outras (e aqui temos a suplantação da cognição externa pela sensorial interna). Um caso são as HH, os tremores, as alterações de consciência, as vibrações, (o cão a ladrar no quarto quando nem sequer temos cão xD).

Ciclos do sono, com as fases REM em amarelo.

Então paralisia de sono é própria de que estágio? REM. Porque se refere à percepção da REM atonia, tão simples e directo como isso. “If you become aware before the REM cycle has finished, you may notice that you cannot move or speak.” É por isso que quando saimos de um lúcido não sentimos paralisia de sono: é um fenónemo raro, assustador, e bem distinto das experiências de sintomas N-REM. Quando o sonho acaba é exactamente isso que acontece: podemos estar lúcidos e por falta de concentração ou término da duração desse estágio REM naquele ciclo de sono em particular, mas o REM acaba. Se tivesse o atrevimento de adivinhar, diria que o fim da REM atonia enquanto estamos lúcidos está a acontecer no momento em que reportamos “o sonho começou-se a desvanecer”.

Sonambulismo, vale a pena mencionar? A menos que queiram complicar sem razão, não O sonambulismo é próprio de fases N-REM, e isso é a razão pela qual sabemos que alguém é sonambula: está-se a mexer Para além do mais, é preciso sermos “mauzinhos” demais para assumir que o doente iria experienciar sonambulismo (que ocorre maioritariamente apenas uma vez por noite) e paralisia de sono (que é um fenónemo raro) logo na mesma noite, pobre coitado xD

O que isto significa em termos práticos no WILD? Significa que WILD é a indução de um sonho lúcido ao entrar conscientes na fase REM, e não o acto de entrar em paralisia de sono. O wild começa antes sequer de se deitarem (porque o planeiam fazer). A paralisia de sono não seria um fenónemo raro se todas as pessoas que se recussassem a perder a consciência no sono (sonhadores lúcidos não são os únicos, há pessoas que devido a problemas mentais também fazer o mesmo, ainda que sem querer) conseguissem chegar lá. Para além do mais, se o WILD se referisse à paralisia de sono (e que muita gente teima que sim erradameente), então os relatos seriam muito mais interessantes e não experiências muito mais “smooth” na maioria das vezes como os relatos da comunidade de sonhos lúcidos demonstra (para ficarem mais “convencidos” aqui, façam como eu e metam o nariz numa grande quantidade de relatos de WILD bem sucedidos).

Por último: então se não é paralisia de sono, o que exprimentamos nós tantas vezes? Sintomas N-REM. Nem precisamos de visitar um especialista de sono para reportarmos várias sensações e alucinações quando estamos a adormecer (incluindo quando não estamos a fazer WILD). Estes sintomas são meramente a progressão gradual do sujeito de N-REM a REM. O grupo de fases N-REM tem como principal objectivo o restauro fisiológico do sujeito, e o REM (bem mais complicado diga-se de passagem) já se refere para funções mentais, como a organização de memória, regulação de emoções, etc. Dado que a passagem de um para outro é gradual, é apenas normal que observemos estes “fenômemos”.

Espero que isto tenha ajudado e libertado-nos de muitas confusões. Também só prova que o WILD é uma questão de mentalidade. Provavelmente muita gente o falha porque, citando um outro contribuinte para a discussão, é importante fazer a distinção entre “HOLY SHIT I CANNOT MOVE AND THERE ARE STROBE DEMONS EATING MY FEET!” e “Suddenly my body is vibrating all crazy-like and my senses are going super fuzzy. Oh look! Dream imagery!” Perseguir a paralisia de sono é um erro, o objetivo é (ou devia de ser para aqueles que querem aprender a WILD) mantermo-nos conscientes e cientes do nosso propósito de não perder a consciência enquanto passamos por “esta cambada” de sintomas N-REM.

Nota do blogueiro-editor(Márlon, vulgo Coruja rs): não sou um especialista em WILD. Tive minhas experiências, mas fiquei encantado pela precisão do onironauta Zooth que nos brindou com esse ótimo texto nas discussões no nosso Fórum de Sonhos Lúcidos.

Por fim, creio ser possível em alguns casos, atravessarmos à paralisia rapidamente. Tratam-se das situações que estamos com o sono atrasado e o rebote de REM acontece.

