A Importância do Diário de Sonhos

Você pode gostar...

62 Resultados

  1. Carla disse:

    Ultimamente adotei a pratica da meditação antes de dormir, ou seja, eu deito e tento esvaziar a mente. Quando sinto que estou ficando sonolenta, viro de lado e deixo o sono vir. O estranho é que tenho dormido de forma mais profunda e com isso tenho a impressão de não estar sonhando. Eu gosto de sonhar e principalmente de recordar dos sonhos para anotá-los. Já ouvi dizer que a meditação ajuda a ter sonhos lúcidos, mas parece que está acontecendo exatamente o contrario. O que está acontecendo de errado? Que meditação me faria ter sonhos lúcidos? Por favor responda no meu e-mail carlotinha.parreira@gmail.com

  2. Respondido Carla. Bem-vinda ao blog!

    • Anônimo disse:

      Marlon, muito boa tarde!
      É minha primeira vez no blog….eu to com uma dúvida..ja tentei procurar na web mas nao consigo achar nada a respeito.
      TODA vez que estou prestes a dormir, ou com muito sono, ou por exemplo dando mamadeira pra minha filha e fico meio parado de olho fechado acalmando a mente, umas historias aparecem do nada, historias curtas, mas muito reais, acontece que quando "desperto`" alem de eu nao lembrar de quase nada, o que eu me lembro nao faz muito sentido. Mas posso te garantir que 1 segundo antes de eu "despertar", compreendo tudo, tudo faz sentido. Sao como flashes relampagos , varios sonhozinhos.
      Mas importante dizer, que nao durmo e nao chego a sonhar, pois estou sentado, as vezes lendo e ai me vem um sono, peso nos olhos e ainda consciente, sentado, ocorre os "sonhos" relampagos….mas posso te garantir que é mais real do que o proprio sono. voce tem algumaideia do que é?
      forte abraco e parabnes pelo blog

      Renato

  3. Gabito disse:

    Já tive sonhos em que eu acabava percebendo que estava sonhando,raciocinava.E me questionava.Vou descrever um sonho.
    É meio louco,mas vamos lá.
    Eu estava correndo atrás de um ônibus.Mas não consegui alcança-lo.Então eu pulei pra cima dele,que agora tinha dois andares.
    Ao chegar em cima do ônibus,percebi,que havia grama e uma árvore em cima dele(sim,em cima do ônibus).Então eu percebi,não existe árvore em cima de ônibus,estou sonhando.Então eu quis acordar.O ônibus fez uma curva numa montanha e caiu em câmera lenta e eu pensei:Será que eu consigo respirar embaixo da água,já que estou sonhando?O ônibus caiu e eu respirei e pensei:É,consigo. Então acordei.
    Isso é um tipo de SL,mesmo que eu nem soubesse sobre da existência deles?

  4. DANNYCOFFEE disse:

    tenho 32 anos,sofri abuso sexual dos 9 aos 15 anos(por parte de um padastro)com 16 anos sai de casa.foi com essa idade que comecei a ter sonhos lucidos e as vezes a paralizia do sono.ate ontem nao sabia nada sobre esse asunto,nunca contei isso a ninguem.e muito bom saber que sou normal.nessa epoca comecei a ter muitos pesadelos.num desses pesadelos fui obrigada a escolher entre enfrentar meu medo ou pular de um penhasco.escolhi pular.enquanto caia disse a mim mesma que era um sonho e que naome aconteceria nada. quando bati no chao estremeci mas nao senti dor.abri os olhos e nao conseguia me mover.me apavorei .fechei os olhos e voutei pra cena em que estava no penhasco.so que dessa vez eu sabia oque aconteceria .decidi que dessa vez eu nao chegaria ao chao .deu certo,enquanto caia decidi voar e antes que chegace ao chao consegui voar.depois disso nao paro de ter sonhos lucido.

