Método VILD de Indução de Sonhos Lúcidos

Você pode gostar...

70 Resultados

  1. Edson S disse:

    Legal esse método… Lembra muito também o MILD, como na parte em que temos de ensaiar o sonho.
    Márlon, sobre anotações no diário, pesadelos também devem ser anotados? Pois tive um essa noite e estou pensando em não anota-lo.
    Valeu, e até mais.

  2. Se o propósito das tuas anotações é a apenas melhorar a capacidade de recordação e tu prefere "nem lembrar" desse pesadelo, pode deixar de anotar sim 😉

  3. Virgínia disse:

    Não consegui sonhar lúcido 🙁 mas foi só a primeira tentativa haha

  4. Virgínia disse:

    problema é que eu não consigo lembrar do danado rsrsrs

  5. Comece com os pequenos fragmentos Virgínia, é sempre assim. Na medida em que vamos insistindo nas anotações, a capacidade de recordação vai aumentando naturalmente.

  6. Afonso disse:

    Sou novo aqui, e achei o blog muito bom.
    Eu sonhei lúcido duas vezes, foi ai que eu resolvi procurar na internet se tinha algo sobre isso.
    Eu li varias coisas sobre sonhos lúcidos, ai ontem eu tentei sonhar lucido mas não consegui, mas eu consegui lembrar dos 4 sonhos que eu tive, sera se vai demorar pra vim o próximo sonho lúcido ? ?

  7. Unknown disse:

    Eaêê Marlon
    gostei muito do blog
    e quero pedir ajuda por qee recentemente eatou tendo problemas para me recordar dos sonhos da noite passada e quado e um sonho lúcido ñn consigo manter por mto tempo e desperto ou ñn consigo me manter lucido e acabo sendo envolvido pelo sonho me anjuda aêê vlw

    • E aí onironauta!
      Sem problemas. Basta insistir nas anotações. Por menos que tu consiga se lembrar, comece com os pequenos fragmentos e vá insistindo. Em menos de uma semana nem vai conseguir anotar tudo o que lembra dos sonhos rsrsrsrs
      Abs e bons sonhos!

  8. Afonso disse:

    Os meus dois sonhos lúcidos foram antes de saber oque era sonho lúcido.
    Mas o estranho é que quando eu percebia que tava sonhando, eu podia ficar o tempo que eu quisesse.
    To fazendo Realitys Checks toda hora.
    Depois vou tentar o metodo CAT que parece ser o mais eficiente.
    Tenho uma dúvida Marlon, anotar num diario os sonhos ajuda a lembrar dos sonhos mais facilmente, mas isso ajuda em que para os sonhos lúcidos ?

    • Olá Afonso

      Ajuda no sentido que é perfeitamente possível ter sonhos lúcidos e não conseguir se lembrar deles. Com a capacidade de recordação treinada, vai ser mais difícil acontecer.

      Sobre a escolha de um método, sugiro seguir rigorosamente as orientações por pelo menos até um mês. Caso não consiga bons resultados, mude para outro.

      Abraços e bons sonhos onironauta!

  9. Afonso disse:

    Vlw pelas respostas July e Marlon.
    Onde eu posso tirar dúvidas sobre o metodo CAT ?

  10. Afonso disse:

    Me atrapalhei, o CAT não, o WILD ^^

  11. Joao Lucas disse:

    marlon, entrei aqui no site agr so pra compartilhar uma conclusão q fiz do filme Inception. Estava olhando umas conclusões sobre por causo do final aberto e entao resolvi baixar e assistir o filme novamente. entao percebi que quando o saito contraca o cobb para o trabalho e o cobb esta montando a equipe, depois que ele conversa Eames, o Falsificador e acontece a perseguição ele vai falar com o Yusuf, entao ele entra numa sala cheia de pessoas dormindo e pede pra testar aquele negocio tipo um soro que faz eles dormirem, ai ele sonha com a Mal e acorda nervoso, vai lavar o rosto e quando vai fazer o reality check o pião cai no chao, e acho q ele nao tenta o reality check ate o final do filme quando ele ta na casa dele e encontra os filhos, e o filme acaba sem mostra se o pião caiu. se estiver certo ele estava dormindo desde aquela hora e msm quando reencontrou os filhos ainda poderia estar no limbo. talvez foi isso ou talvez eu perdi alguma parte do filme msm depois de ver tantas vezes, qual sua conclusao sobre aquele final intrigante?

