Alucinações Hipnagógicas & Hipnopômpicas

Existe um período ao adormecer e outro próximo do despertar, em que podem ocorrer alucinações. Tão fortes ou mais poderosas do que qualquer sonho ou pesadelo, essas alucinações podem de fato impressionar o sonhador desavisado. Especialmente para aqueles que alguma vez praticaram o método WILD, não é incomum acontecerem em conjunto com a paralisia do sono e de “bônus”, algum zumbido, barulho, gritos e afins!… Parecem bem apetidosas essas experiências não?! Segue definição.
Assombrações, Aliens, Demônios e afins podem povoar as experiências alucinatórias do sono.

Alucinações hipnagógicas: tipo especial de alucinações visuais que ocorrem ao adormecer. Nem sempre têm significado patológico, podendo, contudo, acontecer na narcolepsia.

       Alucinações hipnopômpicas: tipo especial de alucinações visuais que ocorrem ao acordar. Geralmente não têm significado patológico.

Exemplo de alucinação hipnagógica:

“Eu estava de férias na casa da minha irmã em Salvador, lendo um livro, quando dei uma bela cochilada!…  De repente visualisei meu corpo encurvado no sofá da sala, segurando um controle remoto. Simplesmente não conseguia soltar o controle da minha mão ou sequer fazer qualquer movimento. E como diabos eu poderia estar ali naquele sofá se eu estava lendo um livro no quarto?! Ah! Estou sonhando! Acordei em seguida.”

Exemplo de alucinação hipnopômpica:

“Sentia meu corpo totalmente imobilizado e ao mesmo tempo conseguindo visualizar o que estava em volta… minhas cobertas, o armário, as cortinas, mas eu continuava ali, preso no meu corpo! De repente as cobertas começaram a se mexer e se levantar sozinhas!… Era uma coisa assombrosa ver aquilo. Cada vez mais alto, as cobertas começaram a se erguer, como se um fantasma estivesse ali me aterrorizando. Minha desesperada conclusão foi: paralisia do sono e alucinação. Fui inundado com uma sensação incrível de poder e larguei uma terrível gargalhada histérica(na alucinação pois ainda estava paralisado) que fez as cobertas despencarem, para mergulhar nos sonhos novamente.”
    Corriqueiramente é possível encontrar relatos de pessoas que descrevem fantasmas, aliens, vultos e assombrações. Por vezes os zumbidos, barulhos e gritos. Quando a experiência está acompanhada de sensações de pressão sobre o corpo, incapacidade de se mexer durante a situação, invariavelmente está presenciando a rigidez do sono. Significa que está sendo capaz de manter a consciência ativa o suficiente para agregar na alucinação(ou mesmo durante o sono) a sensação fisiológica atual do corpo.

Fontes:
http://www.sonhoslucidos.com/2011/01/o-que-e-paralisia-do-sono.html
http://www2.uol.com.br/vivermente/reportagens/ataques_de_sono_imprimir.html
http://www.boehringer-ingelheim.pt/songhanight/glocario/glos1.htm

Se você gostou desse conteúdo, ajude a divulgar compartilhando em suas redes sociais

POSTAGENS RELACIONADAS

67 respostas

  1. Malditas alucinações! 😛 Toda vez me enganam. ahauahaua

    Agora, Márlon, vi na comunidade no orkut que você nunca tentou o WILD, certo? Mas possivelmente já acordou com a paralisia, né? Bem, lembra que eu postei aqui que eu cheguei a me jogar no chão uma vez, durante a PS? Será algum tipo de alucinação? Sei lá!

    Tem vezes que eu consigo mexer um dedo, um braço. Aí acho que a paralisia já passou. 🙁 Será que eu mexi de verdade?
    Um exemplo foi sábado passado. Tentei o WBTB e quando fui dormir pela segunda vez eu acordei de um sonho e tava com a PS. Pensei: "Em muitos sites, vi conselhos que numa PS, é bom tentar permanecer acordado, não ser enganado pelas alucinações, e quando as sensações pararem, se levantar e fazer um RC. Possivelmente aquilo será um sonho." Então tudo bem. Permaneci acordado, mas aí eu vi a escada do beliche caindo do nada e então eu a agarrei. Na hora não percebi que era uma alucinação. Talvez eu já estava a dormir.

    Mas quanto aos olhos? Nós chegamos a abri-los? Tudo o que vemos é nosso pensamento, alucinações?