  5. Gabito,
    .
    No momento que conseguimos ter essa percepção de estar dentro de um sonho e raciocinar sobre isso, estamos sim num "sonho lúcido".
    Por mais psicodélico, surreal ou surtado que seja o sonho… uma vez conseguindo isso que tu fez, está sim dominando tua consciência dentro do sonho.
    Parabéns onironauta!
    .
    .
    DannyCoffe,
    .
    É uma história bem chocante e seria muita presunção minha querer fazer qualquer análise da tua história pessoal e os sonhos lúcidos. Tua história me lembra um pouco a da Beverly d'Urso, uma das maiores sonhadoras lúcidas do mundo e ela começou a sonhar lucidamente, como reação a terríveis pesadelos que tinha quando menina. Experimente ler mais sobre a história dela. Há um link(marcadores) no blog, para a entrevista dela em inglês. Talvez
    lhe agrade bastante 😉
    Seja bem-vinda onironauta!!

    • Mih disse:

      então eu já tive sonhos lúcidos. hoje mesmo eu sonhei com dois garotos que eu conheço e eles estavam fazendo uma vaquinha pra comprar um lanche e eu pedia pra eles me darem um pouco, mas eles diziam que só se eu desse dinheiro também, aí eu lembrei que na minha mochila tinha umas moedas e as tais moedas apareceram e eu lanchei também :3 kkkk tenho mente gorda até sonhando cara, kkkk

  6. Violeta disse:

    Olá,
    tenho a mesma sensação que a Carla revelou no primeiro comentário. Sinto que durmo mais profundamente assim como ela. Se possível, responda para mim também. lucidavida@gmail.com

  7. Eu já venho tido sonhos lúcidos há algumas semanas, mas sempre (ou quase sempre) que alcanço a lucidez todo o ambiente de meu sonho se desfaz e eu me vejo numa grande escuridão (não dá para fazer nada num grande vazio!), e logo depois, acordo…
    O que está acontecendo? Algumas dicas para melhorar o controle dos sonhos?

  8. Anônimo disse:

    Oi meu nome e eduardo 15 anos e eu queria saber se pode se transformar em um personagem como por exemplo no naruto, bob esponja, algum tipo de ser iluminado . pois eu ainda nao tive nenhum sonho com alto nivel de lucides porque a pouco tempo conheci esse assunto e eu queria voar na noite em forma de uma luz branca

    • E aí Eduardo

      Pode se transformar sim, mas pra chegar a conseguir tanto controle no sonho, recomendo primeiro treinar pra conseguir sonhos lúcidos com mais frequencia e mais prolongados.

      O ideal é ir anotando seus sonhos, escolha um método como o WBTB, Tholey, MILD, VILD, WILD… e faça seus reality checks perguntando "Estou sonhando ou não?"

      Querer de imediato sair controlando ou forçando o controle nos sonhos é o erro mais comum entre os onirnautas. Um passo de cada vez para não se frustrar e desistir rápido rsrsrs

      Abs e bons sonhos!

  9. Anônimo disse:

    Por que sempre quando eu percebo que de fato eu estou sonhando (por a situação estar muito estranha) eu acordo? Quando eu tiver sonhos lúcidos e tiver consciência disso, será que também não acabarei acordando?

    • Pode ser que acorde. É bem normal pra maioria dos onironautas.

      Lembra do Neo indo com o Morpheus dar o salto do alto do edifício? Pois é! Normalmente a gente fica num hype desgraçado e fica difícil se manter muito tempo por lá.

      Por isso que existem essas técnicas, como a de sempre planejar fazer algo no estado desperto, alguma experiência simples, como voar, encontrar alguém, tocar alguma música…

      Esfregar as mãos funciona bem pra muita gente. Abrir portas, desejando encontrar belos cenários, alguém ou alguma coisa para mim funciona perfeitamente… e por aí vai.

      Fiz um post sobre o tema:
      https://www.sonhoslucidos.com/2012/07/importancia-de-planejar-e-se-movimentar.html

  10. Flama disse:

    Já tentei ter sonhos lúcidos, mas sempre que percebo que estou sonhando, eu não consigo controlar nada. Isso geralmente ocorre em pesadelos, mas as pessoas que estão no sonho riem de mim por tentar voar ou fazer as luzes se apagarem ou acenderem…
    Também ja experimentei sofrer em um sonho. Sempre que sonhava que caia de muito alto, ou que era espancado, ou que me enfiavam uma faca na barriga, eu lembro claramente de sentir bastante dor, dentro do sonho… não sei se isso é normal, da pra responder se tudo isso é normal?

