O que são sonhos lúcidos? – Uma Nova Introdução

Você pode gostar...

112 Resultados

  1. Anônimo disse:

    Gostei do texto. Existe alguma técnica para quem mal tem tempo de anotar os sonhos?

  2. Aninha disse:

    Uau! Eu não tinha noção que os sonhos poderiam produzir tanta coisa. Dá vontade de sonhar muito!Meu probleminha agora é dormir cedo e bem.Sugestões?

  3. Gustavo Ennes disse:

    Olá Marlón.
    Já faz uns dias que eu to na empreitada para conseguir meus sonhos lúcidos.
    Só que aparentemente, o que eu consegui até agora foi sonhos mais vívidos (tantos quanto as vezes que eu acordo a noite para interromper o sono e tal).
    Eu não tenho muito tempo disponível, acordo cedo, durmo tarde, e durmo com minha companheira (que as vezes atrapalho com o despertador por varias vezes na noite).
    As vezes durmo por 5 horas.
    O problema com os sonhos que eu tive é que eu não os visualizei na hora em que aconteciam (não sei se isso é normal, entende), e só lembrava deles quando acordava. Sendo assim, como reconhecerei um sonho, se só quando eu acordo vejo que tive um?
    Enfim Márlon, desde já agradeço.
    Estou na batalha pra conseguir um relógio de pulso para mim (que desperte de hora em hora |Ando esquecendo dos RC constantemente|)
    Aliás …mais uma dúvida…
    Se na fase REM alguém, que esteje perto de mim, me sopra aos ouvidos para ficar lúcido que isso é um sonho, daria certo? Já fez isso?
    Abrass Marlon.

  4. Túlio Athélio disse:

    Márlon você sabe alguma coisa sobre o possível uso de sonhos lúcidos no tratamento da bipolaridade?
    Meu irmão é bipolar…

  5. E aí Gustavo!
    Companheiro, não insista nessas tentativas de ficar acordando na madruga. O LaBerge no livro dele relata bem como essas experiências não dão certo.
    .
    Os sonhos lúcidos PRECISAM de sono de boa qualidade. E eles vão acontecer apenas lá pro final de uma boa noite de sono.
    .
    A técnica que mais funciona(e é usada em vários métodos), com esmagadora eficiência é acordar após 6h de sono e voltar a dormir.
    É quando as fases REM tardias e mais rechonchudas de sonhos intensos vão acontecer. Antes disso tu só vai destruir teu sono e lutar por migalhas… vai com fé no MILD e Tholey Gus!
    Faça os reality checks(questionando "estou sonhando ou não?") e siga firme nas anotações.
    .
    A sugestão quando dormindo não conheço.
    Abs e bons sonhos Gus!
    .
    .
    Túlião, meu brother!
    Não conheço linha de pesquisa a respeito, mas não deixa de ser interessante explorar uma hipótese do gênero:
    – considerando a possibilidade de exploração da mente no estado dos sonhos, que possíveis benefícios uma pessoa com transtorno de bipolaridade pode conseguir?
    .
    Particularmente, penso que é uma investida que não oferece risco de ser pelo menos tentada. Pois no estado mental dos sonhos estamos numa proximidade absoluta do nosso subconsciente. Talvez algo de bom possa ser extraído dessa relação que seja benéfico para certos transtornos, como está sendo atualmente aventado para certas psicoses como a esquizofrenia… mas sou um leito na área.
    .
    É apenas especulação minha. Provavelmente um psicólogo acompanhando com pelo menos uma sessão semanal fosse bem interessante.
    .
    Abs!

  6. Gustavo Ennes disse:

    Nossa INCRÍVEL….
    depois de semanas lendo seu blog e tentando, tentando…
    Tive meu primeiro sonho lúcido.
    INCRÍVEL pessoal. Simplesmente.
    Como voce disse acordar no meio da madrugada não deu certo.
    Hoje eu acordei as 06:00, fui pra auto-escola e voltei ao sono as oito.
    Deixei uma gravação minha, com afirmações tocando. Isso me ajudou a não dormir profundamente eu acho.
    Quanto ao sonho, meu deus, foi simples, mas para mim, nossa, era o que eu queria.
    De repente eu levanto da cama e estou no meu serviço, sem camisa. Sempre sonho assim, passando vergonha perto dos outros sabe. Isso que me ajudou. Eu pensei: eu, trabalhando, sem camisa? Onde eu estava agora a pouco? Então respondi: na minha cama.
    Aii sim vi que com roupa ou sem roupa não importava, tava em um sonho.
    Foi fascinante.
    VlW as dicas, Márlon. Seu blog que me ajudou nisso.
    Confesso que já estava ficando sem paciência.
    Mas valew a pena, nossa. Isso por tive 5 minutos de lucidez.
    Agora deixa eu por isso no meu diário dos sonhos.
    Abrass márlon!!!!!!!