    Pô! Eu tenho que conseguir induzir um SL pela PS. 😛

  2. E aí Onironautas!
    Que bom que curtiram esse texto.
    Vou tentar responder rapidim porque a corrreria tá braba.
    Fundamentalmente há algumas diferenças com os sonhos.
    .
    As alucinações hipnagógicas acontecem ao adormecer, logo o cérebro está longe da fase REM de sonhos intensos e vívidos.
    .
    Também há grande frequencia de visualização do próprio corpo(alucinações autoscópicas).
    .
    Zumbidos, barulhos, gritos, sensações de rigidez(da paralisia) do sono.
    .
    Assombrações, aliens,monstros, fantasmas… são frequentes e aí faço minha especulação que isso talvez aconteça porque estamos sentindo nosso corpo de uma maneira peculiar(dentro da rigidez do sono talvez?)…
    .
    Em resumo há reunião desses elementos que são bem típicos das alucinações.
    .
    Daydream Túlio?… tenho q ler a respeito. Pode resumir o q é?
    .
    Books, obrigado pelo elogio!
    .
    Victor, tive poucas experiências pra dar orientações do WILD. Mas sobre os olhos, eles nunca precisam ser abertos. As imagens, flashes e sonhos aparecerão naturalmente. E claro, são frutos da nossa mente 😉
    http://www.sonhoslucidos.com/2011/02/metodo-wild.html
    .
    Essas duas experiências foram minhas mesmo. Daí minha recomendação vai pra experimentar através das sonecas e Peter Fenwick, um renomado neuropsiquiatra e autor de livro sobre o tema, tbém defende a idéia.
    Fiz um texto sobre o assunto:
    http://www.sonhoslucidos.com/2011/02/sonecas-para-ter-sonhos-lucidos.html
    .
    Tive mais um Supersonho Lúcido! Vou trazer em detalhes o que consegui fazer de novo ;))
    Abraço e bons sonhos a todos!

  3. Márlon… Aconteceu algo. Tenho anotado meus sonhos todos os dias, mas já fazem dois dias que não lembro de nada. =/
    Tenho sugerido a mim mesmo todas as noites que lembrarei dos meus sonhos pela manha e fazendo tudo certinho, mas não lembro e não vem nada a minha mente…
    Que faço numa situação dessas? D:
    Help-me…
    Abraço!

  4. Hey gulherme, gostaria de experimentar um subliminal meu?
    eu peguei umas frases de um produto q eu baixei, traduzi e adicionei umas de lembrar dos sonhos. (as frases são ditas acima de 16KHz, vc não ouve conscientemente, no máximo alguns zumbidinhos)
    se vc ou qualquer um quiser clique aqui
    não teve resultado hj mas eu vou testar até o final de semana +-, acho q não estou conseguindo entrar em sono profundo…

    Hey marlon pelo o que eu li é tipo quando vc fica "viajando", não acho que já tive isso não pq o que me deixou curioso é uma nova técnica criada. Ela foi criada pelo site lucidipedia doi chamada de LDD (lucid DayDream) e pra chegar ao ponto de formar uma técnica acho q teria q ser algo no mínimo muito mais vívido do que eu estou acostumado (clica no link acima pra materia traduzida) no meu comentário lah em cima tem o link pro wikipedia… eu coloco link camuflado pq lik é sempre grande até msm os encurtados, ai eu uso do (<)a href="link"(/>) (sem parenteses… eu percebi q vc coloca muito link puro, eu acho chato fica dando ctrl+c+v sendo q pode ser mto mais simples e prático 🙂 )

  5. Oi Guilherme,

    Há um texto específico sobre como melhorar a nossa memória dos sonhos:
    http://www.sonhoslucidos.com/search/label/Como%20lembrar%20dos%20sonhos%3F

    .
    Esse texto é fundamentado nas orientações de uma fenomenal psicóloga,Ph.D, a Gayle Delaney. Com um pouquinho de atenção invariavelmente a gente volta a lembrar fácil dos sonhos.
    .
    Outra dica é experimentar acordar dpois de 6h de sono, ficar 20min até 1h no máximo acordado e voltar a dormir. Sempre procurando anotar o que lembra.
    .
    O negócio é procurar acordar durante um período de fase REM. Depois da 6 hora de sono as fases REMs, ficam mais longas e as chances de tu acordar enquanto estiver sonhando vão ficando maiores.