    • Oi Flama

      Estar consciente num sonho é diferente de conseguir controlar ele. Para isso recomendo ferramentas como o uso de portas, desejando encontrar um cenário, alguém ou prolongar o sonho.

      Pode usar um baú por exemplo. Virar 180% e por aí vai ;D

      Sonhar com dor pode acontecer sim. Normal. Agora se tu tens pesadelos constantes com isso, aí sim é importante investigar o que está acontecendo. 😉

      Vejo duas alternativas simples, caso esses sonhos ou pesadelos com dor sejam recorrentes:

      1 – Aplique o método de Tholey, visualizando esse tipo de sonho, no estado desperto, visualize que está acontecendo e que tu está tentando entender qual a causa ou origem de tudo isso. De onde vem?!

      2 – Caso não consiga solucionar o problema sozinho e os pesadelos prossigam te perturbando é recomendável conversar com um psicólogo com especialidade na área.

      Abs e bons sonhos!

  11. Anônimo disse:

    nos sonhos lúcidos usando a tecnica de portas podemos desejar alguma coisa animada pra atrás da porta por exemplo, fenda do bikine ver o bob esponja.

  12. Oi Márlon, sou eu, o Vitor, e quero te fazer uma pergunta.

    Meu diário dos sonhos, é no computador, isso tem algum problema?

    OBRIGADO.

  13. Nego Jonnes disse:

    em uma noite,sonhei que andava com um homem que supostamente seria meu amigo,andávamos por um caminho e comentava com esse homem que quando era criança brinca por aqui,e no caminho conversando com ele sempre passava pessoas e elas passavam e acenavam pra mim como se elas me conheciam a muito tempo,num determinado momento começei a chorar lembrando da minha infância daquele lugar foi quando acordei e pensei,nunca estive naquele lugar,depois de um tempo lembrei ter sonhado com aquele lugar quando era criança,mas ja fazia muito tempo que tive esse sonho,vc tem uma ideia do que pode ter acontecido?Desde ja muito obrigado

  14. Reizen Endler disse:

    Olha brother Jonnes interpretação é sempre meio complicado, o interessante é quando se tem mais detalhes do sonho aí pode-se fazer uma analise bem detalhada em grupo, pois pode-se ter várias opiniões a respeito, mas lendo o resumo do seu relato vamos lá.
    Você não mencionou se foi um sonho comum ou lúcido, mas não tem problema, digamos que nosso cérebro/mente adora pregar peças e sonhos desse tipo podem ter diversos significados já que no seu caso englobou um sentimento de nostalgia e tristeza do passado. Chegou até a chorar, normal, mas depois que acordou estava neutro em relação a situação e ficou encucado se já deveria ter sonhado antes com aquele lugar.
    Bom, as vezes nossa mente preenche lembranças, cenários e informações em nossos sonhos e ficamos com a impressão de que já conhecemos tudo aquilo, mas que na verdade só estamos seguindo a trama como marionetes de nosso subconsciente, pois depois que acordamos não é nada daquilo, não conhecemos, não estivemos, e não conseguimos compreender o por que de tudo aquilo. Eu já tive alguns sonhos assim, mas sempre levo em consideração o lado cientifico agora caso você seja uma pessoal mais voltada ao lado espiritual também não descarto crenças. Espero ter ajudado abraço!

  15. Bruna disse:

    Ola! Ha pouco comecei a anotar meus sonhos,não chega a ser um diario,pois nao anoto meus pesadelos (sao muito,muito horriveis,acordo tentando me distrair com algo para tentar esquece-los) e dai em diante em todos os meus sonhos passei a ser a personagem principal (eu sempre fui so uma expectadora),eu lembro do meu rosto nos sonhos,pessoas e lugares se tornaram mais familiares e passei a ouvir musicas que eu nunca escutei antes! (sonhei ate com o David Gilmour me ensinando uma musica nova,acordei e fui correndo pro violao!). Isso pode ser um passo para os sonhos lucidos?