  7. Gustavo Ennes disse:

    Um trecho do sonhos para posteriores comentários seus:

    -(…) Fico com cara de abobalhado. Meu irmão acha que eu estou meio drogado. Eu digo a ele que eu nem ligo, pois estava sonhando. A todo tempo eu escutava a gravação que eu tinha feito. Vim ao computador desliga-la. Mas o computador já estava desligado. Então vejo que a gravação que tocava fora do sonho saía da boca do meu irmão, e ele ficava repetindo e repetindo como a gravação. Nem mando ele calar a boca porque eu sabia que ele não ia calar [a gravação não iria parar de tocar]; saio lá fora, comprimento as pessoas. [Mas parecia que meu sono estava muito leve e me sentia na cama deitado denovo. Tento girar no próprio eixo mas dessa vez não consigo mais voltar da onde estava. Por mais que eu insistisse.]
    -O que fazer nessa hora???? Tentei a porta de casa. Tentei girar. Não rolo.
    Desde já obrigado Márlon.

  8. Parabéns Gustavo! Pelo menos carteira de habilitação de onironauta agora tu já tens ;))
    Qto ao tempo q levou tu foi muito rápido.
    .
    É normal levar bem mais tempo. Então aproveite para estudar bem os fatores que parecem ter sido determinantes pra ti conseguir a consciência e poder continuar aplicando.
    .
    Abs companheiro!

    • marcos campos disse:

      Marlon, demais leitores bom dia a todos!
      É a minha primeira postagem e gostaria de estar descrevendo aqui as minhas experiências com sonhos e obter comentários a respeito.
      Tenho pesquisado bastante sobre os sonhos lúcidos ultimamente talvez buscando resposta pelo que vem acontecendo comigo quando durmo.
      Em meu ultimo sonho 27-07-2013, lembro que estava em uma escola onde estudei em Sorocaba – SP até a oitava serie, eu estava numa sala de aula com minha esposa e no intervalo caminhei pelo corredor entre as salas ate a saída do estacionamento que ficava na parte mais baixa do terreno ao pátio da escola, minha intensão no sonho era justamente fazer o teste do salto, me afastei do pessoal e ao me ver sozinho fiz a pergunta se estava sonhando ou acordado, então olhei todo o redor e dei um pequeno e discreto salto para não chamar a atenção dos demais alunos, então me vi flutuando a uma determinada altura suficiente para ver o teto da escola e das casas ao redor, senti no momento que poderia voar se quisesse porem lembro de pensar no momento que já estava satisfeito de ter funcionado o teste do salto então retornei devagar ao solo e para ter certeza fiz também o teste de olhar para as mãos, foi quando notei que faltava em minha mao direita o meu dedo indicador, não tive medo pois já havia lido a respeito em relatos de outros leitores, então olhei novamente e estava perfeita,
      gostaria de comentários a respeito pois minha duvida é:
      será que eu estava realmente lucido neste sonho, ou devido estar pesquisando a respeito e lendo, este não é mais um sonho normal refletindo o que estou fazendo durante minha realidade.
      Tenho feito sempre durante o dia a pergunta ( estou acordado ou dormindo ) isto já alguns dias.

      obrigado!

    • Oi Marcos

      Parece que tu ficou bem próximo de ficar consciente. Só tu mesmo pode nos dizer. Mas o fato é que no momento em que percebemos ser tudo meramente um sonho nosso, somos inundados com uma euforia difícil de controlar. É difícil não ficar bem doidinho ali com a experiência rsrsrs

      Acho que é mais provável que tu teve algo próximo de sonhar que teve um sonho lúcido.

      Além dos reality checks, é recomendável seguir firme nas anotações e quando fizer reality checks, não esqueça de questionar: "Estou sonhando ou não?"