  6. márlon isso que vc falou com guilherme não seria o WBTB (pq vc simplesmente não a citou?)?
    e talvez vc ache interessante camuflar o links, é muito mais legível, o link q vc mandou para o gabriel ficaria assim: "Há um texto específico sobre […]"
    disculpa se eu to enchendo de mais kkkk

    aki uma coisa sobre o texto de lembrar dos sonhos… ele fala em acordar naturalmente e tals… isso é pouco aplicável no dia a dia…
    existe um aplicativo para o Iphone e torna isso perfeitamente praticável e custa menos de 2 doláres mas poucos possuem os outros 500 dolares para comprar o iphone kkkkkkk
    vc recomendaria algo nessa caso?!

  7. Valeu Thúlio e Márlon…
    Sim acho que isso seria WBTB… rs
    Vou testar seu vídeo Túlio e ler a matéria que o Márlon postou. O problema é que parei de lembrar dos sonhos, tava lembrando normalmente e de repente… Parei de lembrar. Nenhuma lembrança. D:
    Aguardando mais dicas. 😉
    Valeu o/
    (Amando esse blog cada vez mais *-*)

  8. Túlio,

    Sobre a dica de acordar dpois de dormir 6h, optei por recomendar objetivamente a parte crítica do q fazer, em vez de citar a aplicação de todo o método. As vezes podemos pegar parte de um método apenas.
    .
    Sobre os links, ainda tenho q aprender a usar esses recursos.
    .
    Abç

  9. De qualquer forma Márlon…
    Seguirei suas dicas… E valeu pela dedicação cara! Seu blog só tende a subir cada vez mais. Com conteúdos assim, tão bons e uma atenção massa! Mas estarei aceitando mais dicas se houverem mais alguma pessoal!
    Valeu!
    Abraço!

  10. Olá Márlon.

    Ainda não tive um sonho lúcido(não que me lembre), e atualmente, é o meu desejo vivenciar essa experiência. Mas estou com medo das alucinações, que podem ocasionar enquanto se pega no sono :/. Não sei se vai ser um "choque" pra mim(hehe) e ficar transtornado depois. Você já sentiu assim antes?

    Ps: o mais próximo que cheguei a ter um sonho lúcido, é quando você por algum motivo sente que está na beirada da cama prestes a cair, e quando vai cair acorda no meio da cama.(realmente não sei se isso é algum tipo de experiência). Teve outra vez, também, durante à tarde, dei um cochilo na cama e tive a mesma sensação, só que desta vez eu acordei realmente caindo da cama e meti a cabeça na mesa-de-cabiceira, ou seja, acordei tomando pancada já hehe.

    1. Oi Ranieri

      Pode ficar tranquilo. Não é tão comum assim acontecerem alucinações hipnagógicas e mesmo que coincida de acontecer contigo, tu já vai estar preparado. rs

      Diminua ainda mais as chances optando por métodos como o MILD, Tholey ou WBTB. Escolha um desses que são excelentes e de riscos de alucinações ainda bem menores.

      Por fim, se algum dia vier a acontecer e nem precisa estar querendo ter sonhos lúcidos, certeza que só vai te fazer sentir mais experiente com as fases do sono. 😀

      Abs e bons sonhos onironauta!

  11. Não tenho nenhuma experiência com sonhos lúcidos, mas acho que posso ter tido alucinações hipnopômpicas. Resolvi enfrentar meu medo absurdo do escuro e dormir de luz apagada. Bem, depois disso comecei a acordar vendo coisas flutuando e o meu cobertor se mexendo… Ás vezes eu gritava e acendia a luz, noutras ficava paralisada, sem poder me mexer e com um pavor horrível! Já estava apavorada quando encontrei este blog. Então perguntei para minhas colegas de apartamento se elas tinham me ouvido gritar nas últimas noites; elas disseram que não, mas que viram a luz acesa. Logo conclui que estava dormindo quando vi as coisas flutuando e acordada quando levantei e acendi a luz, mas não percebi que havia acordado! como isso é possível? Estou escrevendo esse comentário para agradecer. Porque consegui superar as alucinações. Eu vi de novo as coisas flutuando, mas reparei que havia objetos que não existiam na vida real. Aí gritei que era um sonho e dormi de novo e comecei a ter outro sonho, do qual eu lembro uma parte. Enfim só queria dizer obrigada!

