O supersonho lúcido resumidamente é um sonho muito longo, intenso, com facilidade para controlar e lúcido. Todavia… o que causa o supersonho lúcido?
Recentemente ao me deparar com o relato de um velho parceiro sonhador lúcido, o Victor Mesquita, passei a cogitar o stress como uma causa promissora e forte nesse tipo de sonho lúcido.
O Stress já é reconhecidamente uma fator para aumentar a recordação de sonhos comuns. Porém, pela minha experiência e de relatos como o do Victor, agora chama a atenção como também pode ser causa do supersonho lúcido.
O relato do supersonho lúcido:
“Eu fui dormir chateado com problemas pessoais, sem nem jantar. Como trabalhei o dia inteiro, estava muito cansado. Então, logo que cheguei em casa, tomei banho e cai na cama. Eram umas 20h30. Geralmente eu durmo às 23h e acordo às 5h. Agora não lembro em que momento do sonho eu tive a consciência, mas sempre faço o “teste de realidade” do nariz e até onde lembro, funcionou sempre. O sonho em si foi bem rico porque eu tentativa interagir com a minha esposa, tentando convencê-la de que era um sonho, tentei fazer uma porta surgir por detrás de mim, colocando a mão pra trás e procurando uma maçaneta como você faz, mas não consegui nada (risos).
Antes de mais nada, a melhor parte do sonho foi encontrar uma igreja bem gótica, bem medieval mesmo. Grandiosa! Não conheço nenhuma como ela. Lembrei de um desafio que eu tinha quando era ADOLESCENTE (hoje tô com 28), que era encontrar um báu e lá ter um sinal do meu futuro em relação à profissão. Não imaginava que seria professor kkkkk Nunca consegui realizar esse desafio no passado. Mas agora, consegui, mas não foi com um báu. Eu vi uma porta na lateral da igreja e pensei que ali dentro estaria meu futuro. Bom, dei de cara com uma sala de aula bem colorida do nível infantil (eu sou professor do fundamental 2, então, minha faixa etária é de 11 pra cima). É assustador pra mim a possibilidade trabalhar com educação infantil kkkk
Supersonho lúcido se intensifica
Afinal, eu trabalho com crianças maiores e criança pequena demais não é minha praia. Ainda assim, lembro que eu achei graça no sonho. Logo em seguida, me vi diante de outra porta pensando “e aqui vai estar meu passado”. Assim… é curioso que em momento algum, durante a vigília, pensei esse desafio. Nesse sentido, foi uma sacada massa. Então lembro que eu fiquei empolgado com o que encontraria do outro lado. Talvez uma experiência, um amigo, uma ex-namorada. Meu amigo… quando abri…
deparei-me com uma sala vazia total. O que eu pensei na hora: “Meu passado é isso: poeira”. Eu me arrepio e fico emocionado de lemrbar, cara. Porque realmente a sala tinha um aspecto de empoeirada mesmo. O curioso é que sou muito apegado ao passado, valorizo muito muito minhas memórias, minhas lembranças ruins e boas. Acho que o passado tem um peso grandíssimo na minha pessoa. E ver que no sonho era poeira…
Supersonho lúcido sem fim…
Enfim, essa foi a parte interessante. Agora vem a complicada: o sonho pareceu durar muito, muito mesmo. Não vou arriscar uma quantidade de tempo que me pareceu. Sei que aconteceram muitas coisas e eu comecei a me surpreender por não ter acordado ainda. O cenário era o mesmo e minha esposa continuava lá. Teve momentos que eu tentei acordar, não lembro como, mas quando eu percebia de novo que era um sonho, falava isso pra minha esposa: “Day, eu ainda tô sonhando”
Bom, cara… eu me questionei, lembro bem, me questionei se tinha morrido. E me percebi respirando. Não sei como. Não sei como percebi isso, mas sabia que estava respirando. Talvez fosse a vida após a morte mesmo, ou, por estar respirando, me questionei se estava em coma. O pensamento ficou aí. Não lembro de ter investigado mais isso. Nem lembro de ter ficado realmente assustado. Mas quando acordei, veio a sensação de alívio.
A euforia após o supersonho lúcido
E euforia. Eu jamais achei que iria conseguir questionar se estava vivo ou morto dentro de um sonho! Nunca vi nada assim, e, pra mim é extraordinário o tempo que passei. Pareceram longos minutos mesmo, tipo, uma hora. Então vim compartilhar com vc e saber se já passou por uma coisa parecida. Se já teve um sonho realmente longo.