      Tais aplicando qual método atualmente? É importante se ater a um método e manter ele por aproximadamente 1 mês e então analisar os resultados.

      O que eu tenho feito atualmente:

      – Manter um Diário de sonhos ao lado da cama(uso um netbook por causa da letra).

      – Um plano em mente ou um Experimento/Desafio para realizar assim que ficar consciente no sonho.

      – Programo para despertar entre a 4a e 6a hora. Relembro o Plano ou Experimento/Desafio e volto a dormir.

      – Reality check das mãos, pelo menos umas 5x ao dia com a reflexão: "estou sonhando ou não?"?

      Abs e bons sonhos pra ti!

    • marcos campos disse:

      Ola Marlon,

      obrigado pelo retorno e sua atenção a minha postagem! não tenho ainda um método pleno definido porem vou ver um que se identifica com as minhas experiências e irei seguir conforme você instruiu, vou avaliar os resultados e volto conversar por aqui ok!
      apenas voltando na questão dos reality checks, poderia me passar novamente como tenho a certeza se estou lucido no sonho ou estou sonhando que estou lucido! srsrsr é meio complicado!

      obrigado!

  9. Nossa, parabéns pelo blog.
    Gostaria de contar minha experiência "não muito boas" a respeito dos sonhos lúcidos. A principio eu não sabia o que estava acontecendo, no meu primeiro sonho eu estranhei muito, sabia que estava num sonho, podia pensar sobre a minha vida, podia controlar meus pensamentos, porém não foi uma experiência boa e não tem sido, em todos os meus sonhos, eu estou paralisado na cama, nem conseguir me mexer, nem falar, vejo objetos levandando e vindo em minha direção, sei que é tudo um sonho, tento acordar pois não estou gostando, mas não consigo, tento incansavelmente me levantar mas nada adianta, meus sonhos lúcidos sempre são assim, eu estou aqui hje exatamente por causa do meu sonho lúcido de ontem, só fui descobrir o que era hje mesmo, ontem eu estava dormindo, paralisado, nção conseguia ver nada, nem falar, tentava me levantar e gritar mais nada acontecia, eu pensava "porque isso está acontecendo comigo", "como pode um sonho conseguir me dominar", "o que é esse sonho?", perguntas que eu não sabia a resposta, eu sei que nesse último sonho eu tentei muito acordar pois estava muito assustado, ainda havia uns sons de tempestade, uns sons que pareciam gritos, mas não eram, no final cansei de tentar acordar e me deixei dominar pelo sonho e pensei "quando sair disso, vou procurar respostas", e aqui estou, depois disso acordei normalmente, como se nada tivesse acontecido, minha mãe ainda estava no sofá, parecia que passou muito pouco tempo, porem no sonho pareceu uma eternidade. acordei completamente consciente do que havia acontecido.

    Pelo que li até então, os sonhos lúcidos pode nos trazer experiências muito boas, porem eu ainda não consigo domina-los, e isso me deixa numa situação horrível, pois não quero que isso aconteça toda vez que deite pra dormir.

  10. Olá Valber! Brigadão pelos elogios e seja muito bem-vindo!
    Pelo teu relato está parecendo que se trata de uma ocorrência de Paralisia do Sono(PS).
    .
    Quando a PS acontece, podemos ter a forte percepção neurofisiológica de um mecanismo natural do nosso corpo – chamado antonia muscular do sono- responsável por nos proteger de fazer movimentos com o corpo, enquanto estamos sonhando.
    .
    A questão é se essas ocorrências são frequentes ou esporádicas ou foi isolada.
    Caso sejam frequentes, trata-se de um distúrbio e pode ser tratado.
    .
    Caso seja esporádico ou isolado não há com o que se preocupar.
    .
    Vale ressaltar que durante essas ocorrências, podem acontecer alucinações visuais e auditivas bem intensas. Porém, agora que tu sabe o que é, não tem com o que se estressar.
    Há um texto que detalho técnica para sair dela(também já tive):
    Paralisia do Sono .

    https://www.sonhoslucidos.com/2011/01/o-que-e-paralisia-do-sono.html

  11. Putzgrila… pelo jeito tomei um ferro desgraçado numa prova que fiz agora há pouco ;( Filosofia da Linguagem… tão fascinante mas tô apanhando um bocado.
    Um dos meus planos é entrar num sonho da aula do professor 😉
    .
    .
    Gustavo,
    Sem stress companheiro, outra técnica bem conhecida é esfregar as mãos.
    Outra é focar a atenção em algum objeto. Pode ser as mãos por exemplo. Isso ajuda a evitar desconcentrar do sonho… mas pelo jeito ali já não tinha muito o que fazer . Talvez era fim de fase REM. E aí só rola um "perdeu playboy" rsrsrsrs
    .
    Siga firme com as técnicas e com o tempo e experimentações tu vai descobrindo o que funciona melhor pra ti.
    .
    Abçs e bons sonhos Gus!

