Frederick Van Eeden foi um dos pioneiros nas pesquisas sobre sonhos lúcidos, mas também foi um grande sonhador lúcido tardio. Além disso, tinha formação de médico e psiquiatra, também era escritor, com obras de sucesso no teatro . O termo sonho lúcido foi criação dele e isso aconteceu depois que teve seu primeiro sonho lúcido, aos 37 anos.

Foto de Frederick Van Eeden

Um grande sonhador lúcido tardio

Depois que teve sua primeira experiência, em junho de 1897, Van Eeden ficou fascinado e passou a estudar o fenômeno, anotando seus 352 sonhos lúcidos do ano de 1898 até 1912. Entretanto é importante lembrar que não existiam pesquisas sobre sonhos lúcidos naquele tempo, muito menos as técnicas de indução praticadas nos dias de hoje. Enquanto a única referência que Eeden poderia ter, era o livro do Marques Saint Denys.

Apesar de ter seu primeiro sonho lúcido com quase 40 anos, é impressionante notar a frequência de sonhos lúcidos que obteve. Desde que anotou esse sonho especial, até os 50 anos, teve uma média de 23 sonhos lúcidos por ano. Contudo, fez isso apenas com o uso do Diário de Sonhos!…

O uso do Diário de Sonhos foi praticamente a única “técnica de indução” de Van Eeden

Pioneirismo em sua pesquisa

De acordo com os textos de Van Eeden é possível identificar uma preocupação frente a comunidade científica da sua época. Da mesma forma que tinha um fascínio pelo sonho lúcido, também se preocupava com a dificuldade da compreensão desse tipo de sonho. Similarmente descreve possíveis reações, de seus colegas pesquisadores, com as quais LaBerge teve que se deparar, quase cem anos depois. Assim como também é preciso no cuidado com o uso do termos, como consciência e inconsciente. Em conclusão de sua jornada de registros de sonhos, Van Eeden ainda publicou um livro em que se utiliza do banco de dados dos seus sonhos: The Bride of Dreams.

Referencia Bibliográfica

Frederik. Van Eeden, 1913. A study of dreams. Proceedings of the Society for Psychical Research, 26: 431–461

https://en.wikipedia.org/wiki/Frederik_van_Eeden

https://de.wikipedia.org/wiki/Frederik_van_Eeden

Author

Deixe seu comentário