Search
Close this search box.

O que é reality check? Quando fazer?

O que é reality check e quando fazer? Antes de tudo é importante ressaltar que “reality check” é o mesmo que teste de realidade. Isto é, significa testar a realidade quando estamos acordados, realizando um exercício de maneira repetida de tal forma que acabe sendo reproduzido nos sonhos. Mas é claro que existem momentos durante o dia ou de noite que são mais convenientes para a prática.

Reality check não se resume em olhar para as mãos ou apenas acionar um interruptor, haja vista que há necessidade de um pensamento crítico, qual seja, você deve questionar a realidade. Olhar para as mãos e um modo de analisar e questionar a realidade, todavia muitas das vezes, durante os sonhos, as mãos se encontram em forma perfeita, e mesmo assim acabamos sabendo que estamos sonhando… como? Isso porque apenas o questionamento já pode ser suficiente para levar ao despertar da mente dentro do sonho.

Fazer reality checks ou testes de realidade ajuda a ter sonhos lúcidos.
Olhar para as mãos é um tipo de reality check ou teste de realidade.

Para que os testes de realidade não passem despercebidos dentro do sonho, você deve, além de se questionar se está sonhando, também analisar tudo que compõe o cenário que está à sua volta, em busca de alguma imperfeição ou evento que possa levá-lo a concluir que o que está vivendo é um sonho.

Mas apenas fazer o questionamento, sem analisar mentalmente essa possibilidade e como dar uma ordem sem esperar que ela seja seguida. Então, reality checks devem ser feitos sempre de maneira profunda, com intenção, analise e questionamento, para que nossa consciência ganhe forca, mesmo num cotidiano diário onde agimos como robôs fazendo tudo automaticamente. Fazendo isso saímos dessa bolha, e despertamos a consciência dentro do sonho.

Exemplos de reality checks:

Olhar para as mãos: Este é o reality check clássico e provavelmente o mais usado. Quando se olha para as mãos durante os sonhos, elas aparecem deformadas, com mais ou menos dedos bem esquisitos. Se o sonhador puxa um dedo, ele pode esticar como borracha.

Observar relógios: Em relógios digitas, as horas aparecem em formatos irregulares, como por exemplo, caracteres sem sentido. Você pode utilizar celular ou mesmo um relógio para verificar isso durante o estado desperto. O mesmo pode ocorrer com relógios de ponteiros, mas nestes, os ponteiros costumam alterar de tamanho e girar em modo estranho.

Reality checks ou testes de realidade são atividades que fazemos durante o dia que se reproduzidas no sonho apresentarão erros.
Olhar para o relógio enquanto acordado costuma ajudar a ter sonhos lúcidos.

Ler várias vezes o mesmo texto: Quando observar algo escrito em jornais, revistas, dispositivos, celular, experimente fixar o olhar. Caso ocorram alterações estranhas nas letras, trata-se de um sonho.

Respirar com o nariz fechado: A sensação de não precisar respirar nos sonhos chega a ser engraçada. Muitas vezes sonhamos que estamos mergulhando e nem percebemos que não precisamos respirar, permanecemos debaixo da água sem problemas. Logo, quando estiver acordado, pode experimentar tapar o nariz e fechar a boca, notando se ainda assim consegue respirar tranquilamente. Caso consiga, você de fato ainda está em seu sonho.

Outros exemplos de testes de realidade:

Pular: Se você fizer isso em um sonho. pode acontecer de cair levemente, como uma pena. Um pequeno impulso pode te lançar até as nuvens. Pode-se saltar de grandes distâncias e obviamente levaria a concluir que está sonhando.

Desligar/ligar a luz: Um dia nublado pode estar muito claro ou uma casa estar iluminada sem luz. Mas algo interessante que ocorre é que quando ligamos ou desligamos um interruptor, a iluminação fica diferente. Pode alterar intensidade da luz, continuar claro com a lâmpada desligada ou nada acontecer, o que nos levaria a concluir que estamos sonhando.

Reflexo: No espelho, na água, em superfícies espelhadas ou ao tirar ou verificar uma foto, nossas imagens aparecem diferentes, alteradas ou barradas. Imaginei olhar no espelho e se ver loiro enquanto seu cabelo é na verdade preto, ou com o nariz enorme e desproporcional. Se isso acontecer, saiba que está sonhando.

Quando fazer um reality check?

A frequência com que se faz o reality check é importante, assim como a intensidade do seu pensamento crítico. Desse modo, para lembra de fazer, você pode determinar momentos, como por exemplo ao notar algo diferente ao seu redor. Outro modo de sempre se lembrar de fazer reality checks é toda vez que entrar num lugar diferente, como num cômodo da casa por exemplo. Isso faz com que você esteja sempre analisando tudo que esta a sua volta, e ao mínimo sinal de algo estranho, pode acabar te tornando lúcido dentro de um sonho.

Agora vou verificar se estou sonhando ou não. Estou sentado num sofá de madeira e a textura é perfeita. As sombras estão projetadas de forma correta e não há nenhum objeto estranho ou pouco nítido no meu campo de visão? Minhas mãos estão normais, eu não consigo alterar nada com o poder da mente. Há também uma tv desligada refletindo a janela de casa perfeitamente, porém no computador são 15:48 horas, enquanto no celular são 13:48. Mas sei que isto é porque o computador está com o horário desajustado, além disso se eu olhar para o relógio demoradamente noto que os números continuam estáveis, sem embaralhar, logo, não estou sonhando.

Se você gostou desse conteúdo, ajude a divulgar compartilhando em suas redes sociais

POSTAGENS RELACIONADAS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Recent Posts

Como ter sonhos Lúcidos

plugins premium WordPress