    • Oi João

      É mesmo um filme adorável o Inception. Foi o filme que mais vezes fui assistir no cinema! rsrsrsrs esse e o Cavaleiro das Trevas ;D

      Sobre a margem que o Nolan deixou no filme, para ficarmos questionando, pensando… minha conclusão foi desde a primeira assistida que de fato ele conseguira voltar para casa.

      Apesar da cena que tu citou, especialmente ainda quanto a cena final do peão, repare como o filme não poderia ter funcionado dentro de toda a teoria criada para o filme. As camadas funcionam rigorosamente de acordo com a teoria vigente e os próprios personagens discutem as situações.

      Quando o filme está no estado mental dos sonhos, apesar da necessidade de parecer o mais real possível, ainda assim presenciamos as leis que valem nos sonhos(para o filme – pois há muita fantasia).

      Quando o filme está no estado mental desperto, as coisas funcionam mais mecanicamente.

      O final intrigante foi apenas um gesto da alta qualidade do diretor em não entregar um desfecho simples, mas provocar troca de idéias e fazer as pessoas assistirem mais vezes ;))

  12. Joao Lucas disse:

    acabei de mudar minha opiniao sobre o filme e vo resumir pq eu escrevi tudinho e deu um bug e perdi tudo que tinha escrito. acho que o final foi so pra confundir as pessoas, pq acabei de perceber uma coisa no elenco que passa no final do filme, tem uma parte que esta escrito:

    Phillipa (3 years) CLAIRE GEARE
    James (20 months) MAGNUS NOLAN
    Phillipa (5 years) TAYLOR GEARE
    James (3 years) JOHNNATHAN GEARE

    ou seja eles colocaram atores diferentes para idades diferentes dos personagens, oque significa que o Cobb voltou sim por que ele viu os filhos ja um pouco crescidos, diferente da ultima lembrança que ele tinha que sempre quando sonhava ele os via agachados e depois correndo para fora da visao dele, se tudo tivesse sido um sonho ele veria eles com 3 anos e 20 meses ainda.

  13. Edson S... disse:

    Boa Márlon… Tudo certo?
    Tentarei resumir o maximo que puder para não preencher muito o espaço dos coments 🙂
    Enquanto lia alguns relatos, percebi que alguns onironautas tem dificuldade em ver números em sonhos lúcidos. Me lembrei de um sonho que tive, mas era não lucido. Eu estava jogando um jogo de cartas, e via os números com clareza. Porque isso acontece?
    E quanto ao fórum, ele está de parabéns… Li alguns relatos simplesmente fascinantes…
    Valeu e até mais.

    • E aí Edson!

      É possível ver números sim. Mas experimente olhar para eles duas vezes!

      Um simples relógio digital Casio que tenho, informando os segundos… torna impossível para a mente reconstruir toda a mecânica ou lógica do mundo do estado desperto.

      Quem sabe um relógio com ponteiro de segundos ou ler algum texto!… rsrsrsrs nossa mente no estado mental dos sonhos, especialmente os sonhos das fases REM, tem sua natureza incompatível para com a lógica ou funcionamento mecanicista. Daí a eficiência dos reality checks.

      Nas fases REM do sono existirá sim é o Império da Criatividade e das Emoções. Como no texto que vou procurar detalhar daqui há pouquinho no blog.

      Abs e bons sonhos!

  14. Afonso disse:

    Ae gente consegui ter o meu terceiro sonho lúcido.
    No outro comentario vou falar sobre como foi esse meu sonho.

  15. Afonso disse:

    No meu sonho eu tava no banheiro da minha casa e nem tinha muita coisa de anormal, mesmo assim me veio na cabeça me perguntar se era um sonho, e depois eu fiz um Reality Check e vi que cada mão minha tinha 6 dedos, fiquei mto alegre por saber que era um sonho, ai eu imaginei, se isso é um sonho eu faço oque eu quiser, ai eu sair atravessando as paredes do meu apartamento depois consegui sair voando, mas eu não consigo voar rapido, só consigo voar alto.
    Depois eu cheguei num baile e tinha umas amigas minhas feias me chamando pra dançar, ai eu pensei, pra que eu vou aceitar ? eu posso escolher qualquer uma que tem aki mesmo, mas eu fiquei mais tempo voando.

  16. Afonso disse:

    Eu ja tive dois sonhos lúcidos, foi ai que resolvi saber mais sobre isso.
    Marlon vc acha que foi bom o tempo que consegui ter o meu terceiro sonho lúcido ? Consegui no quarto dia de insistencia hehe

    • Grande Afonso!

      Parabéns onironauta! Viu só como não tem segredo ou mistério algum? E como tu acordou? Bem animado e alegre com as sensações? Eufórico?!