    1. Ah! Eu que agradeço teu belo relato. Essas trocas de experiências contribuem bastante pra gente ir aprimorando nossas habidilidades e vão motivando um ao outro a explorar novos caminhos 😉

      Muito interessante tuas alucinações e a maneira como tu conseguiu fazer uma análise bem incisiva sobre o que tinha acontecido e não simplesmente se perder assustada em meio a experiência. Tenha certeza que outra(o)s onironautas também poderão se beneficiar do teu relato viu ;D

      Nosso cérebro pode mesmo provocar essas alucinações como tu bem experimentou. Penso ser mais comum quando estamos com o sono atrasado. Quanto pior o débito de sono, parece ser maior a chance de entrar nas alucinações… que podem ser facilmente convertidas em ótimos sonhos lúcidos.

      Abs e bons sonhos para todos nós!
      Brigadão pelo elogio e seja sempre bem-vinda!

  12. Olá Tatiane,

    Eu já tive essa alucinação com as cobertas! rsrsrs levei um senhor susto o_O mas venci elas dando minha "Gargalhada do Infinito" rsrsrs

    Caso tuas alucinações ocorram cronicamente, o mais adequado seria tu consultar algum médico(a) da área da medicina do sono.

    Abs e bons sonhos menina!

  13. Eu tenho pavor dessas alucinaçoes ja tive algumas e todas foram terriveis a pior foi com uma mulher fantasma usando um vestido verde ela tava emcima de min me encarando com a boca aberta, e eu nao podia sequer dizer uma palavra ou me mexer me caguei todo o_o espero nao ter mais essas alucinaçoes bizarras xD mais achei o topico bem interessante. ^^

  14. Gente eu tenho alucinações reais tipo acordo do nada no meio da noite e vejo coisas que com o tempo some quase tds a noites isso acontece comigo o que vcs acham que é, e como combater?

    1. Tens faz mto tempo Renata? Lembra se coincidiu com algum tipo de medicamento q passou a tomar? Caso essa frequencia seja alta e te incomode é recomendável procurar um médico da área de medicina do sono. 🙂

    2. RENATA LO`PES O MESMO ESTA ACONTECENDO COMIGO AS IMAGENS QUE EU VEJO SAO ALGUMAS VEZES TIPO CODIGO , JA VI SIMBOLO JUDEU AGORA POR ULTIMO VEJO UMAS IMAGENS QUE NAO COMPREENDO . VC VE QUE TIPO DE IMAGENS?

  15. nunca tinha lido nada referente a sonhos , hoje por acaso encontrei esse artigo e confesso ja passei por situaçoes semelhante , serto dia me deu um mal estar eu ainda acordadto tinha acabado de deitar, dae um grito agudo e londo no meu ouvido mais muito forte mesmo fiquei paralizado nao conseguia me mexer e nao tenho duvida nao era pesadelo … uma outra noite um mes apos senti cm alguem rodeando minha cama derrepente senti cm se alguem me sufocasse ,,,, varias vezes passei por isso , uma das vezes senti uma falta de ar tentava pedir socorro a voz nao saia , dai rolei da cama e fui gatinhando pra ver se encontrava alguem na casa pra me ajudar ja que nao conseguia gritar por ajuda , desci as escadas fui ate a sala nao encontrando ninguem e quase sufocando subi as escadas voltei para o quarto olhei para cama e me vi deitado foi arrepiante dae nao sei como levantei da cama ofegante acendi a luz fui na tomar agua … me arrepio so de lembrar , marcelo …. angariadorctba ( hotmail )

  16. Cara essas alucinacões são do mal.A unica vez que eu tive foi quando tentei usar as binaural beats e foi brutal. Apaguei as luzes do quarto,deitei e coloquei os fones de ouvido.5 segundos
    (eu acho) depois tinha um rosto tão horrendo quanto o pico de um pesadelo.foi num flash e levantei tremendo e ofegando. foi facilmente o momento mais assustador da minha vida

  17. Tenho isso com certa frequência, as primeiras vezes em que senti era agoniante e assustador, depois vc vai pegando a prática e não se assusta tanto. Comigo sempre é com espíritos ou eu sozinha com dificuldade de voltar ao corpo. Geralmente é depois que pego no sono,como se voltasse a ter consciência mas n tivesse controle do corpo. Me lembro de estar sonhando e de repente desperto mas não estou no meu corpo, tento voltar pro corpo mas não consigo, não consigo me mexer, nesse momento tem vezes percebo que tem outra pessoa no quarto (um espirito), sinto a presença deles, ouço os passos ou até mesmo vejo o contorno deles.. Esses "espíritos" as vezes dão risadas, me assustam, me dizem coisas ou até querem me machucar… Ai de repente consigo mover os dedos e vou acordando.

