Uma pesquisa recente (2020), envolveu a combinação de toques de celular e testes de realidade, para indução de sonhos lúcidos. Ao passo que participaram 12 voluntários, convidados para o experimento em laboratório do sono. Todos estudantes da área de ciência desportiva da Universidade de Heidelberg, contudo 75% deles sem experiências com sonhos lúcidos.
O experimento testou em laboratório o que acontece ao combinar reality checks (testes de realidade) e toques de celular. Além disso, todos participantes aprenderam a fazer testes de realidade e puderam escolheram os toques de celular.
Combinação de toque de celular com testes de realidade
Trata-se de um tipo de pesquisa em que necessita que os voluntários aprendam técnicas de testes de realidade e a disponibilidade para adormecer no laboratório de sono. Bem como a prática durante o dia dos testes de realidade com o estímulo sonoro. De acordo com artigos anteriores, citadas nessa mesma pesquisa, aplicaram a sugestão de aumentar gradativamente o volume dos toques sonoros. Também aplicaram novos upgrades, como a oportunidade de escolher o próprio toque de celular, bem como uma noite com estímulo falso (sem estímulo sonoro) para uma comparação com a noite em que o estimulo aconteceu.
Os resultados demonstram uma ocorrência de sonhos lúcidos para 5 dos 12 participantes do experimento, como resultando em 41,7% de eficiência desse estudo. Enquanto na noite sem estímulo de toque de celular o percentual ficou em 8,3%.
Comentários sobre uso de som e reality checks
Essa pesquisa corrobora um resultado ainda mais recente – também divulgando nesse blog – envolvendo o uso de som em pesquisas com sonhos lúcidos. Entretanto, naquele caso os pesquisadores realizaram pela primeira vez perguntas matemáticas aos sonhadores lúcidos e obtiveram um considerável êxito nas respostas (sinalizadas pelo movimento dos olhos).
Referência Bibliográfica
ERLACHER, D.; SCHMID, D.; BISCHOF, F.; HAMMER, J.; STUMBRYS, T. Ring, ring, ring… Are you dreaming? Combining acoustic stimulation and reality testing for lucid dream induction: A sleep laboratory study. International Journal of Dream Research, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 267–273, 2020. DOI: 10.11588/ijodr.2020.2.74880. Disponível em: https://journals.ub.uni-heidelberg.de/index.php/IJoDR/article/view/74880. Acesso em: 3 dec. 2023