      Normalmente quem já teve alguma experiência de consciência nos sonhos e passa aplicar algum método e/ou anotar os sonhos pra dar aquele upgrade na capacidade de recordação, resulta em ocorrências mais frequentes sim.

      Pelo jeito tu possui uma excelente tendência Afonso. Não deixe de relatar tuas experiências, seja aqui ou no Fórum. Essas trocas de figurinhas, sobre que método estamos usando, quais nossas rotinas, tudo isso contribui para que consigamos aprimorar os conhecimentos na área, e claro, todo mundo sai ganhando com o desenvolvimento mútuo da habilidade ;D

  17. Afonso disse:

    Eu acordei alegre e bem animado mesmo hehe
    Vou comprar um caderninho pra anotar os sonhos, só não sei onde colocar, pq o povo aki em casa é muito curioso e abre logo pra ler kkkkkkk

  18. Afonso disse:

    Tomara que eu tenha tendência pra isso mesmo.
    Mas eu ainda não sei um metodo pra seguir fielmente, por enquanto eu só faço reality checks e fico me questionando se estou sonhando.

  19. luiza couto disse:

    Oi, adorei muuuito esse blog, estou super interessada em ter sonhos lúcidos, estou tentando com esse método VILD, a primeira vez q eu tentei deu certo, eu sonhei q eu estava no quarto e olhei para a minha mão para demonstrar para uma amiga, minha mão estava estrãnha e não tive uma imagem nitida, então eu pensei que era pq eu tava sem óculos,rsrs eu sou muito burra rs e não tive um sonho lúcido, na próxima vez vou ver se não cometo esse erro bobo

    • heheheheh divertido heim Luiza!

      Mas não subestime a importância de anotar religiosamente. Quando fizer o reality check sempre questionar: "Estou sonhando ou não?"

      O VILD é um método menos conhecido mas bem objetivo e parece ter eficiência incrível para alguns onironautas.

  20. luiza couto disse:

    Quanto mais interessada em sonhos lúcidos eu estou, estou cada vez dormindo pior, tive alguns pesadelos, acho que tive alucinações e eu só consegui dormir por 4 horas.
    por que será? 🙁

    • Pode acontecer Luiza. Quando ficamos muito interessados por algo, podemos ficar naquela expectativa mais forte e… acabar gerando uma certa ansiedade. Outros onironautas já se queixaram disso também.

      Uma boa alternativa é seguir as recomendações de Higiene do Sono:
      https://www.sonhoslucidos.com/2012/06/aprendendo-dormir-mais-cedo-quando.html

      Coisas básicas como não ficar protelando a hora de dormir. Não comer alimentos pesados de noite, nem praticar atividades fisicas mais intensas…

      Se achar que a visualização do VILD está interferindo na vinda do sono, passe para o MILD. 🙂

  21. Mayza disse:

    Bom, eu nunca acreditei muito em coisas relacionadas a sonhos, até que um dia, um amigo meu me contou que estava invadindo meus sonhos, e falou de sonhos lúcidos e tudo, no começo confesso que não acreditei e pedir provas, ele terminou muitos sonhos meus que eu tinha tido com ele, bom, e desde então estamos nos encontrando através de sonhos, alguns eu lembro outros não,e os que eu lembro são alguns detalhes, mais quando ele me conta como foi, me lembro quase tudo.! Gostaria que você explicasse invasão de sonhos, sem cair na ficção do filme a "Origem". Agradeço muito mesmo se você poder responder e me explicar mais sobre isso. E aproposito o blog é muito bom, e funciona muito bem, ja tive dois sonhos lúcidos com a tecnica do Fild.

    • Olá Mayza, seja bem-vinda!
      Brigadão pelo elogio.

      Sobre a possibilidade de sonhos compartilhados, por enquanto o que existe é apenas a ficção científica do filme A Origem.

      Mas a ausência de evidência, não é evidência da ausência. No teu lugar eu buscaria fazer mais testes e experimentos com o teu amigo, até conseguir provas concretas dessa fabulosa experiência.

  22. Mayza Lanna disse:

    Bom, eu nunca acreditei muito em coisas relacionadas a sonhos, até que um dia, um amigo meu me contou que estava invadindo meus sonhos, e falou de sonhos lúcidos e tudo, no começo confesso que não acreditei e pedir provas, ele terminou muitos sonhos meus que eu tinha tido com ele, bom, e desde então estamos nos encontrando através de sonhos, alguns eu lembro outros não,e os que eu lembro são alguns detalhes, mais quando ele me conta como foi, me lembro quase tudo.! Gostaria que você explicasse inv