  16. Reizen Endler disse:

    Bom isso pode ser um passo para pesadelos lúcidos rsrsrsrs brincadeira, desculpe eu não resisti, mas voltando muito interessante essas experiências que você mencionou, mas ao que entendi você começou a registrar seu diário a pouco tempo e ainda não teve experiências com sonhos lúcidos. Recomendo continuar com os registros mesmo sendo pesadelos, pois assim você pode trabalhar melhor com os respectivos enredos de cada um deles, pois como mencionou, possuem certa ligação para ti. Gostaria de poder ajudar mais e acompanhar seus registros desde já convido-a para participar do nosso fórum! Desculpe a brincadeira ^^ abraço!

  17. Bruna disse:

    Obrigada e obrigada pelos pesadelos lucidos ;P rsrs

  18. Anônimo disse:

    Boa noite,
    Ultimamente tenho estudado para concurso e utilizado o PIRACETAM. Fazendo pesquisas a respeito do medicamento vi algo sobre sonhos lucidos. Nao sabia o que era, mas como sempre gostei de sonhar e sempre me interessei no assunto resolvi pesquisar.
    Nao vasculhei todo o site, mas o pouco q li me identifiquei. O que aocntece comigo é que desde novo eu sempre lembro dos meus sonhos, da pra contar nos dedos os dias q nao sonho ou que nao lembrei deles.
    Costumava ter muitos sonhos repetidos e quando lembrava q era sonho eu acordava.
    Certa vez tive um sonho repetido, mas nao sei como consegui ficar nele por um tempo. Sensação INCRÍVEL…
    Gostaria de saber a respeito dessas experiencias q tive. Se por ventura foi alguma especie de sonho lucido. Se nao tambem, gostaria de saber mais a respeito do assunto e se for o caso me tornar um adepto.
    Sempre gostei de sonhar e de recorda-los, desde novo, e acho q isso seria muito bom para mim.
    aguardo resposta
    atte
    Higor

  19. Reizen Endler disse:

    Muito interessante, mas no caso dos sonhos repetidos ou com temas semelhantes estes por sua vez podem estar ligados a uma parte psicológica individual de cada pessoa. Eu particularmente nunca tive um sonho idêntico a outro, não que eu me lembre, mas já houve casos de achar que já sonhei com determinado enredo de sonho fato que as vezes intriga, pois pode ser uma perspectiva falsa de memória onde a mente forja as falsas lembranças dentro dos sonhos, seus pensamentos ou até mesmo enredos completos com ideias irrelevantes que fogem das leis da física e do nosso universo.

    Agora já ouvi falar de pessoas que costumam sonhar com temas parecidos, melhor já até conversei com algumas delas a respeito e na maioria das vezes estava relacionado a vários fatores como problemas psicológicos, emocionais etc, as vezes até mesmo de anos atrás, não que seja o seu caso como disse pode variar de pessoas.

    Uma dica seria começar com o diário dos sonhos registrando os sonhos em um caderno assim que acordar pela manhã e acompanhar os relatos buscando uma interpretação de acordo com os temas mais corriqueiros em seus sonhos.

    Boa sorte!

    • Anônimo disse:

      Eu sonho todas as noites… mas os sonhos que "nao acho legal" eu acabo esquecendo… os que eu gosto eu nunca mais… certa vez sonhei q fazia parte da equipe do X -MEN, foi irado d+…
      mas enfim, começarei a partir de amanha registrar meus sonhos e pelo que li isso deve se tornar uma rotina. Essa seria a primeira etapa certo?
      depois dessa etapa o que devo fazer, como agir? essas perguntas que tenho que nao consegui encontrar, como começar entende? pois APARENTEMENTE parece ser simples, escolher uma tecnica, aplicar e anotar, mas por se tratar do nosso cerebro eu sei que nao é simplesmente isso, nao é apenas uma brincadeira e sim uma filosofia, por esse motivo que nao quero fazer de qualquer jeito.
      agradeço desde ja
      Higor

  20. Reizen Endler disse:

    Higor visite-nos no fórum dos sonhos lúcidos podemos te ajudar a desenvolver suas habilidades oníricas. Quanto a rotina não precisa ser dessa forma, caso contrario pode se tornar algo chato e monótono, mas você pode planejar suas técnicas para sempre impressionar sua mente subconsciente. Pode começar com MILD, Tholey, testes de realidade e não esqueça do diário dos sonhos, anote sempre que possível!