  12. greendog disse:

    pessoal acho que logo logo eu consigo um sonho lúcido pelo método WILD, pq cada vez sinto um certo progresso…

  13. Túlio Athélio disse:

    opa então continue tentando 😀

  14. Anônimo disse:

    Eu consigo resolver questões pessoais e até aprender algo através dos sonhos. Me desligar de algo e também me aproximar…incrível saber que podemos ter acesso ao subconsciente de forma tão clara e real, de modo que ele fique tão acessível quanto o consciente…

    Jeanne
    jedynnye@hotmail.com

  15. Anônimo disse:

    Com 7 anos tive o meu primeiro sonho lucido, so que eu usei ele para eu conseguir acordar. kkk, eu tava tipo, aaaa que que isso. Hoje em dia é muito,mas muito dificil mesmo lembar de meus sonhos, tem veses que eu acordo apavorado, e não sei porque, hoje por exemplo,apaguei a luz, e tentei dormir mais cedo, no que eu vejo, quando acordo, estou do outro lado da cama, com a luz e a tv ligada, e gritando para nada pegar meu pê, kkkkk. Acho que sou sonambulo, que trágico.

  16. dinossauro71 disse:

    se eu estiver em um sonho lucido e tentar colocar outro sonhe dentro dele como no filme a origem o que aconteçe?é possivel?faz mal???eu morro na vida real se morrer no sonho???

  17. Leandro Cerri disse:

    Boa noite, sempre achei loco esse lance de sonho ainda mais quando colocado a palavra lúcido junto dele, ontem a noite por volta das 22:00 comecei a estudar sites e tópicos sobre o assunto, comecei por comunidades, tópicos e depois alguns sites, depois de muitos textos, vídeos, achei os tutoriais do Sergio Mattos, vi o primeiro vídeo e resolvi dormir as 4:00 da madruga.
    Tamanha é minha vontade de conseguir esses resultados e ser mais um discípulo do tema que essa noite mesmo consegui lembrar não 1 nem 2, mas 5 sonhos que tive e com incríveis detalhes, não foram lúcidos nem eperava que fossem porque ainda estou começando a aprender, escrevi todos em um caderno e essa noite farei o mesmo.
    Sei que tem vários métodos mas não sei qual usar, alguem tem alguma dica de método e esse lance de RC algum bom também, tenham certeza que estarei aqui todas as noites tirando dúvidas e se puder pretendo ajudar muito também.
    Obrigado.

    • Olá Leandro, seja bem-vindo onironauta!

      Foi dormir somente as 4h da matina?!
      Meio tarde não companheiro!? Lembre-se que a qualidade do sono é extremamente importante pra gente ter chance de ficar consciente nos sonhos.

      Parabéns pela capacidade de recordação! Esse é o primeiro passo, sempre. E pelo jeito tu já começa bem.

      Eu tenho sugerido o que está funcionando melhor comigo. Trata-se de aplicar o Tholey com o MILD.
      Resumi a técnica aqui:

      Fórmula para ter sonhos lúcidos.

      Abs e bons sonhos!

  18. Leandro Cerri disse:

    E ae Márlon, fiquei um tempo sem postar aqui pq estava fazendo alguns testes.
    Tentei algumas técnicas e ainda não tinha sonhado lúcido, mas esses últimos 3 dias consegui sonhar lúcido todos os dias, terça, quarta, e quinta, vou fazer mais um teste hoje e tirar algumas variáveis e se der o mesmo resultado posto como foi o esquema "infalível" que fiz se é que pode ser chamado assim rss

  19. Anônimo disse:

    blog parece ser muito interessante…sempre gostei muito desse assunto, primeira vez q acesso, mas ja ta nos favoritos. abraço a todos