    1. Isso acontece com muitas pessoas, mas não é algo normal, principalmente para quem não sabe nada sobre o assunto. Eu sugiro que você procure uma igreja, sua alma pode estar correndo perigo.

  18. DE UNS TEMPOS PARA CÁ, ANDO TENDO ESTAS ALUCINAÇÕES. SEMPRE ACONTECE QUANDO DURMO COM O BRAÇO EM CIMA DOS OLHOS. QUANDO ACORDO, VEJO MILHARES DE ARANHAS SE ESPALHANDO NA PAREDE DO QUARTO. FICO UM BOM TEMPO ACORDADA, VENDO-AS SUMIREM… JÁ ME ACONTECEU ISSO VÁRIAS VEZES…

    1. Eu também, na maioria das vezes são aranhas. Eu nem tenho fobias delas, não curto como qualquer outro inseto peçonhento. To com medo disso se tornar uma fobia,

      1. Entendo. Sonhamos com nosso conteúdo de vida. Nossos medos, nossos desejos, nossa visão de nós mesmos… Os pensamentos que mantemos ao adormecer podem se transformar em sonhos.

  19. DE UNS TEMPOS PARA CÁ, ANDO TENDO ESTAS ALUCINAÇÕES. SEMPRE ACONTECE QUANDO DURMO COM O BRAÇO EM CIMA DOS OLHOS. QUANDO ACORDO, VEJO MILHARES DE ARANHAS SE ESPALHANDO NA PAREDE DO QUARTO. FICO UM BOM TEMPO ACORDADA, VENDO-AS SUMIREM… JÁ ME ACONTECEU ISSO VÁRIAS VEZES…

  20. O post é de 2011 mas vejo comentários até 2016, isso significa que mais pessoas vêm tendo essas experiencias e retratando aqui, então retratarei às minhas.
    Venho tendo alucinações hipnopômpicas (ao acordar). Não é sempre, muito de vez em quando.
    Trabalho de madrugada num escritório e costumo tirar um cochilo de meia hora sempre durante o horário de janta. As alucinações vêm acontecendo ao acordar, sempre escuto o barulho como se tivessem pessoas chegando e eu não consigo me mover. Também costumo ver uma menina que trabalha na limpeza do escritório, ela sempre aparece pra mim nesse momento e eu demoro uns segundos a perceber que não é ela me acordando de fato.
    O espiritismo diz que no plano espiritual o que acreditamos se materializa instantaneamente ao nosso redor. Seria essa uma possível explicação para as alucinações? Será que talvez, ao invés de alucinações, não estejamos despertando a consciência no plano espiritual segundos antes de acordar e não estamos sabendo lidar com isso, deixando nossas mentes confusas criarem cenários aterrorizantes ao nosso redor? Gostaria de saber a opinião de vocês.
    Abraços!

    1. Olá Jeff, as explicações sobre alucinações hipnopompicas e hipnagogicas parecem bem razoáveis para mim. Existem muitos estados dissociados e esse é apenas mais um.

  21. O post é de 2011 mas vejo comentários até 2016, isso significa que mais pessoas vêm tendo essas experiencias e retratando aqui, então retratarei o que ocorre comigo.
    Venho tendo alucinações hipnopômpicas (ao acordar). Não é sempre, muito de vez em quando.
    Trabalho de madrugada num escritório e costumo tirar um cochilo de meia hora sempre durante o horário de janta. As alucinações vêm acontecendo ao acordar, sempre escuto o barulho como se tivessem pessoas chegando e eu não consigo me mover. Também costumo ver uma menina que trabalha na limpeza do escritório, ela sempre aparece pra mim nesse momento e eu demoro uns segundos a perceber que não é ela me acordando de fato e sim uma alucinação.
    Da primeira vez ela falou comigo, mas nao movia a boca. Daí que eu percebi que tinha algo estranho. Da ultima vez eu falava com ela e ela com os olhos fixos em mim, se distanciava sem responder, foi quando percebi que estava em outra paralisia.
    O espiritismo diz que no plano espiritual o que acreditamos se materializa instantaneamente ao nosso redor. Seria essa uma possível explicação para as alucinações? Será que talvez, ao invés de alucinações, não estejamos despertando a consciência no plano espiritual segundos antes de acordar e não estamos sabendo lidar com isso, deixando nossas mentes confusas criarem cenários aterrorizantes ao nosso redor? Gostaria de saber a opinião de vocês.
    Abraços!