  21. Olá, já sonhei varias vezes com minha bisavó que já faleceu. Ela era uma pessoa muito boa e eu adorava ela, só que nos meus sonhos quando ela aparece, eu fico com muito medo dela, choro desesperada, e ela aparenta ser muito mal e com uma cara assustadora, e muitas das vezes que choro no sonho, acordo chorando de verdade e desesperada. O que será que isso quer dizer ? Obrigada desde já.

    • Olá Karina,

      Esse tipo de experiência pode ser bem trabalhada com o sonho lúcido. Como é possível induzir e manter tua consciência no sonho, tu vai poder lidar da melhor maneira com o personagem da tua vó que tua mente cria.

      Essas emoções sentimentos poderão ser melhor trabalhados com a lucidez, pois mesmo sabendo que a versão da tua vó que ali aparece é apenas criação da tua mente/subconsciente, tu poderá analisar o que se passa em ti com relação a esses sentimentos que afloram. 🙂

      Capriche nas anotações dos teus sonhos e sugiro a aplicação do método de Tholey, onde tu deve exercitar a visualização desses encontros com a tua vó, conversando com ela e buscando juntas a solução do problema. 🙂

  22. Eliana M.G disse:

    Gente eu achei o blog faz um tempinho, mas minha vida andava tão corrida que não conseguia ler 🙁 li um pouco por cima e fiquei muito curiosa sobre os metodos para ter sonho lucidos.Mesmo sem saber muito, consegui ter um 🙂 fiquei muito feliz, mas acordei contando pra todos e ninguem acreditou haha.Eu tinha ido dormir na casa da minha sogra que é acostumada a acordar sedo…eu não :).. ela me acordou com barulhos bem cedo mas nao abri os olhos e pensei em sonhar sonhos lucidos… sonhei que estava numa cabana no alto de um morro( sempre olhava para as minhas mãos) meu namorado estava la peguei ele e levei a uma sala e tentei convence-lo que estavamos sonhando mas não deu certo haha então lembrei de abrir uma porta para achar a tv com numeros da mega … tinha alguem na casa e parecia estar consiente pq não deixava eu me esquecer de olhar para as minhas mãos para continuar consiente… ela disse que eu teria que subir um morro que la em cima acharia a porta…lembrei que podia virar um animal escolhi um cachorro linguicinha 🙁 kk então eu vi minhas maos como patas e fiquei muito proxima ao chão .dai eu corri muito e esqueci de olhar paras mãos;eu tava chegando ao topo vi a porta e troquei de sooonhoo 🙁 mais adorei ter sonhado (ha!!sempre que sonho falo dormindo é normal?)pbrigada Amei o blog

    • hahahahaha adorei teu sonho lúcido Eliana! Parabéns menina! Dei risada com tua transformação no cachorro "salsichinha" ou cofap ou Basset rsrsrs e ainda mais que era pra subir o morro né… sacanagem do teu subconsciente!… kkkkkk

      Falar dormindo ou sonilóquio é apenas uma pequena desordem, a princípio sem grandes problemas. Porém caso seja crônico é recomendável procurar um médico da área de medicina do sono.

      Encontrei um pequeno trecho bacana sobre isso pra ti:
      "Solução exata não há. O que se pode fazer é seguir alguns procedimentos no sentido de amenizar. Há que reduzir o estresse o quanto possível, evitar alimentos muitos pesados antes de ir para a cama, seguir um horário balanceado de sono, e moderar na ingestão de bebidas excitantes, como o café, refrigerantes, ou alcoólicas.

