A grande pergunta para todos interessados em sonhos lúcidos: qual a técnica mais eficiente para ter sonhos lúcidos? A fim de obter a resposta, uma pesquisa conduzida pelos pesquisadores Daniel Erlacher e Tadas Stumbrys obteve resultados animadores.
Essa pesquisa utilizou uma combinação das técnicas WBTB e MILD, com o propósito de verificar a eficiência de indução de sonhos lúcidos. Por consequência, foi aplicada em pessoas que não foram selecionadas pelas suas habilidades com sonhos lúcidos.

Participaram do experimento, a saber, em laboratório de sono, 51 pessoas que foram divididos em quatro grupos. Desse modo, entre os grupos, houve uma diferenciação no intervalo de tempo em que foram despertados ( na técnica WBTB e MILD há um despertar pela quinta ou sexta hora de sono). Além disso o grupo de controle não praticou qualquer técnica, mas realizaram atividades como ler um livro ou jogos eletrônicos.
Qual a técnica mais eficiente?
Os resultados evidenciaram que a prática de WBTB e MILD, com intervalo de tempo ao despertar de 60 minutos obteve o melhor resultado. Visto que o percentual de sonhos lúcidos ficou entre 53%-54% para quem fez o intervalo de 60 minutos aplicando MILD e WBTB. Em contrapartida, o grupo que fez 30 minutos de intervalo, teve menos sonhos lúcidos ( caiu para 36% ). Finalmente, para os grupos que não praticaram técnica alguma no intervalo desperto, mas apenas jogaram ou leram um livro o percentual caiu dramaticamente para 0% e 9%.

A Técnica MIX
Por fim, a grande descoberta nessa pesquisa, além de revelar qual é a técnica mais eficiente (até o momento), foi sobre o que parece ser muito relevante. Tanto o tempo desperto na aplicação de MILD e WBTB, assim como o tipo de atividade realizado nesse período são vitais. Ainda que o grupo que acordou na 6a hora de sono, seja para jogar os jogos eletrônicos ou para ler um livro, a vantagem de aplicar MILD e WBTB no intervalo de tempo ficou clara. Ou seja, criou-se e foi testada uma das melhores técnicas para ter sonhos lúcidos: a técnica MIX.
Referência Bibliográfica:
Erlacher, D., & Stumbrys, T. (2020). Wake Up, Work on Dreams, Back to Bed and Lucid Dream: A Sleep Laboratory Study. Frontiers in psychology, 11, 1383.