*  NEUROCIÊNCIA da Mente e do Comportamento. LENT, Roberto(Coordenador).
Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008.

Se você gostou desse conteúdo, ajude a divulgar compartilhando em suas redes sociais

POSTAGENS RELACIONADAS

12 respostas

  1. Parabéns pelo seu blog – bem completo.
    Tenho 41 anos e tenho sonos lúcidos desde uns 9 ou 10 anos de idade.

    Só falei sobre isso umas 5x (na vida) com pais, irmãos, uns 3 amigos e esposa porque nem eles estavam a fim de ficar ouvindo estes papos.
    Ontem vi uma notícia no site da VEJA – "sonhos conscientes" daí procurei no google e achei seu blog.

    Tenho sonhos assim mais ou menos 1x/semana. Li muito seu blog ontem e ele sistematiza exatamente como eu faço.

    Este papo de voar e virar super-herói parece mentira para quem não conhece, mas é o que eu mais gosto de fazer – com o demônio em pessoa, rs, já lutei umas 10x – e dá trabalho e é estressante, rs.

    Com 11 anos eu gostava tanto da bola Tango (da Copa de 82) que sonhei com ela e a trouxe até minha cama e concentrei muito para materializá-la – não deu certo. rs

    Descobrir números para a loteria eu já fiz 2x e não deu certo. Usei a tática de perguntar para alguém no sono. Na primeira vez a pessoa disse: 1,2,3,4,5. Eu respondi: não, tem q ser aleatório! rs
    Isso e usar para premonição eu acho bobagem.

    Já tentei entrar no sonho da minha esposa e não deu certo. Quando criança eu ia até a casa da paquerinha do colégio para tentar influenciá-la a gostar de mim – sem resultados. rs

    Um dia li que não é possível ler em sonhos. No mesmo dia eu fui ler num sonho lúcido e deu certo.

    Para voar eu recomendo não tentar voar como o Superman, mas se estiver no plano é melhor sair correndo e ir dando saltos cada vez mais altos, até voar.
    Subir num prédio e saltar dá certo, mas tem q acreditar e as xs só dá certo quase no chão.

    O sistema de portas tipo Matrix é ótimo, mas dobrar esquinas e já antecipar o q vai encontrar também funciona.

    Acredito q deva funcionar mesmo para superar traumas.

    Vou ler seus posts porque sistematiza as coisas e dá novas informações.
    Grato,
    Carlos Eduardo Nazareth Nigro

    1. Grande Carlos

      Seja bem-vindo onironauta! Brigadão pela força.

      A idéia é difundir o tema, pesquisar e estudar a consciência nos sonhos e ainda promover o desenvolvimento dessa fascinante habilidade.

      Quando puder, não deixe de visitar nosso fórum companheiro.

      Abraços e bons sonhos!

    1. Nada! Ou você vai continuar sonhando sem nenhum arranhão ou vai acordar do sonho. E na pior das hipóteses, pode cair da cama. rsrsrs

      JC

  2. Alguém já sentiu uma vontade imensa de urinar enquanto estava sonhando. Isso aconteceu comigo esses dias. Foi assim:
    Eu estava sonhando que vinha andando na rua e bateu aquela vontade louca de ir no banheiro. Daí… fui correndo pra casa no sonho. Cheguei no banheiro e botei o guri pra fora e mirei no vaso. Daí senti aquela sensação quentinha na região. rsrsrs… Acordei na mesma hora em pânico. Passando a mão e revistando tudo…. Achando que tinha me urinado todo. Mas graças a Deus! Foi alarme falso. rsrsrs… Mas eu estava mesmo com vontade de ir no banheiro de verdade… Depois, fiquei quase uns 20 segundos sem parar só tirando água do joelho.

    JC

  3. Tenho 13 anos, a paralisia do sono ocorreu apenas uma vez comigo, foi bem assustador, pois eu estava num pesadelo e forcei para acordar (sempre faço isso em pesadelos), mas acabei me deparando com meu corpo imóvel e vários flashes alternando entre a visão do meu quarto e minha mente tentando me levar de volta ao pesadelo. Entrei em desespero e tentava mexer todo o corpo, sem sucesso. Felizmente, em menos de 5 segundos consegui mexer meu braço direito (forte de mais, ficou dolorido após bater na cabeceira da cama) e consequentemente o resto do corpo.