  22. Boa noite!

    Hoje, é a segunda vez que tenho esse tipo de sonho.
    Deixei a luz do estabilizador ligado e era como alguém quissesse me passar uma mensagem. Que profissional eu procuro para me orientar?

  23. Eu tenho essas alucinações também… mas elas só acontecem quando estou fraca espiritualmente…. ou seja, quando passo muito tempo sem falar com Deus.

  24. Muita gente não acreditaria… Mas eu acredito. O problema é que querem achar uma causa orgânica para tudo o que acontece, quando, na verdade, o problema é “espiritual”. O médico que poderia ajudar seria um psicólogo ou psiquiatra, porém eu recomendo que você busque Deus/ Jesus Cristo. Para você ter visto tal coisa, provavelmente anda sem proteção espiritual.

    1. Eu concordo pois eu tinha tudo isso qd criança, minha mae me levou em um rezadeira, ela rezou e mandou acender umas velas coloridas no meu quando, Nunca mais aconteceu de novo

  25. Isso é um sinal de que a tua vida está sem proteção espiritual…. Sugiro que você procure ajuda de Deus/Jesus Cristo. Você pode até não acreditar… mas assim como você vê, outros veem também. E quem entende do assunto sabe que isso pode ser tratado buscando a Deus/Jesus Cristo.

  26. O mundo chama de alucinação tudo aquilo que “não existe”, porém a pessoa consegue captar por algum órgão do sentido. A alucinação pode ser tátil, olfativa, gustativa, visual, auditiva… O problema é: existe o plano espiritual, que poucos conseguem ver. Às vezes, por uma pessoa estar sem proteção de Deus/Jesus Cristo, espíritos malignos conseguem aparecer para essas pessoas para atormentá-las. Sugiro que você procure ajuda espiritual ( com Deus/ Jesus Cristo) o mais breve possível, antes que as coisas piorem.

  27. Hoje foi a segunda alucinação que tive. Eu dormi e alguns minutos depois acordei. Quando olho para o corredor vejo uma especia de bixo que parecia mais um bastão de espinhos pretos e estava flutuando e vindo em minha direção na cama, eu nao pensei duas vezes levantei derrepente e sai correndo eu so lembro da intensidade que foi, foi tao real, mas nao lembro bem dos detalhes, da outra vez foi um bixo vindo me morder na cama e de novo sai correndo feito louco. Mas nao por medo é como se fosse uma reação automática do corpo, eu so consigo me controlar quando ja sai correndo a casa toda.

    1. Eu passo por isso sempre, na maioria das vezes são aranhas que estão na minha cama. É tão real, mas quando eu desperto de vez, elas não estão mais lá. Minhas irmã ate se acostumou

  28. eu tenho paralisia do sono e muita das ocorrencias que tive tenho essas alucinações, porem elas ficam se repetindo ate eu conseguir me “libertar” (falo libertar pois sempre tenho que achar uma saida ou metodo pra parar o que quer que seja), exemplo, algum ser correndo atras de min, ai ele me pega, ai a alucinação reseta porem posso fazer algo a mais do que só correr, e toda vez que eu erro reseta e reseta, e bizzaro

  29. Olá, uma vez acordei no meio da noite e vi formigas na parede do meu quarto, que em segundo começaram a se espalhar por todo meu quarto, eu levantei minha cabeça da cama e olhei para o chão do meu quarto que também estava com formigas, quando iria gritar elas desapareceram, minha psicóloga falou que poderíamos acordar e continuar sonhando, o que seria esse episódio, mas poderia também ser uma alucinação hipnopômpica?