      Seja adulto ou criança, a repetição constante requer maior cuidado, e deve-se, seriamente, considerar a visita a um profissional da medicina. A terapia mais indicada para este tratamento é a Terapia Cognitiva Comportamental. Meditar também auxilia. Dormir com a mente livre e limpa pode evitar que você revele fatos sobre a sua vida. Já imaginou se quem estiver ouvindo não gostar muito das declarações inconscientes? Acordar já tendo problemas não é nada agradável…" 🙂

  23. Oi Márlon! Cara, já faz uns 12 dias que comecei a escrever no meu diário de sonhos, no dia 05 eu só tive um sonho durante à noite. Só dps de 10 dias eu sonhei novamente, no dia 15, e foram 2 sonhos na noite. Ontem eu sonhei novamente, e hoje eu tive 3 sonhos! É como se o diário tivesse o poder de ampliar os sonhos e eles estão cada vez mais vividos. Geralmente, eu sonhava comigo msm em 3ª pessoa, e agr eu sonho cada vez mais em 1ª pessoa. Meu único problema é com os sonhos lúcidos… Já faz bastante tempo q tento, mas sem sucesso até agr. Eu estou tentanto usar a técnica MILD, e as vezes eu tento o Tholey. Já pensei até em usar binaurais e isocrônicos… Que dicas vc daria?

  24. Reizen Endler disse:

    Leonardo que bom cara e essa é a intenção aumentar a recordação de sonhos cada vez mais!
    Não sou o Coruja, mas vou lhe dar algumas dicas, mantenha o MILD e o Tholey para fortalecer os seus testes de realidade diários e leia um pouco a respeito de WBTB ou DEILD aí você escolhe ou pega os dois ou coloca em pratica o que mais se identificar.
    Abraço! 😀

    • Valeu pelas dicas! Eu tentei ontem, e assim que acordei na 6ª hora, eu caí no sono denovo. Não adiantou nada, só tive um sonho simples. Essa noite eu vou tentar ficar mais acordado, aproveitar e escutar um isocrônico, de leve, e vou testar o WBTB junto com o MILD. Se der certo, amanhã eu conto o que aconteceu.

    • Na buena, pode confiar no Master Rei! Ele é um sonhador lúcido experiente, grande colaborador do Blog e do Fórum.

      Como comentei no último post já faz um temporal desde que tive meu último sonho lúcido. Então vou sugerir pra ti o que vou tentar ainda essa noite:

      – Progamarei o despertador para tocar após 5h:18min de sono.

      – Levantarei da cama, mando V num copinho d'água, banheiro se precisar.

      – Ainda em pé, farei um reality check da mão com a questão "estou sonhando ou não?" e volto pra cama.

      – Jà na cama, pronto para cair no sono novamente, vou recordar um experimento que combinei com uns brothers sonhadores lúcidos aqui de Curitiba:

      – Encontrar um espelho, observar a imagem apresentada, tocar com a mão e puxar para fora para interação com a seguinte questão:

      " * Como ter sonhos lúcidos com mais frequencia?"

  25. JESUS disse:

    Tive meu Primeiro Sonho Lucido Graças a Esse Site *___* Obrigado, Foi incrível eu tive faz mais ou menos uma hora… Estou muito feliz kkkkkkkk Valeu. (não seria exatamente o primeiro, pq oq eu tinha na verdade era a "Famosa Paralisia do Sono" e hj eu nem dei em portância pra ela… meu sonho foi bem rapido pois quiz fazer tudo muito certo… como nao voar e andar na rua de vez a voar ou pegar um carro. pra mim duro tipo uns minutos mais acho q no tempo real duro 1 hora e tau…

  26. Anônimo disse:

    Olá!! Gostei muito do seu blog, e adoraria ter experiências legais com sonhos… mas eu tenho medo… ja tive umas 3 paralisias do sono e eu fiquei muito assustada!! Lendo seu blog eu entendi q isso n tem nada a ver com monstrinhos e tal kkk mas mesmo assim eu n consigo deixar de ter medo, chegou ao ponto de ter noites que eu tenho medo até de dormir :/
    Deve ser meio estranho perguntar isso, mas tem algo que eu possa fazer em relação ao medo??

  27. Anônimo disse:

    Oi! Por duas situações enquanto estava a sonhar tive a perceção de o estar a fazer, contudo, não tenho a certeza de que se tratam de sonhos lúcidos. Passo a explicar, da primeira vez, enquano estava a sonhar lembro-me claramente de dizer em voz alta "Belisquem-me que isto é um