    Não sou um sonhador lúcido, mas agora que entrei de férias vou tentar explorar esse universo. Hoje mesmo tive um sonho lúcido, estava em minha escola e estava fazendo coisas obscenas com a garota que gosto, sempre que tentava isso em outros sonhos eu acordava. Eu sentia que se fizesse algo absurdo demais isso me levaria ao despertar. O sonho durou poucos minutos e acabei passando para um sonho comum.

  4. Bom, eu já tive alguns sonhos lúcidos quando era menor, hoje tenho 14 anos…

    Sempre quando percebia que estava em um sonho tentava apontar mnhas mãos para algum lugar e levitar as coisas, fazer o que eu era pequeno uehueheu, uma vez consegui levitar (pelo que me lembro) uma escova de dentes… mas era sempre o máximo que os sonhos duravam, acordava e tentava voltar para o SL, sem sucesso.

    Depois de muitos anos, ainda não tive um sonho lúcido, pelo menos que me lembre…

    Estou meio que assustado com algo e queria um conselho… As únicas vezes que percebo que estou em um sonho é quando estou me afogando, sempre o mesmo sonho… Uma vez sonhei que estava debaixo da água (ainda com fôlego) e olhei pra cima, estava muito fundo na água e não estava conseguindo alcançar a superfície, fiquei muito assustado, cada vez com menos ar, até tentar respirar e o ar começar a entrar, é aí que eu acordo como se uma onde me atingisse e me jogasse pra minha cama… e não foi uma ou uas vezes, isso já aconteceu, aproximadamente umas 10 vezes, sempre estou me afogando, pra mim me afogar é a pior forma de morrer, e sempre quando penso em me afogar fico nervoso…

    Tem algum conselho pra mim controlar o sonho? se eu percebesse estar sonhando antes de me afogar poderia me telatransportar para longe ou algo assim não?

    Grato, abraços!

  5. E ai,tudo bom? Eu acabei de ler a matéria do blog e tenho essas alucinações do sono faz tempo. Na verdade, parece mentira mas acabei de ter isso agora e vim pesquisar na internet a respeito. Várias coisas aconteceram nesses sonhos, sinto que o meu corpo fica amortecido e não consigo me mexer fisicamente mas no sonho eu consigo, é uma experiência assustadora porque é como se eu enxergasse tudo o que está ao meu redor,estou mais calmo agora mas normalmente isso me deixa num estado de defesa bem grande quando acordo. O que aconteceu agora no sonho foi uma coisa louca e assustadora, eu peguei no sono, porque estava cansado e ja é tarde, isso pode ser um dos motivos, mas enfim, senti meu corpo amortecer e a partir dai não pude mais me mexer e ao mesmo tempo parecia que eu estava consciente de tudo. Ouvi vozes como se alguém estivesse tentando me assustar, tentei fazer barulho mas não consegui e de repente havia uma cadeira em cima de mim na cama que eu não conseguia tirar, e eu estiquei meu braço e comecei a bater minha mão no notebook tentando fazer barulho para acordar alguém. Enfim, muitas coisas absurdas aconteceram numa medida curta e desesperada de tempo até que consegui acordar e ver que nada era real. Pode me dizer o que eu tenho que fazer para, em vez de me assustar com essa experiência, torná-lo então um sonho consciente em que eu decido o que quero fazer? Já tentei manter a calma e respirar no sonho para ver se tudo se estabiliza e eu volte a acordar, mas não deu muito certo. Agradeço se puder me dar umas dicas! Abraço!

  6. Quero muito ter um sonho lúcido mas morro de medo de ocorrer uma paralisia do sono :'(
    Alguém pode me ajudar? (Quanto antes melhor obg)

  7. No passado eu tinha PS que me apavoravam, como quase todos. Quando resolvi não dar mais importância e levei para o lado “sair do corpo”, simplesmente entrei em sonho lúcido (ou sai do corpo).
    Quando tenho PS agora é sinônimo de uma linda viagem…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Recent Posts

Como ter sonhos Lúcidos

plugins premium WordPress