  30. boa noite! comigo esta acontecendo o seguinte;durante a noite estou vendo gente no meu quarto e quando a vejo eu grito acordando a pessoa que esta do meu lado ja aconteceu 4 vezes e nao e sempre tem intervalos de meses o que eu faço

  31. Eu tive isso só q me movimentava normal levantava só n conseguia ficar em pé mais até me batia pra acorda pq sabia q estava dormindo ainda,mais era muito real estava ali no quarto só q não conseguia acorda

  32. Eu sempre acordo assustada ou saio correndo por VER aranhas, ou qualquer outro inseto na minha cama ou nas paredes. Teve uma vez que levantei (e eu lembro de eu fazer isso, só que eu não tinha noção), vi uma caranguejo indo para atrás da estante e fui atrás dele, depois acho que 2 minutos eu me toquei que eu estava sonhando. Tem vezes que eu não consigo me tocar e me assusto de verdade. Hoje mesmo vi um insetos com asas, como se fosse uma mariposa do meu lado, comecei a procurar assustada e não vejo nada, depois do susto e da caça, eu percebo que só foi mais uma alucinação. Teve uma vez que sai correndo pela casa por ver uma aranha enorme, meu pai me sacudiu e eu despertei muito assustada, não conseguia mais dormir com medo. Isso está ficando cada vez mais frequente, eu sempre fui sonâmbula, mas quando criança a pediatra falava que iria passar. Só que mudou, não saio levantando mais, eu “vejo” insetos. Alguém mais?

  33. Boa noite eu também estou na mesma situação, derrepente eu pego no sono e acordo com pessoas vindo em minha direção e me levanto correndo da cama e vou para sala eu queria saber se tem algum tratamento ou remédio para isso

    1. Você pode recorrer a algum profissional que te auxilie a entender. A respeito de remédio, um psiquiatra te informaria melhor. O ideal é que se aprenda a lidar com qualquer problema sem uso de nenhuma substância e, nesse caso, o psicólogo seria o profissional indicado.

      “As alucinações hipnagógicas acontecem ao adormecer, logo o cérebro está longe da fase REM de sonhos intensos e vívidos. ” Isso quer dizer que algumas alucinações podem ocorrer porquê, ao acordar, seu cérebro ainda está processando o sonho, então o material do sonho é exposto na realidade em forma de alucinação (auditiva, visual ou ligada a outro sentido). Isso não é muito raro.

    2. Olá Joel, em casos repetitivos a ponto de gerar medo/perturbação do sono/situações preocupantes, é recomendável procurar um médico da área da Medicina do Sono.

  34. Comigo acontece o mesmo que com a maioria aqui… Eu vejo insetos! Peço ao meu marido que procure.. eles entram no meu travesseiro ou estão nas paredes do quarto… eles diz q eu corro da cama e vou em direção à sala, Mas ele sempre me pega e me acalma mostrando q n tem inseto e aí eu volto a dormir novamente. Desde menina sempre tive medo de dormir sozinha… era sonâmbula, acredito q esse medo vem desses sonhos aí! Vou procurar um psicólogo! Alguém mais?!

  35. Minha avo morreu mas ou menos a um mes por duas vezes ja vi ao lado da minha cama quando acordavs isso me aterroriza tenho medo de dormir agora vejo objetos comns do quarto perto da cama ai foco vejo q não e real oq ta acontecendo comigo?

    1. Olá Lorraine. Quando se enfrenta situações muito intensas no sonhos, fica mais fácil saber que está sonhando, pois começamos a questionar se estamos na realidade ou no sonho e assim ficamos lúcidos. Se isto acontece contigo, aproveite. Se souber que está sonhando, faça coisas que lhe agrade como comer, voar, visitar lugares. =)

  36. Olá, não sei se vai me responder… mas vou ter esperança… tenho uma filha de 4 anos, as vezes ela adormece fora da cama e eu espero ela pegar no sono mais firme. Eu sempre a levo para a cama, quando isso acontece. Algumas vezes ela começa a chorar e entrar em desespero como se estivesse sonhando acordada, abre os olhos, aponta para o nada, pergunta o que são certas coisas que só ela vê, eu tento acalmá-la o que em média leva 15 minutos até ela de fato acordar ou voltar a dormir. Será que se encaixa como um dos tipos mencionados de alucinação? Desde já agradeço.

    1. Oi Priscila, mesmo que a gente tenha alguma ideia do que possa ser, é aconselhável procurar um bom médico para conversar e esclarecer melhor o caso.

  37. Boa tarde
    Agumas vezes que dou uma cochilada, assim de um minuto pra mais ou menos, vejo situações, e pessoas que nunca vi na vida. também o local e desconhecido, parece que estou em outro plano. Parece que estou em outro local bastante diferente onde estou vivendo e que vivi.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Recent Posts

Como ter sonhos Lúcidos

plugins premium WordPress